Como é realizado o cuidado fúcsia em casa? Características do plantio e cultivo
É raro qualquer cultivador permanecer indiferente ao ver uma flor tão bonita como a fúcsia. Esta é uma flor muito bonita e externamente incomum. Atrai os olhos dos transeuntes e agrada à anfitriã com sua floração.
Crescer e cuidar em casa desta planta não causará dificuldades ou dificuldades particulares, mesmo para jardineiros iniciantes, e levará mais de um ano para agradar sua floração brilhante e variada.
No artigo, falaremos em detalhes sobre o cuidado com essas flores de interior. Também prestaremos atenção às peculiaridades de sua reprodução.
Como cuidar?
Ao cultivar fúcsia em casa, é necessário ser guiado por certas regras e criar condições confortáveis que proporcionem à planta uma vida longa, agradável com uma floração longa e exuberante.
Então, como cuidar dessa flor para que ela floresça?
Em detalhes sobre os meandros e nuances do cultivo de fúcsia e do cuidado com ele em casa, falamos sobre este artigo.
Seleção do pote
Qual o tamanho do pote? Não plante fúcsia imediatamente em uma panela grande. Ela não tolera espaço excessivo, mas também não tolera aglomeração. Começando a crescer a partir de uma pequena sessão, você deve escolher um prato pequeno do tamanho de um copo de plástico. À medida que a flor cresce e seu sistema radicular cresce, ela deve ser transplantada para uma panela mais solta.
AJUDA! Para o plantio de fúcsia, os vasos de plástico com grandes orifícios de drenagem são mais adequados. Panelas de barro também são adequadas, mas seu uso exigirá regas mais frequentes, pois a água nelas evapora não apenas da superfície do solo, mas também através das paredes.A composição do solo e suas proporções
Um critério importante ao escolher o solo para o plantio de fúcsia é a capacidade de passar o ar para o sistema radicular, que deve ser bastante solto. Que tipo de terra ele gosta? Para fúcsia, levemente ácido, com um nível de pH não superior a 6,0, é adequado para o solo universal. Deve ser semelhante a plantas de interior e conter turfa, cinzas e areia.Também é possível preparar você mesmo uma mistura de barro, basta observar as seguintes proporções:
- solo frondoso, turfa, areia (3: 2: 1);
- grama, adubo, húmus (2: 1: 1).
Para que as raízes das plantas não apodreçam, é necessário o uso de drenagem, o que garantirá a ausência de estagnação da água. Para isso, pequenas pedras, argila expandida ou tijolo quebrado podem ser adequados.
Humidade do ar
Na sala onde o fúcsia crescerá, é necessário definir o nível de umidade entre 40 e 60%. Durante o período de crescimento ativo, a planta precisará de hidratação adicional. Isso pode ser alcançado pulverizando as folhas do spray duas vezes por dia - de manhã e à noite. Nesse caso, preste atenção ao fato de que a luz solar direta não cai sobre a flor, o que pode causar queimaduras.
O que fazer com uma flor no outono e inverno (como manter a fúcsia no inverno no porão e no apartamento, leia aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá se é possível cortar a sarça durante o inverno e como executar o procedimento)? Definitivamente, não é necessário pulverizar, mas, para manter a umidade ideal, você pode usar um recipiente de água instalado ao lado da panela.
Iluminação e localização
A colocação mais correta de uma panela com fúcsia será em quartos localizados no lado sudoeste ou leste. Tendo colocado a planta dentro de casa, no lado sul, vale a pena instalar o vaso não no parapeito da janela, mas em uma mesa ou prateleira ao lado da janela, protegendo-a da luz direta do sol. Colocando fúcsia perto da janela no lado norte, vale a pena estar preparado para o fato de que a planta florescerá mais fraca e se estenderá mais. Rascunhos em fúcsia podem levar à queda de suas folhas e brotos.
Importante! Durante a formação, desabrochar e desabrochar dos brotos, em nenhum caso você deve reorganizar a panela com um arbusto, pois isso pode levar à queda de todas as flores e brotos.Fúcsia é uma flor que ama a luz, mas prefere luz difusa suave. Transfere o sol da manhã e da noite sem consequências, mas vale a pena protegê-lo dos raios quentes do sol durante o dia, cobrindo a panela ou ocultando a janela.
Modo de temperatura
O fúcsia é uma planta bastante exigente em relação à temperatura do ar. Durante o período de crescimento ativo e floração, a planta prefere ser quente, no verão e na primavera se tornará 18-25 graus Celsius, mas é muito importante que a temperatura não exceda 30 graus, caso contrário, isso pode levar ao murchamento das folhas, brotos e flores.
No inverno, a fúcsia entra em estado de repouso, durante esse período uma temperatura confortável se torna de 10 a 12 graus. Em um apartamento, um vaso com uma planta pode ser colocado em uma varanda isolada, onde a temperatura não cai abaixo de 3 graus.
Rega
A rega adequada e oportuna é a principal condição para o cultivo de fúcsia. A quantidade de umidade necessária e a frequência da rega dependem da época do ano e da condição em que a planta está localizada.
No inverno, quando o fúcsia está em repouso, deve ser regado não mais do que 2-3 vezes por mês, desde que esteja em local fresco. Se a flor hibernar à temperatura ambiente, a quantidade de rega deve ser aumentada para 3-4 vezes por mês. Com o início da primavera e até o outono, quando a fúcsia passa para a estação de crescimento, é necessário fornecer rega regular abundante, evitando a estagnação da água perto das raízes, o que pode levar à deterioração e morte da planta.
As plantas com flores precisam mais de água. Ao regar fúcsia, vale a pena usar água fervida quente, sem a presença de impurezas de cloro.
Agora você sabe como salvar o fúcsia. Basta criar as condições apropriadas para isso.
Fertilizantes
Nós lhe diremos como alimentar o fúcsia para florescer abundantemente.
Para alcançar uma flor magnífica e bonita, durante a estação de crescimento, o fúcsia deve ser regularmente fornecido com fertilizantes.
Quais elementos devem ser complementados com:
- As plantas jovens precisam de fertilizantes ricos em nitrogênio, o que contribui para o rápido crescimento e aquisição de uma cor verde brilhante.
- Uma planta adulta deve ser fertilizada com fertilizantes contendo potássio e fósforo, proporcionando uma floração abundante e exuberante.
Os fertilizantes orgânicos também são adequados para fúcsia, mas, no entanto, devem ser alternados com minerais. Antes de fertilizar, você precisa ter certeza de que o solo da panela está bastante úmido. Os produtores experientes são aconselhados a fertilizar a cada 2 semanas. Caso contrário, a pesquisa exaustiva com fertilizantes pode levar ao crescimento excessivo de folhas, mas as flores nele se tornarão uma raridade.
IMPORTANTE! No inverno, quando a planta está em repouso, o uso de fertilizantes deve ser interrompido.Você não pode usar cobertura para as seguintes fúcsia:
- Plantas doentes.
- Mudas jovens, nas quais o sistema radicular ainda não está totalmente formado.
Foto
Na foto, você pode ver como é o fúcsia.
Se a flor cresce no jardim
O cuidado com o fúcsia pode variar um pouco, dependendo de onde foi decidido cultivá-lo: em casa, em uma panela ou no jardim, ao ar livre. Criar condições confortáveis no jardim é tão importante quanto cultivar uma casa em uma panela.
Um critério importante para o cultivo de fúcsia no jardim é a escolha do local de plantio. Ao contrário da criação em casa, não será possível transferir ou reorganizar a flor no jardim. Portanto, você deve escolher imediatamente os cantos calmos e bem iluminados do jardim, com umidade suficiente, protegidos da luz solar direta.
Em detalhes sobre o cultivo de fúcsia no jardim e os cuidados subsequentes com a flor, falamos neste artigo.
Crescendo
A fim de garantir uma vida longa e bonita à planta, é necessário não apenas fornecer os cuidados adequados, mas também realizar alguns procedimentos importantes ao longo do ano.
Reprodução
O fúcsia se propaga de três maneiras:
- As sementes Basicamente, este método é adequado para criadores, pois consome bastante tempo. Sua principal condição é a polinização artificial da planta mãe.
- Estacas (propagação por sucatas). É necessário separar as mudas jovens de 10 a 20 cm da planta, remover as folhas inferiores, colocar as mudas na água e cobrir com uma garrafa ou saco. Após o aparecimento das raízes, cerca de 5-10 dias, você pode plantar no solo preparado.
- Folhas. Uma folha com uma perna sai da planta, colocada no chão, deve ser regularmente pulverizada com água. Após 1 a 1,5 meses, brotos aparecerão no local de corte, após o que a pulverização poderá ser interrompida.
Detalhes sobre a melhor forma de plantar uma flor - sementes ou estacas, leia este artigo.
Transplante
O cultivo fúcsia inclui o transplante anual de uma planta em um vaso maior, o que garante seu desenvolvimento e obtenção de mudas para propagação.
Como se formar? A planta é transplantada para um novo vaso por transbordo. Com muito cuidado, tentando não danificar o sistema radicular.
Ao longo das bordas da panela, eles necessariamente enchem um novo solo e regam abundantemente. Deixe o fúcsia regado em um peitoril da janela sem luz solar direta.
Leia mais sobre como transplantar fúcsia em nosso material.
Doença
O fúcsia tem uma imunidade bastante forte a várias doenças e ataques de pragas. Se as condições de cultivo não forem observadas, a fúcsia fica doente:
- Folhagem caindo. Os motivos são falta de luz, água ou excesso de ar seco.
- Flores caindo. Ocorre com rega irregular, bem como a localização da panela no lado ensolarado.
- Listras amarelas e manchas marrons na folhagem. Eles são uma conseqüência do alagamento no inverno. Se você quer saber como cuidar de fúcsia no inverno, lembre-se: ele não tolera transbordamento
- Curto período de floração. Vários fatores podem afetar: falta de luz, fertilizantes, umidade, um ambiente muito quente.
A fúcsia é uma flor bastante despretensiosa para criação em casa, mas ao cultivá-la, você não deve ignorar certos fatores. Criando condições confortáveis de temperatura, rega, iluminação, fertilizantes para essa beleza, não há dúvida de que a fúcsia será o orgulho dos proprietários e agradecerá a floração exuberante e brilhante.