Por que as folhas internas de limão enrolam e o que fazer para ajudar a planta?

Cultivar um limoeiro em casa é simples, mas, como todas as plantas exóticas, requer cuidados adequados.

O não cumprimento das condições corretas pode causar problemas nas folhas.

Um dos problemas mais comuns é o enrolamento das folhas. As causas dessa doença podem ser muitas: cuidados inadequados, pragas, doenças, falta de minerais.

Por que folhetos de uma planta de casa se dobram em um tubo e o que fazer?

Se as folhas de limão caseiras ficarem amarelas e se torcerem para dentro, primeiro você precisará determinar por que isso acontece, Afinal, muitos fatores podem afetar a saúde da planta, incluindo:

  • Cuidados inadequados.
  • Pragas.
  • Doenças
  • Falta de minerais.
  • Falta de oxigênio.
  • Rega errada.
Depois de determinar a causa da doença a tempo, você pode evitar sua progressão e iniciar imediatamente o tratamento.

Cuidados inadequados

Condições adversas podem destruir até as plantas mais persistentes. Torcer as folhas também é uma conseqüência de cuidados inadequados.

Deficiência de oxigênio, secura excessiva ou umidade excessiva, correntes de ar, solo pobre, falta de fertilizantes ou a falta deles - tudo isso afeta a saúde da árvore.

Rega errada

Como em tudo, na rega, você também precisa encontrar um meio termo. Você não pode encher a árvore, mas não é aconselhável organizar a seca. Por esse motivo, as folhas podem não apenas enrolar, mas também ficar amarelas ou cair completamente. O limoeiro não tolera água fria nem defendida. Para a irrigação, a água que resistiu por vários dias é ideal.

Isso é feito para que todo o cloro evapore (esse elemento tem um efeito ruim nas frutas cítricas). Também deve estar em temperatura ambiente. Se desejar, algumas gotas de vinagre podem ser adicionadas à água. Schisandra deve ser pulverizada à medida que o solo seca.

Umidificação no inverno e no verão

  1. No invernocomo você sabe, o ar da casa é mais seco do que no verão. Por isso, a folhagem da árvore sofre. Se de repente você notou que as folhas começaram a se enrolar, é necessário tomar medidas rápidas e fornecer alta umidade à árvore. Os umidificadores de ar fazem um bom trabalho, se você não tiver a oportunidade de comprar um dispositivo assim, basta afastar a panela das baterias e colocar um recipiente com água próximo a ela.
  2. No verão devido à alta temperatura, o solo seca rapidamente. Para evitar isso, basta pulverizar e regar a planta com mais frequência.

Falta de oxigênio

Às vezes, as folhas de limão se enrolam devido à deficiência de oxigênio. No verão, o capim-limão é retirado para o ar fresco e, no inverno, a sala é ventilada.

Ao executar as manipulações acima, verifique se não há mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar, pois isso pode danificar a árvore.

Pragas

Uma das causas da torção das folhas é o aparecimento de pragas.

Aranha, ácaros cítricos e carrapato Yuma

O ácaro é uma praga bastante comum e perigosa. O inseto tem um tamanho muito pequeno, portanto não pode ser visto imediatamente a olho nu e toma qualquer medida para eliminá-lo. Na maioria das vezes, os carrapatos afetam a parte inferior do verde.

Alimentam-se da seiva das plantas, o que leva à queda e torção das folhas. Algum tempo após a lesão, uma teia de aranha e pontos amarelos nas folhas podem aparecer. Você não pode hesitar com o tratamento quando essa praga aparecer, pois ela não apenas absorve todos os sucos, literalmente, da árvore, mas também pode sofrer algum tipo de doença viral.

Como lidar com a teia de aranha e outros tipos de carrapatos:

  • A primeira coisa a fazer é lavar a copa da árvore com água morna, colocando um saco ou filme na panela. Isso ajudará a remover uma quantidade significativa de carrapatos.
  • Mas uma lavagem não é suficiente, a maneira mais eficaz de combater o ácaro é com produtos químicos.

    Bem comprovado:

    1. "Fitoferm";
    2. "Actellik";
    3. "Demitan".

Lutar contra um ácaro não é fácil, porque seus ovos são bem resistentes a produtos químicos. Para evitar a reinfecção, vários tratamentos são necessários em intervalos de 7 a 10 dias.

Como medida preventiva, você pode plantar plantas próximas ao capim-limão que esses tipos de ácaros não podem tolerar: gerânio e alho.

Escudo

Conhecida por seu disfarce. Frequentemente afeta frutas cítricas, formando pontos amarelados na superfície da folha. Externamente, esses pontos parecem placa seca.

Se o tratamento não for iniciado a tempo, as crostas se espalharão para outras partes da árvore e encherão tudo com suas conchas, por isso a folhagem pode enrolar ou cair.

Como lidar com o escudo da balança:

  1. Verifique citros quanto a neoplasias nas folhas e nos galhos (se ainda os encontrar, remova as áreas afetadas).
  2. Limpe as folhas com uma solução que contenha álcool.
  3. Pulverize uma árvore com um inseticida.
  4. Execute o procedimento novamente após 7-14 dias.

Tripes e pulgões

Limões internos também são atacados por tripes e pulgões. Um sinal característico do aparecimento de parasitas são estrias de prata.

Como se livrar? Livrar-se de tripes e pulgões é semelhante a combater escoteiros e ácaros.

Deficiência mineral

A curvatura da folhagem é observada com a falta de vários minerais:

  • Cálcio quando há falta de folhagem, ela começa a perder cor, enrolar, secar e depois cair. Os brotos podem começar a morrer. A boa notícia é que a deficiência desse elemento é extremamente rara, pois a água da torneira contém sais de cálcio.
  • Magnésio: A deficiência desse elemento causa clorose - as folhas empalidecem entre as veias. É observado durante a frutificação. Elimine a causa da nutrição complexa ou sulfato de magnésio.
  • Bor: Antes de tudo, a falta afeta brotos e folhas jovens. Eles se enrolam e se tornam letárgicos. Às vezes, podem aparecer pontos transparentes ou veias aumentadas. A deficiência de boro é preenchida com ácido bórico.
  • Cobre: as folhas aumentam de tamanho, adquirem uma cor verde escura e a ponta da folha é dobrada. Reabasteça com sulfato de cobre ou sulfato de cobre.

Doença

As doenças cítricas podem ser causadas por patógenos:

  1. bactérias
  2. fungos;
  3. vírus

São transportados por outras plantas, com água e vento.

  • Fungo fuligem. A doença interfere no desenvolvimento e crescimento normais da árvore. Aparece na forma de um revestimento marrom escuro nas folhas e, com o tempo, pode se espalhar para os galhos. Quando infectada, a placa pode ser lavada com água morna comum e ventilar a sala.
  • Gumose. A doença ataca a parte inferior do tronco. Com o tempo, pode subir ou descer e afetar outras partes dos citros. Uma protuberância é formada no local da lesão, na qual a gengiva se acumula (líquido marrom ou amarelo, que endurece ao entrar em contato com o ar). Esses sites desaparecem posteriormente. As folhas também sofrem.

    As plantas infectadas continuam a dar frutos, mas os frutos perdem o sabor. Não tome nenhuma medida, pois o capim-limão pode morrer.

    O tratamento é bastante complicado:

    1. As áreas afetadas devem ser tratadas com uma solução de sulfato de cobre.
    2. Em seguida, retire a árvore do solo, limpe as raízes e transplante para um novo solo.
    3. Cortar e queimar madeira doente.

Prevenção

A melhor prevenção é um atendimento bom e adequado. É sempre mais fácil prevenir a doença do que tratá-la e, para a prevenção de patógenos de doenças virais, bacterianas e fúngicas, recomenda-se o uso do boifungicida Fitosporin. Eles precisam pulverizar e regar o citrino. Pode haver muitas razões para torcer as folhas de um limoeiro, mas com o devido cuidado elas podem ser evitadas.

Deixe O Seu Comentário