Cozinha em preto e branco - recursos de design contrastantes

Se você estiver impressionado com soluções interiores concisas, mas ao mesmo tempo expressivas, se a combinação contrastante não parecer entediante, mas criar uma sensação de respeitabilidade e estilo, o design em preto e branco do espaço da cozinha é sua opção. Uma cozinha com um interior em preto e branco sempre parece elegante, a simplicidade silenciosa está escondida atrás da aparente simplicidade. Mas, para criar uma união verdadeiramente harmoniosa de dois opostos - cores em lados opostos no espectro de cores, é necessário encontrar a dosagem ideal de claro e escuro, branco e preto. Esperamos que nossa compilação de 100 projetos de design de espaços de cozinha, projetados em várias direções estilísticas, o ajude com isso.

As sutilezas de criar um interior em preto e branco

Todo mundo sabe que a cor branca lida com o aumento visual do volume da sala, e o tom preto, ao contrário, pode "desmoronar" uma cozinha de tamanho médio com os parâmetros de um espaço pequeno. Mas juntos, esses dois opostos podem ser combinados em muitas opções diferentes, criando interiores únicos para uma casa moderna. Por muitos anos, designers de todo o mundo praticam a capacidade de criar interiores práticos, mas ao mesmo tempo refinados, de espaços de cozinha usando combinações contrastantes de tons preto e branco. Somente precisamos adotar essa experiência, adaptando as técnicas de design a uma sala específica, com suas características, vantagens e desvantagens.

O dilema "qual dos tons deve se tornar dominante no interior?" é fácil de resolver: quanto menor a sala, mais cor branca você precisa usar ao projetá-la e, em tons de preto, para criar detalhes, destaque as áreas ou elementos de maior sucesso. Em cozinhas espaçosas, com janelas grandes e muita luz natural, você não pode se limitar ao uso de cores escuras, não apenas se limitar às fachadas dos sistemas de armazenamento, mas mergulhar zonas inteiras, segmentos funcionais em uma atmosfera dramática e ao mesmo tempo estrita da escuridão. Em salas de tamanho médio, um layout de 50 a 50 é aceitável, mas depende muito não apenas da área da sala, mas também do número e tamanho de janelas e portas, da altura do teto.

Há um grande número de variações na distribuição de preto e branco no interior da cozinha; damos apenas algumas das mais populares como exemplo:

  • um pequeno espaço de cozinha é frequentemente decorado em branco e o tom preto é usado fragmentariamente, por exemplo, para a execução de bancadas, acessórios ou como uma impressão de um avental de cozinha;
  • para aumentar visualmente a altura do teto, você pode usar a seguinte técnica - os pisos e a camada inferior dos sistemas de armazenamento são executados em cores escuras, e a parte superior da sala permanece branca como a neve;
  • se uma impressão de contraste com elementos grandes (quadriculado, listras largas, padrão geométrico ou imagem fotográfica) for usada em uma cozinha de tamanho médio e pequeno, uma superfície será escolhida - uma parede de destaque, revestimento de piso ou área de avental de cozinha;
  • uma das opções de combinação é o contraste, as superfícies brancas como a neve são substituídas por um tom preto, criando um design dinâmico e rigoroso;
  • a segunda maneira de transição do claro para o escuro é suave; um elo intermediário entre as áreas escuras e claras é a superfície com impressão, padrão, ornamento de uma ou outra modificação. O interior é mais suave, festivo, mas permanece moderno;
  • mesmo ao usar o mesmo princípio de combinar superfícies e detalhes em preto e branco, o interior pode variar devido à textura, alternando superfícies lisas e texturizadas, elementos brilhantes e foscos do design da cozinha;
  • para quem não usa tons preto e branco o suficiente para obter um design de cozinha moderno, prático, mas ao mesmo tempo refinado, é possível oferecer a integração de elementos da madeira (ou sua imitação espetacular). A árvore sempre traz notas de aconchego e atmosfera acolhedora a qualquer interior e é capaz de "suavizar" a severidade do design monocromático. Se você decidir diluir o interior em preto e branco com mais uma cor, escolha apenas uma sombra, para não desunir o design da sala multifuncional (é melhor não combinar mais de três tons se houver pouca experiência em design).

Design de cozinhas em preto e branco: as nuances da seleção de móveis e decoração

Uma das vantagens de uma combinação de preto e branco no design do espaço da cozinha é que você pode escolher praticamente qualquer direção estilística - do minimalismo lacônico aos clássicos luxuosos, do estilo moderno a uma vanguarda excêntrica. Qualquer que seja a sua escolha, é necessário elaborar um plano de ação claro e detalhado, incluindo não apenas a escolha de materiais de acabamento para decoração e execução do conjunto de cozinha, a escolha do layout do conjunto de móveis e eletrodomésticos, mas também o estudo do design, acessórios e decoração têxtil.

Decoração de teto

Liso, uniforme e absolutamente branco - a opção de teto perfeita para qualquer solução estilística de cozinha. Não importa a forma e a área do espaço da sua cozinha - o teto branco como a neve ajudará a aumentá-lo visualmente, criando uma imagem fácil e fresca. Para alcançar esse efeito, você pode usar várias opções de acabamento:

  • pintura da superfície da placa de gesso alinhada com suavidade perfeita;
  • papel de parede;
  • o uso de gesso decorativo ou papel de parede líquido;
  • painéis de teto;
  • tecto falso.

Se a sua cozinha possui tetos baixos, a opção ideal para aumentar visualmente a altura da sala pode ser o uso de estruturas de tensão com uma superfície brilhante. Levará vários centímetros para criar uma moldura para um teto extensível, mas o efeito geral será mais significativo com a reflexão do interior da cozinha em uma superfície brilhante.

Decoração da parede

Em projetos modernos de design de espaços de cozinha, a decoração impressa é cada vez menos comum, e os designers estão oferecendo ativamente soluções de cores simples. E se estamos falando de um interior monocromático, a escolha da cor para a execução das paredes é óbvia - branco. Mas há espaço para manobras nesta opção ganha-ganha. Por exemplo, enfrentar um avental de cozinha alternando azulejos preto e branco - as listras verticais ajudarão a aumentar visualmente a altura da sala (ou zona), enquanto as horizontais aumentarão visualmente o volume da sala.

Se combinações de preto e branco no design da cozinha não forem suficientes, a maneira mais fácil é trazer diversidade de cores ao design do avental da cozinha. Os designers não recomendam o uso de uma combinação de mais de três cores no design de qualquer ambiente. Basta adicionar sua cor favorita à paleta de preto e branco e o interior da cozinha ficará mais próximo de você em espírito e humor. Você pode repetir a sombra no design da área de jantar (toalha de mesa ou estofamento de cadeiras, bancos), têxteis nas janelas, pratos em prateleiras abertas ou atrás de portas de vidro, ou deixar esse local distinto único no interior.

Seleção de pisos

Uma das primeiras opções que normalmente vem à mente de todos que decidiram criar um design monocromático de cozinha é um revestimento de piso na forma de azulejos preto e branco alternados, como no xadrez. Essa é uma maneira muito popular de chamar a atenção para o chão da cozinha. Muitas vezes, a decoração colorida do piso se torna uma superfície acentuada do interior. Para manter a harmonia da imagem da sala, é melhor não usar essa impressão grande e colorida em qualquer outro lugar.

Uma célula de xadrez localizada na diagonal aumenta visualmente o tamanho da sala.

Existem muitas variações de disposição de azulejos brancos e pretos como revestimento de piso. Na maioria das vezes, ele se torna o centro de atração de todas as visualizações.

Mas, na maioria das vezes, os designers escolhem a madeira ou sua imitação prática (laminado, porcelanato e até linóleo com padrão de madeira) para pisos. Não é difícil encontrar um padrão de madeira natural adequado, porque todo o interior é feito em preto e branco.

Com menos frequência em projetos de design monocromático, é possível encontrar o desempenho do piso em preto. O fato é que é no espaço da cozinha que esse piso é mais difícil de cuidar - mesmo gotas secas de água são visíveis em uma superfície escura. Mas a aparência dos pisos em tons escuros de grafite é certamente luxuosa.

Mas pisos claros (geralmente em design brilhante) podem ser vistos com mais frequência em projetos de espaços de cozinha com um design escuro de um conjunto de cozinha. Trabalhar em contraste cria uma combinação harmoniosa de superfícies localizadas em diferentes planos.

Conjunto de móveis para design monocromático

Parece que no design monocromático do espaço da cozinha não existem tantas opções para a execução das frentes do conjunto de móveis - preto ou branco. Mas nem tudo é tão simples. Além das variações na execução das camadas superior e inferior dos armários de cozinha, existem muitas maneiras de projetar superfícies - foscas ou brilhantes, uniformes ou texturizadas, lisas ou com acessórios, sólidas ou com inserções de vidro. Sem mencionar o estilo de execução das fachadas - do ultramoderno ao estilo de alta tecnologia, por exemplo, ao chique gasto pelo estilo.

Se você está preocupado com sua capacidade de medir a dosagem exata de superfícies escuras e claras em um interior monocromático, use uma técnica de design em que todos saem ganhando - use preto em uma sala branca para delinear as formas. Bancadas escuras para um conjunto de móveis branco como a neve, molduras pretas para janelas em uma sala branca, bordas escuras nos perímetros das superfícies. E, claro, a integração de eletrodomésticos, executados em preto, em um conjunto de cozinha branco como a neve ...

Esta forma de criar um design monocromático em pequenos espaços de cozinha é especialmente eficaz ...

Você pode adicionar cor preta à execução da fachada da ilha da cozinha. Mesmo em uma cozinha pequena, essa técnica seria apropriada ...

Nas cozinhas espaçosas, você pode usar a cor preta para a execução das fachadas do conjunto de móveis. Obviamente, esse kit deve estar localizado em um fundo branco. Se você planeja colocar a camada superior de armários do próprio teto, poderá obter uma imagem bastante pesada e até opressiva do interior da cozinha. Dilua as fachadas opacas com inserções de vidro - não apenas o conjunto de móveis, mas toda a cozinha se beneficiará disso.

Você pode usar não apenas uma combinação de preto e branco no desempenho das camadas superior e inferior de armários de cozinha, mas também texturas diferentes. Na maioria das vezes, uma cor escura é usada no nível mais baixo dos armários e um tom branco como a neve no nível superior. Mas o uso de superfícies foscas ou brilhantes é encontrado aproximadamente de 50 a 50.

Sistema de iluminação e decoração

No espaço da cozinha, em princípio, não se pode limitar-se apenas à lâmpada do teto central - muitas superfícies precisam de iluminação local. Portanto, na parte delicada dos armários de cozinha da camada superior, luzes embutidas ou faixas são instaladas, arandelas de parede são montadas ou qualquer outra maneira é usada para criar o nível necessário de iluminação das superfícies de trabalho. Se no espaço da cozinha a cor preta for usada ativamente para decoração, o sistema de iluminação precisará de uma variedade ainda mais poderosa.

O design monocromático geralmente aparece de maneira bastante rigorosa. A alternância de superfícies escuras e claras fornece dinamismo interior, mas também concisão. Para trazer elementos decorativos para um design semelhante, é possível usar componentes funcionais, por exemplo, dispositivos de iluminação.

Elementos interiores menos funcionais, como eletrodomésticos, também podem servir como elemento decorativo. Em um fundo preto e branco, os modelos coloridos parecem mais impressionantes.

Assista ao vídeo: 10 Impressive Off Road Campers & Tow Behind Trailers 2019 - 2020 (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário