Painéis de parede para decoração de interiores moderna
A variedade de lojas modernas de materiais de decoração é impressionante. Há cerca de 20 anos, nossos compatriotas escolheram o método de acabamento de superfície em sua casa entre pintura, caiação e papel de parede. Atualmente, existem muitas opções para decorar paredes e tetos em salas com uma ampla variedade de finalidades. Nem o último lugar em popularidade é ocupado por material de acabamento como painéis de parede. Nesta publicação, gostaríamos de destacar as opções de acabamento de superfície usando painéis de parede, tipos e métodos de instalação, combinados com outros materiais de acabamento.
Características dos painéis de parede
Os painéis de parede têm muitas vantagens:
- uma ampla gama de cores e texturas;
- a capacidade de criar simulações de vários materiais naturais (madeira, pedra, tijolo);
- facilidade de instalação;
- a capacidade de ocultar imperfeições da superfície;
- uma grande variedade de decisões de preços e a capacidade de encontrar sua própria opção para o orçamento existente;
- a possibilidade de usar material de acabamento em ambientes com alta umidade, temperaturas extremas e alto nível de poluição da superfície;
- durabilidade do acabamento criado com operação e manutenção adequadas;
- a possibilidade de combinar com outros materiais de acabamento para criar o design original das instalações;
- seleção do tamanho e geometria dos produtos para a melhor seleção de material de acabamento com a menor quantidade de desperdício (economizando tempo e dinheiro).
Classificação do painel de parede
Os painéis de parede são diferenciados por cor, textura, tamanho, método de fixação e forma. A imagem do interior criado depende muito do tipo de painel de parede escolhido para a decoração. Assim, na forma, todos os painéis de parede podem ser divididos em três classes:
- cremalheira e pinhão;
- lado a lado;
- frondoso.
Vamos considerar em mais detalhes cada um dos tipos de painéis de parede.
Painéis de rack
Os painéis do rack ou do painel são ripas estreitas (de no máximo 30 cm), com um comprimento de cerca de 2,5 - 3,5 m e uma espessura de não mais de um centímetro, que podem ser fixadas nas paredes horizontal e verticalmente. Os painéis de ripas são um tipo ideal de decoração para salas pequenas ou com geometria complexa (por exemplo, em espaços no sótão com muitos ângulos, chanfros e nichos).
Para embainhar paredes com painéis de ripas, será necessário primeiro criar uma armação de metal ou madeira do chamado torneamento. Os painéis de revestimento são conectados à estrutura usando prendedores especiais - suportes (usando um grampeador de construção) ou parafusos auto-atarraxantes (uma broca é útil). Você pode realizar esse tipo de decoração, tendo alguma habilidade em trabalhar com ferramentas.
Os painéis de rack podem ser feitos dos seguintes materiais:
- MDF;
- Painel de fibras, aglomerado;
- PVC
Normalmente, os painéis tipográficos são vendidos com acessórios, acessórios necessários para o design de juntas, cantos e outros elementos estruturais da sala para criar uma imagem completa.
Painéis em Azulejo
Este tipo de painel é feito na forma de um retângulo quadrado ou ligeiramente alongado. A lateral do quadrado nesses produtos pode ter um tamanho de 30 a 100 cm.Este tipo de painel de parede é montado com cola ou prendedores especiais - grampos. A principal vantagem desse tipo de painel é a facilidade de instalação e a capacidade de criar um acabamento quase sem costuras - os produtos são fixados conectando ranhuras e insertos.
Os painéis de ladrilhos são um dos tipos mais populares deste tipo de materiais de acabamento. Os compradores são atraídos não apenas pela variedade de cores ricas e pela oportunidade de comprar produtos de seus materiais naturais e artificiais, mas também escolhendo o tamanho ideal do painel no qual será possível minimizar o consumo de matérias-primas e a quantidade de desperdício.
Painéis de chapa
O nome dos painéis fala por si - este é o maior tipo de material de acabamento em tamanho, que é uma tela feita de matérias-primas naturais ou artificiais. Os painéis de folhas ajudam a criar um acabamento uniforme em superfícies de uma pequena área ou a cobrir o maior número possível de paredes com o mínimo de trabalho possível.
Os painéis de folhas são telas multicamadas baseadas em MDF, ZhVP ou PVC com um padrão impresso (imitação de madeira, pedra ou qualquer outra superfície) e textura. Os painéis de folha são usados com mais frequência para criar uma superfície de destaque, mas também podem atuar em combinação com outros materiais de acabamento para todas as paredes da sala.
Separação de painéis de parede por material
Os painéis de parede modernos são feitos de vários tipos de materiais - da madeira natural ao plástico. Para reduzir o custo dos produtos, os fabricantes costumam usar uma combinação de vários materiais. Mas à venda também é possível encontrar painéis feitos exclusivamente de matérias-primas naturais - madeira ou vidro, por exemplo. Obviamente, para a alta compatibilidade ambiental dos produtos, será necessário pagar acima do valor médio de mercado dos painéis de decoração de parede. Mas a naturalidade dos materiais determina não apenas a estética magnífica do acabamento. Mas também a saúde e o bem-estar de todos os presentes na sala.
Painéis de parede de madeira natural
Se você se esforça para criar não apenas uma estética, mas também um ambiente seguro para os seres humanos e o meio ambiente, faz sentido considerar o uso de painéis de parede de madeira. O calor natural, que traz madeira natural para o interior da sala, será a chave para criar um ambiente confortável, seguro, mas funcional. Na maioria das vezes, os painéis de parede são feitos dos seguintes tipos de madeira:
- tílias;
- carvalho;
- bordo;
- cedro;
- bambu.
Como regra, os painéis de parede de madeira natural são feitos na forma de ladrilhos ou ripas, não é fácil encontrar o tipo de folha desse material de acabamento. Uma exceção pode ser chamada apenas de painéis de mosaico, baseados em painéis de fibra, nos quais são coladas peças de madeira de várias espécies (a diferença de cor e textura torna possível criar composições verdadeiramente originais).
Além das vantagens inegáveis de um alto nível de estética e respeito ao meio ambiente, os painéis de parede de madeira têm suas desvantagens. Dada a capacidade de uma árvore absorver a umidade e promover a disseminação de fungos, painéis de material natural não podem ser usados em salas com alta umidade (banheiro, lavanderia, área de avental na cozinha). Se os painéis forem revestidos com vernizes de proteção ou mesmo pintados, o nível de resistência à umidade certamente aumentará, mas o padrão natural da madeira mudará e a compatibilidade ambiental da decoração diminuirá significativamente.
Painéis de parede em aglomerado
Em termos simples, os painéis de aglomerado são feitos com resíduos de madeira. Daí a disponibilidade e baixo custo. Apesar do aglomerado ser significativamente inferior à madeira natural, o preço acessível torna esse material o mais atraente para a maioria dos nossos compatriotas. Apesar do fato de que, na fabricação de painéis de partículas, são utilizadas composições adesivas bastante prejudiciais ao homem e ao meio ambiente, esse material é amplamente utilizado tanto na construção quanto na decoração de residências.
Os painéis de aglomerado geralmente não são usados sem revestimento - sua aparência deixa muito a desejar. O uso de revestimentos plásticos de várias cores e texturas permite criar opções interessantes para materiais de acabamento, imitações de pedras e madeira.
Os painéis de parede de aglomerado estão disponíveis apenas na versão lado a lado. A modificação da folha não seria possível devido ao grande peso dos produtos e à complexidade da montagem da tela acabada. Os painéis para decorar paredes de aglomerado não são utilizados para decorar ambientes com alta umidade e temperaturas extremas.
Acabamento com painéis de fibra de madeira
Os painéis de painéis de fibras são obtidos pressionando as fibras de madeira sob alta pressão. Os painéis de cartão duro são os líderes absolutos em nosso segmento de materiais de acabamento em nosso país. Juntamente com um custo acessível, os produtos têm excelentes qualidades tecnológicas. Graças às modernas tecnologias e ao uso de matérias-primas naturais, é possível obter uma ampla gama de variações de cores, imagens do padrão natural da madeira. O painel de fibras é uma mistura orgânica de calor natural e dinâmica da tecnologia moderna.
Os painéis de parede de fibra de vidro podem ser montados na caixa e diretamente na parede (somente caídos, descascados e secos anteriormente). Entre si, os produtos são conectados usando ranhuras ou por um método de travamento. Essa é outra clara vantagem dos painéis de ripas ou ladrilhos feitos de papelão - um produto danificado pode ser substituído sem se livrar de todo o acabamento.
As desvantagens do material para a produção de painéis de parede incluem baixa resistência à umidade. Este material de acabamento não pode ser usado para revestir cômodos como banheiros, banheiros (no corredor, também não vale a pena criar decoração na zona de maior risco de umidade e poluição - na entrada da residência).
Na maioria das vezes, o cartão de fibra atua apenas como base para a criação de painéis. Em cima do produto pode ser aparado com tecido, couro, tratado com mosaicos de madeira, vidro ou cerâmica. Mas a opção mais comum é o uso de laminação com a criação de cores originais, várias imitações.
Revestimento de parede em painéis de MDF
Se compararmos os painéis de MDF com o material do painel de fibras, eles não são tão densos, o que significa que têm menos peso e são adequados para instalação em qualquer superfície. Uma característica distintiva dos painéis de parede de MDF são suas excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico. Os painéis de MDF são bastante versáteis - no processo de produção, eles podem ser resistentes à umidade, ao fogo, resistentes ao aparecimento e à propagação do fungo. Obviamente, essas melhorias tecnológicas acarretam um aumento no custo do material de acabamento.
Painéis de parede em PVC
Os painéis de PVC são um tipo popular de decoração para salas com uma ampla variedade de finalidades. Alta resistência à umidade, resistência ao estresse mecânico, facilidade de instalação, custo relativamente baixo e serviço de suco suficiente, tais acabamentos o tornam atraente para a maioria dos nossos compatriotas.
Os painéis de PVC podem ser fabricados nas três versões - chapa, rack e ladrilho. Os produtos à base de papelão ou MDF revestidos com uma película de PVC podem imitar um material natural - madeira, alvenaria ou alvenaria. Desvantagens significativas do material de PVC incluem sua origem artificial, o que significa baixa compatibilidade ambiental do acabamento.
Lambril de gesso
Imagine folhas de drywall (conhecidas por todos por cobrir paredes e tetos, criar nichos e outros elementos estruturais), mas revestidas com uma camada de vinil. Ao contrário do drywall, os painéis de vinil de gesso estão prontos para criar o acabamento final - há um padrão ou uma coloração clara em sua superfície (o espectro de cores é incrivelmente amplo).
Há pouco tempo, os painéis de vinil de gesso eram usados principalmente para decoração de escritórios e locais públicos. Atualmente, esse material, mais durável que o drywall, também é usado para revestimento de paredes em espaços residenciais.
Painéis em relevo ou decoração em parede 3D
Os painéis de parede de alívio podem ser atribuídos a uma categoria separada de soluções originais para criar um acabamento confiável. Como regra geral, a base para esses produtos é papelão ou MDF, a camada de relevo é mais frequentemente criada a partir de gesso e coberta com uma película de PVC na parte superior. Às vezes, o reforço de madeira ou metal é usado para fazer a camada 3D, mas o custo desses painéis será significativamente maior do que os feitos de gesso.
Na maioria das vezes, os painéis de relevo para decoração de parede são apresentados na forma de folhas, menos frequentemente na forma de azulejos grandes. De qualquer forma, a decoração com painéis de textura acentuada permite criar imagens originais das instalações, trazendo criatividade ao interior.
Painéis têxteis ou de couro em um interior moderno
Os painéis macios costumam ser usados para decorar dormitórios, quartos infantis, às vezes para criar uma parede de destaque na sala de estar. Excelente isolamento acústico, respeito pelo meio ambiente e uma aparência original são o que suborna nossos compatriotas a usar têxteis ou couro para finalizar todas ou acentuar as paredes nas instalações de suas casas.
Se você decidir comprar painéis de parede com revestimento de couro, preste atenção aos análogos artificiais - eles são muito mais baratos que o material natural e externamente têm propriedades estéticas semelhantes. Os painéis macios de couro artificial são fáceis de manter e incrivelmente práticos - resistem à umidade, não desbotam ao sol, podem ser limpos com uma esponja úmida e secos para obter uma limpeza perfeita.
E em conclusão
Os especialistas não recomendam a compra de materiais decorativos na forma de painéis on-line, a menos que não haja outra maneira. Antes de comprar, é necessário familiarizar-se com a qualidade dos produtos, verificar a rotulagem, garantir que o material seja seguro e não tóxico, tendo estudado os certificados de conformidade:
- verifique os seguintes indicadores no rótulo do painel - inflamabilidade, inflamabilidade, geração de fumaça e toxicidade (quanto maior a classe, pior - de 1 a 4);
- painéis de compra de um lote - as cores podem variar (número do lote no rótulo da embalagem);
- verifique a integridade dos próprios produtos e as articulações ou quebra-cabeças do castelo (as lojas raramente substituem os produtos por um barque após a conclusão da compra).