Esquiar na Geórgia - qual resort escolher

As estâncias de esqui na Geórgia estão localizadas com sucesso em todo o país e foram consideradas uma das melhores da época soviética. Mais perto da capital, a noroeste, fica Gudauri - uma grande e moderna estação de esqui, Meca para os praticantes de freeriders. A nordeste, nas altas montanhas de Svaneti, fica a estação Hatsvali e a nova estação de esqui Tetnuldi, inaugurada apenas em 2016.

E ao sul de tudo, quase no centro da Geórgia, em um bairro agradável com as famosas fontes de Borjomi, está a mais antiga estação de esqui da Geórgia, Bakuriani, agora com um nascimento triplo. Excelentes perspectivas também têm no jovem resort de Goderzi, construído nas montanhas perto de Batumi.

Gudauri

A estação de esqui está localizada ao lado da vila de mesmo nome nas encostas da Grande Cordilheira do Cáucaso, ao longo da Rodovia Militar da Geórgia e não muito longe do Cross Pass. O complexo do resort está localizado na vila de Upper Gudauri, a 2196 m de altitude.

Tempo e recurso de congestionamento

A temporada em Gudauri abre oficialmente a partir da segunda quinzena de dezembro e dura toda a primavera, e especialmente nos anos de neve, incluindo maio. Mas aconteceu que em invernos sem neve, o esqui nas principais rodovias só começou em janeiro. Mas a temporada 2016-2017 começou no início de 10 de dezembro.

Em dezembro e janeiro, faz sol e faz frio, as pessoas chegam nos feriados de Ano Novo e, de meados de janeiro até o final do mês, há uma relativa pausa.

Alta temporada em Gudauri, da segunda década de fevereiro à segunda década de março, inclusive. Já existem menos dias de sol, mas há mais neve, a cobertura de neve no resort neste momento atinge um máximo (1,5 m), e o esqui é excelente tanto nas pistas quanto fora delas.

Em abril é quente e ensolarado, os esquiadores costumam usar camisetas. E embora as fortes nevascas possam ocorrer em abril, não há vento. As encostas desta estação de esqui da Geórgia estão quase vazias, e esquiar nesse momento é um prazer - os elevadores e encostas não fecham até o final do mês.

Esteiras e elevadores em Gudauri

Existem 22 trilhas no resort, seu comprimento total é de 57 km. A taxa de dificuldade para amadores e profissionais é de aproximadamente 80:20 em termos percentuais. Área de esqui: 1990 m acima do nível do mar mar (estação inferior), 3239 m (estação superior). Esquiadores experientes, descendo do topo ao ponto mais baixo, percorrerão uma distância de 7 quilômetros.

Mapa de hotéis, pistas, pistas e elevadores na estação de esqui de Gudauri

Mapa da pista de esqui de Gudauri (temporada 2017-2018)

Todos os elevadores de esqui podem atender simultaneamente 11.000 esquiadores.

Os elevadores Doppelmayer (3,4 e 6 telecadeiras) são instalados nas vias principais.

Na pista de treinamento, o teleférico POMA e dois sistemas de correias MAGIC CARPET operam.

O complexo do resort, construído em 1975-1985, está sendo reconstruído e melhorado.

Número da linhaTítuloComprimento (m)Características
1º turnoPirveli10533 poltronas, canhões de neve, iluminação
2º turnoSoliko (Solico)22954 cadeiras, alta velocidade
3 turnoKudebi10633 lugares
4º turnoSnow Park11043 lugares
5 turnoSadzele15044 chair
Elevador de gôndolaGudaura2800capacidade de gôndola 10 pessoas
TeleféricoShino28006 cadeira
Inclinação de treinamento para iniciantesZuma600Garfo, fita

O início da temporada de esqui 2016-2017 foi marcado pela abertura de um novo elevador de 6 cadeiras "Shino".

Os canhões de neve funcionam na primeira etapa (o sistema foi colocado em operação na temporada 2014-2015). Aos sábados, você pode andar sob o céu noturno até as dez da noite.

Modo de operação de elevação
  • Inverno - das 10:00 às 17:00
  • Março - das 9:00 às 16:00
  • Abril - nos dias úteis das 9:00 às 15:00, nos finais de semana uma hora a mais
  • Temporada de verão - a partir de 16 de julho, todos os elevadores estão abertos das 10:00 às 16:00 diariamente.
Tipos de passes de esqui e seu custo estimado

Para uma escalada em Gudauri, pague 7 GEL, por 3 elevadores 18 GEL, por 1 dia de esqui - 40 GEL.

Para referência. 1 GEL é aproximadamente igual: 0,37 dólares; 22 rublos; 10 UAH (dezembro de 2017)

Um passe de esqui em Gudauri para toda a temporada (2017-2018) custa 500 GEL (US $ 200).

Você também pode comprar um passe de esqui por qualquer número de dias no intervalo de 2 a 10, com custo respectivamente de 80 a 320 GEL. Os passes de esqui também são vendidos por 5 dias por semana - 190 GEL. Patinação noturna custará 10 GEL. Todos os passes de esqui para crianças são aproximadamente 40% mais baratos.

Passes de esqui no verão

1 viagem (Gudauri, Snow Park, Sadzele) - 5 GEL, para a temporada 60 GEL.

No verão, esqui alpino (4790 m)
Bicicleta para o dia inteiro - 12 GEL, para descontos para grupos de 20 a 30%, dependendo do número

Freeride, esqui aquático e parapente em Gudauri

A principal diferença entre a maior estação de esqui da Geórgia é o freeride - esqui fora de pista, esqui especial em campos virgens. Isso é facilitado por amplas encostas localizadas acima do nível das florestas (o que é seguro), e elas estão disponíveis diretamente nos teleféricos (o que é conveniente).

Na escola de freeride em Gudauri (Passeios de freeride em Gudauri) são ministradas em três idiomas: georgiano, inglês e russo. Os guias e instrutores aqui são experientes e moram nesses lugares há muitos anos, e seus telefones estão nos outdoors de cada prédio de aluguel. Para passeios de freeride de várias complexidades em Gudauri, há muitas opções. Aqui estão os principais:

  • Trilha de Kobe
  • Vale e cabeça de Narveni
  • Mosteiro de Lomisi
  • Bidar Peak

Existem muitas descidas em Gudauri para os amantes de esqui aquático - um tipo de freeride, quando um helicóptero leva você ao início da descida. Esse passeio pode ser realizado em um grupo de 4-8 pessoas. O custo do prazer (1 subida e descida) 150 GEL, considerando a transferência, o equipamento de avalanche, o helicóptero e o trabalho dos guias (os passeios são organizados pela equipe Passeios de freeride em Gudauri).

Dependendo da duração e da estação, o parapente custará de 160 a 500₾ (lari). Os princípios básicos do voo serão treinados em Flycaucasus.

A recompensa pela coragem é o maravilhoso cenário montanhoso da Geórgia de uma altura e completa unidade com a natureza durante a descida.

Aqueles que gostariam de praticar esqui cross-country comum ou trocar de patins por algumas horas ficarão desapontados: não há trilhas de cross-country, aluguel de skate e a pista de gelo em Gudauri.

Infra-estrutura

No centro do resort, há uma farmácia, um posto de gasolina, um supermercado Smart, uma mercearia. No Upper Gudauri, existem cerca de duas dezenas de cafés e restaurantes com cozinha georgiana, russa e outras culinárias nacionais, cerca de uma dúzia de SPA e saunas, várias escolas de esqui com aluguel de equipamentos para todos os tipos de esqui.

Um grande complexo hoteleiro foi construído em Upper Gudauri, é possível alugar moradias no setor privado, chalés e pousadas, e é melhor fazer isso com antecedência. Os preços variam de US $ 30 para uma sala separada a US $ 80-100 para apartamentos confortáveis, com vistas deslumbrantes e a uma caminhada de 3-5 minutos do teleférico.

Como chegar lá

Distância dos aeroportos: Vladikavkaz - 80 km, Tbilisi - 120 km, Kutaisi - 310 km. O táxi do aeroporto de Tbilisi custa US $ 70, o microônibus do metrô Didube custa US $ 4 ou 10₾. Tempo de viagem 2 horas. A estrada de Kutaisi é de 4 horas.

Bakuriani

A estação de esqui georgiana Bakuriani está localizada ao lado da vila de mesmo nome. Está localizado na encosta norte da cordilheira Trialet das montanhas do Cáucaso, a 1700 m de altitude, no desfiladeiro de Borjomi.

A estação de saúde de Borjomi e a estação de esqui de Bakuriani estão conectadas por uma estrada e uma ferrovia de bitola estreita. E a ponte entre as cidades foi projetada pelo próprio Gustave Eiffel. Desde 1902, um trem circula por essa rota, conhecida popularmente como cuco.

Bakuriani é a mais antiga estação de esqui nas montanhas do Cáucaso. O século 19 serviu como residência imperial.

Ao mesmo tempo, a estação de esqui de Bakuriani alegou sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. No território do resort, há pistas de patinação aberta e fechada de alta montanha e competições de patinadores e jogos de hóquei.

Como chegar lá

De Tbilisi à estância de esqui de Bakuriani - 180 km. A transferência é cara, é melhor pegar um táxi (do metrô Didube até as portas de qualquer hotel - 150-200₾). Ônibus e táxis vão.
Outra opção - primeiro de trem para Borjomi, depois de trem para Bakuriani. Este último vai 2 vezes por dia. Táxi de Borjomi - 30₾.

O tempo

Nos meses de inverno, a temperatura média durante o dia é -2 ... -4 ° C, à noite -5 ... -7 ° C. O clima é mais calmo e o número de dias ensolarados, nublados e nublados é aproximadamente o mesmo.

A cobertura de neve mede cerca de 65 cm e a temporada de esqui é de novembro a final de março. Fevereiro é a melhor época para esquiar na estação de esqui Bakuriani, na Geórgia.

Trilhas e elevadores

A diferença de altitude é de 1780 a 2850 M. O local de Didveli ainda está em fase de desenvolvimento.

O mapa de rotas da estação de esqui Bakuriani

Esquiadores experientes montam nas encostas do Monte Kokhta. Um quilômetro e meio Kokhta-1 tem uma seção difícil nos primeiros 400 m (pista preta), a inclinação chega a 52⁰. Então a pista é vermelha. Ambas as faixas são para profissionais. O Kokhta-2, com três quilômetros de extensão, também consiste em duas seções, vermelha e azul, aqui quem pode esquiar com confiança pode andar aqui.

Para quem começa a se familiarizar com o esqui alpino - a pista do Plateau com pistas suaves e curtas. O comprimento das pistas de Bakuriani é de cerca de 5 km. Nos últimos anos, o resort se expandiu, novas instalações estão sendo construídas.

Meios de elevação: 4 teleféricos para crianças, o teleférico Tatra (1600 m), um teleférico de 2 lugares (1200 m) e um cabo de reboque de 1400 metros de comprimento.

Habitação, infraestrutura, interessante

As acomodações em Bakuriani podem ser alugadas de 100 a 150₾ (em um pequeno hotel); em um nível europeu de 4 estrelas, o quarto custa de 200 a 300₾; na maioria dos casos, três refeições por dia estão incluídas no preço. O complexo de esqui tem uma biblioteca, quadras de tênis, vários cafés, restaurantes e tabernas.

Mapa de localização dos hotéis da estação de esqui Bakuriani

O território do hotel está em ordem, mas nas proximidades da vila, de acordo com inúmeras avaliações de turistas, a infraestrutura não atinge os padrões europeus. Mas isso é compensado por passeios e excursões nos arredores pitorescos: às nascentes de Borjomi, ao lago Tabatskuri, no desfiladeiro Bakurianitskali, ao mosteiro medieval da caverna de Vardzia, ao antigo templo georgiano de Timotesubani.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Tipos e preços de passes de esqui

O passe de esqui em Bakuriani é um pouco mais barato que em Gudauri.

  • No topo de Didveli, pode ser comprado em 1 subida (5₾), 1 dia (20₾), 3, 4, 5, 6 e 10 dias (de 57 a 160₾).
  • O passe de esqui para o Monte Kokhta e os 25 metros são vendidos apenas por 1 dia (também 20₾) ou 1 elevador (3₾).

Hatsvali e Tetnuldi - novas estâncias de esqui em Svaneti

Um número significativo de admiradores do esqui alpino decide andar nas encostas desta região turística da Geórgia. O conhecimento começa com a cidade de Mestia - uma estação de esqui no noroeste da Geórgia. Localizado perto da Abkhazia. Foi inaugurado recentemente, mas já é popular entre esquiadores em muitos países.

O ar limpo e as paisagens de tirar o fôlego, excelentes equipamentos para elevadores e pistas de esqui (novos equipamentos franceses estão instalados aqui) em breve prometem transformar esse local em uma estação de esqui de classe européia.

Até agora, a infraestrutura aqui ainda não foi suficientemente desenvolvida, mas os planos para o desenvolvimento do esqui em Svaneti são sérios.

Hatsvali

De Mestia a Hatsvali, apenas 8 km, que com bom tempo podem ser facilmente superados de carro e a pé, apesar do ângulo de elevação de 7-8⁰. No inverno e na primavera, é necessário um SUV para o levantamento. A transferência de Mestia para Hatswali para 7-8 locais Mitsubishi Deliks custa US $ 30.

Os esquiadores começaram a dominar as pistas do resort em 2011.

A diferença de altitude é de 1865 a 2447 metros. A estação inferior possui um hotel, restaurante e ponto de aluguel. A estação superior pode ser alcançada em 20 minutos em cabines de 4 cadeiras, o teleférico tem 1.400 m de comprimento.

O esqui começa no café Zuruldi na estação superior. Ainda não existem muitas trilhas, mas novas estão sendo construídas. Agora vermelho e azul estão em operação (comprimento máximo de 2600 m). Na pista para iniciantes e crianças (300 e 600 m), 2 elevadores de reboque operam. Hatsvali é um ótimo lugar para freeride e backcountry na Geórgia.

No verão, os turistas são levados para a estação superior até o local do café para respirar o ar da montanha, tomar café e observar as montanhas. Aqui está o ponto de partida para iniciar o rastreamento em várias direções interessantes.

Tetnuldi

A estância de esqui georgiana mais jovem de Svaneti. Inaugurado em fevereiro de 2016, está localizado na encosta do Monte Tetnuld (4869 m). O resort também não fica longe de Mestia - apenas 15 km. O rendimento de 7 mil visitantes. A altitude aqui é 2260 m acima do nível do mar. Mar (estação inferior) - 3040 m (estação superior). As faixas são azuis. O mais longo deles é de 9,5 km.

Mapa da estância de esqui Tetnuldi

Ainda existem três elevadores - elevadores de 3 cadeiras da empresa francesa POMA. Os planos incluem a construção de 16 pistas de complexidade variada e a expansão da área de esqui para 35 km, o desenvolvimento de freeride. Tudo isso deve causar séria concorrência aos grandes resorts da Geórgia.

A corrida em Tetnuldi começa no final de dezembro e termina no final de março.

Infra-estrutura

Salões de massagens e SPA, discotecas e centros infantis, hotéis de estilo europeu e restaurantes de primeira classe, bilhar e outros sinais de um local civilizado de resort - isso ainda não é algo que pode oferecer aos hóspedes grandes necessidades de Svaneti.

Quarto de hotel Svaneti por US $ 35

A estação de esqui ainda está em desenvolvimento e a infraestrutura de Svaneti está no nível inicial. Ao pé de Hatsaveli e Monte Tetnuld, nas proximidades dos locais de esqui, não há uma grande variedade de moradias. A maioria dos hóspedes o aluga em Mestia e chega aos trilhos por transferência de hotéis ou em seus próprios carros.

Um hotel em Mestia pode ser alugado por US $ 25-30 por dia (café da manhã incluído) e com café da manhã e jantar por US $ 30-40.

Os preços em pousadas são mais acessíveis: US $ 10-15 e US $ 20-30, respectivamente.

Preços dos passes de esqui

Para a temporada 2016-2017, o preço é o mesmo para as rotas de Hatsaveli e Tetnuldi e menor do que nos dois maiores resorts da Geórgia.

  • Um elevador custa 5 GEL, passe de esqui por 1 dia - 25 GEL, por 2-7 dias, 50-145₾.
  • Se você quiser andar não em fila, mas a cada 5 dias por semana, escolha um skipass por 122₾.
  • Para um passe de esqui para toda a temporada, pague 300 GEL, para estudantes e crianças - 180₾.
  • O custo do passe de esqui na "baixa temporada" de 13.03 a 13.04 é de 180₾.

Se você pretende pedalar mais tempo, para não voltar a Mestia todos os dias, você pode alugar uma casa de hóspedes em Danisparauli, a 3 km do prado por 40-45 lari com duas refeições por dia. Outra opção: instalar-se em um dos chalés no campo por 100 GEL (quarto duplo) ou 150 em quádruplo. Para comida em chalés, você precisa pagar extra.

Goderdzi

A estação de esqui mais jovem da Geórgia, inaugurada em 10 de dezembro de 2016. Goderzi fica a 110 km de Batumi. A estrada é de asfalto (40 km. Para Keda), o restante não é pavimentado, leva cerca de 4-5 horas.

Pistas de esqui na estação de esqui de Goderzi

As pistas de esqui aqui são boas para iniciantes, suaves e amplas. Gôndola levanta enquanto duas linhas estão em execução. Nas feridas, a construção de várias outras rotas. Esqui agradável, neve fofa, abetos nevados, uma floresta rara entre os trilhos. Boas condições para o freeride. Quase todas as descidas começam desde os teleféricos de esqui.

O aluguel de equipamentos de esqui está disponível. Dois hotéis, o antigo Meteo e o novo hotel Goderdzi estão sendo finalizados. Aqui está o único café em operação. Não há lojas e farmácias, tudo precisa ser trazido com você de Batumi.

Para 500 GEL (estudante - 280 GEL), existe a oportunidade de comprar um único passe de esqui, que será válido em todos os resorts durante a temporada.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Esquiar na Geórgia sempre foi altamente respeitado, e o desenvolvimento desse esporte, como nenhum outro, depende de uma boa base material. As estâncias de esqui da Geórgia contribuem para sua popularização, trazem renda tangível com o desenvolvimento da indústria do turismo e encantam muitos milhares de esquiadores de outros países.

Deixe O Seu Comentário