Por que o spathiphyllum deixou cair as folhas após o transplante, murcha ou até ficou preto? O que fazer com isso?
Segundo as estatísticas, as mulheres recebem flores em vasos com muito mais frequência do que em buquês. O líder entre os animais de estimação é considerado spathiphyllum.
Dar uma flor branca de neve traz felicidade para a metade feminina. Portanto, os proprietários deste milagre serão informativos para aprender sobre as regras de detenção e os problemas que surgem após o transplante.
Você aprenderá por que a flor murcha, ou por que suas folhas ficam amarelas, ou por que fica preta, e também o que fazer com tudo isso.
Que cuidados com a planta são necessários?
O processo de transplante para exóticos internos é um tipo de estresse.
Importante! Consequências após uma mudança de solo, a planta sofre agudamente nas primeiras 1-2 semanas.E, para que o processo de aclimatação ocorra sem problemas, certos requisitos para as condições de manutenção do spathiphyllum devem ser observados.
- É necessária alta umidade na faixa de 50 a 70%. Este parâmetro pode ser criado manualmente com um frasco de spray de água ou usando um umidificador doméstico.
- Rega adequada. O sistema radicular da planta deve sempre estar em solo úmido. Umedeça a flor diariamente ou a cada 2 dias, mas pelo menos.
- Escolha um local iluminado na casa. Spacifillum precisa de luz solar, mas não de raios abrasadores. Portanto, é importante prever tudo, e a luz intensa deve ser escurecida com uma cortina.
Principais problemas
Acontece que o processo de atualização da mistura do solo não passou sem deixar vestígios.
Posteriormente, a planta começou a doer e sintomas começaram a afetar sua aparência.
- Wilts, folhas caem.
- Dicas e pontas amareladas.
- Bordas pretas da folha.
- Manchas amarelas em um prato de folha.
Se tais fenômenos estão no rosto, é hora de descobrir os motivos e tomar medidas para ter tempo para evitar a morte da flor.
Por que surgir e o que fazer com eles?
Após o transplante, o spaciphyllum está doentegastando toda a sua força na recuperação.
Atenção! A imunidade da planta é enfraquecida se ocorrerem eventos adversos, tudo se reflete nos processos da vida.Neste momento, o animal de estimação requer um pouco mais de atenção do que o habitual.
Murcha de flor
- Hora. O processo de transplante ocorreu no momento errado quando a planta está florescendo. Talvez, após a operação, o spathiphyllum saia por um longo tempo. Sem inflorescências, ele se recuperou muito mais rápido. O melhor momento para mudar o solo é o início da primavera, se a planta em flores esperar 1-2 semanas antes da formatura.
- Transplante frequente. Recomenda-se que um adulto exótico mude e renove o solo a cada 3-4 anos. Uma planta jovem que não tem três anos - anualmente. Mas acontece que, por inexperiência, os cultivadores de flores organizam constantemente uma mudança de solo a cada 24 meses, à qual o spathiphyllum reage com folhas murchas.
- Solo inadequado. Falta de uma camada de drenagem. Um ambiente ácido, entupido e pesado afeta negativamente a condição da flor, resultando em uma folhagem caída. Um novo substrato pronto à base de turfa, que é úmido por cima e seco por dentro, a água não flui para as raízes. O substrato seca rapidamente, a flor não possui umidade suficiente.
- Após a rega, verifique como o solo está úmido, qual é a sua estrutura.
- Se molhar um pouco, retire a planta do vaso, retire os restos de turfa do solo das raízes.
- Transplante a flor novamente em um solo leve e uniforme.
- Drenagem obrigatória com 2 cm de espessura.
Enegrecido
- Umidade excessiva. Com regas e pulverizações frequentes, o sistema radicular começa a apodrecer gradualmente. As doenças das raízes são refletidas pelo escurecimento da maior parte da folha, que não pode absorver a quantidade de água que é fornecida.
Solução:
- Tire a planta da panela, analise o sistema radicular.
- Remova raízes secas, marrons escuras e não vivas.
- Desinfetar cortes.
- Deixe-os secar.
- Transplante a flor em um novo solo seco, a rega imediatamente não é necessária.
- No futuro, normalize o sistema de irrigação.
- Ar seco. Curiosamente, a baixa umidade na sala pode provocar tais fenômenos. Nesse caso, a folha em si é verde, preta apenas as pontas. Isto é especialmente verdade se a planta foi transplantada no inverno, quando os aparelhos de aquecimento estão funcionando.
Ajuda A umidade deve ser aumentada por pulverização diária, um umidificador ou a planta pode ser colocada em uma bandeja com argila expandida úmida.
Folhagem murcha
Vamos dizer por que a flor baixou as folhas e o que fazer com ela.
- Solo seco. Esta é uma causa bastante comum de folhas murchas. A falta de umidade e, portanto, nutrientes, provoca a perda de turgor das folhas, caule lento.
Solução: basta regar a planta, mas, às vezes, o processo é iniciado, é necessário mergulhar o sistema radicular por 15 a 20 minutos, em um recipiente com água. As folhas também umedecem. Isso acontece, especialmente se a camada superior for turfa.
- Umidade Spathiphyllum adora ar umidificado, isso se deve ao seu habitat natural. Portanto, em casa, ele reage fortemente ao ar seco. As consequências são folhas felpudas.
Solução:
- Pulverize com água morna e purificada pelo menos duas vezes por dia.
- Coloque um recipiente de água com uma flor.
- Como alternativa, coloque uma panela perto do aquário.
- Use um umidificador doméstico.
- Água estagnada. E, novamente, o excesso de rega só pode causar danos. Folhas desbotadas são um sintoma de raízes podres. Portanto, é importante controlar a frequência de hidratação e a quantidade de fluido.
Solução: as instruções para a ressuscitação de uma planta do solo úmido são descritas anteriormente.
Ficou amarelo
Iluminação incorreta. No final do transplante, o vaso com a planta foi movido para o peitoril da janela, no lado sul.
Tem iluminação bastante intensa. Raios quentes do sol provocam amarelecimento, manchas, as chamadas queimaduras térmicas, que causam sérios danos à planta.
Solução: coloque o vaso em um local mais fresco, possivelmente no meio da sala. Ou nas janelas do lado leste ou norte, mantenha-se afastado da luz solar direta, especialmente nos meses de verão.
- Falta de rega.
- Baixa umidade no quarto.
- Composição inadequada do solo.
Prevenção
Evidentemente, para evitar esses problemas, o spathiphyllum deve ser protegido da influência de fatores externos. Portanto, é aconselhável manter a flor em condições de estufa por algumas semanas. Ou seja, crie um mini-viveiro ou simplesmente cubra a planta com um saco plástico. Lá, mantenha uma temperatura de + 23-25 ° C, alta umidade. Realize a rega regular, conforme necessário, não se esqueça de arejar diariamente a estufa. Depois de um tempo, a flor pode ser movida para o seu lugar e continuar a crescer nas mesmas condições.
Se, após um transplante, você seguir as recomendações acima, não precisará estudar os sintomas e tomar medidas para tratar os exóticos da sala. Cuide do seu animal de estimação em um momento difícil para ele, e ele responderá com uma exuberante e longa floração.