Projeto Dizan de uma casa de dois andares em estilo moderno
Nem todo proprietário de imóvel pode imaginar uma vida confortável em uma casa decorada em estilo minimalista. Mas, ao mesmo tempo, a maioria gostaria de ver sua casa bastante espaçosa, não cheia de móveis e decoração, cheia de espaço e liberdade de movimento. Mas como combinar esses critérios com o conceito de "atmosfera confortável"? Para todos os amantes do estilo moderno que promove o "minimalismo confortável", o projeto de design de uma casa particular em dois andares pode ser uma mensagem inspiradora para suas próprias realizações. Decisões interessantes de design, seleção hábil de uma paleta de cores e layout ergonômico dos móveis permitirão que você tenha uma nova visão das funções tradicionais de instalações residenciais.
Sala de estar
A sala de estar compartilha a sala do térreo com cozinha e sala de jantar. Localizada na janela panorâmica, a sala ocupa um local muito aconchegante e confortável do ponto de vista do layout dos móveis. A atmosfera do segmento de habitação é concisa, mas ao mesmo tempo confortável e conveniente, tanto para reuniões de família quanto para receber convidados. Durante o dia, você pode sentar-se à janela com um livro e à noite relaxar com toda a família, admirando o fogo na lareira.
Um sofá confortável com uma lombar e uma mesa de café original compunham os móveis da área de estar. A imagem é completada por uma lâmpada de assoalho grande com um tripé em forma de arco e uma superfície brilhante.
A cozinha
A cozinha faz parte de uma sala espaçosa e em ambos os lados faz fronteira com a sala de estar e sala de jantar. Graças ao layout aberto, o movimento entre os segmentos funcionais é ilimitado, e o espaço do primeiro andar mantém uma sensação de espaço e liberdade. Ao mesmo tempo, é possível a comunicação entre as famílias que estão em zonas diferentes. Por exemplo, uma dona de casa que prepara o jantar pode cuidar de uma criança que assiste TV na sala de estar ou faz uma refeição na sala de jantar.
A base do design do espaço da cozinha foi a harmonia de "frescor" e "calor". As superfícies lustrosas brancas como a neve e o brilho do aço inoxidável dão um toque de frescor à cozinha, enquanto as tonalidades amadeiradas naturais aquecem a atmosfera da área funcional. A “ponte” e o elo de conexão entre os dois tons com diferentes temperaturas de cor são o material da bancada com veios acastanhados em um fundo branco.
Há espaço suficiente na área da cozinha para usar combinações complexas e layouts de blocos de móveis. Além do conjunto de cozinha, representado por armários fechados e prateleiras abertas, a ilha da cozinha ocupa um lugar importante do ponto de vista de estar equipada com sistemas de armazenamento, eletrodomésticos e superfícies de trabalho. Mas, mesmo com tantos módulos de móveis, foi possível preservar não apenas a liberdade de movimento, mas também criar um layout ergonômico e conveniente de setores funcionais, nos quais a anfitriã (proprietária) não se cansará durante o processo de trabalho.
O uso de um rico e colorido padrão de madeira natural para revestimento de teto é uma decisão ousada de design que precisa de "apoio" na decoração de outras superfícies ou móveis. As prateleiras abertas para guardar utensílios e elementos das fachadas dos armários de cozinha da camada superior, feitas do mesmo material, equilibram harmoniosamente a imagem do espaço da cozinha.
Sala de jantar
O segmento de refeições é uma continuação lógica da cozinha e é muito condicionada, apenas com bordas de móveis. O acabamento branco como a neve da sala de jantar é harmoniosamente combinado com móveis e elementos de madeira. Do espaço comum do térreo, a área de jantar é separada por uma divisória interna, que é um sistema de armazenamento conveniente para pratos, talheres e outros acessórios que podem ser necessários para a organização das refeições. Como a divisória não é surda e a luz da zona da sala de jantar cai no espaço comum, é possível observar o que está acontecendo em outros segmentos do primeiro andar.
Uma mesa de jantar espaçosa com um belo padrão natural de mesas e cadeiras de design original tornou-se o ponto focal da área de jantar. Uma composição de luminárias pendentes com tons de vidro transparentes que efetivamente fornece o nível necessário de iluminação da sala de jantar à noite, mas também traz o espírito da modernidade, completa efetivamente a imagem da sala de jantar.
Instalações auxiliares
Para entrar em salas particulares ou gostar de ler seu livro favorito na biblioteca, você precisa ir para o segundo andar da casa própria. Todas as salas auxiliares, incluindo corredores e espaços próximos às escadas, têm acabamento em tons de branco como a neve. Esse esquema de cores tornou possível criar uma atmosfera fácil e descontraída, para enfatizar as características arquitetônicas dos espaços utilitários.
Uma escada de estilo americano é simples e concisa, por um lado, e por outro, é uma estrutura confiável e ergonômica, com trilhos confortáveis e um arranjo e forma de degraus seguros. A combinação contrastante de decoração clara do espaço próximo às escadas e o design escuro de seus trilhos permitiram trazer algum dinamismo à imagem desse segmento da habitação particular.
A parede perto da escada é uma folha em branco para naturezas criativas. Muitos proprietários tentam aproveitar ao máximo o espaço livre para decoração de paredes. Mas o principal nesta questão é não exagerar. Não é difícil cobrir as paredes com pinturas ou fotos de família, mas não é fácil manter um equilíbrio entre o que você realmente tem tempo a considerar ao subir ou subir escadas e a atratividade externa dessa área do apartamento.
Durante o dia, o espaço da escada é naturalmente iluminado graças à abertura da janela localizada no telhado. Para o período sombrio, um lustre original com muitas lâmpadas está equipado acima das escadas. O design incomum da luminária se encaixa efetivamente no interior moderno da casa própria.
Quarto
O quarto principal está decorado com o minimalismo inerente ao estilo moderno. Uma sala iluminada com uma grande janela é decorada em branco para criar uma aparência ainda mais fresca e leve. Somente para o design de um pequeno nicho foi usada a alvenaria. A sala, não sobrecarregada com um grande número de móveis enormes, parece espaçosa, apesar de seu tamanho modesto.
Crianças
Uma agradável combinação de cor branca com um tom de mostarda amarelada foi usada para projetar um quarto infantil. Os mesmos tons foram usados para fazer estofos têxteis para móveis estofados - uma cadeira confortável e um banco acolchoado para os pais. Para móveis de armários, foram escolhidas combinações mais contrastantes - a madeira escura está em perfeita harmonia com elementos brancos como a neve e móveis inteiros. Uma sala iluminada, sem muita decoração e tecidos, coletando muita poeira - um local ideal para um pequeno host.
As combinações de cores contrastantes nos móveis foram repetidas no padrão de carpete, criando uma imagem harmoniosa desse segmento do quarto das crianças. Um dos principais critérios para a escolha de móveis para o berçário é a segurança - fachadas lisas com orifícios em vez de puxadores, batentes para gavetas e batentes para balançar serão uma excelente opção para o quarto de um bebê em crescimento.
A biblioteca
Para organizar uma pequena biblioteca doméstica, utilizava-se o espaço do segundo andar, que é uma zona de transição entre salas pessoais. Para zonar esse segmento funcional, foram utilizadas divisórias internas de aço com orifícios redondos de diferentes tamanhos. O design original das divisórias traz algum efeito positivo ao ambiente interno e, ao mesmo tempo, harmoniza-se perfeitamente com o design do corrimão da escada.
A biblioteca pode ser chamada com segurança de a sala mais brilhante de uma casa particular. Não apenas a cor pitoresca das paredes, mas também as raízes dos livros, pinturas brilhantes e pôsteres trazem um clima positivo ao interior da biblioteca da casa. Para ler livros, você pode sentar-se confortavelmente em uma poltrona ou em um sofá macio.
Casas de banho
A casa de banho adjacente ao quarto principal está decorada com combinações de cores contrastantes. O acabamento claro do teto e do piso aqui é efetivamente combinado com o revestimento da parede escura com porcelana. O elo de ligação entre os contrastes da decoração são os elementos de madeira - a bancada sob as pias e os revestimentos especiais contra deslizamentos.
Em casas particulares, um número suficiente de metros quadrados é alocado para a organização dos banheiros, a fim de não economizar na localização de encanamentos, sistemas de armazenamento e outros itens internos. Por exemplo, um par de conchas economiza tempo para os proprietários da casa durante as reuniões da manhã e o ritual da noite antes de dormir. Mas essas pias, juntamente com espelhos e luminárias, ocupam pouco espaço.
O banheiro perto do quarto das crianças é decorado com uma paleta de cores mais positiva. Azulejos amarelos brilhantes para a parede de acento da decoração em uma sala branca como a neve se tornaram um destaque do interior. Forrar as paredes com azulejos brilhantes cria a imagem de uma sala quente e fresca como o verão. Notas de originalidade são trazidas pelo revestimento do piso com a ajuda de mosaicos com elementos multicoloridos - lascas.
Você não pode ignorar o design do banheiro, cuja decoração foi usada com papel de parede metálico incomum com spray de bronze dourado. A sala utilitária parece luxuosa, original e ao mesmo tempo moderna.
Uma moldura incomum para um espelho tornou-se um adorno do segmento para procedimentos de água no banheiro. Sua forma está em perfeita harmonia com o modelo da pia e o luxo da execução - com a decoração original de um pequeno espaço.