Descrição e fotos das variedades Lashenalia, bem como as dificuldades de cuidar de uma planta caprichosa

Esta planta incomum é como se fosse criada para surpreender e encantar. Sua floração se assemelha a uma guirlanda de sinos brilhantes, como luzes.

E essa guirlanda é acesa no inverno gelado, como se lembrasse que, em meio a um frio intenso, sempre há um lugar para calor e aconchego.

É difícil imaginar quantas espécies de plantas podem ser encontradas nas coleções de jardineiros amadores. Alguns gostam das cores e formas incomuns das folhas, outros gostam de botões chiques, o terceiro é importante pelo mínimo de esforço gasto em cuidados. Lashenalia não combina com pessoas preguiçosas e desatentas - esta linda flor requer condições e cuidados especiais.

Descrição e História Botânica

Lachenalia (Lachenalia) - também lachenalia, prímula do cabo. Os representantes desta família são plantas perenes herbáceas bulbosas pertencentes à família Asparagus.

Um ramo de flores em forma cilíndrica, uma inflorescência na forma de uma orelha ou um pincel. Sépalas e pétalas têm tons diferentes: do verde ao lilás. A base do perianto é tubular na base, transformando-se gradualmente em forma de sino. Dividido em várias partes (geralmente 6), interno por mais tempo que externo. Estames estreitados, filiformes, no valor de 6 peças. O ovário é livre, com três pontas. A parte superior do pilão é capitada. A floração dura um mês.

A fruta Lanshenalia parece uma caixa de três gumes. Amadurecimento - rachaduras nas costuras, abrindo a passagem para numerosas sementes. As sementes são pequenas, com 1,5 ml de diâmetro, bulbosas, pretas, com uma superfície lisa e brilhante.

As folhas são oblongas-esternadas, lineares, na maioria das vezes 2 (menos frequentemente - 10), reunidas em um soquete. Brilhante, muitas vezes têm manchas marrons ou roxas na parte superior, verrugas marrons, listras brancas. A base da folha é coberta por escamas com aparência de filme.

As lâmpadas são esféricas ou esféricas, escamas de limão e marrom, fechadas, com um diâmetro de até 3 cm. 4 flechas de flores podem crescer a partir de uma lâmpada grande. O aroma das flores é agradável, quase imperceptível. Em condições selvagens, os beija-flores estão envolvidos na polinização; algumas espécies têm flores auto-polinizadas.

A altura de uma planta adulta varia de 12 a 40 cm e possui um longo ciclo de vida. Existem 100 variedades no gênero. Para a criação em casa, apenas 15 espécies foram criadas, com base nas quais várias dezenas de variedades híbridas foram cultivadas.

Variedades principais: descrição da aparência e foto

Aloide (Aloides), tricolor

Esta é a espécie mais popular cultivada por jardineiros. As folhas são carnudas, com até 20 cm de comprimento, de cor verde escuro com manchas marrons. Externamente semelhante às folhas de aloe, afunile. As inflorescências são brilhantes, desenvolvem-se em pedúnculos longos e são coletadas em pincéis. Pedicelos são curtos. Os botões são vermelhos, florescendo de baixo para cima nos meses de inverno. As flores são amarelas com um toque de roxo ou rosa, caídas, tubulares, com dentes verdes dobrados.

Na natureza, esse tipo de raridade. Formas híbridas são:

  • Goldzonne.
  • Arlequim.
  • Naida.
  • Ortenburg
  • Po.

Bulbífero (Bulbifera) ou bulboso (Pendula)

Floresce do final de dezembro a março. Cor - laranja, framboesa, escarlate, com dicas de roxo ou verde. Altura - de 10 a 25 cm. Esta espécie possui duas folhas lanceoladas, com 5 cm de largura, lobos de perianto interno e externo de igual comprimento, dourado-trigo. Possui as maiores lâmpadas do gênero. Cresce em áreas costeiras e em praias arenosas.

Contaminados (Contaminados)

O nome popular é jacinto selvagem. A altura desta planta perene bulbosa é de 25 cm e o caule está solto, reto. O nome "contaminado" deve-se às manchas bordô e marrom das flores brancas como a neve. Na natureza, cresce apenas no Cabo Ocidental da África do Sul.

Crescendo e se propagando no apartamento

O desembarque é melhor iniciado no final de agosto - início de setembro, porque nesse momento o período de descanso termina.

Em casa, a lashenalia vive no máximo 8 anos.

Como preparar o terreno?

Requisitos básicos do solo: leveza, umidade moderada, nutrição. Parece uma mistura de areia com barro de jardim e casca de pinheiro para terrenos abertos e para plantas de interior - armazene substrato para bulbosos com a adição de grama e solos frondosos.

Sementes

A reprodução por sementes não é a melhor opção. À venda, são raros, caros e só podem florescer em alguns anos.

As sementes de Laushenalia só podem ser compradas em lojas especializadas em jardinagem. Sua embalagem deve estar intacta, ter informações sobre a planta e características. Peça ao vendedor certificados indicando as datas de germinação e a validade da análise. Não faz sentido colher sementes velhas - a taxa de germinação será baixa.

Se o material da semente foi obtido diretamente da planta, deve ser plantado imediatamente após a coleta. Caso contrário, não germinará. Instruções de pouso passo a passo:

  1. Um recipiente de largura baixa deve ser preenchido com substrato de areia e turfa.
  2. Aprofundar o material de plantio no solo por 2-3 milímetros a uma distância de 3-4 centímetros um do outro.
  3. Cubra o recipiente com vidro ou filme plástico e coloque-o na área de luz difusa.
  4. A rega deve ser regular (1 vez por semana - 1 copo de água). Temperatura ambiente - pelo menos 18 graus. Precisa de ventilação diária.
  5. O primeiro folheto se forma em cerca de 20 a 30 dias, e sob a superfície do solo está toda a parte do broto. Após o aparecimento das mudas, o recipiente deve ser colocado sob luz intensa.

Lâmpadas

Quando propagada por bulbos-filha, a planta cresce mais magnífica e floresce mais rapidamente do que quando cultivada a partir de sementes. Mas isso é feito apenas em um determinado período - no início do outono.

As lâmpadas devem ser firmes e suaves, com linhas suaves.

Plante-os de acordo com o seguinte esquema:

  1. As crianças selecionadas são separadas da mãe e colocadas no solo preparado com folhas de grama misturadas com turfa e areia. O diâmetro da panela é de pelo menos 15 centímetros.
  2. Para o esplendor do arbusto, 5-9 peças são plantadas imediatamente. As lâmpadas estão enterradas completamente no chão.
  3. O solo superior é compactado e polvilhado com uma fina camada de cascalho lavado ou argila expandida. A drenagem também é colocada na parte inferior.
  4. O pote é colocado em um local fresco e claro. É regada abundantemente com água morna e purificada.

Estacas

A melhor maneira de se reproduzir. As folhas são selecionadas visualmente saudáveis. A floração é observada após um ano.

  1. O caule das folhas é separado da base logo abaixo do nível do substrato, cortado na base ou cortado ao meio.
  2. O material é pingado na areia grossa e molhada a uma profundidade de 3-4 centímetros e colocado em um local quente e bem iluminado.
  3. Pequenos bulbos germinados (geralmente 1 a 3) começam a brotar em um mês e meio.

Condições ao ar livre

Para o crescimento adequado da lashenalia, o local de pouso é selecionado com proteção contra o sopro direto dos ventos. A paisagem deve ser lisa, sem escorregas e poços, com boa circulação de água e ar. A preparação começa em agosto. O local é limpo do sistema radicular de outras plantas, desenterrado, fertilizado com húmus, superfosfatos, fertilizantes com sulfato de magnésio e potássio.

Camas altas são derramadas e a drenagem é usada se a água subterrânea estiver localizada nas proximidades. Para proteger contra toupeiras e insetos, é usada uma rede de aterrissagem.

O plantio de bulbos começa no final de setembro - início de outubro, para que eles possam se enraizar antes do frio. Se necessário, as datas de desembarque podem ser estendidas até novembro, mas, neste caso, o site deve ser isolado com antecedência. O chão é coberto com uma camada de turfa, e ramos de abeto, serragem fresca e folhagem seca são derramados por cima.

No outono, as sementes são semeadas em solo solto e cobertas por uma fina camada de areia. Os primeiros brotos aparecem dentro de 5 semanas.

Como cultura hortícola, a lashenalia não pode ser cultivada na Rússia central. Mudanças de clima e temperatura muito frias irão destruir a planta.

O que fazer se a planta não enraizar?

O motivo está em condições inadequadas de desenvolvimento. Você pode tentar transplantar a planta de campo aberto em uma panela e amamentar dentro de casa.

Cuidados e manutenção

Rega

Durante a dormência, a rega é reduzida ao mínimo. Aos primeiros sinais de crescimento de novas folhas, a frequência e o volume do fluido aumentam gradualmente.

O solo após cada irrigação deve ser cuidadosamente afrouxado, a planta deve ser pulverizada periodicamente com água morna.

Folhas e brotos devem ser limpos uma vez por semana do pó com uma esponja macia e umedecida. A umidade para lashnalia não é crítica, mas se necessário, você pode usar um umidificador de ambiente ou uma bandeja com seixos molhados.

Iluminação

A iluminação deve ser suficiente; na fase da vegetação ativa, pode ser exposta à luz solar direta (com exceção do meio-dia do verão). Peitoris de janela ocidentais ou orientais são os mais adequados. No inverno, é necessária iluminação artificial.

Temperatura

A principal dificuldade em cultivar lashenalia é criar um regime de temperatura confortável. O frio atípico deve estar em ambientes fechados à noite - de 8 a 13 graus. Essa beleza caprichosa floresce apenas no frio.

Durante o período de descanso, não são necessárias condições especiais. Uma lâmpada que caiu folhas não tem medo de 18 a 20 graus de calor.

Tanto durante a dormência quanto durante a estação de crescimento, a sala com a planta deve ser ventilada regularmente.

Solo

O solo para a lashenalia deve ser nutritivo, leve e solto, com penetração adequada para o ar e a umidade. Acidez - na faixa de pH 5,5-7,5. Você pode fazer uma mistura misturando em partes iguais areia branca e grossa da margem do rio, turfa e chernozem. Ou, nas mesmas proporções, mistura de folhas, perlita e solo gramado.

A areia deve ser preparada antes do uso. É cuidadosamente lavado em água corrente, derramado com água e fervido por meia hora para destruir bactérias patogênicas. Lave e calce novamente no microondas ou no forno até secar completamente.

Uma mistura especial para bulbos ou um substrato universal para plantas com flores é comprada nas lojas. Desinfecte-o com uma solução fraca de permanganato de potássio.

A melhor opção para a drenagem é argila expandida. Ele absorve o excesso de fluido e compartilha com o solo se secar. Mas você pode usar cascalho pequeno, poliestireno e areia grossa.

A planta adora a cobertura orgânica do solo. Como cobertura, você pode usar:

  • serragem fina;
  • uma massa de feno e ervas daninhas;
  • turfa;
  • siderados;
  • musgo esfagno;
  • húmus de folhas;
  • agulhas;
  • até as cascas de nozes e as cascas de sementes.

Pote

O vaso ou recipiente para plantio é selecionado com furos na parte inferior, rasos e largos, com um diâmetro de 12 a 14 cm.Recipientes rasos típicos são selecionados para vasos largos com lashenalia, cuja altura é notavelmente inferior ao diâmetro.

Top vestir

A cobertura é aplicada durante o período de vegetação ativa (nas fases de brotamento, floração e crescimento das folhas) a cada duas semanas. A melhor escolha seria composições para plantas com flores decorativas: com alto teor de potássio. O nitrogênio não deve estar presente. Após a floração, o fertilizante é interrompido.

O princípio principal é "Melhor subalimentação do que superalimentação". Lachenalia é tão sensível aos fertilizantes que pode morrer se a dose for excedida. Portanto, os especialistas aconselham a reduzir pela metade a dosagem indicada nas instruções.

Poda

As folhas são deixadas nas hastes até completamente secas: isso dá à planta a oportunidade de acumular a quantidade máxima de nutrientes antes do período adormecido. Os pedúnculos são removidos imediatamente após a floração.

Como cuidar no inverno?

Nos meses de inverno, é importante fornecer aos lashenalia iluminação suficiente e a temperatura necessária. Se a previsão do tempo para o futuro estiver em dúvida - é melhor não plantar uma flor em campo aberto.

Doenças e pragas, bem como métodos para lidar com eles

Lasenalia raramente é afetada por pragas. Mas às vezes aparecem pulgões, ácaros ou cochonilhas.

  1. Mealybugs infectar o sistema radicular e inibir o crescimento geral, sugando sucos de folhas e brotos. Reconhecida pela flor de cera cinza e cogumelos fuliginosos. A planta é limpa de pragas:

    • Cotonete com sabão.
    • Pulverizado com infusão de alho três vezes. 5 dentes de alho são derramados com meio litro de água fervente, infundidos por 4 horas. A infusão é aplicada às folhas com um pincel.
    • Uma solução de sabão verde (15 gramas de sabão e 10 ml de álcool desnaturado por litro de água).
    • É processado com tintura de álcool de calêndula.
  2. Ácaro aranha instala-se na parte de trás das folhas. Desse bairro, eles ficam marrons e são cobertos com orifícios. Na lashenalia, esses parasitas podem aparecer apenas no verão. Para combater os aracnídeos, os acaricidas são usados: sabão em pó ou mayticidas (JUDO, Spiromesifen).
  3. Pulgões secreta veneno, devido ao qual a planta para de crescer e é deformada. Esta praga mais maliciosa pode destruir a planta em poucos dias. Existem muitas receitas populares para combater pulgões, mas se a derrota for grave, agentes químicos (Almirante, Aktara) e preparações à base de inseticidas biológicos (Aktofit, Akarin) são usados.

Medidas preventivas:

  • quarentena temporária após a compra;
  • inspeção regular da planta quanto a danos;
  • mantenha-se limpo;
  • tratamento com inseticida (Biotlin, Confidant, Mospilan, Fitoverm);
  • tomar banho uma vez por mês em água corrente.

Problemas crescentes comuns:

  1. Floração fraca. O motivo é a temperatura ambiente excessivamente alta.
  2. Coloração pálida das folhas e sua murcha. Provavelmente, isso se deve à falta de luz solar e correntes de ar.
  3. A deterioração do caule causa solo mal selecionado.
  4. Manchas nas folhas e flores causam uma baía excessiva de coma de terra.
  5. O apodrecimento do bulbo ocorre devido à má desinfecção do solo e do vaso. A lâmpada em si também pode ser estragada.
  6. Se a planta começar a se esticar por muito tempo - você precisará dar mais luz e reduzir a temperatura na sala.

Conclusão

No inverno, quando há uma paisagem branca monótona e chata do lado de fora, quero adicionar cor ao ambiente. Esta pequena ilha de cores e cheiros, um lembrete do passado e um sonho sobre o futuro verão serão exatamente lashenalia é uma exótica orgulhosa, amante do sol, de distantes costas africanas. Pegue esse pequeno sol em casa e isso lhe dará alegria por um longo tempo.

Deixe O Seu Comentário