Banheiro combinado: características de planejamento e design

Reparar no banheiro é um "prazer" especial para nossos compatriotas, que durante muito tempo tiveram que cortar cada centímetro quadrado de espaço em apartamentos do tipo padrão do século passado. Foi a falta de espaço útil que levou os russos a combinar o banheiro com o banheiro. A popularidade dessa técnica construtiva é relevante hoje, porque essa combinação permite não apenas aumentar o número de metros quadrados de uma despensa, mas também criar um layout fundamentalmente novo de uma sala comum para toda a família, na qual ela desempenha um número incrivelmente grande de funções.
Se em uma sala de tamanho modesto for necessário colocar um grande número de áreas domésticas, sistemas e estruturas de engenharia, você não poderá prescindir do uso de técnicas de design para uso racional e economia de espaço. Vamos tentar entender todos os prós e contras da combinação de um banheiro com um vaso sanitário e descobrir por nós mesmos as características da elaboração do layout de encanamentos, sistemas de armazenamento e acessórios, a escolha de materiais de acabamento e os motivos para o design.

Prós e contras de combinar espaços utilitários

Depende de você se a ideia de combinar um banheiro é uma idéia prática e racional. Podemos destacar apenas os principais pontos da remodelação, permitindo criar uma aparência fundamentalmente nova nas instalações comuns usadas diariamente em uma casa ou apartamento.

As vantagens óbvias de combinar um banheiro e um banheiro incluem o seguinte:

  • em vez de duas salas pequenas, os proprietários recebem uma sala bastante espaçosa para organizar a água e os procedimentos higiênico-sanitários;
  • uma parede é removida, o que significa que será possível economizar materiais de acabamento e o custo do trabalho de acabamento; também será necessário instalar apenas uma porta, em vez de duas;
  • aumentando a área da despensa, você pode planejar novamente a localização dos sistemas de encanamento e engenharia, adicionar uma máquina de lavar ou um sistema de armazenamento, "ocultar" balcões e desenvolver um interior completamente novo;
  • você pode usar encanamentos maiores (não um chuveiro compacto com um conjunto elementar de opções, mas uma grande caixa de hidromassagem com muitas funções adicionais);
  • no final, você precisará limpar apenas um quarto, em vez de dois.

Mas qualquer moeda tem dois lados, e a combinação de espaços utilitários não tem apenas vantagens, mas também desvantagens. As principais desvantagens incluem o seguinte:

  • a necessidade de "trabalho sujo" (demolição da parede, colocação de portas, instalação de novas, reboco, nivelamento das superfícies resultantes);
  • a alteração do banheiro precisará ser legalizada na IPV - um desperdício adicional de tempo e dinheiro;
  • para uma família numerosa, combinar um banheiro com um banheiro pode ser uma opção desconfortável para racionalizar o espaço - ninguém pode usar o banheiro enquanto uma das famílias toma banho;
  • não funcionará para combinar o banheiro com o banheiro se a parede entre os quartos for uma carga (essa opção é extremamente rara em apartamentos padrão).

Resumindo as informações recebidas, podemos dizer que combinar o banheiro com o banheiro será uma boa solução se:

  • você tem um apartamento;
  • a habitação é de tamanho modesto;
  • sua família é pequena ou todas as famílias raramente se reúnem em casa ao mesmo tempo;
  • a área do banheiro era de cerca de um metro e meio quadrado;
  • Você deseja usar o espaço da sua casa de maneira mais racional, e a incorporação de suas idéias de design para decorar o banheiro exige mais espaço.

Formas de planejar um banheiro combinado

Ao projetar a localização dos elementos internos de um banheiro combinado, não é fácil organizar convenientemente todos os sistemas de encanamento e armazenamento (equipamento adicional), mas também fazer isso, considerando as regras de ergonomia:

  • pelo menos 50 cm de espaço livre devem ser deixados em frente ao vaso sanitário, pelo menos 40 cm nas laterais do seu eixo central;
  • recomenda-se deixar cerca de 70-100 cm em frente ao banheiro, chuveiro ou hidromassagem;
  • a distância do banho até o toalheiro aquecido ou os cabides é de cerca de 50 cm;
  • a pia deve estar a uma altura de 80 a 85 cm em relação ao piso e sua largura recomendada é de 50 a 65 cm (embora a variedade de lojas de louças sanitárias modernas também seja rica em modelos compactos com largura não superior a 40 cm);
  • para que a lavagem ocorra em condições confortáveis, a distância entre a pia e a parede lateral deve ser de pelo menos 20 cm (com essa abordagem, você não precisará bater os cotovelos na superfície a cada tratamento com água);
  • em frente à pia, também é necessário deixar espaço livre para uma abordagem confortável - 70-75 cm;
  • se você planeja instalar duas pias uma ao lado da outra, a distância entre elas deve ser de pelo menos 25 cm e o espaço entre os misturadores deve ser de pelo menos 90 cm.

Também será útil dizer que em casas particulares com dois ou mais andares, os banheiros devem estar localizados um acima do outro. Colocar um banheiro nos aposentos é irracional.

Se falamos sobre o arranjo de um banheiro combinado, sua área mínima pode ser de cerca de 2,5 metros quadrados. Nessa sala, você terá que considerar não apenas cuidadosamente a localização de todos os sistemas de engenharia e encanamento, mas também escolher modelos extremamente compactos - uma cabine de chuveiro com um lado de palete de 80 cm ou até limitar-se a uma área de chuveiro fechada por uma divisória de vidro.

Para que um banho, um vaso sanitário e uma pia sejam colocados em uma sala combinada, sua área deve ter pelo menos 3,5 metros quadrados. Com a localização correta desse "triângulo funcional", haverá espaço para uma lavadora de roupas estreita com carregamento superior ou para um pequeno sistema de armazenamento.

Para economizar espaço em pequenas salas de serviço, os especialistas recomendam o uso de sanitários e pias suspensas em cantilever, integrando um tanque de drenagem, escondendo sistemas de engenharia atrás dos painéis, deixando apenas acessórios e botões de controle na superfície. Em uma pequena sala, a combinação de uma banheira e uma cabine de duche em uma peça de louça sanitária ajuda a economizar espaço, sem prejuízo dos membros da família com paixões diferentes. Algumas pessoas preferem um banho de contraste, enquanto outras preferem mergulhar no banho de espuma quente. Ambas as opções são possíveis ao instalar um painel de chuveiro (pode conter funções adicionais) diretamente acima do banheiro.

Na espaçosa sala do banheiro combinado, você não pode se limitar a instalar um conjunto padrão de encanamentos. Uma abordagem conveniente e prática para organizar um ambiente confortável para os procedimentos de água é instalar uma pia dupla - economizar tempo pela manhã mais do que compensará o custo da compra e instalação de um segundo lavatório.

Se a área do seu espaço utilitário for superior a 8 metros quadrados, mesmo instalar um banho no centro da sala não será um obstáculo para a organização de um ambiente confortável e ergonômico. Em salas grandes, você pode instalar um bidê ou substituir a banheira padrão por uma jacuzzi espaçosa ou colocar um chuveiro duplo com sauna a vapor no interior moderno.

Tratamento de superfície em uma sala combinada para procedimentos de água

O design das superfícies no banheiro combinado requer uma seleção competente de materiais de acabamento. As especificidades do funcional e do microclima da sala ditam o uso de materiais de acabamento resistentes a altas umidade e temperaturas extremas. As superfícies de revestimento devem ser resistentes à formação e crescimento de bactérias e fungos. Todos os planos do banheiro devem ser finalizados com material capaz de resistir à limpeza usando compostos químicos, anti-sépticos.

A escolha ideal de material de acabamento para revestimento de paredes e pisos do banheiro combinado é a telha cerâmica. Será difícil encontrar uma melhor combinação de propriedades físico-mecânicas e estéticas, resistência e durabilidade do material. A alta resistência a mudanças constantes de umidade e temperatura, resistência a tensões mecânicas e proteção de superfície confiável por muitos anos pagará mais do que um reparo dispendioso usando telhas cerâmicas. Uma ampla seleção de cores e texturas, tamanho, capacidade da cerâmica de imitar vários materiais (inclusive pedra natural ou madeira), permite encontrar a melhor opção de revestimento para qualquer solução estilística do interior.

Para salas pequenas com layout combinado, recomenda-se o uso de cerâmica de cor clara com superfícies brilhantes para decoração de paredes. A paleta de cores claras e o brilho contribuem para um aumento visual no espaço. A única coisa a considerar é que superfícies brilhantes não podem ser limpas com produtos abrasivos, mesmo micro arranhões são visíveis nelas. Se o ladrilho brilhante estiver escuro, os traços de espuma de sabão e até mesmo gotas de água limpa serão muito mais visíveis do que no revestimento fosco.

Se for melhor usar ladrilhos absolutamente lisos para decorar as paredes do banheiro (é muito mais fácil remover a sujeira), para o revestimento é necessário comprar produtos com uma superfície áspera (áspera). A textura do piso será a chave para a segurança do banheiro, porque não é possível evitar gotas de água no chão.

Na casa de banho combinada, com a ajuda da decoração, é possível distinguir zonas funcionais. Textura diferente, combinações de cores contrastantes, uso de decoração (bordas, pastilhas e rodapés) - tudo isso ajudará a zonear a sala, sem violar o layout livre do espaço.

A atração do estilo moderno pelo uso de materiais ecológicos permite que muitos designers ofereçam a seus clientes o uso da madeira como material para decoração e execução de sistemas de armazenamento. Na maioria das vezes, a madeira não é usada como material de solo para revestir banheiros combinados, combinando-a com outras opções de revestimento mais práticas.

Se você escolher o tipo certo de madeira (teixo, carvalho, olmo ou lariço mais comumente usado), trate-o com anti-sépticos especiais e substâncias que preenchem os poros, e poderá desfrutar da estética do material natural por vários anos sem arriscar o acabamento e o mobiliário absorvendo umidade e odores, além de apodrecendo.

Tão popular entre 10 e 15 anos atrás, os painéis de PVC para decoração de superfícies nos banheiros são usados ​​cada vez menos. Obviamente, reparos usando painéis de PVC custarão menos do que telhas cerâmicas, por exemplo (o material em si e sua instalação custam significativamente menos). Mas para salas pequenas, até a perda de 3 a 5 cm de cada superfície com painéis se torna um grande risco. Mas você não pode prescindir da instalação de um quadro para a instalação de painéis. E chamar esse acabamento de durável é difícil. Portanto, o uso de painéis de PVC em projetos de design moderno só pode ser encontrado para decoração de teto.

Se você planeja combinar ladrilhos cerâmicos com outros tipos de materiais de acabamento (pintura, gesso decorativo, acrílico ou pedra natural), é imperativo instalar um sistema de ventilação forçada bastante poderoso. Também é necessário primeiro cuidar da impermeabilização da despensa.

Algumas palavras sobre como escolher um estilo de design

A combinação de duas salas separadas em uma contribui para o aumento do espaço livre para um arranjo mais racional do encanamento, a localização dos sistemas de engenharia. Mas para a escolha do design, uma sala ampliada parece ser um solo mais favorável. No banheiro combinado (dependendo do tamanho das instalações recebidas, é claro), você pode criar um layout fundamentalmente novo, usar técnicas de design originais. E, mantendo a integridade da imagem, harmonia entre todos os elementos do interior.

Se o banheiro combinado for um quarto modesto, não haverá melhor escolha do que um estilo moderno de decoração. O desejo pelo uso funcional máximo de todos os itens de interiores e o uso mínimo de elementos decorativos não apenas não atrapalham um espaço pequeno, mas também mantêm uma sensação de liberdade e espaço. O estilo moderno, com suas formas claras e linhas estritas, praticidade e racionalidade, ficará ótimo com uma escolha neutra de paleta de cores, enfatizada efetivamente por elementos contrastantes, um ou dois acentos.

Em quartos mais espaçosos, você pode usar motivos clássicos para projetar um banheiro combinado. Imitação de superfícies de mármore na decoração e design de bancadas, madeira natural nas fachadas dos sistemas de armazenamento, encanamento com elementos retrô (uma banheira com pernas dobradas, torneiras com válvulas cruzadas em bronze, com pátina) e até um lustre de luxo como luminária central - em tal banheiro, será fácil sentir-se como um sangue real da realeza.

Deixe O Seu Comentário