O spathiphyllum é realmente venenoso ou não? Os benefícios e malefícios da flor para humanos e animais
Spathiphyllum ("Felicidade Feminina") é uma planta despretensiosa que é cultivada não apenas para decorar a casa, mas também para limpar o ar da sala. Suas folhas absorvem partículas nocivas através da produção de substâncias biológicas.
Mas você precisa ter cuidado com o spathiphyllum, pois, se maltratado, pode causar alergias e envenenamento. Hoje você aprenderá como esta flor é útil e prejudicial. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.
Planta venenosa ou não?
Acredita-se que spathiphyllum é capaz de capturar componentes nocivos no ar e neutralizá-los. As folhas as absorvem e as passam pelo corpo inteiro até as raízes. E todos os micróbios que vivem no solo quebram os patógenos localizados no sistema radicular.
A ciência também confirma essa afirmação, mas, na prática, às vezes outros resultados são alcançados. A planta é venenosa; portanto, ao cultivá-la, você precisa manter crianças e animais pequenos afastados. Caso contrário, com os devidos cuidados, o spathiphyllum "se comportará normalmente" e não prejudicará a casa nem seus habitantes.
Você pode descobrir se o spathiphyllum é venenoso para um gato aqui.
Propriedades úteis para casa
Flores de interior, como outras plantas domésticas, reconhecidas dão alegria a todos ao redor. Além disso, os verduras presentes na casa contribuem para a produção de oxigênio e a absorção de dióxido de carbono. Assim, a casa sempre terá ar limpo e fresco e, além disso, os moradores poderão apreciar a beleza e a aparência decorativa da cultura.
Ele é prejudicial?
Uma flor é inegavelmente prejudicial à saúde humana. Spathiphyllum é especialmente perigoso para crianças e pessoas com imunidade reduzida.. Se partes da flor de interior foram acidentalmente ingeridas, as consequências são as seguintes:
- inflamação da membrana mucosa da cavidade oral e esôfago;
- distúrbio digestivo;
- dor intensa no estômago.
Além disso, o trato respiratório superior fica inflamado e isso leva a dificuldade em respirar. Pessoas propensas a alergias podem desenvolver erupções cutâneas e outros distúrbios alérgicos.
ATENÇÃO: Se spathiphyllum foi acidentalmente consumido por uma criança, mostre-o imediatamente a um médico, pois as consequências podem ser as mais imprevisíveis.Para a casa, esta flor de interior não apresenta nenhum perigo, e mesmo, pelo contrário, é útil para a purificação do ar. O principal é escolher variedades que não emitem substâncias nocivas, enquanto são capazes de absorvê-las do ar circundante e neutralizar.
A composição de spathiphyllum contém suco venenoso. Pode causar edema da laringe em animais de estimação e, se entrar nos olhos, mudanças irreversíveis no tecido da córnea começarão a se desenvolver. Se o gato ou o cachorro comer parte da folha, a queima da língua, boca e garganta começará. Então as bolhas se formam. O animal deve ser imediatamente mostrado ao veterinário, pois você pode perder seu animal de estimação.
Alergia a uma flor "Felicidade feminina"
O que exatamente causa isso?
Alergia em uma criança e um adulto causa spathiphyllum durante a floração. Além disso, no momento em que está ausente, adultos e crianças não sentem nenhum sintoma de desconforto e alergia.
Sintomas em crianças e adultos
Se houver alergia ao spathiphyllum, ele poderá ser reconhecido em crianças e adultos pelos seguintes sinais:
- medo da luz;
- falta de ar, tosse improdutiva;
- erupção cutânea;
- enxaqueca
- dores de cabeça
- fraqueza geral;
- convulsões convulsivas;
- suando.
Podem ocorrer sintomas de asma brônquica durante alergias ao spathiphyllum florido. - ataques de asfixia, tosse seca e chiado no peito. Dermatite de pólen e urticária raramente ocorrem. Nesse caso, os índices de temperatura do corpo permanecem normais.
A duração de uma alergia sazonal a uma flor não excede 2 meses, mas diminuindo o contato de uma pessoa com um alérgeno e usando medidas preventivas, todos os sintomas passam mais rápido e menos pronunciado.
Tratamento
O médico poderá elaborar um regime de tratamento somente após a aprovação em todos os testes. A terapia medicamentosa inclui os seguintes medicamentos:
- Medicamentos anti-inflamatórios: Lomuzol, Cromoglin, Lecrolin, Kromosol, Allergocrom. É aconselhável usá-los um mês antes da floração e tomá-los antes do final deste período.
- Esteróides tópicos. Esses medicamentos são prescritos apenas se não houver efeito do uso de medicamentos anteriores. Para crianças, a dosagem será ½ dos adultos.
- Antagonistas do receptor da histamina H1. Eles são prescritos para rinite alérgica. Para o tratamento da criança, são utilizados anti-histamínicos de 2ª e 3ª geração, pois não apresentam sintomas colaterais. Esses medicamentos são eficazes: Loratadin (Claritin), Ebastin (Kestin), Desloratadina (Erius) Cetirizina (Zirtec) ou Fexofenadina (Telfast). Eles são tomados por via oral uma vez por dia.
Prevenção
Podem ser evitadas complicações graves durante o período de floração de uma planta em casa, se for tomado extremo cuidado ao cuidar dela. A essência da prevenção é a seguinte:
- Ao aparar a planta em suas mãos, use luvas. O fato é que, durante esse procedimento, as flores secretam suco, que é tóxico para os seres humanos. Se entrar em contato com a pele, ficar vermelho, haverá prurido intenso e uma pequena erupção cutânea.
- Após o contato com as folhas, lave bem as mãos com água e sabão.
- Em caso de vermelhidão e secreção da pele, lave-a com um forte fluxo de água e remova o suco cáustico residual.
- Se o suco entrar nos olhos, lave abundantemente com água. Quando a inflamação é significativa, consulte um médico imediatamente.
- Se parte da planta entrar em contato com a boca, lave com leite ou água. E não engula o líquido.
- Durante a floração, as plantas devem ser levadas para outra sala e todos os cuidados devem ser tomados ao cuidar dela.
Conclusão
Spathiphyllum é uma planta específica que traz benefícios e danos ao mesmo tempo. Se nenhuma das famílias tiver alergias, você poderá cultivar com segurança essa cultura decorativa.
Somente neste caso, cuide dela com cuidado, com cuidado e ao menor sinal de alergia, procure imediatamente ajuda médica.