Lustres modernos: fotos de modelos de 2018

A iluminação desempenha um papel fundamental na modelagem da imagem de qualquer ambiente. Dependendo do tamanho, objetivo e conjunto de zonas funcionais do espaço, ele pode ter diferentes fontes de luz artificial. Mas em quase todos os casos, as luzes do teto são usadas - lustres. Longe vão os dias em que um lustre desempenhava exclusivamente as funções de um dispositivo de iluminação. Em um interior moderno, a lâmpada do teto pode atuar como o principal elemento decorativo, ser um toque de cor do design, serve para vincular os objetos centrais da sala ou refletir o conceito de uma direção estilística. Em uma palavra, a escolha de um candelabro, independentemente do espaço que você projetar, deve ser tomada com responsabilidade, porque você precisará resolver muitos dilemas - o tamanho e o formato da lâmpada, o esquema de cores, a potência do dispositivo e até a cor e a intensidade dos fluxos de luz. Bem, o design moderno de luminárias para salas para diversos fins, você pode espiar em nossa grande seleção de fotos de projetos de design coletados em todo o mundo.

Critérios para a escolha de um lustre moderno

Além de seu principal componente funcional - iluminar o espaço, o candelabro pode executar outras opções - zonear a sala, tornando-a visualmente mais espaçosa e maior devido à intensidade da luz e à distribuição dos fluxos de luz corretamente selecionados, pode criar a ênfase necessária, tornar-se o elemento central do interior, desviar a atenção dos insucessos. objetos ou zonas inteiras.

Portanto, os seguintes critérios influenciam a escolha de um lustre:

  • o objetivo da sala - é óbvio que o lustre do banheiro e da sala, por exemplo, deve ser escolhido de forma diferente;
  • o tamanho da sala e o número de áreas funcionais, a presença de outros dispositivos de iluminação - mesmo em salas pequenas, o sistema de iluminação raramente consiste em uma lâmpada pendente, dada a natureza multifuncional das salas, cada segmento precisa de sua própria fonte de luz artificial;
  • a paleta de cores do interior afeta a escolha do design do candelabro, seu poder e cor da iluminação (fluxos quentes ou frios);
  • direção estilística no design de interiores afeta diretamente a escolha do modelo do lustre;
  • possibilidades financeiras dos proprietários da sala para a qual uma lâmpada é selecionada e sua idéia da beleza e praticidade dos dispositivos de iluminação - a dispersão no custo dos lustres modernos é incrivelmente ampla.

Tipos de lustres modernos em design e estilo

Do ponto de vista dos recursos de design, o tipo mais popular de candelabro atualmente são os acessórios de suspensão. O nome fala por si - esse lustre tem necessariamente uma corda, cordão ou corrente na qual os principais elementos da lâmpada estão presos - um teto (um ou mais) e sua estrutura de suporte. O comprimento de uma luminária pendente pode ser ajustado dependendo do tamanho da sala (principalmente a altura do teto) e da atmosfera que precisa ser criada na sala com sua ajuda - solene, iluminando brilhantemente todo o espaço ou intimidade, dispersando a iluminação e diminuindo a luminosidade.

O segundo tipo mais popular de lustre são as luzes de teto. Esses dispositivos de iluminação não são suspensos e são montados diretamente no teto. O design pode consistir em uma grande sombra adjacente à superfície do teto ou em várias sombras suportadas por um único sistema. Lustres de teto são ideais para quartos com teto baixo. É fácil cuidar dessas lâmpadas. Mas, para substituir a lâmpada no candelabro, que consiste em um teto grande, você precisará desaparafusar toda a estrutura do teto.

Também existem lustres que são difíceis de identificar com um dos dois tipos de luminárias em termos de design. Na maioria das vezes, esses são modelos de design de forma fantasiosa, podem ser parcialmente fixados ao teto, localizados parcialmente em suspensões ou constituem uma estrutura que é externamente difícil de determinar para um tipo específico de lâmpada.

Lustres clássicos e suas variações

Um dos tipos mais populares de lustres em termos de desempenho estilístico é o modelo clássico. O próprio conceito de lustre na maioria de nós está associado a esse tipo de luminárias - linhas suaves de uma estrutura suspensa com várias tonalidades, na maioria das vezes contêm elementos decorativos. Mas o nome do candelabro "clássico" não deve confundi-lo - esse tipo de lâmpada é relevante para praticamente qualquer estilo de decoração de interiores - do neoclássico ao avant-garde. Lustres tradicionais em um design moderno podem ser apresentados em uma ampla variedade de variações.

Inicialmente, o candelabro clássico era a personificação da riqueza e do gosto dos proprietários (na verdade, apenas os proprietários ricos podiam comprar lustres). Eles eram feitos de materiais naturais - metal, vidro, cristal, tons podiam ser feitos de tecido. Para muitos de nossos compatriotas, um lustre de cristal ainda é um símbolo de luxo, elegância e prosperidade.

Os primeiros lustres estavam inerentemente pendurando castiçais. Velas foram inseridas em armações de metal especiais. A memória das raízes do candelabro clássico está incorporada nos modelos modernos. As luzes pendentes com imitação de velas acesas são incrivelmente populares e ficam ótimas em salas de qualquer finalidade, feitas no estilo neoclássico, com várias modificações no estilo clássico, contemporânea e chique.

Os lustres modernos em estilo tradicional podem ser completamente feitos de plástico, decorados com elementos decorativos (como cristais Swarovski) e, ao mesmo tempo, parecem luxuosos, respeitáveis ​​e até elaborados. Mas o estilo moderno dos espaços ainda nos inclina a comprar lustres de execução concisa, com um conjunto mínimo de decoração.

Se você adicionar muitos elementos decorativos ao lustre clássico de cores brilhantes, torna-se facilmente uma decoração difícil do interior, mas seu destaque de cor principal, o centro de atração de todos os olhares.

Os mais populares são os lustres do modelo tradicional, com uma armação leve de metal e vários tons, feitos com mais freqüência de tecido. Tais luminárias são bastante versáteis, se encaixam harmoniosamente no interior moderno de qualquer tipo de ambiente. Esse lustre será apropriado na sala de estar, quarto, até no quarto das crianças ou em um corredor espaçoso. Além disso, este modelo não exige tetos muito altos na sala.

Luminárias pendentes Art Nouveau

O estilo Art Nouveau apareceu como um contrapeso a todos os motivos clássicos no campo da decoração de interiores. Tudo novo e ultramoderno, ao contrário das formas tradicionais, era chamado de moderno. De fato, atualmente, qualquer lustre com um tipo diferente de um clássico pode ser chamado de lâmpada Art Nouveau. São lustres de vanguarda ultramodernos que trazem criatividade para a decoração do espaço e luminárias minimalistas que podem ser usadas no interior de qualquer ambiente.

As opções para a execução do lustre em estilo moderno não podem ser contadas. Podem ser desenhos lacônicos com várias lâmpadas sem persianas ou lâmpadas elaboradas com muitos elementos decorativos, difíceis de ver para as próprias fontes de luz.

Lustres ecológicos

O desejo de usar tudo natural em estilo moderno não podia ignorar uma esfera de criação de design de interiores como a produção de dispositivos de iluminação. Ao mesmo tempo, lustres criados com materiais naturais podem se encaixar organicamente não apenas no estilo ecológico ou no país. Complementam perfeitamente quase todas as variedades de estilos modernos, têm uma aparência harmoniosa em quartos decorados no estilo chique, provençal, ecletismo, escandinavo e até de vanguarda.

Na fabricação de lustres em estilo ecológico, são utilizados materiais naturais - metal, madeira, vidro, cristal, tecido, papel (na maioria das vezes arroz), conchas, seixos, galhos, palha e bambu podem servir como elementos decorativos.

Lustre para zonear um quarto moderno

Tradicionalmente, um lustre é suspenso no centro da sala. Porém, recentemente, os interiores multifuncionais se tornaram mais difundidos - um espaço composto por vários segmentos precisa de um sistema de iluminação mais extenso. Muitas vezes, o lustre central é complementado por uma luz de fundo embutida - pode ser uma faixa de LED localizada ao longo do perímetro do teto ou lâmpadas localmente, dependendo da localização das áreas funcionais.

O lustre pode ser localizado não apenas no centro da sala. Por exemplo, pode se tornar um elemento do zoneamento de um segmento funcional. Na sala de estar, que combina as funções de uma sala de jantar, um lustre pode ser colocado acima da mesa de jantar. Em uma sala comum com lareira, o candelabro pode ser deslocado para a zona suave, especialmente se, além da luminária pendente, houver outras fontes de luz - uma luminária de chão ou arandelas de parede.

No quarto, o lustre pode ser suspenso não no centro da sala, mas ao pé da cama (se você quiser usar uma estrutura suficientemente longa, mas a altura da cortina não permitir) ou para equipar um par de luzes pendentes com mesas de cabeceira ao lado da cama.

Para uma sala espaçosa, um par de lustres idênticos é uma técnica de design usada com bastante frequência para projetos estrangeiros. Mas em nosso país, muitos proprietários puderam apreciar os benefícios desse arranjo de luminárias. Por um lado, você pode iluminar uma área considerável da sala enquanto mantém uma atmosfera simétrica; por outro lado, criar um conjunto original que pode se tornar um destaque do interior.

Mas e se não houver dois, mas três lustres? Obviamente, para tal iluminação e decoração, é necessária uma área considerável da sala e sua altura é suficiente. Uma trindade especialmente espetacular de luzes pendentes idênticas parece quando colocada estritamente em uma fileira.

É lógico que o candelabro, se não for o único equipamento de iluminação da sala, deve corresponder a outros equipamentos no estilo de execução. Ao mesmo tempo, especialistas argumentam que não há necessidade de selecionar dispositivos da mesma coleção, basta optar por modelos com os mesmos acessórios estilísticos feitos com os mesmos materiais, embora de cores diferentes, decorados com decoração diferente.

Por outro lado, lustres excelentes na execução e decoração, iluminando uma sala - um movimento interessante e arrojado. Se você sentir coragem suficiente em tal decoração de interiores - isso se tornará uma marca registrada não apenas desta sala, mas de toda a habitação.

Assista ao vídeo: LUSTRES PARA SALA: CLÁSSICOS, MODERNOS, VINTAGES (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário