Características e métodos de propagação de rosas. Existem dificuldades e quais são elas?
Existem várias maneiras eficazes de propagar rosas. Freqüentemente surge a questão de propagar um arbusto existente, mais frequentemente surge a questão de estacas de rosas de flores cortadas.
Este artigo descreve em detalhes como preparar adequadamente uma rosa para o plantio, como evitar os erros básicos e comuns ao trabalhar com mudas e estacas de rosas.
Quais são as dificuldades?
Se você deseja criar seu próprio jardim de rosas, esteja preparado para algumas das dificuldades associadas à reprodução e ao cultivo subsequente. Rose é uma planta extravagante que requer precisão e ação consistente.. As dificuldades mais comuns incluem:
- A escolha certa do material de plantio.
- Conformidade com o regime de temperatura.
- Cumprimento do balanço hídrico.
- Seleção de curativos.
O que você precisa saber?
Para evitar decepções e perda de tempo, recuse-se a propagar variedades importadas de rosas.As variedades domésticas adaptadas às condições climáticas são perfeitas para esse fim.
Se você escolheu e decidiu arrancar uma rosa de um buquê. Não espere secar, comece a trabalhar imediatamente. Ao escolher uma rosa, preste atenção:
- O caule da rosa deve estar meio lignificado, caules jovens ou velhos não cabem.
- Escolha uma haste de espessura média.
- Deve haver vários botões na alça.
- A parte do meio do caule é melhor para enxertia.
A melhor época para a criação de rosas é considerada outonomas se você pretende cultivar uma flor no parapeito da janela, em qualquer época do ano.
Como propagar por semente?
Uma das maneiras mais difíceis de propagar rosas é semear. Este método é usado com pouca frequência, porque a probabilidade de crescer uma planta forte é bastante pequena. Para cultivar uma rosa a partir de sementes, é necessário preparar um bom material para o plantio, que deve ser coletado no final de julho e início de agosto. Para a semeadura, não são utilizados frutos totalmente maduros, eles são cortados com uma faca e as sementes são separadas da polpa, as sementes devem ser de cor marrom.
O material comprado é repleto de muitos mistérios, a rosa que é mostrada na imagem nem sempre cresce.
Método Vegetativo
Método vegetativo de propagação de rosas é o mais comum e eficaz. Este método é usado por produtores experientes e iniciantes.
Camadas
Uma maneira conveniente de fazer o enraizamento de camadas para rosas de escalada e cobertura do solo:
- Na primavera, uma sessão madura e flexível é selecionada.
- Sob brotos ininterruptos, pequenas incisões são feitas em vários locais, necessárias para a formação acelerada das raízes.
- Eles dobram o tiro no chão, prendem e largam.
Um rebento cavado deve ser mantido constantemente úmido; no outono, ele criará raízes e dará novos rebentos. No primeiro ano de crescimento ativo, o mato não pode florescer, cortando os brotos formados.
Muitas vezes, as roseiras crescem a partir de camadas enraizadas, isso acontece se o arbusto principal tiver sido enxertado. Nesse caso, o mato corre solto.Filhos de raiz
Este método é adequado para a propagação de rosas de raiz, elas formam facilmente um broto jovem. Essas variedades incluem todos os tipos de roseira e seus híbridos.
No outono ou na primavera, o crescimento jovem é cortado junto com parte da raiz da mãe, a parte superior é encurtada e escavada.
Estacas
Cortar rosas tem uma grande vantagem, todas as rosas obtidas dessa maneira não dão caça selvagem, são sempre cultivares. Este método é perfeito para a propagação de rosas em miniatura, escalada e arbusto.
Plantio de mudas:
- Uma haste completamente saudável é cortada em segmentos de 20 a 25 cm.
- Folhas e brotos são completamente removidos.
- É processado por um estimulador de crescimento.
- É escavado em ângulo no solo.
- É coberto com um frasco para manter a umidade constante.
Dentro de um mês, todos os dias o frasco precisa ser removido por alguns minutos, para evitar que o molde apareça. Após os primeiros tiros aparecerem, o frasco é removido.
Oferecemos a você um vídeo sobre a propagação de rosas por estacas:
Divisão Bush
Uma maneira simples de propagar uma rosa do mato é dividir o mato. É adequado para todos os tipos de rosas de raiz:
- No início da primavera, quando os brotos ainda estão dormindo, ou no final do outono, antes do início da geada, o arbusto é desenterrado, todos os galhos antigos são removidos e o arbusto é cortado em 2-3 partes. Cada parte deve ter raízes fortes e jovens, a antiga deve ser cortada.
- Cada arbusto é plantado em um local permanente. Neste ano, é necessário limitar a floração; para isso, parcialmente ou todos os botões que foram fixados são removidos.
Oferecemos a você um vídeo sobre as nuances da propagação de rosas, dividindo o mato:
Vacinado
Para obter material de plantio de alta qualidade, é utilizado o método de vacinação. Isso requer um estoque no qual o caule será enxertado.Na maioria dos casos, um arbusto de rosa mosqueta é usado como material; eles se distinguem por um forte sistema radicular e resistência à geada. A vacinação é realizada durante o período de fluxo ativo de seiva de abril a agosto.
Para a vacinação é necessário:
- um pescoço saudável do descendente é selecionado, limpo de sujeira e feito uma incisão na forma da letra T com uma faca especial;
- uma haste previamente preparada é inserida nesta seção e amarrada com uma fita especial ou fita plástica;
- para que o local oculado não seque, é polvilhado com solo úmido;
Duas semanas depois, eles inspecionam o local da vacinação, a aparência de um rim verde e um local de vacinação saudável indica que a brotação foi bem-sucedida.
Oferecemos a você um vídeo sobre como vacinar adequadamente uma rosa:
O Método Trannua
O princípio deste método é que o caule da rosa recebe a quantidade máxima de nutrientes das folhas, antes de serem removidas. Para fazer isso:
- As hastes são cortadas no final do período de floração, o topo é aparado, folhas e flores murchas e as observa. No processo, ocorrem rigidez do caule e inchaço nos rins.
- As hastes são plantadas no chão antes que as folhas desabrochem, antes que elas precisem ser cortadas em estacas. O plantio é feito em um local bem iluminado, as estacas são escavadas em um ângulo de 5 °, algumas peças em um buraco e cobertas com jarros ou cortadas garrafas de 5 litros.
Recursos de inverno
No inverno, uma rosa pode ser propagada a partir de flores de buquê. Para fazer isso, você deve:
- Prepare solo solto.
- Corte as hastes da flor para que em cada alça haja 2-3 brotos. É imperativo tornar a fatia oblíqua, elas devem ser tratadas com um composto para enraizamento e plantadas no chão.
- É necessário criar uma estufa em cima das estacas; uma jarra ou uma sacola plástica pode desempenhar seu papel.
- Quando os primeiros brotos aparecem, você precisa remover o abrigo por várias horas por dia, para poder endurecer a futura planta.
Oferecemos a você um vídeo sobre como propagar uma rosa no inverno a partir de um buquê:
Quais variedades são mais fáceis de criar?
Diferentes variedades de rosas requerem uma abordagem individual da reprodução. A propagação de arbustos, trepadeiras e rosas é adequada:
- filhos de raiz;
- dividindo o mato;
- enraizamento por camadas;
- estacas.
Rosas em miniatura crescem bem a partir de sementes. Espécies selvagens de rosas, como a rosa mosqueta, também se propagam pelas sementes. Este método é perfeito para criar novas variedades de rosas.
As rosas enxertadas importadas são difíceis de reproduzir; para elas, o método de enxertia para rosa brava ou rosa Canina é aceitável.
A ação adequada e o bom material de plantio irão deliciar você com uma floração abundante.