Como rebocar uma parede: tecnologia, instruções em vídeo
O reboco de parede é usado com bastante frequência. A principal tarefa deste trabalho é nivelar a superfície e prepará-la para o acabamento. Embora hoje em dia, o gesso decorativo seja frequentemente usado como revestimento de parede completo. Leia mais sobre todos os seus recursos aqui. E hoje tentaremos revelar a você todos os segredos das paredes de reboco: desde a preparação da argamassa até o rejuntamento da superfície.
Como preparar uma argamassa para gesso
Na maioria das vezes, é usada argamassa de cal e areia de cimento.
Uma mistura de cimento e areia é preparada da seguinte forma: cimento Portland (M400), areia fina de quartzo e farinha de limão são misturados na proporção de 1 x 2 x 1 e preenchidos com água. O volume de água é determinado por cálculo ou lote de teste. Onde esta solução é usada:
- ao vedar juntas em blocos nas escadas e painéis;
- para inclinações internas ao terminar o drywall;
- ao alinhar a ferrugem nas juntas dos tetos e tetos do painel;
- com uma camada de cobertura no chão, se houver areia grossa na solução.
A mistura lima-areia é preparada da seguinte forma: areia fina de quartzo, farinha de lima e lima moída na proporção de 2 x 1 x 1. O volume de água é de 44% em peso da mistura seca (são utilizados 18 litros de água por saco de 40 kg de lama seca). Após a mistura, aguarde cerca de 30 minutos para concluir o processo de resfriamento. A solução é usada:
- com gesso molhado comum;
- superfícies de rejuntamento de blocos e painéis.
O reboco da parede começa com o trabalho preparatório
Antes de prosseguir com o reboco, a superfície deve estar preparada: limpa de materiais e rebocos antigos, contaminantes, entulhos, etc. Caso contrário, o novo gesso pode descascar. No caso de o gesso ser aplicado a uma superfície de concreto, é preferível fazer entalhes primeiro, para que o material se mantenha melhor. Além disso, a parede deve estar limpa de poeira e preparada.
Como evitar rachaduras no gesso? Para fazer isso, a superfície deve ser estofada com malha de reforço. Isso será especialmente útil se a parede tiver vários tipos de rachaduras, marcas e juntas de vários materiais, ou se houver a intenção de aplicar uma espessa camada de gesso. A malha de tecido de vidro deve ser "afogada" na solução e a malha de metal deve ser presa com cavilhas (Fig. No. 1).
O que mais precisa ser verificado antes de aplicar a solução? Obviamente, esses são desvios verticais. Isso é feito usando uma regra com um nível ou uma linha de prumo. A propósito, é mais fácil rebocar a superfície se você usar balizas guia instaladas no mesmo plano (1 ou 2 metros um do outro) e a espessura da argamassa de gesso. Você também precisa umedecer as paredes com água. Este é um ponto muito importante: se você não molhar as paredes, elas absorverão toda a umidade da solução; posteriormente, o gesso perderá força e começará a cair. Depois que a superfície estiver pronta, você poderá começar a rebocar a parede.
Reboco consiste em três camadas: spray, primer e revestimento. Eles são aplicados de duas maneiras: enrolamento e arremesso. O enrolamento é considerado um procedimento mais simples, mas é usado apenas para soluções de solo e camada de revestimento. Enquanto o spray necessariamente atacou, e sem uma certa experiência não pode fazer aqui.
Prosseguir no reboco das paredes
Se a superfície de concreto ou tijolo for uniforme, você poderá começar a aplicar uma camada fina da solução, tentando esfregar o máximo possível em várias rugosidades.
Spray - cobre completamente a superfície tratada. Este tipo de reboco deve preencher todos os solavancos na parede. É necessário preparar uma solução cremosa, pegar uma espátula ou espátula e começar a fundir de baixo para cima. Para que o gesso adira mais firmemente à superfície, essa camada não é nivelada. Não é necessário fazer uma camada muito grossa, a espessura ideal é de 5 mm. Se a pulverização for feita em uma superfície de madeira, a espessura não deverá exceder 9 mm.
Solo - esta camada destina-se a nivelar a superfície. Antes de iniciar este tipo de trabalho, verifique se as primeiras camadas (spray) estão bem endurecidas. Às vezes é necessário aplicar várias camadas para tornar a parede perfeitamente lisa. Cada camada subseqüente precisa ser nivelada, especialmente a última. A solução é aplicada à superfície espalhando de baixo para cima, usando uma meia tonalidade grande. A propósito, é melhor usar uma solução pastosa. Portanto, você deve ter uma superfície plana. Então, enquanto a camada de primer não endureceu, faça entalhes ao longo de toda a parede com uma profundidade de 2 mm, para que a camada de primer fique bem colada à camada de acabamento.
Nakryvka - a última camada de uma solução cremosa (2-4 mm de espessura). A mesma solução é usada como para o solo. A única coisa melhor é usar a areia peneirada através de uma peneira (células 1,5 x 1,5 mm). É aplicado em solo cuidadosamente nivelado. Se o solo estiver seco - deve ser umedecido com água. Porém, a melhor opção para aplicar um abscesso é o solo que apreendeu, mas ainda não secou. Nesse caso, a adesão à superfície será a mais durável. A espessura da solução depende da uniformidade da aplicação do solo. Depois que todas as camadas aplicadas secarem um pouco, você poderá começar a esmagar a superfície. Para fazer isso, você precisa de um ralador de madeira com estofamento em feltro. Comece a esfregar de cima para baixo em movimentos circulares. Adicionando, se necessário, uma solução para possíveis depressões na parede.
O que mais você precisa saber
- Se na superfície do concreto a espessura ideal da argamassa é de 5 mm, é melhor tornar mais espessa no reboco de tijolo, cerca de 10 mm. Isto se deve ao fato de que as costuras da alvenaria podem ser vistas através de uma fina camada de gesso.
- Uma fina camada de gesso, embora seja mais econômica, tem maior probabilidade de se deteriorar e reter o calor pior.
- Se ocorrer reboco em ladrilhos ou tijolos de baixa qualidade, onde é necessária uma espessa camada de argamassa, é melhor instalar uma malha metálica com antecedência. Usando um fio, a malha é amarrada a âncoras, que, por sua vez, são fixadas na parede.
- Hoje, muitas vezes é possível encontrar uma malha de fibra de vidro com células de 5 x 5 mm. É frequentemente usado para reforçar várias junções de aberturas de portas e janelas na parede. Impede a propagação de argamassa de gesso. Também é usado na restauração de gesso velho e no dispositivo de pisos a granel. A malha é colocada sobre uma camada aplicada recentemente. Depois de colar com uma pilha de cantos de parede, adjacente a uma parede e preencher aberturas, são montados elementos de canto de proteção de metal. Agora você pode começar a aplicar um gesso externo limpo.
- As superfícies feitas de madeira raramente são rebocadas. Isso ocorre devido ao surgimento de novos materiais que permitem que você se afaste do método de preparação úmida (o mais caro e demorado). Mas se você ainda precisa rebocar a superfície de madeira, aqui precisa conhecer algumas nuances. Em primeiro lugar, a espessura da argamassa de gesso não deve ser inferior a 25 mm e é contada a partir da base da parede.
- Com uma espessa camada de gesso, muitas vezes é necessária uma preparação adicional, que consiste em pregar as unhas na superfície e envolvê-las com arame. É melhor usar fio de aço macio com uma espessura de vários milímetros (2-3).
- Camadas espessas da solução não devem ser aplicadas de cada vez; após a secagem, elas racham ou deslizam.
- A argamassa de gesso-gesso é frequentemente aplicada a encostas de janelas e portas com uma camada de até 50 mm.
Rebocar paredes requer certas habilidades e experiência. Portanto, é melhor praticar com antecedência outras áreas menores.