Vitamina cítrica: como comer limão e quanto pode ser consumido por dia?
Os citrinos, em qualquer estágio do amadurecimento, preservando um sabor ácido, são chamados de limão.
Essas frutas são consumidas em todo o mundo, principalmente para fins culinários.
Na maioria das vezes eles usam suco, que não só tem um sabor interessante, mas também uma ação destinada a limpar o corpo.
No artigo abaixo, descubra como usar limão e quanto é seguro.
Gosto
O limão é conhecido principalmente por seu sabor azedo, que pode ser chamado de cartão de visita do feto. A maioria das pessoas tem uma forte associação: limão azedo.
Um fato interessante. Para a maioria das pessoas familiarizadas com o sabor do limão, a mera imaginação mental dessa fruta causa aumento da salivação.Como são as frutas?
No caso geral, o fruto é um fruto amarelo claro de forma elipsoidal, com cerca de 6 a 9 cm de comprimento e 4 a 6 cm de diâmetro, e por baixo da casca está o próprio fruto, que consiste em 8 a 10 segmentos (lóbulos) cheios de polpa suculenta. As sementes da planta são pequenas, de 4-6 mm de comprimento, de cor branca ou verde-amarelada, de forma ovóide.
Diferenças de Variedades
Existem muitas variedades de limão, que são divididas em dois grupos principais - espessas e semelhantes a árvores, e o segundo subgrupo é caracterizado por maior produtividade.
Poucas pessoas sabem, mas dependendo da variedade, o tamanho da fruta pode variar de ovos de pombo a frutas pesando cerca de 2 kg.
Além dos tamanhos, os frutos de diferentes variedades diferem:
- forma - redonda ou vice-versa, mais alongada, em forma de pêra, etc;
- cor - de esverdeado a amarelo com graus variados de brilho e saturação;
- casca grossa.
A distinção aceita entre "limão" e "limão" tem uma base bastante culinária. A cal é geneticamente semelhante ao limão, e seus frutos têm um sabor característico e um aroma específico apenas em um certo estágio de maturação. Nas frutas maduras de limão, o sabor pode mudar para um doce açucarado, e o cheiro perde sua expressão vívida.
Por que tão azedo?
Uma quantidade significativa de ácidos orgânicos, em particular cítricos e málicos, confere a essas frutas um sabor amargo característico. Em uma escala de pH, a diferença entre números adjacentes representa uma diferença de dez vezes. Por exemplo, pH 5 é 10 vezes mais ácido que pH 6 e 100 vezes mais ácido que pH 7, considerado neutro. O suco de limão tem um pH entre 2 e 3, o que o torna 10 mil a 100 mil vezes mais ácido que a água.
Como usá-lo corretamente?
Comer limão assim, na sua forma pura, está longe da força de todos. Beba principalmente o suco dessas frutas ou adicione uma pequena fatia a uma bebida, como chá. Em geral, a tradição de beber chá com limão é distribuída principalmente no território da antiga União Soviética. No exterior, essa combinação é chamada de "chá em russo".
Existe o seguinte método de aplicação de limões - cuidadosamente lavados, cortados em fatias finas juntamente com a casca, os frutos são mergulhados em camadas em uma tigela com um pescoço largo, derramando cada camada com açúcar. O recipiente cheio é bem fechado com uma tampa e deixado por um tempo, até que as frutas cítricas deixem o suco. O produto resultante é consumido com chá ou sozinho, pois o açúcar amolece o pronunciado ácido de limão. Às vezes, o açúcar é substituído pelo mel, o que aumenta ainda mais a utilidade do produto acabado.
Limão, polvilhado com açúcar e café em pó, é frequentemente servido como aperitivo para o conhaque. Acredita-se que o autor desta receita tenha sido o czar russo Nicholas I, de modo que o lanche é chamado "Nikolashka".
Em que quantidades?
Dado o sabor específico dessas frutas cítricas, é improvável que exista um desejo de consumi-las em quilogramas. Ao contrário da crença popular, o limão não é líder no teor de vitamina C. Por exemplo, na groselha preta, o teor dessa vitamina é 5 vezes maior, em kiwi - 4,5 vezes, em laranja - 1,5 vezes e até o repolho branco é superior ao limão neste indicador .
Mas, como no inverno não é tão fácil encontrar groselha fresca em nossas latitudes, os limões e outras frutas cítricas são a principal fonte de vitamina C.
O ácido cítrico contido nessas frutas cítricas, que desempenha um papel importante no sistema de reações bioquímicas da respiração celular, é de grande benefício para os seres humanos. Uma dose única de uma grande dose de ácido cítrico concentrado causa irritação na mucosa gástrica e pode até levar a vômitos sangrentos.
No entanto, obter uma dose tão alta dos limões é problemático, portanto você pode comê-los sem medo, embora lembre-se de que qualquer ácido irrita a mucosa gástrica. Por esse motivo, você não deve tomar suco de limão não diluído ou as próprias frutas com o estômago vazio.
Quanto é recomendado o consumo máximo de gramas por dia?
Como todas as recomendações do campo da dieta, a resposta a essa pergunta é puramente individual para cada pessoa. Um médico deve indicar a necessidade de certas vitaminas, o risco de hipervitaminose, reações alérgicas e intolerância alimentar. Não há regras gerais sobre a quantidade de limões que podem ser ingeridos durante o dia e quanto não pode ser - você precisa fazer testes.
Contra-indicações
Primeiro de tudo limões são contra-indicados para quem é alérgico a frutas cítricas. A alergia alimentar está longe de ser uma doença inofensiva - se uma pessoa que recebe um alérgeno no corpo termina com duas espinhas desagradáveis e com coceira, então para outra pessoa pode acabar com o edema de Quincke, até o ponto da morte.
Em segundo lugar, surge a questão de saber se é possível comer frutas cítricas, principalmente limões, para pancreatite, gastrite com alta acidez, durante uma exacerbação de uma úlcera no estômago, bem como para pessoas que sofrem de ataques de azia ou não. Os médicos não recomendam isso.
O ácido cítrico afeta agressivamente o esmalte dos dentes - se houver algum problema nessa área, é melhor recusar usar os limões e o suco de limão não diluído.Deve-se tomar cuidado com os limões e todas as frutas cítricas para mulheres grávidas., para não formar no bebê no futuro hipersensibilidade a esses produtos.
É possível ou não usar todos os dias?
Sim, você pode, mas com algumas reservas.
- Em primeiro lugar, se não houver contra-indicações listadas acima.
- Em segundo lugar, algumas precauções devem ser tomadas: por exemplo, não beba suco de limão concentrado com o estômago vazio, escove os dentes ou enxague a boca depois de comer essas frutas. E, é claro, coma-os em quantidades razoáveis, sem se envolver com a força, inspirada por algum tipo de dieta nova ou uma receita para uma recuperação "maravilhosa".
Além disso, Beber uma bebida rica em vitamina C, como água de limão diariamente durante as refeições, ajudará a melhorar a absorção de certos minerais., incluindo ferro.
O que acontecerá se for tomado todos os dias?
Muitos de nós começam a absorver o chá com limão e frutas cítricas em quantidades de choque depois de se tornarem vítimas de resfriados sazonais. Muito mais razoável fazer a manutenção preventiva com antecedência, e nisso o limão será um grande auxiliar. Essas frutas são bastante acessíveis, são relativamente baratas e armazenadas por um longo tempo sem perder suas qualidades úteis, o que é especialmente importante nas latitudes do norte.
Como medida preventiva, já no outono, você pode começar a tomar suco de limão diluído ou adicionar um pedaço de fruta a uma xícara de chá de plantão. Isso permitirá que você obtenha pelo menos parte da dose diária necessária de vitamina C, que desempenha um papel importante na formação da imunidade.Se você comer uma fruta inteira por dia
O que acontecerá se você comer esse cítrico inteiro? Provavelmente, nada de ruim acontecerá à saúde, novamente, se você não tiver nenhuma contra-indicação ao uso de frutas cítricas. A dose diária de vitamina C necessária para um adulto é de 90 mg, 100 g de limão contém de 40 a 60 mg. Assim, a quantidade de vitamina C em um limão pesando cerca de 150 g é aproximadamente dois terços da dose diária.
Ayurveda (a ciência médica da Índia antiga que sobreviveu até hoje) acredita que um limão por dia ajuda as pessoas a se livrar da maioria das doenças conhecidas. É verdade que você precisa comer frutas para tratar várias doenças sem açúcar.
Os moradores do norte que são deficientes em vitamina C devido às condições climáticas ao comer um limão por dia se protegerão da ocorrência de uma doença desagradável como o escorbuto.
Posso comer à noite ou de manhã com o estômago vazio?
Com algumas reservas, isso é totalmente possível. Como mencionado acima, o perigo do suco de limão para o estômago está no alto teor de ácidos orgânicos. Para neutralizar seu efeito irritante, você deve diluir o suco de limão com água.
Um copo de água morna com suco de limão com o estômago vazio, imediatamente após acordar, permitirá que o corpo se anime rapidamente e se sintonize no próximo café da manhã. Após 20 a 30 minutos, você pode começar a comer.
O chá de camomila com limão e mel para a noite é um excelente sedativo que ajuda a adormecer e promove um bom sono. A única desvantagem é o efeito diurético leve desse remédio, portanto, você deve considerar se deve usá-lo à noite ou não. Faz sentido tomar essa bebida pelo menos 1,5 a 2 horas antes de ir para a cama.
O que acontece se você tomar demais?
É improvável que seja possível comer em excesso essas frutas cítricas precisamente devido ao seu sabor ácido específico. Novamente, não está claro quanto é muito? É improvável que 1 kg de limões cause problemas sérios., embora, muito provavelmente, causem azia.
Uma quantidade ainda maior, possivelmente, levará a distúrbios intestinais apenas por causa da saturação dos frutos com ácidos orgânicos. Em geral, nada fatal pode acontecer a uma pessoa saudável, mas experimentar com seu corpo ainda não vale a pena.
Como beber suco de limão e o que ajuda?
Corretamente - na forma diluída. Isso aliviará sensações desagradáveis, protegerá a mucosa gástrica e minimizará os danos ao esmalte dos dentes. O suco de limão pode ser diluído com água morna ou fria, dependendo da estação, adicionando opcionalmente mel ou açúcar a gosto.
Ajuda Após a digestão no estômago, o suco de limão produz subprodutos alcalinos que tornam a urina mais alcalina. Portanto, é considerado alcalinizante, apesar do pH ácido.Alguns especialistas afirmam que o ambiente acidificado no corpo é a causa de muitas doenças, como osteoporose, catarata, doenças cardiovasculares e até câncer.
Apesar do gosto amargo, os limões são líderes na lista de produtos alcalinizantes. O suco de limão também contém uma pequena quantidade de antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, fortalecendo os vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação e prevenindo o acúmulo de placas.
Além disso, alguns estudos relatam que o uso regular de suco de limão para urolitíase pode ajudar a prevenir a formação de certos tipos de pedras nos rins.
Processamento de frutas antes de comer
Antes de comer frutas, fazer chá ou espremer suco, será correto enxaguar bem as frutas em água quente corrente com uma esponja ou pincel. As frutas são entregues ao nosso país de longe e, antes que cheguem ao consumidor, passam por muitas mãos.
Após a colheita, os citrinos são necessariamente tratados com os seguintes conservantes: difenil, ortofenil fenol, ortofenil fenolato de sódio, tiabendazol, sais alcalinos de ácidos graxos, cera de abelha, cera de carnaúba, algumas resinas vegetais, ácidos de poliolefina, goma-laca.
Se você planeja fazer suco de limão, lave bem a fruta sob uma corrente de água quente. No caso de adicionar fatias de frutas ao chá, polvilhá-las com açúcar ou usar a casca para fins culinários, você precisa enxaguá-las em água quente, esfregar refrigerante - isso ajudará a se livrar da cera que cobre a pele da fruta. Depois disso, é aconselhável derramar limão sobre água fervente.
Constantemente eu quero limões - o que está faltando no corpo?
Com os amantes de cítricos azedos, tudo fica claro, mas por que você quer que os limões sejam irresistíveis para as pessoas que são indiferentes a eles, e o que isso significa? Um desejo tão inesperado, muito provavelmente, indica alguma necessidade oculta.
O Ayurveda já mencionado acredita que as preferências gustativas dependem da composição de uma pessoa e da predominância de qualquer elemento (o chamado dosha) no corpo. As preferências de sabor repentinamente alteradas indicam um desequilíbrio que o corpo está tentando eliminar com a ajuda de qualquer produto.
Além disso, a causa pode ser uma diminuição da acidez do estômago ou excesso de alimentos pesados para digestão. Frequentemente o desejo de comer algo azedo surge com um aumento na dieta da carne. Instintivamente, o corpo começa a procurar alimentos que facilitam a digestão.
Outro motivo pode ser uma desaceleração do metabolismo por qualquer motivo. Ácidos contidos no limão, apenas contribuem para a sua aceleração. Uma falta comum de vitamina C ou magnésio também pode causar desejos por cítricos. A deficiência desse microelemento pode ser compensada não apenas com limões, mas também com outras frutas, nozes cruas, sementes ou legumes.
Os limões são ricos em vitaminas e ácidos orgânicos, enquanto as frutas são acessíveis e armazenadas por um longo tempo, o que as torna uma das principais fontes de vitamina C no inverno.
O consumo regular de suco de limão ajudará a fortalecer o sistema imunológico, aumentará a absorção de oligoelementos e minerais, reduzirá os fatores de risco para doenças cardiovasculares e impedirá a formação de certos tipos de pedras nos rins.