Dicas de jardineiros experientes: como transplantar uma orquídea em outro vaso?
Mais cedo ou mais tarde, qualquer produtor deve lidar com transplantes de plantas. Também é importante para a saúde, como regar, iluminar e cuidar.
Para transplantar uma orquídea em outro vaso em casa, você deve primeiro selecioná-la corretamente e conhecer as sutilezas do próprio processo de transplante.
É necessário transplantar a planta em um vaso maior, é possível transplantar, por exemplo, em um recipiente de vidro ou, melhor ainda, em um vaso opaco? Vamos aprender sobre isso no artigo.
Preciso mudar de um vaso pequeno para um grande?
Os transplantes são geralmente realizados uma vez por ano. e o melhor momento para isso é primavera. A flor precisa ser replantada, porque cresce, cresce em tamanho e fica lotada na panela velha. Além disso, o solo está esgotado e precisa ser substituído, uma vez que a planta extrai microelementos úteis para suas funções vitais.
Portanto, se a planta não é transplantada há vários anos, ou cresce e suas raízes saem dos orifícios de drenagem, é necessário transplantar em outro vaso, maior que o anterior.
Conselhos! Se a planta murchar e florescer mal, talvez ele precise substituir o solo, para que você possa transplantá-lo para uma panela velha.Como escolher a capacidade certa para a flor?
Ao escolher um vaso, deve-se ter em mente que a maioria das orquídeas são epífitas, ou litófitas, que não gostam do alagamento das raízes. Portanto, o vaso para orquídeas não é tanto um recipiente para as raízes, mas um suporte. Se você deseja um efeito decorativo, pode colocar a panela em uma panela, isso dará à bela planta ainda mais atratividade.
O que procurar?
Pote de orquídea deve fornecer:
- vazão suficiente de umidade;
- acesso aéreo ao sistema radicular e ao solo;
- remoção segura para posterior transplante.
Portanto, ao escolher, é necessário prestar atenção aos recipientes com um grande número de orifícios de drenagem e é desejável que eles estejam presentes em suas paredes laterais. E também naqueles em que a altura do recipiente é igual à largura, de modo que a flor que cresce e se mexe não se vira com o recipiente. Obviamente, você precisa de um vaso com tamanho adequado para caber no sistema radicular da planta.
Ajuda! Quanto ao material, os vasos são de barro, vidro e plástico.Os vasos de vidro são bons para os tipos de orquídeas cujas raízes participam da fotossíntese, pois os raios do sol penetram bem no sistema radicular. Mas potes de vidro podem ter apenas um ou mais orifícios de drenagem, e isso pode levar à estagnação da umidade.
Panelas de barro não devem ser tomadas, uma vez que os rizomas estão firmemente presos à superfície áspera da cerâmica, como resultado de possíveis lesões durante o transplante subsequente. Eles também não têm acesso às raízes do sol. Mas também existem vantagens de tais vasos - eles são permeáveis à água e ao ar, a umidade neles é distribuída uniformemente e não estagna.
O pote mais adequado e comum é o plástico. Eles vêm em qualquer cor e sabor e, para as orquídeas, você pode escolher um transparente. Também é bom que eles tenham vários orifícios de drenagem no fundo e, se estiverem faltando, o proprietário da flor poderá fazer a quantidade necessária sem causar danos à planta e ao vaso.
Instruções de transplante passo a passo
Não basta escolher um vaso adequado, você ainda precisa transplantar adequadamente sem prejudicar a planta. Independentemente de qual capacidade e tamanho (maior ou menor que o anterior) a flor é transplantada, é necessário seguir as mesmas regras e etapas ao transplantar.
Primeiro você precisa preparar o inventário necessário:
- Um vaso de volume maior ou menor, dependendo da finalidade do transplante e do tipo de flor.
- Taz.
- Substrato.
- Drenagem (argila expandida, estilhaços de cerâmica).
- Tesouras ou podadores higienizados.
- Anti-séptico (carvão vegetal ou carvão ativado).
- Moss Sphagnum.
- Stick para empurrar o substrato entre as raízes.
- O suporte do pedúnculo.
- Fitosporina para realizar profilaxia fúngica.
Em seguida, a própria planta é preparada para transplante:
- Você precisa retirar cuidadosamente a orquídea. Para fazer isso, segure a planta na base do caule e a panela de cabeça para baixo.
- Para remover o substrato residual, basta esmagá-lo ou enxaguar com água.
- Inspecione as raízes e na presença de remoção seca ou podre. Também corte pedúnculos velhos e folhas amareladas.
- Mergulhe as raízes em uma solução de Fitosporin por 30-40 minutos.
- Secamos as raízes no ar por várias horas.
- Processamos os locais das fatias com um anti-séptico previamente preparado.
Depois de preparar a flor de acordo com as instruções, você pode prosseguir com o plantio:
- No fundo da panela, coloque a drenagem com uma camada de 2-4 cm.
- Coloque a flor no centro do recipiente, se houver pedúnculos, temos um suporte para eles nas proximidades.
- É necessário preencher as raízes com um substrato, empurrando-o com um pau entre as raízes.
- Depois de encher a panela, coloque o esfagno por cima.
Problemas e dificuldades
- Acontece que as raízes crescem e a planta não pode ser removida com cuidado; portanto, se o vaso de plástico precisar ser cortado com cuidado.
- Outra dificuldade é que as raízes da orquídea são muito frágeis e fáceis de quebrar, danificando a planta.
- Também acontece frequentemente que o sistema raiz está tão fortemente entrelaçado que não funciona para remover o substrato antigo. Portanto, nesse caso, você precisa mover o pedaço de terra para uma panela maior e adicionar um novo substrato.
Cuidados com as plantas
Cuidar de uma flor após um transplante não é muito diferente do atendimento normal.
- Uma flor saudável pode ser regada imediatamente. Mas se você cortar muitas raízes inutilizáveis, é aconselhável pulverizar as folhas com água.
- Além disso, a princípio, ele deve ser colocado em um local sombreado, não quente, protegido de correntes de ar.
- Após 10-14 dias, pode ser colocado em condições normais.
Vídeos relacionados
Conclusão
A orquídea é uma flor muito mimada, que requer condições especiais de manutenção. A seleção de um vaso para plantar uma flor é bastante significativa. Se você escolher a capacidade errada, a planta poderá parar de florescer ou até murchar. Mas, sujeita a todas as regras necessárias para transplantar e escolher um vaso, sua orquídea crescerá e encantará os olhos com sua beleza.