Uma maneira simples de propagar sansevieria monofônica - folha

Sansevieria é uma das plantas de casa mais famosas, não apenas em nosso país, mas também no mundo. As pessoas costumam chamá-la de "língua da sogra", "cauda de lúcio" devido ao formato de suas folhas.

Mas nem todos os cultivadores de flores sabem que as folhas de Sansevieria podem ser facilmente propagadas.

No artigo, vamos contar. qual folha é melhor escolher para a propagação das plantas e quais nuances devem ser levadas em consideração ao plantar as mudas.

Quando é melhor propagar com mais precisão?

A primavera é a época mais favorável do ano para a reprodução de qualquer planta. Sansevieria não é excepção. Na primavera, todos os processos metabólicos nela começam a prosseguir em um ritmo acelerado, de modo que o processo de enraizamento será mais rápido e mais favorável.

Note-se que a língua da sogra é uma planta tão despretensiosa que, em princípio, pode ser propagada com sucesso em qualquer época do ano. Especialmente se o motivo da criação foram medidas de emergência para salvar a Sansevieria moribunda: o sistema radicular começou a apodrecer, a flor caiu e quebrou, etc.

No inverno, a criação não é recomendada, como é difícil fornecer à nova planta as condições necessárias para o seu enraizamento, e os processos metabólicos são mais lentos: a planta ficará doente por muito tempo, é possível que ela não crie raízes.

Preparação do solo

O solo para o plantio sem sementes deve ser solto, permeável, não pesado. É melhor usar um substrato de solo pronto para suculentas, comprado em uma loja de flores.

Você pode preparar a mistura do solo para a cauda de pique:

  1. A composição deve incluir os seguintes componentes: folha, solo turfado, húmus, areia em uma proporção de 2: 2: 1: 1, você pode adicionar um pouco de carvão.
  2. Outra receita: 4 partes de relva e 2 partes de terra arborizada, 1 parte de areia são misturadas. Você pode adicionar alguns fertilizantes orgânicos, como turfa, à composição.

Qual vaso é adequado?

Material

Para sansevieria, uma panela de barro ou cerâmica é considerada a mais adequada. A argila é uma substância ecológica, possui excelente respirabilidade, proporcionando acesso ao ar pelas raízes, absorve bem a umidade, como uma drenagem adicional. Panelas de barro e cerâmica são bastante estáveis, e esse é um fator importante para uma planta alta como a língua da sogra. Além disso, os recipientes de argila e cerâmica são fortes, eles podem suportar a pressão das poderosas raízes da sansevieria nas paredes.

Atenção! A panela deve ter orifícios no fundo para drenar o excesso de água, e o fundo da panela deve necessariamente cobrir a camada de drenagem, que pode ser usada argila expandida, tijolos quebrados, seixos.

Tamanho

A língua da sogra se sente mais confortável em pequenos recipientes: em uma posição apertada, é mais provável que a planta produza flores.

É importante que o pote seja raso, mas largo, à medida que as raízes desta planta crescem em largura.

Como escolher um talo de folhas?

Uma folha é usada na tomada, que já floresceu e não libera mais folhas novas. Na maioria das vezes, a folha de baixo é tirada. Deve ser saudável, sem danos e falhas visíveis.

Quais nuances devem ser consideradas?

Uma folha de sansevieria é cortada perpendicularmente às veias em pedaços de 5-15 cm cada. É necessário anotar ou lembrar onde cada fragmento tem o topo e o fundo. Ao enraizar, mergulhe o pedúnculo na água ou no solo e deve ser apenas a parte inferior, levando em consideração a direção do movimento dos sucos das plantas. Se essa nuance não for levada em consideração, o caule não dará raízes.

O número de folhas cortadas depende de quantas cópias de plantas jovens você precisa obter. Um número maior de folhas aumenta a probabilidade de o produto das mudas ter sucesso: se mesmo alguns pecíolos não se enraizarem, a massa ainda começará as raízes.

Desembarque em casa na água

  1. Prepare tudo o que você precisa: um recipiente com água, tesoura afiada, uma folha de sansevieria, a droga "Kornevin".
  2. Corte a folha em vários fragmentos, marque as partes superior e inferior de cada segmento (você pode usar uma caneta esferográfica simples).
  3. No recipiente (de preferência transparente para melhor monitorar o estado das raízes produzidas) com água, adicione um pouco de preparação "Kornevin".
  4. Cada um dos pecíolos de uma cauda de lúcio deve ser baixado na água, seguindo estritamente a regra: apenas a parte inferior é imersa no líquido.
  5. Após cada um dos fragmentos ter expelido as raízes, eles devem ser plantados em vasos com o solo.
Ajuda! Em média, o enraizamento com pecíolos da língua da sogra na água ocorre dentro de 2 a 3 meses.

Como plantar no chão?

  1. Prepare todas as ferramentas e o que será necessário ao plantar: um recipiente (de preferência plano e largo), solo (perlita, areia), Kornevin, uma espátula, tesoura, um regador com água (sobre o que deve ser o solo para sansevieria, nós conversamos aqui).
  2. Corte a folha em várias partes, marque a parte superior e inferior de cada segmento (você pode usar uma caneta esferográfica simples).
  3. As estacas resultantes devem ser levemente secas por várias horas.
  4. Preste atenção aos fragmentos, siga rigorosamente a regra básica: a parte inferior do cabo está enterrada no chão.
  5. Cada parte inferior dos fragmentos deve ser tratada com Kornevin.
  6. Despeje areia ou outro material de enchimento no recipiente, faça sulcos com cerca de 3 cm de comprimento.
  7. Em cada uma das ranhuras, plante as estacas aprofundando cada uma em um ângulo de 45 graus por um terço (profundidade de plantio - cerca de 1,5 a 2 cm). A distância entre as estacas é de 2 a 3 cm.
  8. Para se proteger contra doenças, as estacas precisam ser pulverizadas com fungicida (quais doenças e pragas podem destruir sansevieria e como ajudar a planta afetada, leia aqui).
  9. Assim que as raízes aparecerem, a planta deve ser transplantada para um vaso individual com o solo (leia mais sobre as regras para o transplante de sansevieria aqui).

O enraizamento geralmente ocorre após 1,5 a 2 meses. E após 7-8 meses, a sansevieria plantada no solo dará novos rebentos.

É indesejável fazer uma estufa, uma vez que o aumento da umidade pode contribuir para a deterioração das estacas.

Deslocalização da cauda de pique em tempo quente para um canteiro de flores

Sansevieria se sente confortável em campo aberto. Cresce bem ao sol e à sombra, não requer transplante frequente, tolera correntes de ar, rega rara e até muito rara. Alguns cultivadores de flores, especialmente, a ameaça de geadas da primavera mal desaparece, eles transplantam a planta para um canteiro de flores para que "cure" lá: as folhas ganharam força, a cor ficou mais brilhante e, finalmente, o pedúnculo foi liberado.

Como fazer:

  1. Desenterre ligeiramente a terra no canteiro, saturando-a com oxigênio. Você pode adicionar um pouco de areia, turfa, húmus ao solo.
  2. Cavar um buraco no chão, cuja profundidade corresponderá à altura da panela em que a sansevieria cresceu.
  3. Despeje o buraco e a flor na panela.
  4. Remova cuidadosamente a planta junto com o pedaço de terra e, sem sacudir o substrato, transfira-a para o buraco.
  5. Cubra os vazios restantes com o solo, demorando um pouco.
  6. Durante o verão, é sistematicamente necessário afrouxar o solo ao redor da cauda do pique, fertilizar e regar - à medida que a camada superior do solo seca.
  7. Assim que o outono começa, a temperatura cai para + 17C - + 18C, a planta deve ser regada abundantemente.
  8. Cavar cuidadosamente sansevieria do chão: muito provavelmente, o sistema radicular cresceu rapidamente durante o verão, então você precisará transplantar a flor em um vaso maior.
  9. O plantio em uma panela é realizado da maneira usual.
  10. A flor na panela é levada primeiro para a varanda ou varanda e depois de 3 dias para o apartamento ou a casa.

Foto

Veja como está linda a cauda de lúcio no canteiro:



Cuidar de mudas jovens

Se a reprodução de sansevieria foi realizada dividindo a folha, depois de imergir as estacas no solo, elas precisam ser regadas (para detalhes sobre os métodos de reprodução da cauda de lúcio, veja aqui). Então é necessário regar as plantas futuras com moderação, tendo em mente que a língua da sogra é suculenta. A temperatura recomendada para manter o recipiente com pecíolos é de + 20 ° C a + 22 ° C. É nessa temperatura que o enraizamento é mais rápido e mais eficiente. Sansevieria adora muita luz difusa, mas a luz direta do sol deve ser evitada nos pecíolos.

O que fazer se a planta não enraizar?

Apesar do fato de o Sansevier ser muito despretensioso ao sair, alguns segmentos ainda enraizados não se enraízam. Qual o motivo? Como regra, a rega excessiva é culpada disso, como resultado da qual a ponta do caule pode apodrecer após o plantio. Você pode tentar corrigir a situação fazendo o seguinte: pegue o pedúnculo do chão, corte a ponta deteriorada, murcha ao ar livre, trate-o com “Kornevin” e torça novamente. Você também deve ajustar o esquema de irrigação para que uma situação semelhante não aconteça novamente.

Mesmo um cultivador iniciante pode propagar uma planta favorita dessa maneira. Mas é importante não esquecer os cuidados adequados para a sansevieria, para que por mais de um ano as plantas jovens e velhas adornem o interior do apartamento ou o design do canteiro de flores com sua forma original.

Deixe O Seu Comentário