Quer plantar uma rosa encaracolada? Leia o artigo sobre variedades de plantas, flores, propagação, cuidados e doenças
Roses! Essas flores não deixarão ninguém indiferente. Se você quiser admirá-los não apenas nos feriados, mas durante todo o verão, poderá plantá-los em seu jardim.
No artigo, examinaremos visualmente na foto a aparência de uma rosa encaracolada e também aprenderemos como cuidar adequadamente. Além disso, aprenderemos como propagar e enraizar esta flor. E também de que maneiras protegê-lo de pragas e doenças.
Descrição detalhada
De um grande número de variedades de rosas, o cacheado pode ser dividido em 2 grupos:
- Arbustos multi-floridos - expresso florescendo até 20 botões de cada vez. Apresentam um leve odor, tamanho de broto de até 3 cm. Os brotos cravejados são longos e flexíveis, podem ser arqueados ou rastejantes. Eles têm folhas pequenas, pétalas são duplas, semi-duplas ou simples. Os brotos são colocados ao longo de todo o comprimento do caule e florescem por cerca de 4 semanas na primeira metade do verão.
- Arbustos de flores grandes - expresso em florescimento alternado de flores. O tamanho do botão é de até 11 cm, tem um aroma pronunciado. O comprimento aproximado do caule é de 400 cm e floresce abundantemente 2 vezes por estação. Esta espécie de rosas é bastante resistente ao gelo e raramente fica com oídio.
História de ocorrência
Não há informações exatas onde a primeira rosa foi descoberta. Alguns estudiosos afirmam que ele apareceu pela primeira vez na China e depois foi introduzido na Europa. Outros acreditam que essas flores vêm do Oriente Médio. Mesmo nos tempos antigos, as rosas despertavam admiração e respeito próprio. Essas flores são muito populares e agora um grande número de variedades e variedades é produzido. Um dos mais famosos e usados no paisagismo são as rosas encaracoladas.
Qual a diferença entre escalar espécies e espécies que se enrolam?
Considere a diferença entre uma rosa escalada e a chamada encaracolado. De acordo com o comprimento do caule, as rosas desta espécie podem ser divididas em 2 grupos:
- Curly. Seu comprimento é de cerca de 5-15 m. Hastes finas são fáceis de dobrar e não quebram. As agulhas são pequenas e quase espinhosas.
- Vime. Seu comprimento é de cerca de 3 - 3m. Esta espécie tem raízes poderosas e caules grossos, é impossível dar-lhes forma, caso contrário eles irão quebrar. Os picos são fortes e afiados, você pode facilmente se machucar.
Variedades de visualização e foto
Em seguida, você pode se familiarizar com as variedades de rosas encaracoladas e vê-las na foto.
Chaplin Rosa (Chaplin Rosa)
A rosa encaracolada tem um aroma fraco, cor rosa rica. Atingem uma altura de até 500 cm, o tamanho do broto é de 7 a 8 cm, as pétalas semi-duplas. Resistente a doenças como oídio e manchas pretas.
Florescendo durante todo o verão
Super Excelsa
Rosas vermelhas com diâmetro de até 4 cm, adoram sombra, são despretensiosas, toleram bem diferentes temperaturas e são resistentes a doenças e insetos.
Super dorothy
A variedade resistente ao inverno que floresce durante todo o verão floresce muito bem. As rosas de cor framboesa aparecem no final da primavera, mas podem durar até o final do outono.
Floração
Diferentes variedades de rosas trepadeiras florescem de maneiras diferentes, mas principalmente neste período cai no início do verão. Mas algumas espécies florescem até o final do outono. Os principais requisitos para cuidar de rosas são capina, rega e cobertura.
A principal razão para a falta de floração pode ser a escolha errada das mudas, por isso é melhor comprá-las de um vendedor confiável. A rosa não floresce em solo duro e pesado. Antes de plantar, você precisa cavar a terra com um metro de profundidade e saturá-la com substâncias úteis: húmus ou estrume. Também deve ser feito o corte profissional do ventilador.
Importante! A planta precisa ser fertilizada com potássio e fósforo e, no inverno, envolvida com uma película espessa.Instruções passo a passo para crescer e cuidar
- Escolhendo um local de desembarque.
É melhor escolher lugares ensolarados e ventilados. Você também precisa considerar que no inverno será necessário colocar e cobrir a planta, para isso é necessário preparar um local.
- Qual deve ser o solo.
Para escalar rosas, é necessária uma terra solta e fértil, saturada com substâncias úteis.
- Aterragem
O poço de plantio deve ter cerca de 50 * 50 em tamanho e a distância entre as plantas - 2,5 metros. Então o poço é coberto com terra e compactado. Em seguida, rega e amontoa, pelo menos 20 cm.
- Temperatura
A temperatura mais ideal para a planta é de 20 a 25 graus. A temperatura varia dependendo da variedade de rosas.
- Rega.
É necessário regar a planta a cada 10 a 12 dias, com um volume de cerca de 1-2 baldes por planta. Durante a estação de crescimento, a planta requer uma grande quantidade de água. Na sua ausência, o crescimento e a floração diminuem.
- Top vestir.
A alimentação deve ser a cada 10-20 dias. Se o estrume foi usado durante o plantio, na próxima vez você precisará fertilizar apenas no próximo ano.
- Poda.
Durante a poda na primavera ou no verão, você precisa remover o número de caules antigos cultivados na base da planta. No entanto, as variedades que florescem durante toda a estação requerem poda somente após 3 anos.
- Como amarrar uma planta.
Com a amarração horizontal, os brotos crescem em diferentes direções, os brotos se abrem nas extremidades. Se verticalmente - os brotos laterais deixam de crescer depois de um tempo e os brotos aparecem apenas no final do broto principal. Além disso, as rosas podem ser dispostas em um leque, bem como em espiral em torno de uma árvore ou pilar.
- Transplante
A melhor época para transplantar é o outono.
- Para o transplante, você precisa se retirar da planta 50-60 cm.
- Cave com muito cuidado, o mais fundo possível.
- Após a extração, transfira imediatamente para um novo local.
- Em seguida, embale e despeje bastante água.
- Preparando-se para o inverno.
Os preparativos para o inverno começam no final do verão. Como está a preparação para o inverno e preciso podar a rosa?
- É necessário reduzir a quantidade de água a uma parada completa, parar de soltar a terra e alterar a composição da fertilização.
- O próximo passo será a poda do inverno e a remoção dos suportes no início do outono.
- Outras ações são abrigo. É melhor fazer isso a uma temperatura de -5 a -7 graus, para que a planta se prepare para o inverno e entre em estado inativo.
Instruções passo a passo: como propagar?
Um dos métodos mais comuns para propagar rosas de escalada é o corte. Existem vários métodos de enraizar uma planta: no solo, na água, em um saco e nas batatas.
- Preparando as estacas.
Importante! Você não deve escolher uma filmagem jovem como uma haste, pois o enraizamento levará muito mais tempo. Para melhores resultados, você deve usar a sessão após 10 dias de floração.
A melhor escolha seria uma fuga com 3 botões, pronta para o crescimento. A largura é de cerca de 7 mm, o comprimento é de cerca de 20. O lado de pouso deve ser cortado em um ângulo de 45 graus, o lado superior - sob a linha reta.
- Enraizamento no solo.
- Depois de preparar as mudas, você pode plantá-la imediatamente no chão. Areia grossa deve ser usada para evitar cáries.
- Após o plantio, as mudas precisam ser abundantemente regadas.
- Cubra com uma jarra de vidro.
- Jogue um pano leve. Como na luz direta do sol, as fotos podem ser queimadas.
A melhor temperatura é de 23 a 25 graus acima de zero. Periodicamente, você precisa levantar a lata para ventilação e depois de um tempo removê-la completamente.
- Enraizamento na água.
Para cultivar uma flor saudável, plante as mudas em água fervida, trocando-a a cada dois dias. É melhor manter o futuro subindo no parapeito da janela, mas à sombra, para que o sol não caia sobre a planta. As raízes devem aparecer em cerca de um mês.
- Enraizamento no saco.
- Para esse método, você precisa plantar o caule no solo e derramar em água fervida quente.
- Em seguida, embrulhe a panela em um saco plástico e coloque-a perto da janela.
Assim, é obtido um tipo de estufa. A planta cresce com raízes em cerca de 30 dias, após os quais pode ser plantada em um habitat permanente.
- Enraizamento em uma batata.
É considerada a maneira mais fácil de propagar rosas, na qual as flores se enraízam com maior probabilidade.
- Para este método, você deve preparar batatas - remova todos os "olhos" para que o vegetal não germine.
- Faça um buraco de cerca de 2-3 cm.
- A haste, por sua vez, deve ser mantida em solução com um estimulante de enraizamento.
- Insira o broto com a ponta afiada nas batatas e plante no solo cerca de 2/3 da profundidade das estacas.
- Então você precisa organizar uma estufa usando uma garrafa de plástico, ventilando periodicamente a planta.
As raízes devem aparecer em cerca de um mês.
Doenças e Pragas
Importante! Ao usar vários remédios para doenças e pragas, não pulverize rosas durante a floração!Existem vários tipos de doenças e pragas:
- Manchas negras.
É expressa por manchas arredondadas nas folhas de cor marrom escuro ou preto. Se um problema for encontrado, as folhas caídas devem ser queimadas imediatamente. Alimente as plantas com fertilizantes e água apenas sob a raiz.
- Oídio
Parece branco, como farinha, em tempo real: primeiro com pequenas manchas, depois afeta toda a planta. Para tratar a planta, você precisa cortar todas as áreas afetadas e queimar junto com as folhas caídas. Para fazer uma solução, você precisará de 200 g de sulfato de cobre e 300 g de sulfato de ferro por 10 litros. água. Pulverize a mistura resultante sobre os botões ainda adormecidos - na primavera.
- Podridão cinzenta.
Esta é a decadência de brotos, brotos, folhas e caules. Durante o tempo chuvoso, as partes doentes da flor formam esporos cinzentos. Na fase inicial da infecção, você pode pulverizar com uma solução de água, líquido de Bordeaux e cloreto de cobre.
- Câncer bacteriano.
Crescimentos hostis se formam nas hastes e raízes. Quando amadurecem, endurecem e depois de um tempo apodrecem. Para protegê-los da doença, você deve cortar as flores afetadas e destruir.
- Ferrugem.
Manifesta-se como um espessamento da base dos rebentos jovens e a subsequente ocorrência de fissuras. Destes, os esporos são amarelos. O tratamento para esta doença será a desinfecção de rachaduras com sulfato de cobre, além de um corte nas áreas infectadas da planta.
- Tripes.
São insetos de cor amarelo pálido ou marrom, que comem suco e tecidos de folhas jovens. Para destruir pragas, você precisará de uma solução de água, Fufanon, karbofos, Intavir e tabletes de faísca. Mas eles podem ser pulverizados somente antes e depois da floração.
- Rose sawfly.
Na primavera, um inseto preto põe ovos sob a pele de uma fuga. As larvas vivem dentro do caule, comendo-as. A cura para eles é o mesmo remédio que para os tripes.
- Ácaro.
Esses insetos vivem na parte inferior das folhas. Alimentam-se do suco da flor e tecem uma teia, que torna a planta prateada. Para expulsar pragas, você pode usar infusões de tabaco, absinto ou yarrow.
- Rosanna cigarra.
Pequenas pragas verdes se alimentam de suco de folhas, devido ao qual a planta adquire uma cor de mármore. Para o tratamento, use a mesma mistura que para tripes.
- Afídio verde rosa.
Esses insetos se reproduzem a um ritmo incrível. Alimentam-se do suco de folhas, pétalas e brotos jovens, o que leva à destruição da planta. Para se livrar de pragas, você pode usar a mesma solução usada nos tripes ou criar um produto usando água e sabão em pó.
- Folheto de rosa.
As larvas verdes claras se alimentam das folhas. Se o dano não for grave, você pode simplesmente remover as folhas preenchidas por pragas. No entanto, com um forte, vale a pena usar o mesmo remédio que os tripes, antes de tudo, processar as próprias folhas.
A rosa encaracolada é uma das variedades mais bonitas e agradecidas desta espécie. Com os devidos cuidados e cuidados, ela se provará da melhor maneira e será agradável aos olhos a cada estação.