O que fazer se as folhas, os ovários e os frutos caírem e por que isso acontece?

Muitos amantes de plantas, tanto profissionais quanto amadores, encontraram um problema quando as folhas da planta começaram a cair, embora seja muito cedo em termos de tempo, ou a planta não deve derrubá-las.

As razões podem ser muito diferentes e, neste artigo, consideraremos os casos mais característicos relativos aos limoeiros. O limão é uma planta bastante caprichosa para composição do solo, iluminação e umidade.

Por que está caindo e o que fazer?

Se você notar que as folhas de limão caseiro começaram a ficar amarelas e caem, observe melhor como exatamente isso acontece.

O fato é que a natureza do amarelecimento pode ajudar a determinar qual é a razão. Abaixo está uma lista completa de como as plantas ficam amarelas e caem em casa, por que isso acontece e que tipo de cuidados a colheita precisa neste caso.

Quais folhas ficam amarelas, secas e caem?

Se as folhas começarem a ficar amarelas gradualmente, começando com as estacas e se espalhando gradualmente sobre as folhas, após as quais as folhas caem, você estará lidando com uma das seguintes situações:

  1. Má iluminação. A opção mais provável, especialmente no inverno. Para corrigir a situação, você pode reorganizar o vaso com a planta na janela sul e cercá-lo com vários espelhos para que a luz venha de todos os lados. Você pode estender o "dia" para um limão devido a lâmpadas fluorescentes.
  2. Rega excessiva. Ao mesmo tempo, o solo no vaso se torna denso e, é claro, não permite que o ar passe bem. Por esse motivo, pequenas raízes começam a desaparecer e a planta não recebe oxigênio suficiente, o que significa que os brotos secam e as folhas caem. Como contramedidas, você pode transplantar a planta ou afrouxar o solo neste vaso e não se esqueça de transferir a planta para uma sala mais quente, mas não para os aquecedores.
  3. Rega insuficiente. Devido à falta de umidade, a planta se livra de pequenos brotos que não podem nutrir com suco - pequenas raízes e parte das folhas. Isso só piora a situação. Você pode regar cuidadosamente a planta para corrigir a situação, a principal coisa é não derramar demais - é muito prejudicial.
  4. Rega repentina após uma longa seca. Em princípio, esta é uma combinação dos dois pontos anteriores. Primeiro, a planta não recebe nutrição suficiente do solo e, devido à grande quantidade de água, o solo é compactado além de qualquer medida, o que impede as raízes de consumir oxigênio do solo.

    A rega após uma seca deve ser gradual, para que a planta entre lentamente em forma. Quando o limão ganha vida, deve ser transplantado para outra panela, sem esquecer de remover as raízes secas ou começar a apodrecer.

  5. Plante no inverno com a bateria. Os limões não gostam de ar seco, e é exatamente isso que as baterias incluídas e outros dispositivos de aquecimento fazem. Se não for possível reorganizar a planta, você poderá pulverizar periodicamente a pistola ou instalar um umidificador na sala.
  6. Molhar com água fria. Quase todos os representantes de citros não podem absorver água fria, o que leva ao congelamento e à morte de parte das raízes. E isso leva à morte de folhas. Portanto, antes de regar, a água deve ser aquecida alguns graus acima da temperatura ambiente.
  7. Alta temperatura. Apesar de as frutas cítricas amarem calor, elas toleram negativamente as altas temperaturas. Isso se aplica à temperatura da água e à temperatura do ar. Água muito quente danifica as raízes e ar quente demais pode fazer com que o solo seque rapidamente.
  8. Falta de minerais. Essa situação é mais ou menos padrão e todo mundo sabe o que fazer - adquira fertilizantes e coloque-os no solo. Novamente, o principal é não exagerar.
  9. Aclimatação. Durante a aclimatação de uma planta devido ao estresse e a uma acentuada mudança de temperatura, o metabolismo pode ser prejudicado e a velocidade do fluido pode mudar, o que pode levar à perda de parte da coroa. Portanto, ao transportar plantas, não as coloque imediatamente em uma sala quente ou fria (dependendo da época do ano).

    Por exemplo, se você comprou um limoeiro no inverno, a primeira vez é segurá-lo não no peitoril da janela ao lado da bateria, mas em um local mais fresco, para que a mudança nos regimes de temperatura ocorra gradualmente.

Se as folhas ficarem amarelas na base e as pontas parecerem saudáveis, na maioria dos casos, essa lesão das folhas é causada por uma drenagem insuficiente. Para que a água e o ar não estagnem no pote, a superfície da terra deve ser afrouxada uma vez a cada poucos dias. Além disso, vale a pena fazer orifícios de drenagem no solo que vão da superfície ao fundo da panela.

Como entender qual é o motivo dos insetos?

Além de razões mais ou menos naturais, alterações nas folhas podem ser causadas por insetos nocivosque são particularmente atraídos pelo cheiro de frutas cítricas. A seguir, são apresentadas as principais pragas dos limoeiros e como elas afetam as folhas.

  • Os solavancos pareciam marrom escuro, as folhas amarelavam e começaram a cair. Besouros são a causa de tais alterações nas folhas. Trata-se de sarna, ou escudos falsos, que se alimentam da seiva das plantas, escondidos atrás de pequenos escudos. Lutar contra essas pragas é difícil, mas possível. Dos remédios populares, recomenda-se limpar as folhas com uma solução de sabão com adição de álcool. Ou você pode usar ferramentas especiais, como o Actellik.
  • Vire amarelo, enrole, seque. Ácaro. Em alguns casos, pequenos insetos vermelhos - ácaros - podem ser vistos nas folhas amareladas. Nesse caso, é necessário usar produtos químicos, como o "Actellika" ou "Demitan" acima mencionado.
  • Amarelecimento das folhas, secagem de galhos inteiros e deformação das folhas. A causa de tais danos à árvore pode ser pulgões - pequenos insetos verde-amarelos. Para salvar a planta, você deve usar água com sabão ou diclorvos. Para fazer isso, a panela com a planta é embalada em um saco amarrado e o algodão umedecido com a droga é colocado lá. Após quatro horas, a planta deve ser retirada e suas folhas lavadas com água limpa e morna.

Descarga maciça e abrupta de folhagem verde

Esse evento inesperado pode ser causado por gomose, podridão radicular ou estresse comum.

  1. Gummosis. Aparece como um ponto escuro que cresce rapidamente no córtex, após o qual o córtex começa a apodrecer e a gengiva escorre dele. O tratamento é exclusivamente "cirúrgico" - as partes afetadas são cortadas, após o que a madeira é tratada com solução a 3% de sulfato de cobre e depois coberta com pasta de barba.
  2. Podridão da raiz. É impossível determinar rapidamente esta doença até que as folhas caiam. Você deve desenterrar a planta, cortar as raízes danificadas e transplantar em outro solo.
  3. Estresse. Foi descrito acima, está associado a mudanças de temperatura, abismo, seca e outras mudanças drásticas no ambiente. Os remédios são descritos, novamente, acima.

Todos os sinais de doenças de plantas em condições e métodos de tratamento

Além do fato de as folhas ficarem amarelas e caírem, existem outros problemas mais sérios que deformam o próprio corpo da folha. Isso pode ser uma consequência das seguintes doenças:

  • Sarna ou verruga. Suas manifestações são semelhantes e se expressam na aparência das folhas dos tubérculos, que gradualmente se transformam em pistolas pintadas de amarelo ou rosa. Quando infectada com crosta, com o tempo uma placa aparece nos tubérculos e a superfície racha. Nesse caso, as folhas também estão distorcidas. Folhas com características semelhantes e, às vezes, galhos inteiros devem ser removidas.
  • Câncer. Pontos úmidos aparecem na parte inferior da folha, que escurecem com o tempo. Nesse caso, um tubérculo aparece no meio do local. Após um curto período de tempo, a folha fica rachada e esponjosa. No centro da esponja, há uma pequena depressão cercada por um halo amarelado. Incurável.
  • Infecção mista. Pode assumir muitas formas diferentes, mas muitas vezes é suficiente para curar as raízes que são danificadas primeiro e enfraquecer a resistência da planta. A maneira mais fácil é cortar as raízes podres.
  • Malsecco. É um cogumelo parasita, devido ao qual as folhas ficam vermelho-alaranjadas e morrem. É necessário cortar as partes afetadas da planta.
  • Mosaico de folha. Por causa desta doença, traços escuros e claros aparecem nas folhas, e as próprias folhas perdem sua forma. Não tratado.
  • Praga tardia. Nesta doença, manchas marrons ovais aparecem ao longo da veia central. É necessário remover brotos danificados e usar a droga "Ordan" ou "Profit".
  • Xilopsorose. Na aparência, é muito semelhante à hommose mencionada acima, mas incurável.

Escassez de substâncias

A falta de vários oligoelementos pode levar a alterações na cor das folhas e à perda de sua elasticidade. Consequentemente, é suficiente fertilizar a planta ou transplantar em solo fresco para resolver o problema.

  1. Falta de nitrogênio. Aparece na forma de manchas manchadas.
  2. Deficiência de fósforo. As pontas secam e caem, ficam marrom enferrujadas.
  3. Deficiência de potássio. Entre as veias aparecem dobras e sulcos.
  4. Deficiência de ferro. Uma rede de veias verdes aparece na folha.

E se a planta derramar ovários e frutas?

É natural que não apenas as folhas, mas também os frutos com ovários possam sofrer. Existem várias razões e, na maioria das vezes, são semelhantes às situações já mencionadas acima:

  • Falta de minerais no solo.
  • Falta de luz solar.
  • Falta ou excesso de água.

Separadamente, vale destacar a falta de boro e manganês. É simplesmente determinado pelo aparecimento das folhas. Com a falta de manganês, as folhas ficam cinza-amareladas, mas permanecem verdes ao longo das veias. Se não houver boro suficiente, as folhas começam a se enrolar., e a própria sessão começa a ficar amarela e para de crescer.

Além disso, a causa da queda dos ovários pode ser:

  • Muitos ovários. A árvore não pode fornecer alimento para todos os ovários e alguns deles morrem. Como auxílio, você pode remover proativamente os ovários em excesso.
  • Árvore muito jovem. A situação é semelhante a muitos ovários - você precisa remover essa parte do broto.

Na maioria das vezes, a queda de folhas nos limoeiros não é causada por doenças, mas por problemas no solo ou na temperatura. E, conhecendo os sinais externos, pode-se facilmente determinar o que causou tais conseqüências e, portanto, corrigir a situação. Obviamente, existem doenças bastante insidiosas que simplesmente não podem ser reconhecidas. Mas, para entender essas sutilezas, você deve ser um especialista.

Vídeo útil

Mais informações sobre por que as folhas de um limoeiro caem, você pode ver no vídeo abaixo:

Deixe O Seu Comentário