Sistema de tributação simplificado para empreendedores: quais relatórios eles fornecem, você precisa de uma caixa registradora, quais impostos os empresários pagam por USN + exemplos de documentos para download
Olá queridos leitores da revista Rich Pro! Hoje vamos falar sobresistema tributário simplificado (STS) para empreendedores individuais, o que é, em que casos ele pode ser usado, quais impostos um empreendedor individual paga pelo STS sem funcionários (com funcionários) e assim por diante.
Iniciar o seu próprio negócio envolve organizar a contabilidade e os relatórios de acordo com a lei federal. Para empreendedores individuais, a lei prevê opções para a escolha de um sistema tributário, levando em consideração o tamanho dos lucros e custos de uma empresa em particular.
Você pode escolher qual regime tributário usar ao realizar negócios, pode ser STS, DOS, PSN etc. Em mais detalhes sobre o sistema de patentes de tributação, que tipos de atividades de PI se enquadram nesse regime etc., já escrevemos em nossa última edição.
Como parte da redução da carga tributária empreendedores escolhem um sistema tributário simplificado como a parte mais aceitável facilidade de geração de relatórios e impostos e taxas. Portanto, consideramos esse regime tributário com mais detalhes.
Neste artigo, você aprenderá:
- O que é um sistema tributário simplificado para empresários privados - nuances e características;
- Quais os impostos que o empreendedor individual paga pelo STS;
- Que tipo de relatório um empreendedor individual fornece à STS (sem funcionários, com funcionários);
- Preciso de uma caixa registradora para IP no sistema tributário simplificado (nesses casos, etc.).
Tudo em detalhes mais adiante neste artigo.
O que é o sistema tributário simplificado, quais impostos devem ser pagos pelo empreendedor individual no sistema tributário simplificado, que tipo de relatório é "simplificado" sem funcionários e você precisa entregar o empreendedor individual, além de outras informações úteis, leia nosso artigo
1. Sistema tributário simplificado (USN 15 e 6% em 2019 para empreendedores)
Um sistema tributário simplificado (sistema tributário simplificado) implica 2 (dois) opçõescálculo de impostos aplicando diferentes bases tributárias, alíquotas e vários métodos de cálculo de impostos.
Existe a possibilidade de escolher um sistema simplificado de cálculo de impostos em 2019 para organizações - pessoas jurídicas e empresários - indivíduos que não estão sujeitos às restrições reguladas pela cláusula 3 do artigo 346.12 do Código Tributário da Federação Russa.
Além disso, é fornecida uma certa estrutura para empresas já envolvidas em atividades comerciais e interessadas em mudar para a simplificação.
Ao preencher um pedido de transição para a simplificação, a receita da venda (receita não operacional) dessas empresas no final de nove meses não pode exceder a quantidade de 45 milhões de rublos, recalculados usando o deflator do índice, que em 2019 totalizaram 1.518.
Para que o cálculo dos pagamentos de impostos para simplificação para empreendedores individuais seja possível, é necessário lidar com a escolha do código OKVED.
Caso contrário, a atividade no código selecionado poderá estar sujeita à restrição da legislação tributária do Código Tributário da Federação Russa, art. 346.12 e a administração fiscal não fornecerá permissão para usar o sistema tributário simplificado.
Sobre outros sistemas tributários para empreendedores privados, escrevemos em um artigo geral.
1.1 Quando aplicar e como mudar para o sistema tributário simplificado
A escolha de um sistema tributário simplificado para empreendedores individuais é a melhor opção para regular a carga tributária de uma empresa, escolhendo uma das opções para calcular impostos de acordo com o sistema "Renda STS" ou "Renda STS menos Despesas«.
Uma das vantagens do sistema tributário simplificado para os empreendedores é a capacidade de passar de uma opção de tributação para outra de forma voluntária.
Um empreendedor pode alterar os objetos da base tributável anualmente entrando em contato com a autoridade tributária com uma declaração correspondente até 31.12. ano atual. Baixe o aplicativo para a transição para o sistema tributário simplificado (formulário 26.2-1)
Para selecionar um sistema tributário simplificado, as atividades de um empreendedor individual devem ser regidas pelos seguintes requisitos:
- O número de funcionários da empresa não pode exceder o número 100 pessoas;
- O lucro da empresa não pode ser superior ao valor 60 milhões de rublos;
- O escopo da organização não deve ser limitado pela legislação atual sobre impostos e taxas prevista em Cláusula 3 do artigo 346.12 do Código Tributário.
A transferência da UTII pode ser realizada a partir do início do próximo mês, após o qual a obrigação de pagar o imposto correspondente cessou, regulamentada pela cláusula 2 st.346.13 do Código Tributário.
Importante!Os contribuintes que participam de acordos sobre atividades conjuntas, por exemplo, uma simples parceria ou administração de bens imóveis, não têm o direito de substituir itens tributáveis.
Para esses contribuintes, é permitido o uso do único sistema tributário possível: “Renda menos despesas”
As peculiaridades das manobras no sistema tributário simplificado em 2019 para os empreendedores são, por lei, a capacidade de reduzir a alíquota do imposto sobre renda do STS até 1%, STS Renda menos despesas - até 5%.
Informações sobre as taxas podem ser obtidas junto às autoridades fiscais territoriais onde foi realizado o registro de empreendedores individuais.
Além disso, os empreendedores recém-registrados que usam a simplificação podem realizar negócios com uma taxa de imposto zero, como parte das isenções fiscais previstas em lei. A lei relevante deve ser válida na região da Federação Russa onde o comerciante está registrado.
1.2 Tipos de sistema de tributação simplificado + cálculo de impostos
A alíquota, dependendo do tipo de base tributária no sistema tributário simplificado, possui 2 (duas) variedades:
- Organização de renda STS, em que a base tributável é considerada toda a receita da organização, o valor do imposto - 6%;
- Renda STS menos despesasem que a base para o cálculo dos impostos é a renda reduzida pela quantia de fundos gastos, a quantia de imposto - 15%. No âmbito da legislação regional, para aumentar a atratividade do investimento e desenvolver certos setores da economia, a taxa de imposto para este tipo de STS pode ser reduzida até 5%.
Sabendo que tipos de alíquotas para o sistema tributário simplificado existem, os empreendedores iniciantes têm uma pergunta, que tipo de cobrança escolher?
Para determinar o tipo de sistema simplificado de tributação de IP, use um esquema simples
Para determinar qual opção é ideal para uma empresa em particular, é necessário determinar em que tamanho de despesa o imposto sobre "Renda STS" será igual a imposto "Receitas STS menos despesas".
Renda * 6% = (Renda - Despesa) * 15%, o que significa igualdade de valores de impostos quando o valor de despesas em 60% da quantidade de renda. A dependência do valor do imposto sobre o valor das despesas é inversamente proporcional.
Quanto mais altos os custos, menor o valor do imposto devido ao orçamento. Nesse caso, com um montante igual de receita em 2 (duas) opções de tributação, é mais rentável escolher a segunda opção, uma vez que o valor do imposto será menor.
Essa avaliação permite que você decida sobre a opção do sistema tributário simplificado para empreendedores individuais no estágio inicial do planejamento do tamanho dos impostos e taxas. Para esclarecer os critérios de seleção, é necessário levar em consideração fatores que podem afetar significativamente o tamanho da base tributável.
- O valor das despesas confirmadas na contabilização para determinar a base tributável em "Receitas STS menos despesas";
- Os custos da organização no processo de atividade comercial devem ter uma justificativa documental na forma cheques, cópias de cheques, ordens de pagamento, extrato bancário ou recibos. Despesas não contabilizadas sem documentos de pagamento adequados não podem ser levadas em consideração ao calcular a base para o cálculo de impostos no sistema tributário simplificado;
- Uma lista limitada de custos que não podem ser considerados no cálculo da base tributável está prevista no artigo 346.16 do Código Tributário da Federação Russa;
- Requisitos especiais para contabilização de certos tipos de despesas, que incluem evidências documentais não apenas dos custos para fornecedores de bens destinados à revenda, mas também de sua posterior venda ao consumidor final, conforme previsto no artigo 346.17 do Código Tributário da Federação Russa.
- O direito à redução de impostos no sistema simplificado “Renda por benefícios de seguro pagos”.
- Redução das alíquotas do imposto de renda "STS menos despesas" em nível regional no âmbito de atos legislativos existentes de 15% a 5%. Se a lei sobre a taxa diferenciada de imposto for aplicada no território da região, a aplicação do sistema tributário simplificado para empresários privados em 2019 será benéfica de acordo com a segunda opção - receita menos despesas, quando o valor das despesas não excederá 60% da receita.
Para o pagamento pontual de adiantamentos de impostos para o sistema tributário simplificado, é necessário calcular corretamente o imposto único. É produzido de acordo com o regime de competência, o que significa a soma dos adiantamentos a partir do início do ano.
O cálculo das contribuições trimestrais para o sistema tributário simplificado é realizado na seguinte ordem:
- No final do 1º trimestre. O tamanho do imposto no sistema tributário simplificado será o produto da base tributável calculada pelo valor da taxa de imposto que deve ser paga ao orçamento até 04.25.;
- Ao calcular o valor do pagamento antecipado de impostos no final do primeiro semestre do ano, é necessário multiplicar a base tributável (o período de cálculo é de 9 meses de janeiro a setembro) pela taxa de imposto de acordo com a opção USN selecionada. O resultado deve ser reduzido pelo valor do adiantamento, com base nos resultados do 1º trimestre. O valor resultante do pagamento antecipado deve ser pago ao orçamento. até 25 de julho;
- O cálculo do valor do adiantamento por 9 meses é realizado de acordo com o mesmo princípio da primeira metade do ano. A base tributável calculada (por 9 meses) é multiplicada pelo valor da alíquota, após o qual o resultado é reduzido pelo valor dos adiantamentos já pagos no primeiro semestre do ano. O valor recebido deve ser pago até 25 de outubro;
- O cálculo do imposto no final do ano é realizado gerando a base tributável para todo o ano civil pelo valor da alíquota. Os adiantamentos de períodos anteriores são deduzidos do valor recebido e o valor restante é transferido para o orçamento. até 31.03. (para empresas) e acima 30.04. (para empreendedores individuais).
Período coberto pelo IP no sistema tributário simplificado | Data do último pagamento antecipado do imposto |
Primeiro trimestre (3 meses) | 04.25.ano |
Segundo trimestre (6 meses) | 07 / 25.ano |
Terceiro trimestre (9 meses) | 10.25.ano |
Quarto trimestre (liquidação final) | 04.30.ano |
Ao calcular o imposto sobre a “Renda STS” em 2019, a lei prevê o direito de reduzir os valores estimados pelo valor dos pagamentos de seguros pagos nos períodos do relatório.
Empresas e empresários que trabalham com funcionários têm a oportunidade de reduzir o pagamento de impostos até 50% dentro dos limites dos pagamentos de seguros.
SP sem pessoal contratado - para todo o valor dos pagamentos do seguronão limitado a 50%.
Para maior clareza, calcularemos os pagamentos antecipados do imposto da USN em um exemplo específico, tendo calculado anteriormente o valor dos pagamentos de seguros para empreendedores individuais para 2019.
Contribuições para o Fundo de Pensões do empresário independente:
29 354 rublos.
Pagamentos para o MHIF IP por você mesmo:
6 884 rublos.
O total de pagamentos de seguros do comerciante para 2016 será de:
29 354 rublos +6 884 rublos = 36.238 rublos.
Excesso de rentabilidade no valor de 300 mil rublos. ao valor dos pagamentos do seguro 1% da renda é adicionada, que pode ser pago no final do período tributário, a saber, o ano civil.
Ao calcular o valor do imposto sobre "Receitas STS menos despesas" princípio de cálculo é semelhante ao cálculo de impostos por "Renda STS".
A diferença está na possibilidade de reduzir a receita pelo valor das despesas disponíveis com uma alteração correspondente na taxa de imposto, que varia de 5 a 15% dependendo da localização territorial na Federação Russa e das leis aplicáveis no campo de impostos e taxas.
Nesta opção, o valor dos pagamentos de seguros pagos não afeta a redução de impostos, mas são levados em consideração no valor total das despesas.
Considere o cálculo do imposto USN para empreendedores individuais em um exemplo específico.
Após o calendário, o IP possui os seguintes indicadores financeiros:
Trimestre | Parte rentável | Parte consumível |
1 sq. | 850 mil rublos | 650 mil rublos |
2 sq. | 1 080 mil rublos | 775 mil rublos |
3 sq. | 950 mil rublos | 690 mil rublos |
4 sq. | 1 235 mil esfregar. | 850 mil rublos |
O adiantamento no final do primeiro trimestre será: (850 mil rublos - 650 mil rublos) * 15% = 30 mil rublos. A contribuição foi feita no prazo.
Para o 1º semestre do ano, o cálculo antecipado do imposto é realizado pelo regime de competência:
850.000 + 1.080.000 = 1.930.000 rublos. - renda por 1 semestre;
650.000 + 750.000 = 1.425.000 rublos. - despesa por 1 semestre;
(1 930 000 - 1 425 000) * 15% - 30 mil rublos = 45.750 rublos - um adiantamento de impostos no final do período coberto pelo relatório, menos pago no 1º trimestre. Pago até 07.25.
O adiantamento após 9 meses é calculado da mesma maneira:
receita menos despesas de acordo com o regime de competência, multiplicado por uma taxa de imposto de 15%, líquido das contribuições antecipadas pagas:
(850.000 + 1.080.000 + 950.000) - (650.000 + 775.000 + 690.000) = (2.880.000 - 2.115.000) * 15% = 114.750 rublos.
Subtraímos deste montante os adiantamentos fiscais já pagos: 114.750 - 30.000 - 45.750 = 39.000 rublos.
Para determinar o imposto único do ano passado, resumimos a receita e os custos:
850.000 + 1.080.000 + 950.000 + 1.235.000 = 4.115.000 rublos. - rendimentos do ano civil;
650.000 + 775.000 + 690.000 + 850.000 = 2.965.000 rublos. - despesa do ano civil.
Agora podemos determinar a base tributária de 4.115.000 - 2.965.000 = 1.150 mil rublos. e multiplicar pela alíquota do imposto 15 % - obtenha 172.500 rublos.
Após deduzir os adiantamentos pagos anteriormente, obtemos o valor do imposto que deve ser pago ao orçamento: 172 500 - 30 000 - 45 750 - 39 000 = 57 750 rublos.
A lei prevê a obrigação de os contribuintes pagarem o valor mínimo do imposto a partir do cálculo 1% da renda total anual. É determinado no final do ano civil e é aceito como o valor do imposto mínimo.
Se o valor do imposto calculado de acordo com o esquema acima para um empresário individual for menor que o valor de 1% do lucro total anual, a empresa deverá pagar um valor mínimo de imposto. Isso significa que, para este exemplo, o valor mínimo de imposto é de 41 mil rublos. (4.100.000 * 1%), no final do ano, o IE pagou impostos no valor de 172 500 rublosque exceda o valor mínimo de imposto.
Se esse valor estivesse abaixo do mínimo, o empresário individual teria que pagar 41.000 rublos.
Vantagens e desvantagens do sistema tributário simplificado 6, 15% para os não - destaques
1.3 Prós (+) e contras (-) do sistema tributário simplificado para PI
Além das vantagens fundamentais em termos de alteração da base tributária, redução de alíquotas e isenção de impostos, o STS para empreendedores individuais positivo características:
- Relatórios contábeis e fiscais muito simplificado;
- Não há necessidade de demonstrações financeiras trimestrais e anuais para as autoridades fiscais;
- Opções para alteração voluntária do tipo de tributação no sistema tributário simplificado para empresários individuais;
- O relatório dos resultados das atividades comerciais da PI implica a apresentação anual de uma declaração de imposto elaborada de acordo com o modelo relevante;
- Não há obrigação de pagar imposto de renda pessoal sobre o rendimento de atividades comerciais;
- Para as organizações, a obrigação de pagar impostos orçamentários sobre lucros, propriedade, IVA (excluindo impostos sobre dividendos e outras obrigações de dívida, bem como impostos sobre propriedade sobre valor cadastral) é excluída.
Contras USN for IP constituem restrições aos itens:
- A proibição do uso de STS para empresas envolvidas em certos tipos de atividades, como:
- Banca e seguros;
- Notário particular e prática de advogado;
- Fundos envolvidos na aplicação de fundos (investimento, empreendimento);
- Empresas envolvidas na produção de mercadorias com impostos especiais de consumo;
- O NPF é um fundo de pensão não estatal.
Lista detalhada de atividades de negócios, proibido para a aplicação do sistema tributário simplificado, é considerado no n.º 3. 346.12 do Código Tributário da Federação Russa.
- As empresas do STS não têm direito de criar filiais e escritórios de representação;
- Redução da base tributária na escolha do segundo tipo de sistema simplificado: a receita menos despesas é limitada à lista de despesas aprovadas pela legislação federal;
- A falta de lucro no período coberto pelo relatório não isenta o empresário de pagar valores mínimos de imposto;
- Se o número de funcionários e a quantia de lucro forem excedidos, o direito de usar o sistema tributário simplificado para empreendedores individuais poderá ser rescindido.
Se o sistema STS de uma empresa em particular for mais lucrativo, você deverá aplicar a inspeção territorial de impostos e taxas com um aplicativo correspondente dentro 30 dias após a organização ou empresário individual ter sido registrado.
1.4 Pagamento de impostos e relatórios
Depois de escolher a opção USN, o contribuinte precisa descobrir como ele pagará o imposto em 2019.
Para os "simplistas", esse imposto é chamado de imposto único do sistema tributário simplificado, uma vez que substitui o pagamento de outros impostos previstos por outros sistemas tributários (IVA, imposto de renda e propriedade).
Para algumas categorias de contribuintes nesta regra existem as seguintes exceções:
- Ao importar mercadorias para o país, os contribuintes do STS são obrigados a pagar o IVA;
- As empresas que utilizam o sistema tributário simplificado são obrigadas a pagar imposto predial se forem avaliadas pelo valor cadastral;
- Para os empreendedores, o STS fornece o direito de não pagar imposto de renda pessoal, IVA e imposto predial, exceto conforme exigido por lei. Os empreendedores individuais podem ser isentos do pagamento do imposto predial quando se candidatam à autoridade tributária com um aplicativo correspondente.
Independentemente da escolha da base tributável e da taxa tributária no sistema tributário simplificado, o período legal para pagamento e relatório de impostos é o mesmo para as duas opções.
Procedimento para pagamento de impostos e relatórios
Vamos considerar em mais detalhes como e quando pagar impostos e enviar relatórios.
Pagamento antecipado de impostos
O prazo de pagamento é de 25 dias, levando em consideração feriados e fins de semana após o período do relatório (quarto, meio ano, 9 meses) de acordo com o parágrafo 5st.346.21 do Código Tributário.
O período do imposto sobre o sistema tributário simplificado é de ano inteiro no calendárioembora esta unidade seja relativa às organizações. Isso se deve ao fato de que o contribuinte deve pagar o imposto parcial ou antecipadamente ao final de cada trimestre, ou seja, ao final de cada período de relatório.
Nesse sentido, no ano civil, as seguintes condições de pagamento de imposto são estabelecidas após a conclusão dos períodos de relatório:
- No final do 1º trimestre. - até 04,25 .;
- No final de 6 meses. - até às 07h25.
- No final de 9 meses. - até 10,25.
O valor total do imposto é calculado com base nos resultados do ano civil, levando em consideração os adiantamentos pagos trimestralmente. Para os empreendedores, o período do relatório e o prazo para pagamento de impostos são um ano civil.
Condições de pagamento do imposto único após um ano civil:
- Para empresas - até 31 de março;
- Para empresários - até 30 de abril.
O pagamento prematuro do imposto sobre simplificações após um período de relatório implica o cálculo de multas sob a forma de uma penalidade 1/300 Taxas de refinanciamento do Banco Central.
Além disso, se o imposto não for pago após o ano civil, o custo adicional da multa será uma multa - 20% do valor do imposto não pago.
IP de relatório
Declaração de imposto apresentada de acordo com o sistema tributário simplificado
- Pelas empresas - até 31 de março. anos após o período tributário;
- IP - o mais tardar em 30.04. anos após o período fiscal.
A declaração de imposto é arquivada no local da pessoa jurídica ou na residência de um empresário individual.
A apresentação de declarações para o período tributário de 2019 é realizada nos formulários aprovados pela ordem das autoridades fiscais.
Que tipo de relatório um empreendedor individual fornece à STS sem funcionários, que impostos um empresário individual paga
2. Relatórios de FE para STS sem funcionários em 2019 - tipos e lista de impostos a pagar
A legislação atual prevê a obrigação do empresário de apresentar uma declaração de imposto à inspeção no local de residência no final do período fiscal - para o ano civil passado.
É possível enviar uma declaração à administração fiscal de uma das seguintes maneiras:
- por minha conta
- através de uma pessoa por uma procuração certificada por um notário,
- pelo correio da Rússia,
- eletronicamente através de assinatura digital.
Importante! Um indivíduo registrado como empresário individual é obrigado a enviar uma declaração de imposto, mesmo que nenhuma atividade comercial seja realizada.
Nesse caso, uma declaração de imposto zero é emitida e pagamentos de seguro compulsórios são pagos ao PFR e ao MHIF.
Se a atividade empreendedora não for realizada, para evitar problemas futuros de órgãos governamentais, é necessário fechar oficialmente sua empresa. Em nossa edição, já escrevemos instruções passo a passo sobre como fechar o IP.
Além de enviar a declaração, o comerciante é obrigado a enviar à Inspetoria de impostos e taxas um livro sobre contabilidade de receitas e despesas (KUDIR), no qual todas as transações financeiras no decurso da realização de atividades comerciais são registradas em ordem cronológica. Pode ser executado tanto por escrito quanto em formato eletrônico.
Por escrito, as páginas do KUDIR devem ser numeradas e costuradas. A ausência de um livro contábil implica o acúmulo de multas e multas.
2.1 Tipos de IP de relatório
Os relatórios para empresários podem ser condicionalmente classificados em vários tipos, dependendo da escolha do sistema tributário e das condições de organização de uma empresa (com funcionários ou sem), termos de acordos mútuos com contrapartes e presença de itens tributáveis adicionais:
- Relatórios sobre o sistema tributário selecionado;
- Relatórios de caixa - ao fazer pagamentos em dinheiro;
- Relatórios para funcionários;
- Relatórios sobre outros impostos e taxas.
Para o período tributário, os relatórios de PI são fornecidos na forma e no formato das declarações aprovadas por ordem das autoridades fiscais. (Despacho de 22 de fevereiro de 2016 nº MMV-7-3 / 99)
2.2 Quais são os impostos que um empreendedor individual paga na USN em 2019 sem funcionários
Após o registro de um indivíduo por um empresário, a legislação atual impõe uma obrigação a ele de pagar prêmios de seguro obrigatórios não dependendo se uma empresa está em andamento ou não.
Os pagamentos obrigatórios para o comerciante "para si" incluem pagamentos:
- ao Fundo de Pensões da Federação Russa;
- Para o fundo obrigatório de seguro de saúde.
Esses pagamentos fornecem a segurança social do comerciante como empregador em seus interesses.
Atraso no pagamento ou recusa de efetuar pagamentos implica acúmulo de multas, multas e cobrança de dívidas no tribunal.
2.3 Pagamentos fixos de PI para o sistema tributário simplificado em 2019 (no PFR, MHIF)
Em 2019, os comerciantes com pagamentos simplificados são obrigados a efetuar pagamentos à UIF de acordo com o cálculo de acordo com as normas estabelecidas por lei.
O procedimento para calcular os pagamentos do seguro é o seguinte:
Deduções à FIU - 29 354 rublos. (não depende do tamanho do salário mínimo);
Contribuições para o MHIF - 6.884 rublos. (não depende do tamanho do salário mínimo)
Importante! As contribuições fixas para o ano agora não estão vinculadas ao salário mínimo.
O total de prêmios de seguro pagos pela FE em 2019 será:
29 354 esfregar. + 6 884 esfregar. = 36.238 rublos
Prazo para pagamento de contribuições - 31 de dezembro. O pagamento pode ser feito em partes e em uma quantia de uma só vez.
Após o recebimento por um empresário de um lucro superior a 300 mil rublos, também é necessário pagar 1% de um valor que exceda esse limite (no regime PSN, 1% é pago a partir da receita anual potencial)
2.4 KBK STS 6% em 2019 em prêmios de seguro da FE "em si mesmo"
A partir de 2017, os novos KBK (Budget Classification Codes) na FIU devem ser pagos com um pagamento (por seguro e financiado):
Nome da contribuição | Kbk |
Pagamentos de seguro fixo para benefícios de aposentadoriaempreendedor para si mesmo | 182 1 02 02140 06 1110 160 |
Pagamentos fixos de seguro para benefícios de aposentadoria de um empreendedor de renda superior a 300 mil rublos. | 182 1 02 02140 06 1110 160 |
Pagamentos de seguro fixo para suporte médicoempreendedor para si mesmo | 182 1 02 02103 08 1013 160 |
Como regra, os códigos de classificação do orçamento são alterados quase todos os anos, portanto é necessário monitorar regularmente as alterações (atualizações). (Você pode verificar a CBC atual no site do Serviço Federal de Tributação - service.nalog.ru/payment/payment.html)
Quais relatórios o SP fornece à STS com os funcionários - prazos + tipos de impostos a pagar
3. Apresentação de relatórios de empreendedores individuais ao STS em 2019 com funcionários (no Serviço Tributário Federal, PFR, FSS)
Informar sobre o empreendedorismo individual de maneira simplificada com os funcionários é um pouco diferente de relatar o empreendedorismo individual único, ou seja, relatar apenas “por si” (sem funcionários). Isso se deve ao fato de ser necessário refletir a renda dos empregados e o pagamento de pagamentos de seguro compulsórios por eles.
A esse respeito, os relatórios são submetidos às seguintes autoridades:
- à Inspecção do Serviço Fiscal Federal da Federação Russa;
- Ao Fundo de Pensões da Federação Russa;
- Para o Fundo de Seguro Social da Federação Russa.
O procedimento para deduções e requisitos de relatório é regulamentado pelos atos regulamentares e legais relevantes do Ministério das Finanças, o Serviço Tributário.
Importante! Ao enviar deliberadamente dados falsos para evitar o pagamento de impostos e taxas, uma auditoria será realizada e todas as violações serão identificadas. Sanções graves podem resultar de tais ações.
3.1 Reporte ao Serviço Fiscal Federal
Um dos principais requisitos para a geração de relatórios é a entrega pontual de um pacote de documentos:
- Informações sobre o valor da renda na forma de imposto de renda 2-pessoal (enviado 1 vez por ano);
- O livro de contabilidade para receitas e despesas (KUDIR), adequadamente projetado com páginas costuradas e numeradas. Também pode ser emitido em formato eletrônico. Pela ausência de KUDIR, é aplicada uma multa;
- Informações completas sobre o número de funcionários, de acordo com os contratos de trabalho celebrados;
- Declaração sobre o sistema tributário simplificado, elaborada de acordo com as amostras atuais aprovadas pelas autoridades fiscais.
A documentação acima pode ser fornecida por qualquer meio: independentemente, através do rosto pelo notário procuração certificada, pelo correio da Rússia, eletronicamente (por meio de assinatura digital eletrônica (assinatura digital eletrônica)).
Ao enviar um pacote de documentos por correio para a Federação Russa, um inventário dos anexos deve ser elaborado e uma carta na forma de um registrado deve ser enviada com uma notificação para fixar a data do envio.
3.2 Reportando-se à FIU
Ao contratar funcionários, o comerciante deve se reportar ao Fundo de Pensões da Federação Russa. Para relatar, é necessário elaborar documentos emitidos nos seguintes formulários:
- RSV-1 (. Xls);
- ADV-6-5 (.xls),
- C3B 6-4 (.xls),
- ADV-6-2 (.doc).
O fornecimento de formulários adequadamente executados à UIF é regulamentado pelo Decreto do Governo da Federação Russa No. 2P, datado de 16 de janeiro de 2014.
3.3 Relatórios FSS
Um empresário individual que trabalha com pessoal contratado deve enviar relatórios ao Fundo de Seguro Social da Federação Russa em Formulário 4-FSSregulados por atos legais regulamentares:
- Despacho do FSS nº 49 de 17/02/15;
- Portaria do FSS nº 59 de 26/02/15;
- Portaria do Ministério do Trabalho e Proteção Social "Após aprovação do formulário de cálculo";
- Portaria do Ministério do Trabalho nº 107n (datada de 19 de março de 13).
3.4 Prazos de comunicação de IP
Tipo de relatório | O momento |
Relatórios emitidos de acordo com os formulários RF PFR (RSV-1, ADV-6-5, etc.) | No final de cada trimestre |
Reporte sob a forma de 4-FSS ao Fundo de Seguro Social | No final de cada trimestre, Até 15 de abril de cada ano, o comerciante é obrigado a confirmar o principal escopo da atividade comercial |
Ao enviar relatórios à Inspeção Federal dos Serviços Fiscais, outros termos para sua submissão devem ser observados.
Tipo de relatório | Período coberto pelo relatório |
Declaração de imposto simplificada do sistema tributário | No final do período fiscal - até 30.04. ano seguinte ao relatório |
Informações sobre o número total de funcionários | Até 01.20. |
Certificado de renda na forma de imposto de renda 2-pessoal | Disponível até 01.04. ano seguinte ao relatório |
A estrita observância das regras para a apresentação de formulários de relatório e o controle de alterações na legislação em sua entrega são a base para o cumprimento das leis aplicáveis e a ausência de penalidades.
Por que e quando é necessária uma caixa registradora para IP em um sistema tributário simplificado
4. Preciso de uma caixa registradora para IP na USN em 2019
Não foram efetuadas alterações na legislação referente à disponibilidade de caixas registradoras no processo de condução das atividades comerciais da PI.
Como antes, as empresas envolvidas em atividades comerciais no campo da produção e a prestação de serviços, são obrigatórios possuir caixas registradoras, com exceção de alguns casos em que um empresário individual tem o direito de não registrar operações com caixas registradoras.
Noutros casos, o não cumprimento desta regra implica a imposição de sanções graves.
4.1 O que você precisa saber sobre a caixa registradora
A compra de uma caixa registradora deve ser acompanhada de seu registro no registro estadual do Serviço Tributário Federal.
Além de usar a KKM para controlar recebimentos e gastos de fundos, a disponibilidade desse aparelho é a base para a duplicação de fluxos financeiros no Livro, para contabilizar receitas e despesas de fundos, além de manter as políticas contábeis na empresa.
O que é o KKM e para que serve?
KKM - máquina ou aparelho de caixa registradora com estrutura e características funcionais especiais, destinadas a serem utilizadas em empresas, a fim de controlar o recebimento e a despesa de fundos. Com ele, você pode acompanhar os fluxos de caixa por um longo período de tempo, identificar as causas da escassez e outros movimentos de ativos financeiros.
São utilizados em empresas comerciais em 2 (dois) casos:
- Manter política contábil com registro obrigatório junto às autoridades do Serviço Tributário Federal;
- Para controlar as manipulações da equipe durante o horário de trabalho, é estabelecido voluntariamente sem registro no Serviço Tributário Federal.
Uma empresa que atua como empreendedor individual ou LLC é obrigada a refletir os fluxos financeiros que passam por uma caixa registradora no livro destinado a esse fim para registrar receitas e gastar dinheiro. Uma opção para substituir o uso de caixas registradoras é usar formulários de relatório estritos ou BSOs. Eles refletem todas as operações monetárias da empresa.
Importante! Em formulários estritos de relatório, o valor total das transações financeiras realizadas não deve exceder o valor de 100 mil rublos. Caso contrário, para transações maiores, é necessário concluir um número maior de contratos por valores que não excedam esse limite.
A escolha do objeto da tributação
A escolha pelo empresário de uma das opções de cálculo de impostos para simplificação - Rendaou Receita menos despesas- não é motivo para recusar a compra de uma caixa registradora.
O efeito do sistema tributário selecionado ao usar a contabilidade baseada em caixa é a diferença na contabilização de fluxos financeiros e subsequente avaliação tributária.
Renda do método STS - valor do imposto 6% de receita | Os fluxos financeiros são registrados em uma caixa registradora e, em seguida, registrados em KUDIR |
Método STS Renda menos despesas - valor do imposto 15% da diferença de receitas e despesas | O fluxo de caixa é registrado na caixa registradora, a saída é refletida com base na documentação principal.Os valores finais são dedutíveis, o imposto é calculado sobre o resultado. |
Neste último caso, as receitas e despesas diárias são registradas no razão e a diferença entre elas é calculada.
A questão de saber se é necessário um empresário em um sistema tributário simplificado para manter uma caixa registradora tem uma resposta clara - sim, pois o conteúdo da caixa registradora é a base da política contábil da empresa.
4.2 Qual caixa registradora é necessária para IP no USN
As normas da legislação atual aprovaram os requisitos que devem ser atendidos pela KKM, utilizados para a realização de atividades comerciais da PI no sistema tributário simplificado:
- Disponibilidade obrigatória de sua própria caixa, memória fiscal, unidade e fita de recebimento;
- A implementação da impressão em cheques, a possibilidade de armazenamento de informações a longo prazo, inclusive na ausência de fonte de alimentação;
- Corrigindo informações recebidas em uma fita de verificação e dispositivo de armazenamento de informações;
- Um dispositivo para inserir dados fiscais e sua saída em fita;
- A capacidade de combater a entrada de informações falsas e fazer correções nas informações já inseridas;
- A presença de um dispositivo de referência temporal com características técnicas predefinidas;
- Tenha serviço de garantia.
Somente as caixas registradoras com um adesivo holográfico que estão na lista do Registro Estadual podem se registrar no Serviço de Impostos Federais. Para mais informações, consulte o site oficial do serviço tributário (nalog.ru).
4.3 Compra de caixas registradoras (caixas registradoras)
As caixas registradoras são vendidas por centros de serviços técnicos especializados envolvidos na venda, instalação e manutenção de caixas registradoras.
O custo desse equipamento varia de 8 a 25 mil rublos dependendo da marca, tipo de aparelho e complexidade do trabalho de instalação e manutenção.
A aquisição da KKM inclui várias etapas:
- Após a seleção, o comprador paga pela compra;
- Um centro de serviço técnico elabora um contrato de serviço de vendas e garantia por um período especificado;
- Um adesivo com as palavras "Serviço" é colocado no dispositivo.
Durante a operação, a taxa de serviço pela manutenção da caixa registradora será cerca de 300 rublos, se você precisar substituir o meio de armazenamento, terá que pagar 5 - 6 mil rublos.
Existem diferentes maneiras de pagar por bens e serviços, por exemplo, você pode usar os serviços de aquisição, retirando o equipamento necessário do banco adquirente. O que está adquirindo e que tipos de aquisição escrevemos em um artigo separado.
4.4 Serviço KKM
O serviço de garantia após a venda da caixa registradora é tratado por uma organização prestadora de serviços com a qual o empresário celebrou um contrato de compra da caixa registradora. Com base neste contrato, o centro de suporte técnico deve cumprir as condições básicas para a manutenção da caixa registradora.
Principalmente essas condições incluem:
- Controle sobre o trabalho e depuração da caixa registradora;
- Substituição de componentes substituíveis (verifique fita, unidade, dispositivo de memória, cabeçote de impressão);
- Reparo total do dispositivo quando ele quebra, restauração de funcionalidade.
O serviço é realizado nas taxas especificadas no contrato. Após o vencimento, o empresário assina um novo contrato de serviço de caixa registradora.
4.5 IP de trabalho sem KKM
Existem vários casos em que um empreendedor individual tem o direito de não comprar ou usar uma máquina registradora em atividades comerciais.
Essas organizações incluem:
- A implementação do comércio em áreas abertas, sem a criação de lojas, pavilhões, locais de comércio - feiras, exposições, mercados;
- Venda de pequenos produtos em bandejas portáteis, cestas, carrinhos;
- Venda de produtos como sorvete, legumes, frutas, óleos, peixe vivo;
- Recepção de recipientes de vidro e matérias-primas;
- Venda de bilhetes de loteria, objetos religiosos, periódicos.
Basicamente, os empresários que fazem negócios este ano precisarão comprar e implementar caixas registradoras sem falhas.
5. Conclusão + vídeo sobre o tema
A aplicação do sistema tributário simplificado para empresários individuais é o sistema tributário mais ideal, o que permite realizar com êxito atividades comerciais sem carga tributária significativa.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o sistema tributário simplificado, quais os impostos que o empreendedor individual paga pelo sistema tributário simplificado etc., sugerimos assistir a um vídeo - "Empreendedor individual: impostos e relatórios sobre o sistema tributário simplificado (UTII)"
Caros leitores da revista RichPro.ru, ficaremos agradecidos se você compartilhar suas opiniões e comentários sobre o tópico da publicação nos comentários abaixo. Desejamos-lhe boa sorte e crescimento do seu negócio!