Preciso de drenagem para uma orquídea e qual é a melhor escolha?

Flores de interior, na maior parte, não aceitam excesso de umidade. Proporções ideais de solo: 50% de sólidos, 35% de líquido e 15% de ar.

A presença constante de raízes no solo úmido leva ao desenvolvimento de doenças. Portanto, as plantas, menos as variedades que amam a umidade, precisam de drenagem. Orchid neste caso não é excepção. Você aprenderá como escolher os materiais necessários para a drenagem em nosso artigo. Assista também a um vídeo útil sobre o assunto.

O que é isso

A drenagem é uma camada de material especialmente selecionado que remove o excesso de umidade do solo. Afinal, com umedecimento abundante, a troca de ar na panela piora. E em um ambiente sem ar, microorganismos, esporos de fungos que causam o desenvolvimento de doenças rapidamente se multiplicam. Posteriormente, a planta tem uma aparência lenta, a floração para, o crescimento para.

ATENÇÃO: A presença de uma camada de drenagem em uma panela é uma oportunidade para uma flor crescer e se desenvolver com sucesso. Remove o excesso de umidade do vaso, o que permite que o sistema radicular receba livremente uma mistura oxigênio-ar.

É para remover o líquido que são feitos orifícios na parte inferior do recipiente de flores. Através deles, o fluxo de água. Além disso, buracos são feitos nas laterais da panela.

A planta precisa?

Até o momento, não há uma resposta definitiva sobre esse assunto. Alguns jardineiros acreditam que a drenagem não é necessária, é inútil. As variedades de orquídeas epífitas são plantas aéreas, o sistema radicular está na superfície. E a camada de drenagem, pelo contrário, retém a umidade, impedindo a circulação total do ar.

Os opositores em resposta dizem que a drenagem é importante. As variedades de orquídeas terrestres que preferem uma mistura do solo não aceitam o acúmulo de excesso de fluido no solo. Além disso, ao regar as orquídeas, a panela é enterrada em um recipiente com água. A camada de drenagem ajuda a eliminar a umidade desnecessária e permite que as raízes não nutram o excesso de líquido. Qual lado escolher é uma solução puramente individual.

Tipos de material de drenagem

Os adeptos da opinião a favor da drenagem estarão interessados ​​no fato de que uma panela com furos adequadamente selecionada não é tudo. O principal é determinar o tipo e os componentes da camada de drenagem. A drenagem ideal possui as seguintes características:

  • resistência aos processos de decomposição;
  • falta de qualidades de armazenamento de umidade;
  • boa capacidade de fluxo;
  • tem uma vida útil longa;
  • baixa atividade química.

Como componentes de uma formação de drenagem, grânulos de argila, areia, cascalho, peças de tijolo, poliestireno, cascalho, casca de pinheiro e outros materiais inorgânicos são frequentemente usados ​​(para obter mais informações sobre qual casca você pode usar para orquídeas e como prepará-la, leia aqui) . Substâncias eficazes para a camada de secagem incluem:

  1. Argila expandida - matérias-primas generalizadas. Não tóxico, possui boa higroscopicidade, material leve, poroso e ecológico. Capaz de absorver e, se necessário, restaurar o equilíbrio da água. Argila expandida é feita de argila por queima.

    O material é grânulos de diferentes diâmetros. Vendido em lojas de jardinagem, bem como no departamento de produtos de construção. O período operacional não é superior a 6 anos, após os quais a drenagem deve ser atualizada.

  2. Espuma de poliestireno. Usado como fermento em pó, e grandes frações são usadas na forma de drenagem. O material é quimicamente inerte, leve, resistente à umidade, neutro, não suscetível à podridão e mofo. Não absorve água. Para as plantas em pé na janela, você não pode ter medo. No tempo frio, as raízes não congelam.
  3. Seixos de rio, seixos. Entre as propriedades úteis estão a higroscopicidade e força. Contras: falta de condutividade térmica, por isso é melhor colocar vasos de flores no lado ensolarado para manter o calor. Seixos também pesam vasos de flores. Como medida preventiva, o material do rio deve ser lavado removendo areia desnecessária.
  4. Pedra triturada, pedaços de tijolo. Recomenda-se o uso de pequenos pedaços, de preferência com bordas lisas, para que não danifiquem o sistema radicular da orquídea.

Substâncias inadequadas

Não é recomendado o uso de materiais orgânicos como drenagem:

  • casca de ovo;
  • folhas secas;
  • casca de noz;
  • casca de árvores.

O motivo é a capacidade de moldar, apodrecer, o que afetará negativamente o estado do sistema radicular e da planta como um todo.

Também não é aconselhável usar areia, que pode entupir os orifícios de drenagem na panela. As lascas de mármore não são adequadas para a camada de drenagem, devido à sua interação com a água. Como resultado, o material altera a composição ácida do solo, que se torna alcalina.

Instruções de aterrissagem de argila expandida

IMPORTANTE: É possível plantar uma flor na drenagem de argila expandida? Há uma opinião de que para a orquídea o solo não é necessário, ele pode viver e se desenvolver perfeitamente apenas em argila expandida. De fato, na natureza, as flores crescem nas rochas, nas árvores.

Além disso, o material inerte não é capaz de se decompor, comprimir. As raízes recebem uma quantidade suficiente de ar, nutrientes e umidade.

Plantar uma orquídea em argila expandida contém várias etapas:

  1. Preparamos argila expandida. O tamanho depende do sistema radicular, quanto mais espessas forem as raízes, maior será a quantidade de grânulos. Lave bem o material.
  2. Argila expandida para preencher com fito-hormônios e deixar por 24 horas.
  3. O pote precisa de um plástico transparente. Realizamos furos para drenagem no nível de: 1 cm do fundo (para um recipiente com um volume de 0,3-0,5 l), 1,5 cm (para um recipiente com um volume de 0,5-1 l), 2 cm (para um recipiente com um volume de 1,5-2 l) . Também fazemos furos nas paredes laterais para ventilação.
  4. Limpamos as raízes das orquídeas do solo antigo em água corrente. Deixe secar um pouco.
  5. Despeje o mineral previamente preparado no recipiente e abaixe suavemente as plantas, colocando-as no centro da panela. O espaço restante, no topo, é preenchido com argila expandida. Coloque as raízes nas camadas superiores.
  6. Despeje água limpa e assentada no nível dos orifícios de drenagem.

Assista ao vídeo sobre o plantio de orquídeas em argila expandida:

Conclusão

De fato, cada produtor decide independentemente em qual substrato é melhor cultivar um animal de estimação e qual material deve ser usado para a drenagem. A principal coisa - as orquídeas devem ser confortáveis ​​para que se deliciem com sua floração maravilhosa e incomum.

Deixe O Seu Comentário