Arranjo de uma pequena cozinha: como tornar a vida ainda mais confortável em 2019?
Cozinhas pequenas com menos de 6 m² são uma ocorrência comum de apartamentos urbanos. E, a fim de facilitar sua vida, muitos moradores desses apartamentos geralmente precisam desmontar a divisão entre a sala e a cozinha. Mas se você escolher a paleta certa e calcular toda a funcionalidade até um centímetro, até a sala mais compacta pode se tornar um local conveniente e aconchegante, e o espaço limitado não será tão óbvio. Considere os principais aspectos que os designers recomendam prestar atenção especial em 2018.
Layout de uma pequena cozinha
A primeira coisa que você deve começar a reparar é criar um plano para a colocação de móveis. O layout da cozinha pode ser angular, linear, em forma de U ou de duas linhas, a escolha depende de idéias e desejos pessoais.
Layout linear
A colocação linear de móveis economiza espaço significativamente. Quando todos os armários, gavetas e fogões estão localizados ao longo de uma parede, a anfitriã não é apenas confortável de se movimentar, mas o próprio processo de cozimento também é conveniente.
Layout de canto
A opção de posicionamento angular do fone de ouvido não é menos prática em cozinhas pequenas. Nesse caso, os móveis são instalados em ângulo reto com as paredes. Essa cozinha permite que você coloque armários suficientes e, em frente ao fone de ouvido, coloque uma mesa de jantar.
Cozinha em U
Com um layout em forma de U, haverá menos espaço livre na cozinha do que nas duas opções anteriores, mas esse arranjo também pode ser aplicado com eficácia. Esta é uma ótima opção para quem deseja usar a área pequena o mais prático e funcional possível. A cozinha acomodará confortavelmente eletrodomésticos e muitos utensílios de cozinha, mas a mesa de jantar deverá ser colocada na sala de estar ou na sala de jantar (se houver).
Layout de linha dupla
Em cozinhas pequenas, um layout de duas linhas é frequentemente usado quando os móveis são instalados em dois lados opostos. Por via de regra, por um lado - uma área de trabalho, por outro - uma área de jantar.
Características de fornecer uma pequena cozinha
A mobília é o elemento principal da cozinha, mas os fones de ouvido padrão não são adequados para salas pequenas; portanto, os proprietários terão que comprar uma cozinha sob encomenda. Mas o design, neste caso, atenderá todos os seus desejos. Seu próprio gosto, mais os conselhos dos designers, ajudarão a criar a atmosfera perfeita em uma pequena cozinha.
Recomendações para colocar móveis em uma pequena cozinha:
- funcionalidade e um mínimo de detalhes são dois princípios básicos que devem ser seguidos ao organizar os móveis. Mesas dobráveis, gavetas profundas, armários estreitos e altos, sistemas de puxar, cadeiras dobráveis e um mínimo de mobília do armário - tudo isso é verdade para uma pequena cozinha;
- uma excelente alternativa a uma mesa comum pode ser um bar, que também será um elemento decorativo na cozinha;
- se houver um nicho, ele poderá ser ocupado por um fone de ouvido. Obviamente, uma cozinha grande não pode ser colocada aqui, mas é possível uma pia, azulejo ou mesa de cozinha (dependendo do tamanho do nicho);
- transparente, como se elementos flutuantes de móveis (cadeiras ou bancadas) - um método eficaz e conhecido para cozinhas pequenas. Eles dão leveza e leveza a uma sala compacta.
Planejamos iluminação em uma pequena cozinha
Não preste muita atenção nas deficiências de uma sala pequena. Vários truques de luz eficazes podem corrigir falhas:
1. Várias lâmpadas acima da mesa, em vez do lustre, ajudarão a diversificar o cenário de iluminação. Eles devem ter altura ajustável e alterar o brilho da iluminação: a luz esmaecida é mais baixa para um jantar romântico ou conversa com alma, a luz mais intensa é mais alta para um jantar em família.
2. Divida a cozinha em áreas de trabalho e de jantar usando várias fontes de luz que diferem na cor da luz emitida. Isso ajudará a criar as condições mais confortáveis para relaxar e cozinhar.3. Posicione os holofotes na borda inferior dos armários. Essa iluminação espetacular é uma excelente técnica de design que permite ampliar visualmente os limites do espaço sem recorrer a uma alteração no layout e a reparos caros. Sua cozinha vai brilhar por dentro.4. Não se esqueça de uma fonte de luz tão natural e completamente livre como uma janela - nem uma única lâmpada pode substituir o brilho do sol na sala. Não bloqueie a janela com cortinas grossas.5. Não se esqueça do lado técnico da questão. As luminárias localizadas perto de fontes de água devem ter caixas à prova de umidade, e o restante deve estar a pelo menos 60 cm da zona "úmida". 6. Você pode expandir o espaço na cozinha usando a iluminação interior das fachadas. Ilumine os armários transparentes e, se estiverem surdos, remova pelo menos um para não bagunçar a sala. É melhor deixar as prateleiras abertas e destacá-las.
7. Uma lâmpada grande criará a atmosfera desejada, portanto, considere cuidadosamente sua escolha. Escolha um abajur de tecido - ele deixará entrar uma luz suave e discreta, enchendo a cozinha com aconchego e calor. Coloque a lâmpada sobre a mesa de jantar para que a luz dela capte completamente o espaço da bancada.8. O espelho pode lidar com bastante sucesso com a função de iluminação. Reflete e aprimora perfeitamente os fluxos de luz, visualmente expandindo o espaço.
Esquema de cores
Em uma sala pequena, o esquema de cores desempenha um papel importante. Para cozinhas pequenas, as superfícies claras serão ótimas e as sombras frias a tornarão visualmente mais volumosa, enquanto as quentes proporcionarão conforto ao lar.
Tons pastel de azul, bege, leite e branco - a solução perfeita para as paredes, teto e piso da cozinha.
Uma cozinha em branco com detalhes brilhantes parciais sempre parece opaca, elegante e fresca.
Muitas vezes, os designers aplicam contrastes concisos, combinando fachadas claras e escuras. O efeito da divisão horizontal da cozinha em duas partes é obtido: na parte superior - clara, na parte inferior - escura.
Para mais espaço e leveza, use armários de vidro leve.