As nuances de fazer um armário de drywall, dicas úteis
A versatilidade das construções de drywall é que elas podem ser ajustadas para qualquer tamanho, inclusive curvilíneo, de formato retangular irregular. Assim, você pode preencher nichos existentes, bordas de batida, colunas, barras transversais. Nesses casos, um gabinete de drywall é a melhor opção. Uma de suas principais vantagens é que ele se encaixa naturalmente em qualquer interior, pois pode ser decorado com materiais diferentes, dependendo da solução de design da sala. Armários de partição com portas falsas são muito populares, onde um dos escritórios serve como passagem para outra sala.
Ferramentas e materiais
Além dos aspectos positivos das construções de drywall, você precisa adicionar que esse tipo de produto é exclusivo, não limita sua imaginação. Pode ser feito como um elemento de suspensão, uma estrutura montada em rack, pode ser usado como uma parede falsa, uma partição. Além do uso de diferentes tipos de decorações e materiais, os armários complementam os destaques.
A questão natural é como fazer um armário de drywall com suas próprias mãos, quão difícil é. Se você tem certas habilidades e desejos, esse projeto está além do poder de não profissionais. Só é necessário aderir a uma certa sequência de regras.
Antes de prosseguir com a fabricação do produto, é necessário preparar ferramentas e materiais. Das ferramentas que você pode precisar:
- broca de martelo - para fixar estruturas em paredes de concreto ou tijolo;
- chave de fenda - para montagem de estruturas a partir de perfis e chapas de gesso;
- um moedor ou tesoura para metal - para cortar um perfil;
- faca de construção com lâminas intercambiáveis - para cortar a placa de gesso;
- prumo ou nível - para verificar a uniformidade das estruturas;
- marcador de construção;
- facas de massa de vidraceiro, pincel, rolo de primer.
Os materiais necessários são adquiridos com base em cálculos feitos de acordo com os desenhos.
Como moldura, você pode usar uma viga de madeira ou perfil de metal para drywall. Um perfil de metal é preferível, pois foi projetado especificamente para este material, não seca, não encolhe. Além disso, uma árvore, se não for de qualidade seca, pode "liderar".
Para fazer um gabinete de drywall, você precisará de:
- dois tipos de perfil - os armários de drywall são feitos de perfil de rack. Difere da parede por ser mais durável, suportar cargas aumentadas. Paredes interiores, são feitas divisórias:
- perfil de guia metálico, a marcação PN (UW) é uma tira em forma de U com uma largura de 42 a 150 mm. Para fazer um armário na parede de drywall, basta uma largura de 50, 75, 100 mm. Nível padrão: 2, 3, 4 metros;
- perfil do rack: marcação PS (CW) - também possui formato em U, mas pequenos reforços são dobrados nas extremidades. Ele foi projetado para colunas verticais e deve ter a mesma largura que os trilhos. Tamanhos padrão: 2, 4 metros (40, 50 mm de espessura). A partir do perfil de metal montado em rack, também são feitos jumpers transversais;
- folhas de drywall;
- material de montagem, cavilhas, parafusos;
- foice em malha, canto perfurado;
- massa dura, começando e terminando, primer.
Outra questão que preocupa aqueles que decidiram fabricar móveis por conta própria é se ele pode ser pendurado, bem como pendurar um armário no drywall. As folhas GKL são bastante finas (12,5 mm); o carregamento de um perfil adicional também não é totalmente razoável. Com base nisso, nos armários de drywall, sua fixação deve ser feita na parede principal de suporte, usando uma broca de martelo e cavilhas.
Para entender como corrigir o perfil, primeiro você deve se familiarizar com todas as etapas do trabalho. Primeiro, um orifício na parede é feito com um perfurador, através do drywall, depois a barra guia é fixada.
Outro ponto que vale a pena prestar atenção. Ao decidir qual sistema equipar um gabinete, com portas ou compartimentos, é melhor dar preferência aos sistemas deslizantes. Loops com dobradiças soltam as guias, com o tempo elas podem ser deformadas e as folhas da porta cedem. É possível usar portas de batente, mas é necessário reforçar o perfil do rack com uma viga de madeira. Você precisa pendurá-los apenas nesses lugares. Outro argumento a favor dos sistemas de cupê é que eles parecem mais esteticamente agradáveis no interior, não bloqueiam o espaço.
As ferramentasDesenho do produto
Fazer até um armário pequeno sem um desenho é muito problemático. Antes de comprar o material e começar a fabricar, você precisa desenvolver um desenho do futuro modelo em detalhes.
Para fazer isso, você deve:
- faça uma medição do local onde planeja colocar o gabinete;
- transferir medidas para o desenho na escala selecionada. É melhor usar papel pautado para esses fins;
- Faça um esboço do armário estritamente em tamanho. Nesse caso, é necessário levar em consideração a largura do perfil (50, 75 mm) e a espessura da chapa GKL (parede padrão 12,5 mm, teto 9 mm). A espessura das prateleiras é calculada da mesma maneira.
Depois que o esboço com as dimensões estiver pronto, faça o cálculo dos materiais. Para fazer isso, você precisa saber que o perfil da guia está preso ao chão, paredes de sustentação, teto. O rack é inserido verticalmente, o passo entre o perfil é de 20 a 40 cm, a folga mais ideal é 30 cm. Ao calcular o drywall, lembre-se de que todas as superfícies estão revestidas dos dois lados. Após o cálculo do material, você pode prosseguir para a instalação.
Montagem de estrutura
Comece a fabricar com uma marcação. Este é um ponto importante, pois todo o produto futuro depende de sua exatidão; portanto, é melhor verificar as marcações várias vezes usando a linha de prumo nivelada.
A sequência de instalação é a seguinte:
- O perfil da guia é montado primeiro. Ao redor do perímetro, do lado de dentro, uma fita de amortecedor é presa a ele. Servirá como um amortecedor para o metal, absorve sons, compensa possíveis encolhimentos da estrutura. Lembramos que o rack de guia não está preso à parede da placa de gesso, mas ao suporte. Eles começam no chão, depois se duplicam no teto, fixam na parede e depois conectam as prateleiras;
- após a instalação das guias, exponha o perfil do rack;
- Na próxima etapa, a instalação dos jumpers, eles são montados de acordo com o desenho.
Se necessário, racks e jumpers, que sofrerão aumento de carga, são adicionalmente reforçados com uma viga de madeira. Você pode instalar um perfil duplo inserindo um no outro com o lado oco. Uma estrutura fixada dessa maneira será mais estável, menos sujeita a possíveis deformações. Cada etapa do trabalho é verificada por nível, ângulo.
Configurando a base para paredes do gabineteCorte para dimensionar as barras que serão localizadas na base da parte superior e inferior do gabineteMarque os pontos de fixação da parte superior do gabineteInstale a placa de montagem superiorIntrodução aos parafusosInstalando o quadro para o gabineteObserve que, se as portas dos cupês estiverem planejadas, primeiro será necessário adquirir um sistema deslizante ou decidir sobre o modelo, pois é necessário preparar um local para o mecanismo de guia de acordo com o tamanho.
Revestimento e acabamento de drywall
O próximo estágio é o corte e fixação do drywall. Para fazer isso, você precisa criar peças de tamanho, com base em um design já acabado. A sequência do trabalho é a seguinte:
- marque a folha, faça incisões com uma faca de construção e quebre a placa. Você pode usar uma serra especial. Como fixar uma folha cortada em um perfil - para isso, use os parafusos autorroscantes 2 (2,5); 4 (4,5) cm e uma chave de fenda. Os prendedores devem entrar estritamente no perfil de metal;
- então você precisa corrigir os cantos de um canto perfurado de metal. Para esses fins, use massa inicial;
- o próximo passo é selar as costuras com uma fita serpentina. Faça isso em duas etapas. Primeiro, misture bem as costuras com uma pequena espátula. Deixe a camada secar. Depois fecho as juntas com uma serpyanka na massa. Antes de aplicar cada uma das camadas, as costuras são completamente preparadas e deixadas secar;
- as superfícies restantes são massa de vidraceiro na seguinte sequência: são preparadas, dado o tempo para secar, uma camada de massa de vidraceiro é aplicada e moída com uma espátula. Deve haver pelo menos duas camadas de massa (início e fim), de preferência três (duas iniciações, uma finalização);
- somente depois disso você poderá começar a decoração decorativa: pintura, papel de parede, aplicação de gesso texturizado e outros tipos de materiais de acabamento.
Geralmente, eles usam uma versão combinada de armários, o perímetro é feito de drywall e o preenchimento interno da placa laminada. Tais projetos são justificados. O laminado está perfeitamente preso às prateleiras do perfil. O processo de fabricação é simplificado, já que o mais difícil, na construção do gesso, é a prateleira. Além disso, eles ficam bastante grossos. Cortar e instalar um laminado é muito mais fácil.
Layout de drywallSeção de drywall com um raiserMarcação de linha de corteFixação de painéis de drywallAparafusarEstruturas articuladas
Agora aprendemos a pendurar um armário na parede de gesso cartonado. As estruturas montadas são montadas da seguinte maneira:
- faça marcações na parede de acordo com o desenho;
- depois, a partir do trilho-guia do teto, a estrutura é montada de acordo com o esquema: perfil do teto, parede vertical, racks laterais e conexões inferiores;
- a tira de conexão inferior está emparelhada: um perfil serve para conexões horizontais. O segundo, anexado à superfície lateral para conexão vertical;
- Para que o quadro fique estável, são instalados racks verticais. Eles são inseridos no perfil de guia superior anexado à parede lateral;
- pontes horizontais são inseridas no perfil metálico abaixo, com passo igual à vertical (perpendicular a ele). Agora, o quadro adquiriu rigidez suficiente para montar o drywall nele.
Para pendurar o gabinete na parede do drywall, todas as guias são montadas nas buchas nos tetos e nas paredes. Sabendo pendurar um armário, você pode fazer o trabalho facilmente anexando com segurança a estrutura à parede.
Nuances de trabalho, dependendo do tipo de construção
A variedade de tipos de armários de drywall é explicada pela versatilidade deste material. Com ele, você pode realizar qualquer fantasia de design, por exemplo, com uma lareira falsa embutida de vidro, que será vista de duas salas. Fotos desse tipo de partição para lareira podem ser encontradas nas apresentações de projetos dos principais designers.
Aqui estão algumas das opções:
- estruturas curvilíneas com seções abertas e fechadas. Para sua fabricação, use drywall em arco, que dobra;
- seções angulares de vários tipos: côncavo, convexo, diagonal;
- estruturas com dobradiças, elas parecem muito impressionantes no interior, combinadas com luzes;
- outro truque não convencional são as janelas falsas. Se houver uma sala suficientemente grande com uma janela, ela poderá ser particionada com um armário de gesso cartonado com uma inserção de vidro, com uma luz de fundo que imita uma janela;
- guarda-roupas espaçosos são feitos de gesso, onde o sistema deslizante imita uma parede falsa de forma que ele se funda literalmente com a sala.
Os exemplos de construções fornecidos acima indicam que você pode realizar qualquer imaginação e transformar a sala usando um gabinete de drywall. Obviamente, projetos mais complexos exigem certas habilidades para trabalhar com esse material. Produtos simples, se desejado e perseverança, podem ser feitos com suas próprias mãos. O principal é cumprir as recomendações e atravessar a barreira psicológica de uma possível falha. Se for bem-sucedido, esse produto será motivo de orgulho, decoração bonita e móveis práticos.