Doenças e pragas das violetas e métodos para lidar com elas

A violeta é um dos tipos mais populares de plantas de interior. Eles a apreciam pelas flores delicadas e graciosas, que, com o devido cuidado, vão se deliciar com suas cores brilhantes quase o ano todo.

Mas a floração exuberante pode ofuscar as doenças e pragas que ocorrem principalmente devido a cuidados inadequados.

No artigo, mostraremos quais regras e nuances dos cuidados com as plantas você precisa conhecer. O que as violetas podem machucar. E também, quais parasitas podem destruir a planta.

Imprecisões no atendimento

Se as folhas da violeta se tornam maçantes e pequenas, o motivo é a falta de luz. Por causa disso, os pecíolos começam a se alongar, as bordas das chapas se dobram para cima. Você pode normalizar a condição da planta se colocar a panela em um parapeito da janela iluminado, protegido de correntes de ar.

A falta de violetas floridas ocorre devido ao aumento da acidez ou salinização do solo, composição inadequadamente selecionada do substrato. Isso pode levar a uma interrupção completa da formação de pedúnculos e folhas onduladas. Uma sintomatologia semelhante ocorre com um desequilíbrio na composição mineral (por exemplo, com falta de nitrogênio).

Importante! Manchas de luz nas folhas indicam rega irregular.

Essa reação da planta sinaliza água muito fria ou queimadura, o que ocorre devido à entrada de luz solar na superfície molhada da chapa. Isso pode ser evitado se o solo for umedecido com água morna e um ventilador quando a probabilidade de queimadura for mínima.

Aprenda mais sobre cuidados competentes em casa, os recursos do cultivo adequado e a propagação de uma flor. Aprenda com este artigo.

Doenças e tratamentos

Por que não cresce e o que deve ser feito?

A causa mais comum de violetas atrofiadas é a irrigação inadequada, uma mistura de terra inadequada. É isso que afeta seriamente o estado do sistema radicular, e é por isso que a flor interrompe seu desenvolvimento. Você pode interromper esse processo e restaurar o crescimento de violetas usando os seguintes métodos:

  1. Além disso, adicione a preparação de zircão sob a raiz e pulverize a planta uma vez por semana com água de um spray fino.
  2. Durante o transplante, use substrato de turfa.
  3. Para umidade constante, use irrigação por mecha. Isto é especialmente verdade na primavera e no verão.
  4. Com o início da primavera, para que a planta floresça o mais rápido possível, despeje água quente (40 graus) na panela. Esta é uma excelente estimulação da floração.

As folhas ficam amarelas

Por que as folhas ficam amarelas? O amarelecimento das folhas pode ocorrer pelos seguintes motivos:

  • falta de água;
  • falta de nutrientes;
  • área de cultivo de flores sombreadas;
  • acidez baixa ou muito alta na panela.

Para aplicar fungicidas neste caso, não faz sentido.

Preste atenção! As condições adequadas de crescimento ajudarão a prevenir e parar o amarelecimento das folhas.

Doenças

Fusarium

Esta doença leva à deterioração da saída violeta. O motivo é o cuidado inadequado da planta. O fungo Fusarium penetra nas raízes jovens da flor e ocorre mais apodrecimento. Os pecíolos começam a ficar marrons e caem, e as raízes ficam de cor escura e não são mais capazes de segurar a planta no chão.

Para impedir o desenvolvimento de fusarium, as seguintes regras devem ser observadas:

  1. A rega não deve ser frequente e abundante.
  2. Não pese o solo no local onde as violetas crescem.
  3. Não plante a planta em um recipiente muito grande.
  4. Evite saltos repentinos de temperatura na sala com a planta.
  5. Despeje sobre a água morna.

A terapia é baseada em fungicidas e remove as partes afetadas da planta. Para prevenção, você pode derramar o violeta com uma solução de Fundazole.

Oídio

Se flocos brancos se formaram nas folhas da planta, e a planta parece um pouco empoeirada, esses são sinais claros de oídio.

Violetas internas são mais freqüentemente afetadas por esta doença. Manchas brancas derrotam os caules e as flores. Os seguintes fatores podem afetar o desenvolvimento de oídio:

  • falta de luz solar;
  • aumento da umidade na sala (acima de 60%);
  • ar frio
  • poeira e poluição da planta e vaso;
  • falta de fósforo e potássio no solo, além de excesso de nitrogênio.

Para impedir o desenvolvimento de oídio, as seguintes recomendações devem ser observadas:

  • Limpe as folhas da flor com um pano úmido;
  • a sala deve estar limpa e o ar fresco.

Se um revestimento esbranquiçado aparecer nas violetas, trate a planta com Benlat ou Fundazol. Após 1,5 semanas, repita o tratamento. Após a melhoria, é importante seguir as medidas preventivas. Para fazer isso, organize a rega com água, cuja temperatura não seja inferior à temperatura ambiente.

Você pode superar a doença com uma solução de sulfato de cobre. Despeje 5 g do produto com 200 ml de água quente. Separadamente, dissolva 10 g de sabão em 1 litro de água. Combine duas soluções. Trate a violeta 3 vezes com um intervalo de 6-7 dias.

Praga tardia

Esta doença é muito perigosa, mas surge como resultado da penetração de parasitas fúngicos no corpo da planta. Eles penetram na violeta através de microfissuras nas folhas ou nas raízes. Após o afeto com fungos, o pescoço da raiz começa a apodrecer. Você pode reconhecer a doença pela presença de manchas marrons nas folhas.

Importante! Os esporos de fungos podem viver no solo por um longo tempo, portanto a esterilização do vaso de flores continua sendo o principal estágio de prevenção.

O tratamento da praga tardia não é realizado, uma vez que a flor afetada deve ser removida e queimada. Você pode impedir o desenvolvimento da doença se criar umidade normal na sala e adicionar superfosfatos ao solo.

Podridão cinzenta

O segundo nome para a doença é botrite. Com danos a todas as partes da planta, forma-se um revestimento cinzafazendo com que o tecido violeta apodreça. A flor afetada morre rapidamente e é impossível salvá-la.

O fungo penetra na planta através do solo antigo. Portanto, para prevenção, filtre o solo com uma solução de permanganato de potássio antes de enviar a planta para ele. É necessário evitar oscilações de temperatura frequentes e acentuadas, bem como limitar a rega.

Para combater a podridão cinzenta, é eficaz o uso de remédios populares. Dissolva 10 g de mostarda em pó em 1 litro de água quente. insistir 2 dias. Dilua a solução resultante com 1 litro de água. Aplicar no tratamento de plantas doentes com um intervalo de 10 dias.

Ferrugem

Afeta a doença após a infecção por fungos da ferrugem. Os principais sintomas da ferrugem são a presença de tubérculos laranja no topo da folha. Almofadas marrons se formam por dentro. Por esse motivo, as folhas racham, morrem e caem. Os cogumelos afetam apenas as partes vivas do violeta e, para seu rápido amadurecimento, é necessária umidade.

Ajuda O regime de temperatura de 10 a 20 graus de calor pode afetar o desenvolvimento de fungos.

Para o tratamento da ferrugem, o tratamento com fungicidas, é utilizada uma solução a 1% de pó líquido ou de enxofre de Bordeaux.

Bacteriose vascular

Esta doença se faz sentir na estação quente. As folhas inferiores da flor são cobertas com muco e morrem com o tempo. Para o tratamento, esses medicamentos são usados:

  1. Fundazol.
  2. Zircão
  3. Previkur.
  4. Immunocytophyte.

Além disso, na sala para esfriar o ar e melhorar a ventilação.

As violetas começaram a definhar e machucar. O que fazer e como tratar:

Parasitas

Carrapatos

A violeta pode afetar vários tipos de carrapatos:

  • Teia de aranha vermelha. Esta praga come suco de planta. Suas dimensões são pequenas: fêmeas - 0,5 mm vermelho-púrpura, machos: 0,3 mm, vermelho vivo. O ácaro vermelho é fértil, propaga-se ativamente a temperaturas elevadas. Este inseto cobre a planta com pontos vermelhos e envolve-a na pátina. As folhas enrolam e morrem.
  • O ácaro habitual. Tamanhos de fêmeas de 0,4 a 0,6 mm, do sexo masculino - de 0,3 a 0,45 mm. Parasitas de corpo mole de forma elipsoide, possuem uma parte superior do corpo convexa e uma parte inferior plana. Alimenta-se do suco da planta, como resultado das quais as folhas são cobertas com depressões marrons.
  • Carrapato de ciclâmen. O comprimento do corpo nas fêmeas é de 0,20-0,25 mm, nos machos - cerca de 0,15 mm. O parasita é caracterizado por um corpo amarelado translúcido oval com quatro pares de patas. Ataca folhas jovens no centro da tomada. Por esse motivo, eles assumem uma forma não natural e ficam cobertos de manchas amarelas.

Essas pragas reduzem a taxa de crescimento da flor, o caule é encurtado, as folhas morrem, os brotos não abrem e são deformados. Para o tratamento, o tratamento com acaricida é utilizado com um intervalo de 7 dias.

Tratamento de violetas de um carrapato. Por que escolher talos de flores:

Andaimes e escudos falsos

Esses insetos causam grandes danos às violetas.

Para uma nota. Você pode reconhecer a derrota pela presença de manchas amarelas nas folhas.

Eles aumentam de tamanho à medida que o suco se esgota. Depois disso, a folha fica completamente amarela e cai. O crescimento violeta pára, os galhos são expostos e o mato seca.

Você pode distinguir uma crosta de uma crosta falsa pelos seguintes sinais:

  1. No topo do escudo é um escudo. Ele não se separa do inseto por dentro. É fácil determinar isso se você abrir o escudo. O parasita será anexado à planta.
  2. A viseira também tem uma forma diferente: nos insetos é plana e nos insetos falsos tem a forma de uma ervilha.

Para o tratamento, esses medicamentos são usados:

  • Actellik. Diluir 1 ampola em 1 litro de água. Trate a planta 4 vezes com um intervalo de 3 dias.
  • Fosbezid. Para tratar esses medicamentos ao ar livre, pois é tóxico. Em 10 litros de água, tome 20 ml do produto.

Tripes

Estes são pequenos "insetos" voadores. Eles têm uma cor do corpo marrom escuro. Eles se alimentam de violetas. Você pode determinar a derrota pela presença de uma cor marrom escura. Manchas marrons ou pretas também se formam. Os seguintes medicamentos são utilizados para o tratamento:

  • Fitoverm.
  • Actelik.
  • Actar.

Tripes em violetas. Lutamos com tripes:

Unhas

Estes são pequenos parasitas brancos que parecem uma lagarta. À frente, eles têm uma pequena antena visível. O tamanho das unhas não é superior a 5 mm. Eles se assentam na superfície do solo, como umidade e se multiplicam rapidamente.

Atenção! O inseto violeta não causa muito dano, mas se a lesão é maciça, prejudica as raízes.

Para o processamento, use uma solução de piretro e seque bem o solo.

Nematóides

Estes são pequenos vermes. Eles vivem no solo. Derrote o sistema radicular da planta, sugando sucos úteis. Além disso, os parasitas produzem substâncias tóxicas. Perceber a praga não é tão simples. somente durante um transplante de flores, inspecionando as raízes, você pode ver pequenos vermes.

O nematóide contribui para a presença de manchas verde-escuras nas folhas. Eles escurecem e expulsam com o tempo. As violetas afetadas pelos nematóides crescem mal, enfraquecem e não dão brotos. Não há drogas para combater parasitas. Descarte a flor no solo e trate o recipiente com uma solução de permanganato de potássio.

Verme

Este inseto é altamente móvel. Eles se movem bem em quase qualquer idade. Seu corpo é coberto com revestimento de cera branca em pó. Dimensões 3-6 mm. O inseto leva à deformação da planta, fica coberto de manchas marrom-avermelhadas. Você pode determinar a infecção com esses insetos pelo cheiro. Durante o transplante, o solo emitirá um aroma desagradável de cogumelo. Se você realizar uma inspeção mais detalhada, poderá ver os próprios vermes, que têm cotão branco.

Para o tratamento, esses medicamentos são usados:

  1. Actellik.
  2. Fitoverm.
  3. Actar.

Transplante a planta afetada em um novo substrato e remova cuidadosamente os restos do antigo.

Pulgões

Esses insetos têm uma parte bucal sugadora. Tem a aparência de uma probóscide, com a ajuda do qual o parasita perfura os tecidos superficiais das plantas e chega aos sucos. Os pulgões são brancos, pretos ou marrons. Pode ser alado e sem asas.

Nas violetas, esses insetos afetam pedúnculos, flores e brotos. Após sua influência, as folhas da planta são deformadas e desbotam.

Ajuda Se houver muitos pulgões, forma uma camada branca de líquido pegajoso nas folhas. Para tratamento, use Mospilan e Actellik.

Woodlice

Estes são pequenos parasitas terrestres de crustáceos. Na aparência, eles parecem pequenos tatus. Para sua reprodução, as seguintes condições são consideradas ideais: aumento da umidade e solo solto. Esses parasitas brancos causam danos às raízes e folhas da violeta. Eles são especialmente perigosos para plantas jovens. Os acaricidas são usados ​​para o tratamento.

Mosquitos e mosquitos

Esses parasitas são formados principalmente em terras encharcadas e maduras. Indivíduos adultos não têm nenhum problema com violetas, o que não se pode dizer sobre suas larvas. Eles rapidamente destroem o solo, traumatizam as raízes, reduzem o acesso ao oxigênio e compactam muito o solo. Para combater insetos, trate o solo com uma solução de Karbofos. Além disso, ungir a borda da panela com giz da barata e polvilhar a camada superior do solo com migalhas. Para remover adultos, use o aerossol Reid, Diclorvos.

Em caso de infecção grave do solo, substitua-o completamente na panela. Finalize o substrato com calcina no forno. Isso matará os restos ainda não decompostos das plantas, que atraem essas moscas e mosquitos. No futuro, tente não exagerar o solo.

Estufa mosca branca

Esta é uma pequena borboleta que se deposita no interior das folhas. Com o tempo, fezes de insetos são formadas nas folhas inferiores, apresentadas como uma placa brilhante. Depois de um tempo, um fungo fuligem se forma nele. Por esse motivo, todos os elementos da planta se iluminam e os brotos interrompem seu crescimento.

Para superar os parasitas, é necessária uma terapia complexa. Para fazer isso, use os seguintes medicamentos:

  • Fitoverm.
  • Akarin.
  • Actofit.

Executar o processamento com um intervalo de 7 dias.


A violeta é uma planta muito temperamental.
Deve ser cultivada por uma pessoa com uma certa experiência. O fato é que todas as doenças e pragas são formadas justamente por não conformidade com as regras da tecnologia agrícola. Mas se a lesão foi detectada a tempo, a planta ainda pode ser salva e continuar a desfrutar de sua floração exuberante e brilhante.

Deixe O Seu Comentário