É possível comer romã durante a gravidez? Propriedades úteis, contra-indicações e receitas passo a passo
Qualquer mãe expectante cuida de seu bebê. Portanto, uma das questões relevantes para ela é: "O que é bom para mim e meu filho?"
A romã, reconhecida como um verdadeiro depósito de substâncias úteis, é absolutamente indispensável na dieta de uma mulher grávida. Benefício ou dano é o uso de romã durante a gravidez e se é possível comer nos estágios iniciais, diremos mais adiante.
Posso comer durante a gravidez?
É possível ou não granadas grávidas, tente descobrir. A gravidez é o período em que uma mulher precisa especialmente de uma dieta equilibrada, saturada com todas as vitaminas e minerais. Seu corpo funciona para dois, e ela só precisa de romã como fonte de todos os nutrientes importantes. Seu benefício para a futura mãe é óbvio, graças à composição química única, também tem um efeito benéfico no bebê que se desenvolve no útero. Portanto, mulheres grávidas precisam comer romã, mas você precisa saber a medida.
Prejudicar
Durante a gravidez, o corpo da mulher é extremamente sensível e, no estado habitual, a ingestão excessiva de romã pode passar sem deixar vestígios; ao gerar um filho, pode falhar na forma de, por exemplo, uma reação alérgica.
Restrições de consumo
- A romã afeta todo o sistema digestivo e o estômago em particular. Devido ao grande número de ácidos em sua composição, é capaz de fazer com que a mãe expectante aumente o nível de acidez e, como resultado, azia. Muitas mulheres grávidas sofrem deste problema, especialmente nas fases posteriores.
- O corpo de uma mulher grávida trabalha de um modo aprimorado, gastando suas próprias reservas de força na formação do feto. Portanto, o cálcio necessário para construir o tecido ósseo de uma criança geralmente vem do corpo da mãe. Como resultado, afinamento do esmalte da mulher grávida. A romã também afeta negativamente a condição dos dentes, o que no resultado final pode levar a mulher em trabalho de parto à perda.
Ajuda! Os médicos recomendam suco de romã para evitar problemas dentários apenas através de um tubo, e antes de comer a fruta em si, coma um pedaço de queijo ou escove os dentes com pasta de dente. Após as guloseimas, é necessário enxaguar a boca com água ou um elixir especial.
- Com cautela, o fruto deve ser comido por aquelas mulheres em posição propensa à pressão arterial baixa. É esse efeito que esse feto exerce sobre o corpo, ou melhor, os ossos contidos nos grãos. Mãe hipotônica melhor beber suco.
Contra-indicações
A seguir, é apresentada uma lista das doenças nas quais o uso de romã nos alimentos pode prejudicar uma mulher grávida e seu bebê.
- Alergia a frutas exóticas.
- Úlcera gástrica ou gastrite com alta acidez.
- Hemorróidas, fissuras anais.
- Constipação
- Problemas nos rins.
Se ocorrerem reações adversas no corpo de uma mulher grávida que não sejam características de uma mulher em um estado normal, é imperativo consultar um médico.
Quanto posso comer?
Uma maçã granular para uma mulher grávida pode ser consumida todos os dias por qualquer período, mas não mais que ½ parte de um feto de tamanho médio, que será de aproximadamente 100-150 g. Em nenhum caso você deve comer mais do que a norma estabelecida, como se isso não fosse desejável.
Para evitar possíveis problemas no estômago, recomenda-se o uso de romã ou suco apenas 30 minutos após a refeição principal.
Os ossos são úteis?
Agora vamos ver se é possível comer romã com sementes. Muitas vezes você pode se deparar com a opinião de diferentes pessoas que afirmam que as sementes de romã são prejudiciais. Você deve se acalmar com isso: para todas as pessoas e ao mesmo tempo para gestantes, comer sementes de romã não é contra-indicado. Mas você precisa se lembrar: as sementes de romã contribuem para a redução da pressão arterial, elas serão úteis apenas para mães que sofrem de hipertensão. Eles também têm uma propriedade altamente adstringente que ajudará na diarréia.
O que é útil durante a gravidez?
A composição química da romã é verdadeiramente única. Contém:
- proteínas;
- aminoácidos;
- fibra;
- carboidratos;
- gorduras
- vitaminas (A, C, grupo B, E, PP);
- minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, cobre, etc.).
A polpa de romã contém antocianinas, leucoantocianinas, catequinas, fitonídeos, que atuam como antioxidantes no corpo humano.
A fruta tem um efeito benéfico no trato digestivo:
- melhora o apetite;
- ajuda com inchaço e na luta contra ataques de náusea com toxicose.
Sua ação é de caráter geral fortalecedora e fortalece o sistema imunológico da futura mãe. A romã tem um efeito diurético, sendo um produto absolutamente natural.
Uma maçã granular tem um efeito benéfico na função hematopoiética no corpo, aumentando o nível de hemoglobina no sangue, o que é muito importante para a perda de nascimento esperada de uma mulher. Também fortalece perfeitamente os vasos sanguíneos, o que tem um efeito benéfico no estado do músculo cardíaco.
A romã promove a produção de ocitocina - um hormônio que ajuda na entrega. Ele contém uma grande quantidade de ácido fólico, que está envolvido na formação das células nervosas do bebê.
A fruta é um excelente anti-séptico. Ele pode lidar facilmente com a dor de garganta inicial da futura mãe, especialmente porque em uma posição tão delicada o uso de comprimidos é contra-indicado.
Romã de baixa caloria (60 kcal por 100 g), pode ser incluído com segurança na dieta para as grávidas que sofrem de ganho de peso. Além disso, a fruta real tonifica perfeitamente os músculos, tem um efeito benéfico sobre a pele, tornando-a flexível e elástica, e também combate eficazmente manchas de pigmento que estragam o humor de muitas gestantes.
Atenção! A opinião de que a granada é uma fonte de ferro é errônea. Esta substância é realmente encontrada na fruta, mas em pequenas doses. Além disso, a origem vegetal não contribui para a absorção de ferro pelo corpo humano.Indicações de uso
- Toxicose durante o primeiro trimestre (nos estágios iniciais) da gravidez.
- Inchaço.
- Pressão alta.
- Anemia
- Diarréia
- Tosse.
- Dor de garganta.
- Prevenção de estrias, manchas da idade.
O que cozinhar?
Agora, sobre como comer romã durante a gravidez. A comida da mulher grávida deve ser o mais útil possível para ela e seu bebê. As receitas abaixo são um exemplo de uma dieta equilibrada e também serão úteis para gestantes que sofrem de ganho de peso.
Salada de vitaminas com repolho de Pequim
Prepare tudo o que você precisa:
- Repolho chinês - 300g;
- romã - ½ parte;
- ovos de galinha ou codorna - 2 (4) peças;
- iogurte - 80 ml;
- verduras;
- o sal.
- Lave o repolho, verduras, ferva os ovos.
- Descasque a romã, retire o grão.
- Pique finamente o repolho, pique finamente as verduras.
- Pique os ovos com um dado médio.
- Em um recipiente, misture repolho, verduras, ovos, sementes de romã, adicione um pouco de sal.
- Despeje com iogurte natural.
Cozinhar Salada de Vitaminas
Laranjas com sementes de romã em molho grosso
Prepare todos os produtos:
- 250 ml de suco de laranja;
- 2 pedaços de laranjas;
- 1 pc romã;
- 50 g de açúcar;
- 2 colheres de sopa amido;
- vanilina.
- Leve o suco de laranja com baunilha e açúcar para ferver.
- Despeje o amido em um suco fervendo previamente diluído em uma pequena quantidade de água. Ferva um pouco.
- Descasque e corte as fatias de laranja, extraia as sementes de romã.
- Espalhe uma camada de laranjas, sementes de romã em um prato, despeje o molho sobre tudo, repita tudo novamente.
- Deixe o prato esfriar para engrossar o molho.
Aveia com queijo cottage e suco de romã
Para preparar o prato, você precisará de:
- flocos de aveia - 300 g;
- suco de romã - 300 ml;
- queijo cottage - 300 g;
- romã - 1 pc .;
- amêndoas - 40 g.
- Despeje aveia com suco de romã.
- Cozinhe até ficar cozido.
- Misture o mingau com queijo cottage e sementes de romã.
- Transfira a mistura para um prato e cubra com amêndoas esmagadas.
Os benefícios da romã durante a gravidez são inegáveis. Mas não devemos esquecer: tudo o que é útil é isso com moderação. Não abuse de alimentos durante a gravidez, a romã não é exceção. De qualquer forma, todas as reações adversas devem ser imediatamente relatadas ao médico que está monitorando.