Ilha da Groenlândia - "país verde" coberto de gelo

A Ilha da Groenlândia é a maior da Terra, localizada na direção nordeste da América do Norte, lavada por três grandes massas de água: o Oceano Ártico ao norte, o Mar Labrador no lado sul e o Mar Baffin no lado oeste. Hoje, o território insular pertence à Dinamarca. Traduzido do dialeto local, o nome Groenlândia - Kalallit Nunaat - significa "País Verde". Apesar do fato de que hoje a ilha está quase completamente coberta de gelo, nos 982 distantes essa parte da terra estava completamente coberta de vegetação. Hoje, para muitos, a Groenlândia está associada ao gelo eterno, mas isso não é inteiramente verdade. Vamos ver o que atrai turistas de todo o mundo a esta ilha misteriosa - a casa do Papai Noel.

Foto: Ilha da Groenlândia.

Informações gerais

O primeiro a descer na ilha foi o islandês Viking Eirik Rauda, ​​também conhecido como Eric the Red. Foi ele quem, vendo a rica vegetação na costa, chamou a Groenlândia de País Verde. Somente no século XV, a ilha ficou coberta de geleiras e adquiriu a aparência habitual para nós. Desde então, a Groenlândia é o maior produtor de icebergs do mundo.

Um fato interessante! Foi o iceberg da Groenlândia que causou o colapso do Titanic.

A Groenlândia é um lugar raro que permaneceu intacto, tanto quanto possível, e a intervenção humana é mínima. Existem excelentes condições para esportes radicais, ecoturismo, hoje populares. Os amantes da natureza podem admirar paisagens incríveis, mergulhar na cultura original dos povos que habitam a ilha, que ainda vivem de acordo com tradições antigas. O comprimento da Groenlândia, de norte a sul, é de quase 2,7 mil km, a largura máxima é de aproximadamente 1,3 mil km e a área é de 2,2 mil quilômetros quadrados, 50 vezes a área da Dinamarca.

A Groenlândia é separada da Ilha Ellesmere, no Canadá, por um estreito de 19 km de largura. Ao longo da costa sudeste, o Estreito dinamarquês flui, que separa a ilha da Islândia. A Svalbard, a 440 km, o Mar da Groenlândia está localizado entre o arquipélago polar e a Groenlândia. A parte ocidental da ilha é banhada pelo mar de Baffin e pelo estreito de Davis, separando a Groenlândia da terra de Baffin.

A capital da região autônoma do país é a cidade de Nuuk, com uma população de pouco mais de 15 mil pessoas. A população total da Groenlândia é de cerca de 58 mil pessoas. Destaque exótico da ilha - paisagens de inverno que lembram ilustrações de um conto de fadas. As atrações e atividades turísticas da Groenlândia estão ligadas à neve e ao frio. Claro, existem museus onde são apresentadas coleções únicas que contam sobre a história, cultura e tradições da ilha.

Histórico em datas:

  • os primeiros assentamentos vikings apareceram no século 10;
  • no século 18, começou a colonização da Groenlândia pela Dinamarca;
  • em 1953, a Groenlândia ingressou na Dinamarca;
  • em 1973, a autonomia do país passou a fazer parte da União Econômica Européia;
  • em 1985, a Groenlândia retirou da União a razão - disputas sobre cotas de pesca;
  • Em 1979, a Groenlândia recebeu autogoverno.

Vistas

Muitos acreditam erroneamente que a única atração da Groenlândia é uma área deserta branca de neve coberta de neve. No entanto, o país é rico em atrações, muitas das quais só podem ser vistas nesta parte do planeta. Primeiro de tudo, são os fiordes, geleiras. Os moradores dizem que não há dois icebergs idênticos. Todo ano, novos icebergs aparecem aqui.

Um fato interessante! A cor do iceberg é sempre diferente e depende da hora do dia.

O fato a seguir pode parecer paradoxal, mas outra atração são as fontes termais. Em alguns lugares, a temperatura da água chega a +380 graus e a paisagem é complementada por icebergs flutuando perto do horizonte. Os moradores da Groenlândia chamam as águas termais com água cristalina de SPA medieval, porque os primeiros "banhos" apareceram aqui mais de mil anos atrás. Eles estão localizados na parte sul da ilha.

As cidades da Groenlândia têm um sabor especial - são pintadas em cores vivas, e é por isso que são chamadas de multicoloridas. O mais interessante:

Nuuk
  • Nuuk (Gothob) - a principal cidade da região autônoma do país;
  • Ilulissat é uma atração exótica;
  • Uummannak - aqui é a residência do Papai Noel.
Nuuk ou Gothob

Apesar de Nuuk ser a menor capital, por sua originalidade, cor e vistas, não é de forma alguma inferior às populares capitais turísticas do planeta. A cidade está localizada em uma península, não muito longe do Monte Sermitsiak.

Vista de Nuuk:

  • bairros antigos;
  • Igreja Savur;
  • casa de Egede;
  • Jardim ártico;
  • mercado de carne.

Obviamente, essa não é uma lista completa de atrações. De não menos interesse são: o Museu de Arte, o único centro cultural.

Tendo muitas caminhadas, não deixe de visitar o Museu Nacional do país, cuja exposição cobre a vida das pessoas na ilha com uma duração de 4,5 mil anos.

Museu Nacional da Groenlândia

A principal atração é a beleza natural. Para o conforto dos turistas, plataformas de observação estão equipadas na cidade. O mais popular é o Vale Watching Spot. As pessoas vêm aqui para admirar os habitantes marinhos. Há um estacionamento de iates na baía.

Leia mais sobre a capital da Groenlândia em outro artigo.

FOTO: Gronelândia

Fiorde de geleira Illulisat

A concentração máxima de icebergs na costa oeste da ilha. As peças partem da geleira Sermek Kuyalek e rastejam para o fiorde de Ilulissat a uma velocidade de 35 m por dia. Mesmo há dez anos, a velocidade do gelo não excedia 20 m por dia, mas, devido ao aquecimento global, o gelo se move mais rapidamente.

Um fato interessante! O fluxo de gelo é considerado o mais rápido do mundo.

O comprimento do fiorde é um pouco mais de 40 km, aqui você pode ver icebergs de várias formas e tamanhos, ouvir o crepitante ensurdecedor de gelo. Uma das principais áreas de turismo da Groenlândia é a observação de icebergs em Ilulissat. Testemunhas oculares dizem que é aqui que estão localizados os maiores gigantes do gelo. A altura de alguns chega a 30 metros, apesar de 80% do iceberg estar escondido debaixo d'água.

Nas margens do fiorde há um marco colorido - uma pequena vila de pescadores com o mesmo nome Ilulissat e uma população de não mais de 5 mil pessoas. Enquanto os icebergs flutuam lentamente, os turistas podem desfrutar de café forte, chocolate quente em um pequeno café, assistindo a magnífica extravagância da janela.

Grupos de excursão em barcos ou helicópteros são enviados a um iceberg para explorar as cavernas de gelo, ouvir os sons terríveis do movimento do gelo e observar as focas o mais próximo possível.

É bom saber! A coleção do museu local é dedicada a Knut Rasmussen, uma rica coleção que conta como as pessoas vivem na Groenlândia, cultura, tradições e folclore.

Devido à riqueza e variedade de impressões, pontos turísticos, Ilulissat atrai fãs de esportes radicais, amantes do exotismo étnico. Em termos de conforto, a cidade é adequada até para famílias.

É bom saber! A melhor época para viajar para Ilulissat é verão e setembro.

Entretenimento em Ilulissat:

  • excursão à vila inuit, onde você pode experimentar a sopa de iguarias do mar, passar a noite em uma cabana de verdade, familiarizar-se com cães de trenó;
  • Excursão ao Glaciar Eki;
  • passeio de barco noturno até o Fiorde de Gelo;
  • trenós puxados por cães;
  • safari de baleia e pesca marítima.

Conselhos aos turistas! Em Ilulissat, não deixe de comprar uma estatueta de osso ou pedra; nas lojas de souvenirs, há uma grande variedade de produtos de contas. Um presente de luxo será um produto feito de pele de gato ou pele de foca. O mercado de peixe tem uma grande variedade de peixes e frutos do mar frescos.

Geleira Eki (Eqip Sermia)

O Glaciar Eki está localizado, a 70 km do Fiorde de Ilulissat, em Disco Bay. Esta geleira é considerada a mais rápida da Groenlândia. O comprimento de sua borda frontal é de 5 km e a altura máxima atinge 100 m. É aqui que você pode ver o processo do nascimento do iceberg - enormes pedaços de gelo com uma terrível fenda e queda quebram Eka e caem na água. Andar em uma lancha causa admiração e medo. Os moradores afirmam que o passeio evoca emoções especiais quando o barco se move na neblina. Se você tiver sorte, poderá ver baleias.

Quase todas as excursões à geleira envolvem uma viagem ao pequeno povoado de Ataa. Aqui, os hóspedes são tratados para almoçar e ofereceram um passeio pela vila. Em seguida, o transporte leva o grupo para Ilulissat, de onde a excursão começou.

Noites brancas e as luzes do norte

Aurora Boreal é a decoração mais bonita da Groenlândia, aqui é o melhor lugar do planeta para observar esse fenômeno único. Na ilha, o esplendor é mais pronunciado da segunda quinzena de setembro até meados de abril. O que é necessário para ver as luzes do norte? Roupas quentes, sapatos confortáveis, uma garrafa térmica com chá ou café e um pouco de paciência. Não importa em que parte da ilha você está - as luzes do norte podem ser vistas em todos os lugares, em qualquer lugar da Groenlândia, mesmo na capital.

Há outra maneira de ver um fenômeno natural - romântico. Em uma embarcação especial, faça uma caminhada na área de conservação. Você pode assistir as luzes do norte a partir do convés do navio ou pousando na praia.

A vantagem dessa viagem é a capacidade de ver animais em condições naturais. Áreas protegidas - este é o lar dos ursos polares, onde eles se sentem completamente à vontade.

Flashes coloridos no deserto sem neve e branco da neve criam a atmosfera de um conto de fadas. Se você é uma pessoa romântica e impressionável, essa excursão causará muitas emoções positivas.

Observação de animais selvagens e baleias

Dado o clima difícil da Groenlândia, apenas os animais mais fortes sobrevivem aqui. Os donos da ilha são ursos polares; aqui você também pode ver lebres polares, lemingues, raposas árticas e lobos polares. As águas são habitadas por baleias, focas, narvais, morsas, focas e lebres do mar.

O safári de baleias é um tipo favorito de férias para turistas extremos e uma vista incrível do país. Para viagens, barcos turísticos organizados. Você pode participar de um grupo de excursão e alugar um barco. Os animais não respondem às pessoas, por isso permitem que você nade de perto. Eles brincam e nadam muito perto dos navios.

Os melhores lugares para o safari na Groenlândia: assentamentos Ausiait, Nuuk, Kekertarssuak.

A Groenlândia está na lista de poucos lugares onde a captura de habitantes marinhos é possível, para que os turistas possam admirar esses animais incríveis e experimentar pratos feitos com carne de baleia.

Se você é fã de esportes radicais, mergulhe. Você tem uma oportunidade única de nadar sob um iceberg, visitar uma rocha subaquática e ver focas.

Cultura

As pessoas da ilha vivem em completa união com a natureza. Caçar não é apenas pescar, mas todo um ritual. Os esquimós acreditam que a vida nada mais é do que uma sombra e, com a ajuda de rituais, as pessoas permanecem no mundo dos vivos.

O principal valor para as pessoas são os animais, porque eles sacrificam suas vidas para fornecer alimento para a população local. Existem lendas na Groenlândia que nos dizem que há muitos anos as pessoas entendiam a linguagem dos animais.

Os esquimós ainda praticam xamanismo, os habitantes locais acreditam na vida após a morte e que todos os animais e até objetos têm uma alma. A arte aqui está associada à criatividade manual - figuras feitas à mão são feitas de ossos e pele de animais.

As pessoas na Groenlândia não demonstram emoções, provavelmente o clima severo da ilha afeta. No entanto, isso não significa que os convidados não sejam bem-vindos aqui, mas se você deseja causar uma impressão favorável, exercite a contenção e fale apenas com seriedade. Como dizem os habitantes locais, quando você fala de ânimo leve, as palavras perdem seu significado.

É bom saber! Na Groenlândia, não é habitual dizer olá para as pessoas; quando elas dizem olá, dão um sinal de saudação.

As tradições culturais são determinadas por um clima difícil. As pessoas na ilha criaram um código de conduta específico, onde tudo está sujeito à possibilidade de sobrevivência, à proteção dos animais e ao meio ambiente. A vida aqui é medida e sem pressa.

Pode parecer que as pessoas na ilha são rudes e hostis, mas não é assim, apenas os habitantes locais ficam calados e não conduzem conversas ociosas. Eles expressam seus pensamentos de forma clara e concisa.

A cozinha

Para um europeu típico, a culinária da Groenlândia é praticamente inadequada. O principal princípio dos alimentos na ilha é o uso de alimentos na forma em que a natureza o fornece. Praticamente não há tratamento térmico. Ao longo dos séculos, o sistema de nutrição foi formado de maneira a fornecer às pessoas as substâncias úteis necessárias e a força para sobreviver em um clima assim.

É bom saber! À primeira vista, pode parecer que a culinária nacional da Groenlândia é primitiva, mas não é de todo. Segundo as estatísticas, as pessoas na Groenlândia não sofrem de escorbuto e não têm deficiência de vitamina. Além disso, praticamente não há diagnósticos como úlcera péptica e aterosclerose, uma porcentagem extremamente baixa de patologias infecciosas.

Pratos principais são preparados com morsas, baleias e carne de foca. Na Groenlândia, são utilizados métodos exóticos de processamento de carne; após o corte das carcaças, a mistura é feita, alguns ingredientes são misturados e o método de cozimento ideal é selecionado. A carne é mantida no solo, em salmoura especialmente preparada, em água.

Mattak

Uma iguaria popular e uma iguaria culinária exótica - mattak - carne de rena e código de baleia com gordura. Um prato diário - estroganina - é preparado a partir da carne de animais marinhos, peixes e aves, servidos com capim, alho-porro selvagem e bagas polares. Outro prato popular - o soasat - é escaldado com água fervente e servido com um prato de batatas ou arroz.

De alimentos vegetais, algas, seiva de árvores, nabos, certos tipos de musgo, batata e ruibarbo são muito apreciados. Eles comem peixe e frutos do mar de qualquer forma, são salgados, secos, fermentados, congelados e comidos crus. Todos os frutos do mar, que para os europeus são considerados iguarias, na Groenlândia são apresentados em uma ampla variedade e para todos os gostos.

Das bebidas na ilha, eles bebem chá com leite e chá preto tradicional. Outra tradição culinária exótica é adicionar sal, temperos, gordura ao chá com leite e beber como primeiro prato. Eles também usam leite de veado e café original da Groenlândia.

Clima e tempo

Ao longo do ano, a ilha tem uma temperatura negativa:

  • no verão - de -10 a -15 graus;
  • no inverno - até -50 graus.

A Groenlândia registrou a temperatura média anual mais baixa entre todos os países a -32 graus.

A maior parte da precipitação cai no sul e leste da ilha - até 1000 mm, no norte, a quantidade de precipitação diminui para 100 mm. Todo o território é caracterizado por fortes ventos e nevascas. No leste, um terço dos dias do ano em que neva, quanto mais próximo do norte, menor a queda de neve. Os nevoeiros são característicos do verão. O clima mais quente do sudoeste é devido à corrente quente - oeste da Groenlândia. Em janeiro, a temperatura não cai abaixo de -4 graus e, em julho, a temperatura sobe para +11 graus. No sul, em alguns lugares protegidos do vento, no verão o termômetro se aproxima de mais de 20 graus. No leste, o clima é mais severo, mas o clima mais frio do norte, aqui no inverno a temperatura cai para -52 graus.

Onde ficar

Fuga da Groenlândia

Todos os hotéis em Groenlândia são necessariamente classificados pelo escritório nacional de turismo. Esta classificação é equivalente às categorias de hotéis na Europa. A categoria mais alta de hotéis é de 4 estrelas.Você pode encontrar esses hotéis em Ilulissat, Nuuk e Sisimiut. Existem hotéis de categoria inferior em todos os assentamentos, exceto Kangatsiak, Itokortormit e Upernavik.

Nas maiores cidades existem albergues familiares onde os turistas são convidados a comer e saborear os pratos tradicionais da culinária nacional da Groenlândia. Na parte sul da ilha, os viajantes costumam parar em fazendas de ovelhas.

É bom saber! Nas fazendas, a eletricidade é gerada usando geradores a diesel, sendo fornecida em determinadas horas.

O preço médio de um quarto duplo em um hotel de 4 estrelas é de 300 a 500 dólares. Em hotéis de categoria inferior - de 150 a 300 dólares.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Visa, como chegar lá

Para viajar para a ilha, você precisará solicitar um visto em um centro de vistos especial. Também precisa de seguro.

A maneira mais fácil e rápida de chegar da Dinamarca à Groenlândia é de avião. Os voos partem de Copenhague, chegam em:

  • Kangerlussuaq - durante todo o ano;
  • Narsarkuak - apenas no verão.

O voo dura cerca de 4,5 horas.

Além disso, aeronaves da Islândia seguem para esta parte do país. Os vôos são realizados entre o aeroporto da capital na Islândia e o aeroporto de Nuuk. Há também voos de Reykjavik. Estão previstos voos para Ilulissat e Nuuk. O vôo dura 3 horas.

Útil! Os navios de cruzeiro entram regularmente na Groenlândia seguindo a rota que inclui a Islândia e a Groenlândia.

Compare preços de acomodação usando este formulário

Fatos interessantes sobre a Groenlândia

  1. Muitos estão interessados ​​na questão - em que país a Groenlândia pertence? Durante muito tempo, a ilha foi uma colônia da Dinamarca, apenas em 1979 recebeu o status de território autônomo, mas como parte da Dinamarca.
  2. Mais de 80% da ilha está coberta de gelo.
  3. Upernavik
  4. De acordo com os moradores - você quer sentir muito frio? Visite a cidade de Upernavik. A travessia de balsa mais ao norte do planeta é construída aqui.
  5. O melhor lugar para observar as luzes do norte é a cidade de Kangerlussuaq.
  6. Na Groenlândia, há uma crença - os bebês concebidos na noite em que o céu era aurora boreal crescem especialmente inteligentes.
  7. Todos os hotéis incluem café da manhã.
  8. A Groenlândia tem um relacionamento muito difícil com a organização Greenpeace. Representantes da organização estão fazendo o possível para proibir a caça na ilha. A atividade do Greenpeace afeta negativamente a economia da Groenlândia. Como resultado de muitos anos de luta, os representantes da organização reconheceram que os Inuit têm o direito de caçar, mas apenas para fins pessoais.

Agora você sabe exatamente a resposta para a pergunta - as pessoas vivem na Groenlândia. Não são apenas as pessoas que moram aqui, mas há muitos pontos turísticos fascinantes. A ilha da Groenlândia é um lugar incrível, uma visita que deixará emoções inesquecíveis em sua memória.

Deixe O Seu Comentário