Sofá no berçário - um caleidoscópio de ideias
Criar um quarto para uma criança é uma dor de cabeça para os pais. E a questão não é apenas que todos os materiais de acabamento, móveis e decoração devam ser testados quanto à força, respeito ao meio ambiente e praticidade no ranking pessoal dos pais, mas o bebê também deve gostar, ser confortável, bonito e interessante. Ao escolher móveis para o quarto de um bebê, só se pode orientar pelas preferências dos pais e pelos critérios geralmente aceitos de funcionalidade, segurança e estética. Mas a opinião de um bebê adulto terá que ser considerada. Antes de ir à loja juntos para comprar um sofá confortável e prático no quarto do bebê, e seu bebê escolhe a mobília mais brilhante ou mais original - leia algumas recomendações que podem ajudá-lo a fazer uma escolha bem-sucedida.
Critérios para escolher um sofá no quarto de uma criança
O sofá na sala das crianças pode ter vários papéis funcionais - parte da área de recreação, um lugar para relaxar e o segmento de dormir. Obviamente, as maiores demandas serão colocadas no sofá com um mecanismo dobrável, capaz de se transformar rapidamente de um lugar para relaxar e brincar na área de dormir. Se não for possível instalar uma cama com colchão ortopédico no quarto das crianças e comprar um sofá dobrável é uma necessidade absoluta, será necessário abordar seriamente esse problema. Passamos um terço de nossas vidas em um sonho, e as crianças também crescem, desenvolvem e processam as informações recebidas durante o dia. A saúde do seu filho depende diretamente de quão ergonômica, segura e confortável será a cama do seu filho.
A qualidade dos materiais de mobiliário para o quarto das crianças não está diretamente relacionada à saúde do seu filho, mas também reflete a vida do produto, porque um sofá é uma compra que leva mais de um ano. É melhor gastar algum tempo com um produto de alta qualidade e não se preocupar com possíveis quebras do mecanismo, subsidência do material de enchimento ou ruptura do estofamento.
A escolha de um sofá para o quarto das crianças difere da peça de mobiliário usual, por exemplo, na sala de estar, com maior atenção às áreas de risco. Tente garantir que o design do sofá envolva o menor número possível de lesões - apoios de braços macios, ausência de peças salientes e ângulos ainda mais agudos. Se houver sistemas de armazenamento retráteis na parte inferior do sofá, você precisará verificar a chamada “proteção dos dedos”. Se o sofá tiver um mecanismo dobrável de rolagem no beliche, é importante verificar o modelo quanto à presença de rodas emborrachadas que não danifiquem o piso durante o uso diário.
É dada atenção especial ao sofá infantil dobrável - quando dobrado, deve ser bastante compacto para não ocupar muito espaço útil da sala e, quando desdobrado, deve representar espaço perfeitamente plano (o máximo possível) para um sono confortável.
Os mais populares entre nossos compatriotas são os sofás transformadores. Durante o dia, essa peça de mobiliário é mais como uma cadeira espaçosa para duas pessoas e, à noite, se desdobra em um local bastante espaçoso para dormir. Como regra, esses transformadores são equipados com lados de ambos os lados, protegendo o bebê da queda. Existem muitos modelos que podem "crescer" com seu filho.
Não menos populares foram os sofás com mecanismos dobráveis como "eurobook" (americano e francês) e "click-gag". Ao desdobrar esses modelos, a parte inferior da estrutura, em relação ao piso, não está envolvida; portanto, você não precisa se preocupar com o estado do piso com o uso frequente do sofá como local de dormir. Quase todos os modelos oferecem a disponibilidade de espaço livre para armazenar roupas de cama e outros atributos necessários para dormir e relaxar.
Fabricantes modernos de móveis para quartos de crianças oferecem uma ampla seleção de sofás ortopédicos. Esses modelos são mais parecidos com camas (de vários tamanhos) equipadas com laterais ou costas baixas (ao redor do perímetro ou apenas de um lado). Se à tarde for possível equipar uma parte traseira não macia de uma mobília com muitas almofadas de sofá, é bem possível conseguir uma espécie de sofá. E à noite, seu filho dormirá em um colchão ortopédico e hipoalergênico, com um alto nível de apoio corporal. Obviamente, para um modelo ortopédico, você terá que pagar mais do que o preço médio de um sofá infantil, mas se estivermos falando sobre o uso diário do design como cama, o alto custo será mais do que recompensado pelo sono confortável da criança.
Se falamos em escolher estofos para um sofá, as crianças, em regra, têm um requisito: deve ser brilhante e agradável ao toque. Os pais estão mais preocupados com a compatibilidade ambiental do material, em particular isso se aplica à seleção de móveis para uma criança alérgica. Infelizmente, não há material para estofamento de sofá que seria completamente natural e, ao mesmo tempo, facilmente limpo de possíveis opções de poluição - suco derramado, tintas, canetas de feltro, plasticina e assim por diante. Portanto, cada pai / mãe terá que resolver o dilema de escolher entre a simplicidade de cuidar das superfícies e a segurança e conforto da criança.
Para muitos pais, a saída é a compra de um sofá com uma capa de circuito. Como regra, esses modelos são equipados com capas de algodão que podem ser lavadas em uma máquina de lavar. O tecido é inofensivo para o bebê e, ao mesmo tempo, pode ser apresentado em uma ampla variedade de cores.
Um sofá grande, que pode muito bem se tornar parte da sala de estar, é frequentemente instalado no quarto das crianças. No quarto de um recém-nascido, essa peça de mobiliário pode se tornar uma necessidade e servir como um local oleoso para um dos pais, mantendo um "relógio" no berço do bebê. Na sala de uma criança crescida, esse sofá pode servir como local de descanso durante uma visita de amigos e tornar-se um refúgio para pernoite de hóspedes atrasados. Se o espaço da sala permitir, a instalação de um sofá de tamanhos normais (e talvez design) pode ser mais do que justificada, especialmente se não houver uma criança na sala, mas duas ou mais.
Sofa Place
Muitas vezes, para economizar espaço útil no quarto das crianças, os pais decidem instalar uma cama no sótão. Na parte inferior deste design, há espaço suficiente para organizar um pequeno sofá. Alguns decidem equipar o local de trabalho no nível mais baixo, mas é óbvio que em tal espaço haverá luz natural insuficiente e a criança precisará constantemente usar um candeeiro de mesa. Para relaxar no sofá, a iluminação geral da sala será suficiente.
Dependendo do tamanho da cama do sótão e, consequentemente, do espaço sob ela, você pode equipar mais de um e ao mesmo tempo dois pequenos sofás localizados um em frente ao outro. Na parte inferior dessas estruturas, podem ser equipados sistemas de armazenamento que, como você sabe, não são numerosos.
A localização do sofá perto de uma das paredes da sala é a opção de layout mais comum. Obviamente, o principal objetivo da distribuição de móveis em um quarto infantil é liberar o maior número possível de metros quadrados para jogos, esportes e criatividade. A tarefa é complicada se duas ou três crianças moram na sala. Nesse caso, a cama de beliche pode ser complementada com um sofá com mecanismo dobrável, que servirá de berço para uma das crianças.
Se o quarto da criança tiver uma TV, o sofá geralmente fica perto de uma das paredes e em frente à zona de vídeo. A distância ideal é considerada de 2,5 a 3 m da TV até a cadeira da criança. Na maioria das vezes, os sofás para crianças têm uma pequena altura, o que é devido à segurança da criança (se ela cair, e então de uma pequena altura). Esse fato deve ser levado em consideração ao posicionar a TV para que a criança sentada em um sofá baixo não precise virar a cabeça para assistir a desenhos animados.
Se no quarto dos adultos instalarmos um pequeno otomano ao pé da cama, no quarto das crianças um sofá compacto poderá ser substituído. Agachada em um sofá, a criança ficará mais confortável vestindo roupas e sapatos.
Os sofás para salas de crianças são tão baixos que podem ser instalados mesmo contra paredes com aberturas de janelas - o design não interfere na propagação da luz natural. Esse layout pode ser útil para salas pequenas com falta de espaço útil. mas não empurre o sofá perto de radiadores.
Na espaçosa sala da sala das crianças, o sofá pode dividir o espaço e separar o segmento de jogos do local de descanso. Nesse caso, ele não precisa estar localizado contra a parede. Esse layout pode ser bem-sucedido ao usar um modelo convencional e ao instalar um sofá angular.
Vasta gama de modelos
Atualmente, a variedade de móveis para os quartos das crianças é tão ampla que os pais e os pequenos futuros proprietários de sofás podem se perder facilmente. Se você der à criança a oportunidade de escolher móveis estofados para o quarto, provavelmente ele escolherá um modelo brilhante, com uma estampa colorida ou estilizado como herói de conto de fadas, animal ou qualquer tipo de transporte. Mas para os pais, a qualidade dos materiais (e na maioria das vezes para sofás que parecem grandes brinquedos macios, é baixa) e as dimensões do modelo, que não devem se encaixar facilmente nas capacidades da sala, mas também atendem aos requisitos de ergonomia e facilidade de uso, são muito mais importantes.
Muitos pais gostam dos modelos sem moldura de sofás e poltronas, feitos em uma modificação modular. Menos partes da estrutura (ou falta dela) - menos razões para quebra. Mas é óbvio que essas peças de mobiliário são adequadas apenas para sentar; você não pode dormir com elas. Um sofá de canto feito de vários blocos fornecerá o número máximo possível de assentos, e o espaço na sala levará um pouco.
O sofá, ou melhor, sua semelhança original, pode ser feito sozinho - no console, apoiado nos apoios, coloque um apoio macio e garanta a suavidade das "costas" com a ajuda de vários travesseiros. Obviamente, você não poderá dormir em um sofá assim, mas na parte inferior poderá construir prateleiras ou celas para armazenar brinquedos, livros ou equipamentos esportivos.
Se o espaço do quarto das crianças e o orçamento para o arranjo permitir, é possível perceber até as formas mais originais de criar uma área de lazer e jogos macios. Os seguintes edifícios dificilmente podem ser chamados de sofás, mas uma coisa é óbvia - as crianças ficarão encantadas com essas células moles, onde você pode se aposentar, mas ao mesmo tempo permanecer na zona de audição e visibilidade de outras crianças ou adultos.
O sofá também pode ser tocado por um grande pufe de formato arbitrário, montado em uma parede equipada com painéis macios. Um canto tão suave pode se tornar não apenas um local favorito para a privacidade do seu bebê, mas também um destaque do interior, aumentando seu nível de exclusividade.