Begônia de jardim: descrição, cuidados e reprodução de uma flor

A begônia é cada vez mais encontrada em canteiros de ruas centrais, praças, parques e cabanas. Desde a primavera até o final do outono, a planta está repleta de flores brilhantes, que foram realmente apreciadas pelos serviços de paisagismo urbano, paisagistas e jardineiros amadores.

Existem variedades híbridas usadas para o paisagismo de um jardim de inverno, crescendo em vasos. Eles florescem durante todo o ano.

Descrição da flor

A pátria da begônia é considerada a floresta tropical da América do Sul, na África, onde é perene. Em um clima temperado, a planta é considerada anual, as condições climáticas não dão a oportunidade de crescer em campo aberto o ano todo. Sobre plantar e cuidar de begônias anuais e de longo prazo, escrevemos aqui.

Com o advento do frio e da geada, a begônia é desenterrada e armazenada durante todo o inverno até a primavera. A planta do jardim tem dimensões compactas. O arbusto cresce até 30 cm de altura e existem alguns brotos que às vezes nem a folhagem é visível. O tamanho das flores em diâmetro varia de 5 a 15 cm.

A textura das inflorescências é terry e semi-dupla. A cor é variada. Na aparência, eles se assemelham às flores de rosas, azáleas, peônias, dependendo da variedade. O caule e a folhagem são verdes suculentos. A forma das folhas é assimétrica, as bordas são serrilhadas.

Ajuda! No final da floração, o fruto é formado - uma caixa de sementes. Eles são muito pequenos, em 1 grama existem 90 mil pedaços de sementes.

Foto

Em seguida, você pode ver uma foto da rua begônia:

Posso plantar na rua?

A begônia é considerada uma planta que ama a água. Prefere crescer em sombra parcial. No entanto, agora você pode encontrar facilmente variedades que crescem excelentemente em um ambiente com alta temperatura e baixa umidade. Eles não têm medo de pequenas geadas e chuvas fortes.

Na maioria das vezes, as variedades tuberosas são plantadas em terreno aberto. As flores do rizoma são plantadas no verão em canteiros e, no final do outono, são transplantadas para vasos de plantas e trazidas para a sala. Às vezes, para não perder tempo, os jardineiros plantam begônia em vasos, decoram canteiros, varandas.

Com mau tempo, eles se escondem na casa. Mas para a fábrica, essas transferências são desfavoráveis. Portanto, como mostra a experiência prática, para as nossas condições climáticas, é melhor escolher variedades adaptadas ou encontre o lugar certo imediatamente.

Subespécies

Como resultado de muitos anos de seleção e cruzamento de várias classes de plantas, como resultado, um grande número de híbridos foi obtido.

Abaixo estão os mais comuns.

Aparência de tubérculo

Há flores duplas, semi-duplas e lisas. A cor é branca, rosa pálido, amarelo, escarlate, vermelho vivo. O caule é forte e carnudo. Esta espécie é caracterizada por um longo processo de floração.: de 1 de junho a final de novembro. Ao cultivar begônia de tubérculos ao ar livre, é importante prestar atenção a certas nuances. No inverno, a planta precisa de armazenamento em estufa.

Ampere

O comprimento dos brotos variando entre 80 cm e as variedades suspensas de begônia ampel parecem boas ao decorar estruturas verticais de ruas. Eles são cultivados em vasos pendurados ou em montanhas-russas. As variedades híbridas permanecem atraentes mesmo com o início de pequenas geadas.

Eterno

Existem inúmeras variedades desta subespécie. Os arbustos crescem pequenos, de até 15 a 20 cm de altura, e a folhagem é de forma oval, textura suave e a cor é de verde claro a marrom. Eles são usados ​​para decorar canteiros de flores em parques, praças. As plantas não são caprichosas, mesmo os iniciantes podem cuidar delas.

Mais detalhes sobre os tipos de begônias podem ser encontrados aqui.

Plantando no jardim

O plantio em campo aberto de uma erva de jardim ocorre no final de maio, quando o clima quente e ensolarado se estabiliza. A begônia tuberosa é pré-germinada antes do plantio em casa de vegetação, a uma temperatura de + 22-24 ° C. Variedades eternas plantadas com as primeiras flores, isso permite que você dê imediatamente uma aparência decorativa aos canteiros de flores.

Para obter uma beleza inigualável no jardim, preste atenção ao seguinte:

  1. É melhor ter begônias à sombra parcial, porque a luz difusa torna possível formar um arbusto exuberante e não se esticar. Mas dê um lugar ao sol para flores fotófilas.
  2. O solo para a begônia deve estar solto, com um pH neutro. No outono, o solo é desenterrado, os rizomas de ervas daninhas são removidos, o húmus, a turfa e a areia são adicionados para que o solo seja mais leve e respirável. As plantas podem crescer em um só lugar por cerca de 6-7 anos. Eles praticamente não drenam a terra. Com a falta de espaço livre nos canteiros, é recomendável plantar flores em vasos.
  3. A rega é realizada regularmente, mas não exagere. O alagamento do solo pode levar à deterioração do sistema radicular. Para a begônia, crescendo em canteiros de flores, e para o crescimento de vasos, é imperativo realizar uma camada de drenagem. No outono, minimize a umidade.
  4. Após o trabalho preparatório, o processo de plantio nas ruas começa com a preparação de buracos, com uma profundidade de 20 a 25 cm, e brotos frágeis ou tubérculos germinados são colocados com cuidado e cuidado. Polvilhe com terra e cinza de madeira. O espaço entre as begônias deve ser de 20 cm.
  5. No final do outono, a begônia dos tubérculos é extraída do solo. Limpar os tubérculos da terra, lavar e secar. Em seguida, coloque em um local fresco para armazenar até a próxima temporada.

Cuidado ao ar livre

O cuidado adequado da begônia de rua é umedecer regularmente o solo, soltá-lo e adicionar fertilizante. A casca sob as flores não deve ser permitida.Eles não gostam disso. No entanto, o solo deve ser afrouxado com cuidado para não tocar nas hastes e folhas das plantas.

Begônia gasta muita energia na floração. Portanto, você precisa produzir nutrientes várias vezes ao ano. Na primavera, o procedimento é realizado com um complexo completo de fertilizantes minerais, para um bom enraizamento e desenvolvimento ativo da massa verde.

Conselhos! Além disso, durante a brotação e a floração ativa, as flores são alimentadas a cada 2 semanas com substâncias contendo potássio e fósforo.

Reprodução

Você pode construir begônias das seguintes maneiras:

  • divisão de tubérculos;
  • vegetativo;
  • semente.

A begônia de jardim pertence à classe das plantas tuberosas, portanto o primeiro método de reprodução é o mais adequado. Em estufas, esse método é o principal quando se cultiva uma espécie de jardim.

  • Método de tubérculo:
    1. Ao comprar tubérculo de begônia em uma loja ou retirá-lo de um local de inverno, ele deve ser desinfetado.
    2. Mergulhe em uma solução com permanganato de potássio e depois seque.
    3. Em seguida, o tubérculo pode ser plantado em um substrato umedecido (serragem, areia, turfa) até que novos brotos apareçam.
  • Propagar brotos de jardim por estacas verdes:
    1. O material germinado, que é tubérculo, é removido de um local previamente preparado.
    2. Os brotos são cuidadosamente cortados e plantados em recipientes separados o suficiente para que a parte superior do broto espreite a 2-3 cm do chão.
    3. O processo de enraizamento é rápido e já resultará não 1 flor, mas 4-5 peças.
  • Begônias eternas se reproduzem através estacas convencionais:
    1. O topo de uma planta saudável e bonita é cortado com uma faca afiada.
    2. Remova todas as folhas desnecessárias, deixando no máximo 3 em cima. O comprimento da sessão é de 10 a 15 cm.
    3. Em seguida, esse processo é colocado em um copo com água ou plantado em um substrato não preparado, até que as raízes apareçam.
    4. Após 10-14 dias, eles eclodem.

Embora as sementes de begônia sejam muito pequenas, elas ainda são usadas para produzir mudas. O método das sementes é aplicável desde que exista uma estufa. Caso contrário, é melhor escolher dois outros métodos. Além disso, propagando plantas usando sementes, muitas características maternas são perdidas: cor, textura das inflorescências.

Saiba mais sobre a propagação de begônias aqui.

Doenças comuns

A begônia de rua, como plantas de interior, é propensa a doenças. A principal razão para isso é uma violação dos cuidados adequados, isso é especialmente característico da manutenção em estufa.

Desvios dos parâmetros podem levar ao desenvolvimento de tais doenças:

  • Oídio, uma doença fúngica das flores, devido à qual um revestimento branco aparece na superfície das folhas. Com a disseminação do fungo, manchas amareladas aparecem, de forma redonda. Eles são visíveis no lúmen ou na parte de trás das folhas. Oídio se desenvolve em condições de alta umidade e falta de ventilação. Para combater esta doença deve ser por pulverização com fungicida ou enxofre.
  • Podridão da raiz. A doença se desenvolve devido a um excesso de umidade no solo e uma baixa temperatura na sala. Inicialmente, as raízes da planta são danificadas. Essa doença também se espalha para as folhas, elas torcem e os caules sofrem um processo de decomposição. Você pode se livrar da begônia de um problema semelhante removendo áreas danificadas e tratando com uma solução fungicida.

Mais nuances sobre doenças da begônia podem ser encontradas aqui.

Pragas

  1. Pulgões. Ela come o suco da planta, o que leva à deformação das folhas. Esta praga é combatida com a ajuda do processamento de infusão de celandine, caldo de cebola.
  2. Ácaro aranha. Localizado na parte inferior da folha. Prefere também brotos jovens. A aparência do carrapato é indicada por palidez, queda de folhas. Para destruição, é usada uma solução de sabão.
  3. Tripes. Pequenas pragas voadoras. Sinais de presença nas begônias: manchas marrons escuras nas folhas, distribuídas pelas bordas ou no centro. Posteriormente, a folha fica amarela e morre. Nesse caso, é necessário o tratamento urgente de begônias com uma solução inseticida. Por exemplo, a droga "Aktara", dilua 1 g por litro de líquido.

Combinação com outras plantas

A begônia de rua é boa para criar arranjos de flores. Ele se conecta facilmente a vários arbustos que lhe dão uma sombra parcial, bem como plantas ornamentais e decíduas, complementa perfeitamente as flores perenes de baixo crescimento.

As begônias ficam ótimas com essas plantas de verão: surfinia, lobularia, Iberis, lobelia. Um excelente conjunto é obtido na fusão de begônias com ásteres, lírios e cenirárias.

Projeto da paisagem

Os designers usam essas flores para criar slides alpinos, camas de parque com padrões únicos de flores. Também com bastante frequência você pode encontrar begônias em vasos para decorar terraços, jardins, áreas abertas, canteiros de flores.

Importante! Begônias em vasos são usadas para dar às cores um gramado verde liso e tapetes de flores. Especialistas em paisagismo em todo o mundo usam esta flor extraordinariamente colorida, porque com o que não plantar - tudo ficará perfeito.

Em geral, a begônia de jardim é uma planta ideal para um jardim, casa, parque. Caráter despretensioso e floração duradoura acrescentam apenas qualidades positivas. Não é de admirar que as begônias sejam selecionadas e cultivadas em escala industrial.

Deixe O Seu Comentário