Contra-indicações para o uso de rabanetes. Quem não deve comer um vegetal e por quê?
Rabanete é uma cultura de raiz sazonal, conhecida por seu grande número de vitaminas.
O vegetal é adequado para quem adere aos princípios de nutrição adequada: possui poucas calorias e muitos benefícios. Mas nem todo mundo pode usá-lo.
No artigo, falaremos detalhadamente sobre a idade em que os rabanetes podem ser consumidos, bem como para quem é absolutamente contra-indicado.
Com que idade o rabanete pode comer?
Rabanete não causa prazer para as crianças: é um vegetal de raiz amarga com um sabor específico. Apesar de seus benefícios, é possível começar a introduzir vegetais na dieta infantil apenas a partir de uma certa idade. Isto é devido ao fato de que pode causar indigestão.
Os pediatras recomendam dar rabanetes aos bebês a partir dos três anos de idade. Deve ser picado e, desta forma, em pequenas quantidades adicionadas às saladas. Os pais precisam monitorar a condição da criança: se ele começar a reclamar de dor abdominal, o ingrediente da dieta deve ser removido imediatamente.Contra-indicações
Apesar da composição útil dos rabanetes, nem todos podem usá-lo. Existe uma lista bastante extensa de contra-indicações: nesses casos, vale a pena excluir completamente o vegetal da dieta.
Quem pode comer?
Rabanete é uma colheita de raízes que tem um grande número de nutrientes. Ao usar este produto, você precisa ouvir o corpo: se houver um distúrbio no trato gastrointestinal, é recomendável recusá-lo.
Você pode comer um vegetal nesses casos:
- Na deficiência aguda de vitaminas. Contém vitaminas do grupo B (B5, B6 e B9), além de C e PP.
- Com constipação.
- Pessoas com diabetes.
- Com falta de manganês, potássio, fósforo, cálcio e ferro no organismo.
- Com anemia e problemas graves associados ao sistema circulatório.
- Quando diagnosticado com doença da vesícula biliar e urolitíase.
A principal função dos rabanetes é reabastecer os nutrientes: é por isso que é recomendável usá-lo para aqueles que são diagnosticados com sua deficiência. Ajuda a combater o colesterol alto e aumenta a hemoglobina, além de aliviar o inchaço ao eliminar a bile.
Importante! Apenas vegetais de raiz frescos são recomendados. Se for armazenado por um longo período, o amido começa a se formar, o que leva a uma exacerbação de problemas gastrointestinais.Quem não é permitido?
Apesar da extensa lista de propriedades úteis do vegetal, existem contra-indicações significativas:
- Com doenças da glândula tireóide e se o bócio aparecer. Caso contrário, podem surgir tumores cancerígenos.
- Com úlcera péptica, pancreatite e gastrite.
- Durante a gravidez e lactação.
- Com infecções intestinais.
- Se a membrana mucosa estiver irritada.
- Durante a exacerbação de doenças associadas ao trato gastrointestinal.
- Com hipervitaminose.
- Durante a exacerbação da gastrite.
- Pessoas que tiveram um ataque cardíaco.
Os médicos não recomendam o uso de rabanetes com o estômago vazio. Como parte do vegetal, existem muitos óleos essenciais que podem levar ao desenvolvimento de úlceras e gastrite.
Quem deve usá-lo com restrições?
Os médicos também fornecem uma lista de pessoas que podem comer rabanete, mas com restrições. Entre eles estão:
- crianças de três a sete anos;
- submetidos a cirurgia nos órgãos do trato gastrointestinal;
- pessoas com doenças gastrointestinais agudas, bem como fígado e rins;
- pacientes com colecistite;
- sofrendo de reações alérgicas que ocorrem na primavera;
- tendo sofrido uma intoxicação alimentar grave.
Nesses casos, você precisa comer vegetais de raiz nos alimentos em quantidades limitadas. Recomenda-se monitorar seu bem-estar e, se necessário, excluir o produto da dieta.
Eles comem à noite?
Rabanete - um vegetal favorito daqueles que seguem sua figura e gostaria de perder alguns quilos a mais. Os nutricionistas aconselham a comer esta raiz na noite de primavera: ela satura bem, mas ao mesmo tempo seu baixo teor calórico não permite que você se recupere.
Antes de ir para a cama, não é recomendável comer uma colheita de raízes: pode causar inchaço, dor abdominal e outras manifestações desagradáveis do trato gastrointestinal. Tais sintomas interferem no sono e causam desconforto.A melhor opção para os amantes de vegetais é adicionar uma pequena quantidade a uma salada leve para o jantar. É aconselhável comê-lo pelo menos 4 horas antes de dormir, para não causar irritação na mucosa intestinal.
Como um vegetal afeta o corpo humano?
O rabanete é um vegetal da primavera que, devido à sua rica composição, pode se manifestar diferentemente no corpo humano.
- Durante a gravidez. As mulheres são aconselhadas a consumir rabanetes em quantidades limitadas enquanto carregam o feto. Apesar da presença de vitamina C e ácido fólico, que é tão importante para gestantes, as colheitas de raízes podem ser adicionadas em pequenas quantidades a saladas ou pratos frios. Um rabanete precoce contém éter prejudicial às membranas mucosas do bebê.
É estritamente proibido o uso do produto para mulheres com problemas gastrointestinais, insuficiência renal, doenças hepáticas e tendência a reações alérgicas.
- Durante a lactação. Durante a amamentação, é melhor uma mãe jovem desistir de rabanetes. Isso se deve ao fato de que o sabor específico do vegetal pode afetar negativamente o leite: ele se torna amargo, o bebê não quer beber.
Recomenda-se introduzir culturas de raízes na dieta após 3-4 meses de alimentação. Você precisa começar a comer um pouco: coma uma coisa, observe as condições do bebê por 48 horas. Com um resultado positivo, você pode usar o produto em pequenas quantidades.
- Para as crianças. Rabanetes devem ser dados a crianças com cautela por um período de três a sete anos. Acostumar um bebê a uma fruta saudável é de quantidades mínimas: é picado e colocado em uma salada. Foi fortemente desencorajado entregá-lo a uma criança antes: o corpo de uma criança sensível pode reagir mal.
É permitido gastrite, pancreatite e outras doenças ou não?
O rabanete, devido à sua rica composição específica, pode ser prejudicial em algumas doenças, enquanto em outras pode melhorar a condição.
- Gastrite Os médicos aconselham desistir de rabanete para aqueles que sofrem de gastrite. Este produto causa inchaço e irritação da membrana mucosa, o que é estritamente proibido. O abuso particularmente ruim se manifesta durante uma exacerbação da doença: há cólicas e dor intensa, náusea.
- Pancreatite Você pode usar a colheita de raízes da primavera apenas durante o período em que a doença não piora (a norma é de 50 a 100 g por dia). Durante uma exacerbação, o produto deve ser descartado: pode aumentar a secreção de suco gástrico e biliar, agravando a condição de uma pessoa.
- Gota Comer rabanete com gota é recomendado em pequenas quantidades e apenas uma vez por dia, mas não em sua forma pura, mas como ingrediente na salada de legumes.
Fresco de cenouras e rabanetes será um bom complemento para o regime geral de bebida que os pacientes precisam apoiar.
- Diabetes mellitus. Com o diabetes, há rabanetes: ele pode diminuir o colesterol e o açúcar no sangue e também ajuda a perder peso. Você pode usá-lo de forma independente e como ingrediente em uma salada de vegetais. Cenouras e rabanetes frescos também são úteis.
- Com úlcera gástrica. Devido ao conteúdo na composição de óleos essenciais que irritam a mucosa, com uma úlcera no estômago, você deve abandonar completamente o produto ou reduzir seu uso a um mínimo (menos de 50 gramas por dia). Isso se deve ao fato de uma mucosa já irritada sofrer um golpe ainda maior.
- Com doença hepática. Para doenças hepáticas, recomenda-se consumir não o feto em si, mas seus topos jovens. O caldo cozido permitirá que você o limpe de substâncias nocivas. Para fazer isso, pegue um punhado de folhas picadas, despeje-as com dois copos de água e cozinhe até que a quantidade de líquido seja reduzida pela metade. Muito pouco açúcar é adicionado à massa resultante e, em seguida, o líquido resfriado é bebido.
Nesse caso, você pode comer muito pouco rabanete como ingrediente da salada de legumes. Mas isso deve ser feito com muito cuidado.
Consequências do uso, apesar da proibição
O uso de rabanete, apesar das contra-indicações indicadas acima, leva a uma série de conseqüências desagradáveis:
- Exacerbação de doenças associadas ao funcionamento do trato digestivo. As manifestações mais frequentes são cólicas, dor, náusea.
- Para pessoas que têm problemas com a glândula tireóide, o abuso desse produto leva ao aparecimento de tumores, bócio e outras complicações.
- Com muita cautela, as mães grávidas e lactantes devem tratar rabanetes em sua dieta: um produto específico pode prejudicar um bebê.
- As crianças não devem receber rabanetes por até três anos, em uma quantidade mínima que pode ser consumida por até sete anos.
Apesar de todos os benefícios do rabanete, este vegetal tem uma lista bastante grande de contra-indicações. Ao incluí-lo em sua dieta, você deve monitorar cuidadosamente sua condição: se tiver problemas com o trato gastrointestinal ou sentir um desconforto geral no corpo, é indesejável usar a colheita de raízes.