Qual deve ser o cuidado com o bálsamo em casa para preservar a beleza de sua floração?

A balsamina é uma das plantas mais populares. Esta planta é despretensiosa às condições de detenção, tem uma bela vista, especialmente durante o período de floração.

Cuidar de bálsamo é bastante simples, mesmo para jardineiros iniciantes. Existem muitas variedades desta flor.

O bálsamo é cultivado ativamente em casa e em terrenos domésticos. Vamos descobrir que tipo de flor de interior é e como cuidar adequadamente dela.

Descrição da planta e sua foto

O bálsamo é uma planta ornamental que pode ser cultivada na sala de estar, na varanda, na varanda ou no quintal. Dependendo da variedade, a planta pode ser gramada ou semi-arbustiva. Inicialmente, o bálsamo era cultivado nos trópicos, a suposta pátria dessa flor é a ilha de Zanzibar. Na Europa, a flor apareceu no final do século XVI, onde foram cultivadas as cultivares de bálsamo.

Com os devidos cuidados, o bálsamo floresce quase o ano inteiro. As flores da planta são grandes e brilhantes, geralmente vermelhas, mas também são encontradas rosa, amarelo, laranja, branco e bordô. Existem variedades com flores de duas cores, ou seja, um "olho" contrastante no centro da flor. As folhas são geralmente verde-escuras, às vezes bordô ou variegadas.

Conselhos! A planta é higrófila, requer rega frequente e regular, especialmente na estação quente. No verão, a luz solar escaldante não deve entrar no bálsamo; é necessário sombrear a planta. No inverno, não é recomendável umedecer muito o solo para evitar hipotermia. Rascunhos também são fatais para uma flor.

O bálsamo não precisa criar condições adicionais; esta flor é ótima à temperatura e umidade de uma sala de estar comum.

Confira a foto de como o bálsamo se parece:




Plantando sementes e mudas

O plantio de bálsamo é feito de duas maneiras:

  1. Estacas.

    É considerada uma maneira mais simples de plantar uma planta e é recomendada para jardineiros iniciantes que desejam manter a qualidade da variedade. Para o plantio, use mudas obtidas após a poda da planta na primavera. O broto de corte é colocado na água até que as raízes apareçam, isso acontece após cerca de 2 semanas.

    Depois disso, o broto é plantado na areia ou em um substrato preparado a partir de uma mistura de turfa e perlita na proporção de 2: 1. Quando a flor é forte, é transplantada para um recipiente maior com solo comum para plantas adultas.

  2. Plantando sementes.

    É utilizado por jardineiros experientes e, em regra, para o cultivo de variedades de jardins. No entanto, também pode ser usado para plantas de interior. É importante lembrar que o bálsamo produzido a partir de sementes pode não ter as características da variedade selecionada. Para o plantio, as sementes são colocadas na superfície do substrato.

    É permitido aprofundar levemente a semente, mas é indesejável polvilhar por cima. Depois disso, o recipiente é coberto com um filme ou uma tampa de vidro. Após cerca de 10 dias, brotos com duas folhas aparecem. Isso significa que as mudas podem ser transplantadas em vasos separados.

Você aprenderá todos os detalhes da propagação de plantas por estacas e sementes lendo este artigo.

Transplante de flores

O transplante de bálsamo é necessário para substituir o solo empobrecido antigo por um novo e nutritivo, além de fornecer espaço adicional para o crescimento radicular.

Ao mesmo tempo é importante lembrar que alguma aglomeração é útil para esta flor, uma vez que o florescimento do bálsamo ocorre somente depois que o sistema radicular preenche o espaço do vaso. Se a capacidade for muito grande, toda a força e os nutrientes do bálsamo irão para o desenvolvimento das raízes, e não para a floração.

O transplante é realizado uma vez por ano - na primavera ou duas vezes por ano - na primavera e no outono, dependendo da intensidade do crescimento das flores. Também é necessário transplantar uma planta comprada em uma loja 2 semanas após a compra - esse tempo é necessário para a planta se adaptar a novas condições. Leia sobre os meandros do transplante de bálsamo e seus cuidados subseqüentes aqui.

Solo necessário

Esta flor requer solo solto com baixa acidez. Um excesso de nutrientes no solo não é desejável, porque levará ao crescimento da massa verde e à fraca floração. Em uma loja especializada, você pode comprar uma mistura de terra para plantas com flores ou prepare o solo você mesmo:

  1. A primeira opção para o solo caseiro é uma mistura de solo em folha, grama, húmus, areia e turfa na proporção de 2: 2: 2: 2: 1.
  2. Também é usada uma mistura de terra arborizada com turfa e areia do rio (2: 1: 1). É importante lembrar que todos os componentes retirados da rua devem ser desinfetados.
Ajuda! Apesar do bálsamo ser muito higroscópico, uma fina camada de drenagem na panela ainda é muito desejável. Podem ser pedras de tamanho médio ou pedras dispostas em uma camada de no máximo 2-3 cm.

Como cuidar?

Rega

É extremamente importante que o bálsamo obtenha umidade suficiente. No verão, a flor precisa de rega abundante, diariamente ou em dias alternados, dependendo da rapidez com que a camada superior do solo na panela seca. Em nenhum caso o solo deve secar.

No inverno, a rega é reduzida, especialmente se a planta estiver em uma sala fresca. Normalmente, na estação fria, o bálsamo é suficiente 2 regas por semana.

Posso pulverizar com água?

A pulverização pode ser realizada se o ar na sala estiver quente e seco. Além de hidratação adicional, este procedimento serve como uma medida preventiva contra o aparecimento de um ácaro. Bálsamo deve ser pulverizado a cada 2-3 dias.

Após a pulverização, é necessário manter a planta na sombra, porque a luz do sol pode queimar folhas molhadas.

Também é importante evitar rascunhos para evitar hipotermia. Pela mesma razão, não é recomendado borrifar bálsamo no inverno.

Top vestir

Durante a floração, o bálsamo precisa de cobertura. O fertilizante deve ser aplicado uma vez a cada 10 dias, do início da primavera ao outono, até que a planta tenha um período de descanso, alternando a fertilização com nitrogênio e fósforo. Entre os fertilizantes orgânicos, a farinha de ossos é considerada a principal fonte de nitrogênio, fósforo - composto de absinto.

O nitrogênio é necessário para o bálsamo para o desenvolvimento bem-sucedido da massa verde e o fósforo contribui para a floração de alta qualidade. Leia sobre como regar adequadamente e como alimentar uma planta para florescer em abundância.

Como beliscar?

Para melhorar a floração e a formação de um arbusto limpo, na primavera é necessário beliscar o bálsamo, ou seja, remover a parte superior do broto.

Juntamente com beliscar, folhas danificadas e flores murchas são geralmente removidas. Graças a isso, a flor mantém uma aparência elegante e também reduz o risco de certas doenças e pragas.

É importante lembrar: não é necessário beliscar para variedades balsâmicas anãs.

Poda

Como podar uma planta e quando fazê-lo? A poda é realizada em março, enquanto são cortados brotos jovens de bálsamo, que podem ser usados ​​para propagar a flor. Durante a poda e beliscar, é necessário aumentar a rega para que a planta possa tolerar procedimentos dolorosos mais facilmente.

Como economizar no inverno?

Para que a flor se desenvolva bem e floresça ativamente na estação quente, no inverno é necessário proporcionar um período de descanso. Isso ajudará a planta a relaxar e ganhar força na primavera. Ao receber menos luz solar, o bálsamo pode descartar as folhas. Com os devidos cuidados, esse fenômeno não é motivo de preocupação.

Baixar a temperatura no inverno é uma condição desejável, mas não necessária, para o bálsamo. Se a planta for colocada em condições mais frias durante o inverno, lembre-se de que o indicador não deve ser inferior a +16 graus. A rega é gradualmente reduzida de diária para uma em 3-4 dias.

A acumulação de água na panela não é permitida. Os fertilizantes são completamente excluídos ou aplicados não mais que uma vez por mês. Os fertilizantes a partir de nitrogênio e fósforo devem ser substituídos por fósforo-potássio.

Em mais detalhes sobre o cultivo e os cuidados com o bálsamo em casa, escrevemos em um material separado.

Possíveis problemas

Ao cultivar bálsamo para ambiente interno, você pode encontrar os seguintes problemas:

  • A planta não floresce, na maioria dos casos, devido a fatores adversos. Normalmente, a floração não ocorre se o bálsamo é plantado em uma panela de grandes dimensões, não recebe água suficiente ou devido ao excesso de nitrogênio que recebe com fertilizantes.
  • Folhas amareladas são um sinal de falta de umidade no solo. Além disso, as folhas podem ficar amarelas como resultado de uma queimadura, se a flor estiver localizada sob luz solar direta. No inverno, esse sintoma indica hipotermia do bálsamo.

Doenças e Pragas

Como muitas outras plantas de interior, o bálsamo é suscetível ao ataque de pragas e ao surgimento de doenças. Os seguintes itens são considerados os mais comuns para esta flor:

  1. Mosca branca - um inseto perigoso para o bálsamo, que aparece em uma sala seca e úmida, na qual o ar fresco não entra.Importante! Para prevenção, é necessário pulverizar e arejar regularmente a sala com flores. Para se livrar das moscas-brancas que já apareceram, use uma fita adesiva de insetos.
  2. Ácaro aranha - come o suco de folhas de bálsamo, pelas quais a folha murcha e ondula. Aparece, como mosca branca, nas condições erradas para guardar a flor. Manter a umidade e uma boa ventilação ajudará a evitar a ocorrência de uma praga.
  3. Solo de mofo - ocorre com excesso de umidade. Apesar do bálsamo pertencer a plantas higrófilas, é importante garantir que o solo não azeda. Se a parte superior do solo ainda estiver coberta de mofo, é necessário remover a camada de terra afetada e preencher uma nova.

Vídeo útil

Assista a um vídeo sobre cuidados com o bálsamo:

Conclusão

O bálsamo é ideal para jardineiros iniciantes, porque cuidar desta planta não requer muito esforço. Ao mesmo tempo, uma flor brilhante e despretensiosa se tornará uma maravilhosa decoração de uma casa ou apartamento.

Deixe O Seu Comentário