Tudo sobre a orquídea Paphiopedilum: descrição geral, dicas de cuidados domiciliares e o tipo de planta na foto

Não é por acaso que a orquídea Paphiopedilum recebeu o nome da deusa Vênus - a deusa da beleza, desejo, prazer.

Há um mistério e um mistério nessa orquídea, beleza e harmonia inexplicáveis.

Este tipo de orquídea é uma das mais numerosas e diversas - existem muitas variedades e sub-variedades! E cada um é uma criação perfeita da natureza, sua grande obra e dom do céu.

Breve definição

Paphiopedilum ou Venus chinelo pertence ao gênero antigo de plantas herbáceas perenes, a família é orquídea. Pátria - Índia, China, Tailândia, Malásia, Filipinas. Esses tipos de orquídeas são plantadas principalmente em jardins botânicos, devido às peculiaridades da reprodução e do cuidado, mas agora os híbridos e os greks criados estão cheios de flores nos peitoris das janelas das casas e apartamentos.

Descrição da aparência

O sistema radicular no Paphiopedilum é bem desenvolvido, ligeiramente pubescente, marrom.

O caule é relativamente curto, os rebentos são simpatiais. As folhas são encontradas em várias formas, dependendo do tipo de orquídea: são largas, oblongas, como cintos; tomada de mão dupla. As cores também são diferentes: algumas variedades têm folhas de uma cor e outras diferem em um intrincado padrão de folhas de mármore. Eles crescem para 50-60 cm.

O pedúnculo médio cresce de 5 a 55 cm. Quase todos os tipos de inflorescências são iguais em cor e forma. Até 30 flores podem aparecer gradualmente em um pedúnculo - caule! E em algumas espécies desta orquídea não há tantas flores - 13 - 15.

As flores são grandes, expressivas, de formato especial. As cores orientais vivas das orquídeas prevalecem: vermelho, amarelo brilhante, verde. A pétala superior, como uma vela, é larga, brilhante, abaulada para a frente, é levemente embrulhada e, portanto, protege a flor da chuva ou de água excessiva ao regar, uma copa como uma viseira. E o lábio se assemelha a um sapato elegante, então a orquídea ganhou vários nomes - gêmeos - chinelo Venus, Zozulki, chinelo Venus, etc.

Existem cerca de 60 espécies desta colorida flor oriental. Na natureza, vive em desfiladeiros, no alto das montanhas da Ásia distante.

História de ocorrência

Paphiopedilum foi classificado como um gênero separado no final do século XIX. Em 1819, na Índia, um cientista dinamarquês Nathaniel Wallich descobriu este milagre - uma flor, descreveu-o em seus escritos e até estabeleceu essa espécie rara no jardim botânico. Então a Europa descobriu o Sapato de Vênus. No século 19, flores estranhas começaram a ser plantadas no berçário real da Inglaterra. Atualmente, mais de 70 espécies foram estudadas.

A descoberta mais recente é de um espécime natural descoberto na selva do Vietnã no final dos anos 90 do século XX, descrito por nosso compatriota São Petersburgo L.V. Averyanov.

Qual a diferença de outros tipos de flores?

No momento, esse natural, as espécies primordiais de orquídeas estão em perigo de completa extinção. Portanto, todos os tipos de Paphiopedilum estão incluídos no apêndice da Convenção Internacional para a Proteção de Animais e Plantas Silvestres. Sua abundância na vida selvagem diminuiu bastante, os criadores criaram o Shoe com sucesso, você pode comprar qualquer variedade na loja.

Chinelos nem todos são epífitas, existem litófitas, ou seja, crescem em pedras e barrancos, mas existem espécies que vivem na terra, suas raízes se adaptam bem a uma espessa camada de lixo da floresta.

A principal diferença entre Paphiopedilum é que cada uma das subespécies dessa orquídea multifacetada tem seu próprio habitat, sua própria temperatura e umidade necessárias, e o substrato também é diferente. Esses recursos de cuidados precisam ser esclarecidos quando você compra uma orquídea.

Mais um Recurso de orquídea Paphiopedilum - as folhas não morrem após a floraçãoPortanto, durante todo o ano a flor tem uma aparência chique, decora a decoração, cria um clima especial na casa, deliciando-se com a sua vegetação brilhante.

Descrição de sub-classificações com fotos

Aqui você encontrará uma descrição e uma foto de cada subespécie.

Appleton

A orquídea é grande, volumosa, com até 10 cm de diâmetro. Floresce na primavera, é um verdadeiro prenúncio do sol - amarelo brilhante, às vezes roxo-esverdeado, dá um aroma agradável. As folhas são pintadas com padrões de mármore, duros, levemente arredondados, sésseis.

Maravilhoso


Esta flor é como saudações do Himalaia, vem de lá. Uma cor esverdeada muito delicada, floresce no final do outono e floresce durante todo o inverno. Tem muitas variedades, diferentes variedades de cores e aromas. Adora o legal. As folhas são longas, crescem até 30 cm e pedúnculo médio.

Branca de Neve


Orquídea muito delicada, adora calor e luz. Floresce no verão, gosta de ser cuidada, querida, a verdadeira rainha! Pétalas de flores brancas são cobertas com uma dispersão de pontos escuros. O pedúnculo é pequeno, cerca de 20 cm, produz 1 a 2 flores perfumadas, 8 cm, folhas longas e pintadas em mármore. Flor de elite.

Floração

O momento

Cada tipo de planta tem seu próprio período de floração. A floração dura até 3 meses, e a folhagem elegante permanece a mesma depois que a orquídea floresce.

Funcionalidades

Importante: pouco antes da floração e antes da formação dos brotos, o vaso não precisa ser movido, apenas o prejudicará.

E após a floração, a orquídea Paphiopedilium geralmente alcança a luz, vira a panela periodicamente para que as folhas e caules não se deformam.

Depois que a orquídea desaparece, o pedúnculo seca, você precisa podá-lo bem na base.

O que fazer se não florescer?

Para esperar a floração, não deve haver diferenças e flutuações de temperatura, como, por exemplo, em phalaenopsis. É necessário cumprir os padrões de umidade permitidos, fertilizar, água. No inverno, você precisa conectar os phytolamps.

Instruções de cuidados passo a passo

A partir daqui, você aprenderá como cuidar da planta em casa.

Seleção de assento

Esta orquídea é muito comum em estufas, mas deve-se notar que esta flor é ótima no apartamento, não precisa de muito tempo e atenção, precisa de cuidados adequados.

Um chinelo adora um canto aconchegante, sem correntes de ar, um pouco sombreado por uma cortina.

A umidade deve ser suficiente às vezes você pode tratar a orquídea com um banho quente, às vezes você pode alimentá-la com fertilizantes.
Além disso, não coloque vasos perto da bateria.

Preparação do solo e vaso

Para sapatos, os vasos de plástico ou cerâmica são os melhores e mais usados. Certifique-se de fazer pequenos orifícios na parte inferior para drenagem, para que o substrato seja ventilado e seco.

Para os colecionadores jovens, os vasos transparentes são melhores - você verá como a raiz se desenvolve, o solo está seco. E vasos transparentes podem ser escondidos - mascarados em um cache-pot - cobertura. É bonito e evita o aparecimento de algas verde-azuladas nas paredes internas da panela.

Não importa que tipo de sapatos você transplante, casca de pinheiro deve estar em qualquer mistura.

Opções de mistura:

  1. Composição 1:

    • casca de pinheiro, pedaços de 0,5-1,5 cm - 5 horas;
    • perlita - para preservar a umidade - 1 hora;
    • carvão vegetal - 1 hora;
    • 5: 1: 1 - proporção.
  2. Composição 2:

    • casca de pinheiro, pedaços de 0,5-1,5 cm - 7 horas;
    • areia grossa - 1 hora;
    • carvão vegetal - 1 hora;
    • perlita - 1 hora;
    • 7: 1: 1: 1 - proporção.

O substrato pode se aglomerar, a água pode estagnar nele, o sal pode se acumular - isso prejudica as raízes, toda a orquídea pode morrer. É melhor renovar o solo anualmente, deve ser neutro ou suficientemente ácido. Antes de plantar, consulte uma florista.

Importante: O substrato deve ser leve, ligeiramente frouxo para que o ar circule suficientemente.

Temperatura

A maioria das orquídeas Paphiopedilum adora calor moderado - 20-25 ° C no verão e 14-16 ° C no inverno, isto é, não há requisitos especiais. O principal é que a temperatura não ultrapasse os 32 ° C - as flores sufocam, a raiz morre, é preciso esfriá-la imediatamente. Para proteger as janelas, coloque recipientes adicionais com água para aumentar a umidade do ar. No inverno ou no outono, a hipotermia da orquídea não deve ser permitida; até 5 ° C, a flor tolera persistentemente, abaixo da norma permitida - é prejudicial ao Paphiopedilum.

Existem espécies que adoram frescor e, portanto, exigem diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas.
É importante não instalar vasos perto de radiadores, secar o substrato, afetar negativamente as raízes, caules e folhas.

Umidade

  • Para este tipo de orquídea, os limites de umidade permitidos são de 30 a 60%.
  • A Orchid adora o ar fresco, evita a estagnação, ventila o ambiente, mas cuidado com os rascunhos.
  • Em clima quente, para refrescar a orquídea, pulverize - irrigue-a com água morna e limpa.
  • Os chinelos dão as boas-vindas a um banho quente, somente depois você precisa se molhar bem nos seios e nas cavidades para evitar cáries.
  • No calor e no calor, você pode umedecer artificialmente o ar, refrescar a orquídea. Os vasos podem ser instalados em um palete com argila expandida úmida ou seixos.
  • No verão, as orquídeas podem ser colocadas ao ar livre no jardim, na varanda, na varanda.

Iluminação

Não há recomendações únicas para todos os representantes desta flor. Algumas pessoas gostam de frescor e se sentem bem nas janelas do norte dos apartamentos, e algumas espécies precisam de uma lâmpada adicional para prolongar a luz do dia no inverno.

Mas ainda a maioria das orquídeas precisa de um dia claro de 12 a 13 horas. A luz solar direta é contra-indicada para todas as orquídeas, é melhor colocá-las no lado leste. Se o sol estiver muito claro, as janelas devem estar sombreadas com um tule claro para que a luz se difunda.

Sapatos - constantemente atraídos pela luz, de vez em quando vire a panela, deixe a orquídea se sentir confortável por todos os lados.

Rega

Para que a raiz não fique doente com fungos ou outras doenças, observe o solo - o substrato dentro da panela, desde a rega até a próxima, deve secar bem. Mas, ao mesmo tempo, a secagem não deve ser permitida. Controle a condição das raízes através de um vaso transparente, teste o substrato quanto à secura. Se estiver seco, despeje cuidadosamente água morna do regador, mas não quente.

Top vestir

É melhor alimentar a orquídea com rega, adicionando a dose certa de fertilizante para as orquídeas à água estabelecida. Eles são comprados em uma loja de flores, por lá, perguntam sobre as doses permitidas para não alimentar demais a orquídea. Normalmente alimentado para cada 3 regas, não mais frequentemente.

Importante: no inverno, a orquídea não é fertilizada.

Transplante

  • Se o solo ficar muito poluído e decomposto, é melhor renovar o substrato. Alguns jardineiros dizem que é melhor para essa orquídea renovar o substrato a cada 7 a 8 meses.
  • Em geral, tudo depende da idade da orquídea. Uma flor jovem é geralmente transplantada uma vez por ano. Flores adultas - a cada 3 anos.
  • Se as raízes estiverem podres, o vaso fica pequeno, o substrato cheira desagradável - é melhor transplantar uma orquídea para evitar sua morte.
  • Nós transplantamos para uma panela de plástico transparente ou argila, mas não envernizada, para que as raízes estejam bem posicionadas e grudem nas paredes.
  • O solo deve ser solto e leve, não amasse ou compacte, para que haja acesso livre ao ar.
  • Certifique-se de colocar a drenagem no fundo - seixos, argila expandida, etc.

Como propagar?

Paphiopedilum propagado por divisão. As seguintes condições devem ser observadas:

  1. Cada parte dividida deve ter pelo menos 2 tiros.
  2. Regue bem a flor, molhe-a, para que seja mais fácil tirá-la da panela e dividi-la em partes.
  3. Para limpar do solo antigo, remova as raízes danificadas, limpe as feridas com carvão.
  4. Após o procedimento, não regue por 2 semanas.
  5. Umedeça o ar.
  6. Manter a temperatura - 20 -22 ° C.

Doenças e Pragas

  • As pragas mais perigosas - carrapatos, insetos, vermes. Eles são inimigos de folhas, caules e pedúnculos. Aparecem manchas amarelas e roxas. A orquídea é coberta com orvalho pegajoso preto. A pulverização ajudará 1 vez por semana, repita 2 a 3 vezes para prevenção. Use fitoverm. Se a flor estiver muito infectada, use malathion. Remova as pragas com um cotonete, é melhor banhar a orquídea após um banho quente após o tratamento e tratar bem os seios das folhas.
  • Podridão e fungo - uma doença da raiz e sua base. Isso ocorre quando o ar não circula, alta umidade, umidade. O sulfato de cobre ajudará aqui.

Prevenção de vários problemas

  1. Inspeção freqüente, observação da orquídea ajudará a evitar doenças das flores.
  2. Se as folhas mudarem de cor, primeiro fique amarelo e depois marrom - o substrato é "superalimentado" com sais. Transplante e altere o solo.
  3. Ao transplantar, trabalhe com ferramentas desinfetadas - não introduza a infecção.
  4. Ao reutilizar vasos e vasos de flores, lave-os bem, processe.
  5. Para prevenção, limpe as folhas com um extrato de agulhas diluídas uma vez por mês.

No início do século XX, o número de híbridos da bela orquídea Paphiopedilum era superior a 400! Em 1926, a Medalha George Moore foi estabelecida para as obras-primas mais extraordinárias desse tipo. E hoje, essa pessoa intitulada pode decorar nossos jardins, varandas, salas de estar, enchendo a casa de luxo e esplendor.

Deixe O Seu Comentário