As principais razões pelas quais as folhas do pelargonium ficam vermelhas e como lidar com isso?

Pelargonium é uma das plantas mais populares para o cultivo em casa. Folhas macias de pubescência e inflorescências incomuns podem ser encontradas nas varandas, peitoris das janelas e canteiros de flores de muitos jardineiros amadores.

Pelargonium adiciona ao quarto conforto e frescura em casa. Uma variedade de variedades permite que você escolha a cor e o tamanho ideais do arbusto. Mas e se as folhas começaram a se deformar? Falaremos mais sobre as possíveis causas e métodos de tratamento em nosso artigo.

O que é isso

Esta é uma erva de interior (varanda), que possui inflorescências em forma de guarda-chuva e folhagem de várias formas: inteiras, lobadas, dissecadas. Pátria de Pelargonium - África do Sul. A diferença botânica dos gerânios é de flores bilateralmente simétricas (em gerânios, as flores têm a forma correta). Algumas subespécies são usadas na fabricação de óleos essenciais e cosméticos. O principal objetivo da planta é a decoração de salas de estar e uma exposição nos jardins botânicos.

AJUDA! O fruto do pelargonium é uma caixa longa e estreita que afina até o ápice. Sua forma se assemelha ao bico de uma cegonha - daí o nome da planta (do grego pelargos - cegonha).

Características da planta

A forma da folha depende da variedade específica. Diferentes subespécies têm folhetos diferentes:

  • forma simples;
  • palmate;
  • dissecado.

Além disso, o aroma que emana das folhas depende do tipo de pelargonium. Eles contêm uma alta porcentagem de óleos essenciais, vitaminas, ácidos e flavonóides - o mato emite um cheiro agradável e fresco. As folhas do pelargonium são macias e cobertas por vilosidades finas. Os primeiros sinais de doença ou cuidados inadequados aparecem na folhagem (para mais informações sobre as doenças e pragas comuns do pelargonium podem ser encontradas aqui).

E se a folhagem estiver enrolada?

Pelargonium deixa ondulação devido a cuidados inadequados a baixas temperaturas - Essa é uma das principais razões para esse problema no inverno. Para resolver a situação, você precisa fornecer à bucha um regime de temperatura adequado (não superior a +12 graus). O pote de pelargonium deve ser mantido longe de correntes de ar e aparelhos de aquecimento.

A próxima razão é a umidade excessiva do solo. O excesso de umidade leva a processos putrefativos que são refletidos nas folhas. Resolver o problema ajudará a drenagem e a cobertura do solo. A falta de umidade também causa ondulações. É importante que o produtor crie um cronograma de rega.

Outras causas comuns incluem falta ou excesso de nutrientes. A falta de nitrogênio faz com que a folha fique enrolada, seca e fina. Um excesso de potássio causa deformação de todo o arbusto. É importante cumprir a medida e fazer a cobertura de acordo com um cronograma (mais sobre como alimentar o pelargonium pode ser encontrado aqui).

A torção das folhas inferiores pode ocorrer devido à infecção por um ácaro. Entre os outros sinais característicos da patologia estão manchas escuras e buracos na folha, pequenos insetos no caule. Você pode resolver o problema usando ferramentas especiais (compre em uma loja veterinária).

Conselhos! Se você pegasse o solo para plantar no canteiro, as larvas de insetos poderiam permanecer nele - pegue a mistura de terras na loja e transplante o arbusto.

Por que ela está corando?

Entre os principais fatores que causam vermelhidão (ou uma tonalidade marrom) estão a ferrugem das folhas, muita umidade, falta de fósforo ou deficiência de zinco. Os fungos causam ferrugem, que pode ser eliminada isolando a planta e pulverizando-a com fungicidas (enxofre em pó coloidal). Os arbustos vizinhos para fins profiláticos devem ser tratados com Kratan ou Acrex.

Se as folhas ficarem vermelhas: um algoritmo detalhado de ações:

  1. Determinamos a condição do solo. Se o registro de água for determinado, a drenagem e o afrouxamento ajudarão.
  2. Verifique a haste para infecções. Para fazer isso, corte a parte superior e examine o local do corte. A cor verde é um sinal de falta de infecção, marrom - a infecção infectou todo o arbusto (não faz sentido salvar a planta nesta fase). No estado normal do caule, o pelargonium deve ser transplantado para uma nova mistura de solo (mais informações sobre a composição do solo para pelargonium e recomendações de plantio podem ser encontradas aqui, e como transplantar e enraizar a planta pode ser encontrada neste material).
  3. Um sinal de deficiência de fósforo é o aparecimento de manchas vermelhas nas folhas inferiores. Com deficiência de zinco, a pigmentação rosada é observada na superfície. Fertilizantes complexos ajudarão a normalizar a condição.

Causas da tonalidade amarela

Tonalidade amarela e letargia são os sintomas mais comuns de um estado não saudável de pelargonium. Os motivos mais comuns pelos quais isso acontece são erros de atendimento:

  • vaso apertado (as raízes ocupam todo o volume, a planta carece de nutrição e umidade);
  • falta de rega (as bordas das folhas começam a secar);
  • falta de nutrientes (é necessária uma alimentação intensiva com nitrogênio, potássio e oligoelementos);
  • danos ao mato por pragas de insetos (alto risco ao cultivar o mato no verão ao ar livre).

Você pode combater insetos através da coleta manual de pragas e posterior processamento do mato com inseticidas. A secagem das folhas também é frequentemente causada por uma diferença acentuada de temperatura - o pelargonium é dolorosamente sensível a correntes de ar quentes e correntes de ar.

Importante! Para se livrar desse risco, a panela com a planta deve ser colocada longe de portas, aparelhos de ar condicionado, aparelhos de aquecimento.

Mais informações sobre por que as folhas ficam amarelas no pelargonium podem ser encontradas neste material.

Medidas preventivas gerais

Para proteger o pelargonium de doenças de vários tipos, É importante aderir às regras de cuidados e prevenção competentes:

  1. Antes do plantio no solo, sua desinfecção é obrigatória (até larvas de parasitas podem permanecer na mistura adquirida).
  2. O balanço de umidade no solo. O pelargonium não gosta de rega de topo: é melhor regar o arbusto debaixo da raiz.
  3. Alimentação equilibrada e regular. Uma superabundância de nutrientes leva ao crescimento ativo, à formação de uma folhagem exuberante, mas à falta de floração (para mais detalhes sobre por que o pelargonium não floresce em casa, veja aqui).
  4. Uma boa drenagem impedirá o aparecimento da podridão das raízes.
  5. É importante limpar o solo sob os arbustos das folhas e ervas daninhas caídas em tempo hábil.
  6. Quando os primeiros sinais da doença aparecerem, certifique-se de tratar a planta com fungicidas e outros medicamentos.

O cuidado adequado do pelargonium é a chave para a saúde do arbusto, com flores brilhantes e longas. Rega moderada e aderência ao esquema de alimentação, cobertura do solo e soltura do solo são ações simples, mas obrigatórias de um cultivador amador.

Deixe O Seu Comentário