O que fazer se o ciclâmen desaparecer e por que isso acontece?
O cíclame é uma bela flor de interior. A folhagem da planta é escura e estampada e, durante a floração, produz flores grandes e brilhantes, o que agradará especialmente os amadores de jardinagem em casa nos dias de inverno.
Uma vez que é precisamente no período outono-inverno que as violetas alpinas começam a florescer. Cuidar do ciclâmen não é fácil. Às vezes murcha, e testemunha disso são as folhas retorcidas amareladas da flor. O que fazer para manter o Cyclamen sempre florescendo e saudável? Isso pode ser encontrado abaixo.
Descrição da planta
A flor cresce em arbustos, cada um com 30 cm de altura, outras variedades são um pouco menores, altura 15 cm e folhas verde-escuras em forma de coração ou arredondadas. As cores suculentas e ricas das folhas combinam bem com pecíolos avermelhados.
AJUDA! Criadores estão desenvolvendo outras variedades de ciclâmen. Eles são ainda mais bonitos do que antes, têm uma cor brilhante. As flores são vermelhas, rosa, laranja, heterogêneo, roxo.Recursos de crescimento
Como planta doméstica, dois tipos de ciclâmen são usados com mais freqüência - europeu e persa. Para cultivar qualquer um deles, você precisa trabalhar duro, pois o violeta alpino é muito exigente. Freqüentemente, os cultivadores iniciantes reclamam que a flor rapidamente fica amarela e desbota. Para impedir que isso aconteça, você precisa saber sobre como cuidar da planta desde o início, ou seja, escolhendo uma flor ao comprá-la.
Primeiro, observe atentamente os tubérculos. Eles não devem ser danificados e apodrecer, devem ser lisos e as folhas são brilhantes e brilhantes. Se a folhagem do ciclâmen é lenta ou seca, isso indica uma doença das flores. Portanto, compre uma flor no outono, quando já houver floração e você poderá determinar se a planta é saudável.
Trazendo uma flor para casa, você deve ser capaz de cuidar adequadamente dela. Caso contrário, perderá a aparência anterior, as folhas começarão a ficar amarelas ou desbotadas. Um papel importante é desempenhado pelo regime de temperatura na sala. Portanto, se você observar as bordas amareladas das folhas, o ar na sala com a flor está muito seco. Então você precisa aumentar a umidade na sala.
Para uma flor, a temperatura mais confortável é 17 ºС, não mais. O violeta alpino não tolera luz solar direta ou falta de umidade. Esses fatores afetam as inflorescências, a floração se torna rara e não tão magnífica. Se a rega for regular e com cobertura frequente, o ciclâmen irá deliciar-se com suas flores repetidas vezes.
Por que existem problemas com folhas e flores?
A flor pode ter uma aparência prejudicial pelo fato de as folhas e inflorescências desaparecerem. Sempre há razões para isso.
As folhas podem desaparecer pelos seguintes motivos:
- se a flor estiver lotada em uma panela real;
- se o rim não for fertilizado por um longo tempo e houver falta de nutrientes nele;
- a presença de pragas;
- doenças.
Doença
A razão para a murcha da flor pode estar associada a várias doenças:
- A presença de podridão cinza. Primeiro, forma-se um revestimento esbranquiçado nas folhas, que ao longo do tempo se desenvolve em pontos marrons. A flor infectada é transplantada para um novo solo e tratada com fungicida.
- Doença da praga tardia. Ocorre uma secagem gradual das folhas e pedúnculos inferiores, e a doença passa para os tubérculos. O tratamento é baseado no transplante da planta e no tratamento do solo com um fungicida.
- Fusarium Ocorre amarelecimento e secagem gradual do ciclâmen. A doença não é detectada por um longo tempo, já que o tubérculo não dá nada, é o mesmo de sempre. Para salvar a flor, você precisa regá-la com a adição de funzol.
Leia sobre outras doenças comuns do ciclâmen, como reconhecê-las e como lidar com elas.
O que fazer se as folhas e as flores murcharem - instruções detalhadas:
- Para que as doenças não prevaleçam sobre a planta, a esterilização convencional do solo ajudará.
- Regue o solo periodicamente com uma solução fraca de manganês. Ele eliminará as bactérias e fungos comuns no solo.
- Não exagere com fertilizantes nitrogenados. Se houver um excesso dessa substância no solo, a imunidade da planta ficará muito fraca e a flor ficará muito suscetível a qualquer tipo de infecção.
- Excesso de umidade e baixa temperatura na sala contribuem para o definhamento do ciclâmen. Portanto, você deve lidar com essas deficiências, caso contrário corre o risco de perder sua flor. Leia mais sobre como salvar o ciclâmen encharcado aqui.
- A podridão, como já foi esclarecido, aparece nas folhas devido a várias doenças.IMPORTANTE! Em qualquer circunstância, vale a pena tratar o ciclâmen com fungicidas. Estes podem ser seus análogos - ridomil, previkur, foundationazol, etc.
Como economizar?
Você pode tentar salvar a planta, tomando as seguintes medidas de emergência:
- Mude o local do pote. Realoque-o para outra sala, onde as condições são padrão.
- Pulverize uma flor de borboleta com um estimulante. Geralmente, você pode precisar disso depois de comprar uma flor e adaptá-la a novas condições.
- Adicione fertilizante adicional ao pote de ciclâmen.
- Se você vir uma doença clara ou perceber pragas, cave um tubérculo, liberte-o dos restos da terra e transplante a flor para um bom solo fertilizado.
- As folhas podem ser tratadas com um medicamento usado para controlar pragas. Para ter um efeito positivo, faça isso várias vezes após um certo número de dias. Aproximadamente a cada 3-5 dias.
Leia sobre como salvar o ciclâmen se ele morrer.
Medidas preventivas
Para impedir que a planta murcha ou outras consequências negativas, deve tomar medidas preventivas ou saber como cuidar adequadamente dessa variedade de flores de interior:
- A sala onde a planta está localizada deve ser legal. Se a temperatura do ar ambiente estiver dentro de + 6 ... + 12 ° С, o ciclâmen pode florescer até seis meses.
- Você não deve deixar a iluminação muito clara; é melhor tentar espalhá-la.
- O solo deve ser preparado solto, com uma reação fraca e boa drenagem, por exemplo, pronto para plantas como violetas são adequados.
- Não pegue uma panela grande e funda.
- O transplante de ciclâmen é realizado uma vez a cada 2-3 anos, enquanto a capacidade deve ser escolhida mais que a anterior.
- A profundidade do plantio dependerá do tipo de planta.
Não leve a flor a um estado em que ela exija assistência de emergência. Para que o ciclâmen cresça e floresça normalmente, é necessário cumprir o número mínimo de requisitos para cuidar dele. Se você seguir todas as regras, o ciclâmen crescerá em média mais 15 anos e encantará a família com sua floração exuberante.