Que solo é adequado para cactos? Como fazer você mesmo e como escolher o solo adquirido?
Por muitos anos, os cactos têm sido um dos visitantes mais comuns aos peitoris de nossas janelas.
Esses habitantes de desertos e costas são muito despretensiosos, que conquistaram nosso amor universal, mas não pensam que você pode fazê-lo apenas regando a planta.
O solo dos cactos não é tão importante quanto a rega, por isso é preciso abordá-lo com toda a seriedade. No artigo, você pode ler que tipo de cacto terrestre precisa, se é adequado para suculentas, se é possível fazer uma mistura de solo em casa e como.
Por que a terra é tão importante?
O solo não deve ser apenas nutritivo e enriquecido com microelementos, mas também na composição deve corresponder ao solo em que um cacto dessa espécie cresce na natureza.Se você negligenciar a preparação do solo ou fazê-lo incorretamente, o cacto pode ficar doente ou ser afetado por pragas, por exemplo, ácaros, insetos da tireoide de cactos, pulgões-raiz, cochonilhas e outros e, como resultado, esses fatores levarão à morte da planta.
Composição - que tipo de terra as plantas gostam?
Criar um solo aceitável para esta planta é uma tarefa muito complexa e minuciosa, exigindo amplo conhecimento sobre o cacto selecionado. Portanto, os solos variam de espécie para espécie, mas quase sempre consistem nos seguintes elementos, tomados em diferentes proporções:
- Terra de grama ou de argila - Essa camada retém perfeitamente o fluido, retardando o processo de lixiviação de nutrientes.
- Estufa velha - mais fácil de obter, mas com piores qualidades, um análogo da terra de relva ou terra de folhas, localização: qualquer terra retirada do jardim.
- Terra de folha ou húmus de folha - terras ricas em nutrientes e de fácil absorção de água. Você pode encontrá-lo no início da primavera, sob as folhas caídas do ano passado.
- Humus - em pequenas doses é adicionado ao solo com falta de nutrientes. Cactos grandes, principalmente na floresta, crescem neste solo.
- Areia grossa do rio - um elemento que torne o solo solto e poroso é necessário na preparação de qualquer solo para cactos. Você pode encontrá-lo nas praias e margens do rio. Antes de usar, lave com poeira fina.
- Zeólito - É chamado de argila queimada. Elemento que aumenta a porosidade do solo, acelerando a absorção de líquidos e a secagem do solo. Grânulos de zeólito são encontrados na ninhada de gatos para o banheiro. Basta comprar um material de enchimento sem aglomeração, enxaguar e peneirar os grânulos, jogando fora aqueles com menos de 4-5 mm.
- Carvão - O carvão em pó é usado como desinfecção. Pedaços de carvão podem ser adicionados ao solo para evitar processos de decomposição. Para produzir carvão, um pedaço de madeira decídua é queimado e quebrado em pedaços pequenos.
- Lascas de tijolo - um elemento que torna o solo mais solto e poroso e também retém o excesso de umidade.
- Turfa - serve como um regulador da umidade no solo.
As proporções de criar um substrato em casa com suas próprias mãos
- O solo para espécies desérticas é o seguinte: Em proporções iguais, misture solo encharcado, folhas, turfa e areia grossa.
- Para cactos das terras baixas: tomar solo de relva, húmus foliar, turfa, húmus e areia grossa na proporção de 2/1/1/1/1, respectivamente.
- Os cactos grandes e de rápido crescimento da família Cereus exigirão: quantidades idênticas de relva e terreno foliar, turfa e um quarto do seu volume de turfa.
- Opção universal: Se não for possível determinar a afiliação do cacto, você pode usar a seguinte receita: pegue húmus de folhas, solo encharcado, areia grossa, carvão vegetal (esmagado) e lascas de tijolo na proporção de 2/2/2 / 0,5 / 0,5 e misture.
Oferecemos a você um vídeo sobre como fazer solo para cactos com suas próprias mãos:
A drenagem é necessária?
Não menos importante é a drenagem. Ele salvará o cacto da estagnação da água nas raízes, que no futuro poderá levar a planta à morte. Em que consiste a drenagem? Leva do sexto ao terceiro do pote inteiro e é dividido em 2 camadas na estrutura:
- Topo. Esta camada de drenagem é feita de cascalho. Ele deve separar o cacto do chão e não apenas ser espalhado pela superfície.
Em nenhum caso, use argila expandida para a camada superior. A argila expandida é um material intensivo de umidade que coleta rapidamente a água e seca por um longo tempo, o que impede a secagem do solo. Usar argila expandida como camada superior prejudicará apenas o cacto.
- Para o fundo. Argila expandida ou pedra britada é adequada para esta camada.
Processo de drenagem
- Coloque uma camada de argila ou cascalho no fundo da panela.
- Cubra o solo.
- Coloque uma camada de cascalho no solo.
- Além disso, não se esqueça dos orifícios de drenagem na panela.
Solo pronto para cactos e suculentas, sua compra
Se não houver tempo, desejo ou oportunidade de mexer com a criação do solo, ele sempre poderá ser comprado na loja, com muitas ofertas. Mas vale a pena prestar atenção que a maioria das misturas pré-fabricadas é feita com base na turfa, o que pode afetar adversamente a planta, de modo que o solo é "lembrado" adicionando os elementos necessários a elas.
Ao comprar uma mistura, você precisa estudar a composição. Em que terra as plantas espinhosas são plantadas? O solo a seguir será mais adequado.:
- fertilizado;
- à base de turfa de planície.
As suculentas são muito semelhantes às plantas de cactos, mas o solo é adequado para a primeira para a segunda? As suculentas têm necessidades semelhantes, e o solo para elas difere pouco do solo para os cactos. Os fabricantes de solo acabado escrevem "Para cactos e suculentas" e têm o direito de fazê-lo.
Falando em solo "Para cactos e suculentas": em Moscou, 2,5 litros de bio-solo acabado custarão 26 rublos, em São Petersburgo - 27 rublos. O solo da empresa "Peter Peat" 2 l custará 42 rublos para a capital e 40 rublos para São Petersburgo. 6 litros de solo de Agrícola em Moscou custarão 54 rublos, em São Petersburgo - a partir de 44 rublos.
Cuidado do solo
O solo também requer manutenção.
- Esterilização. A primeira coisa que precisa ser feita por ele é a esterilização. 20 a 30 minutos são suficientes para que todo o solo aqueça até 100 C.
- Rega. Regue a planta, dependendo das condições ambientais. Em altas temperaturas, baixa umidade e luz solar intensa, o cacto requer mais fluido. Portanto, no verão, com exceção dos dias nublados, os cactos precisam ser regados diariamente, com o início do outono, reduzir a rega e, no inverno, reduzir a rega para 2 vezes por mês.
Para irrigação deve usar chuva ou água fervida em temperatura ambiente.
- Top vestir. Na maioria das vezes, o cacto é "alimentado" com sais de nitrogênio, potássio, fósforo e cálcio. Lascas de carvão, cascalho e outros componentes são adicionados ao próprio solo para melhorar sua qualidade.
- Pragas. A principal praga que vive no solo é o verme da raiz. Este é um inseto leve de 1 a 2 mm de comprimento, capaz de mudar o local da estadia, portanto, um vaso infectado é um perigo para todos os outros se os vasos estiverem próximos. Um cacto, gravemente afetado pelo verme, para de crescer e descarta os brotos. Existem dois métodos para combater o parasita:
- Químico - cacto duas vezes, com um intervalo de 14 dias, é pulverizado com um inseticida sistêmico.
- Mecânico - o cacto e suas raízes são lavados com água morna, após o que o cacto é seco e transplantado para o solo limpo.
Para maior efeito, você pode combinar os dois métodos.
Como se viu, cacto é um monte de problemas. Mas se isso não afastar o jardineiro amador, o amigo espinhoso será uma ótima alternativa para aqueles que nos incomodaram com escarlate, agave e ficus.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo sobre o solo no qual você precisa plantar cactos: