Métodos de decoupage em móveis, técnicas populares

Existem muitas maneiras de transformar itens entediados, adicionando um toque de frescura ao interior. Essas são formas diferentes de colorir, colar com filme decorativo e desenhos de tela. A maioria não exige equipamentos, acessórios, materiais ou mesmo habilidades artísticas caros. Um desses métodos é a decoupage de móveis, o que permite dar originalidade aos móveis.

Recursos de Decoupage

A decoupage de móveis faça você mesmo é decorar objetos com fotos recortadas em papel. Guardanapos de três camadas e cartões de decoupage são usados. Dessa forma, você pode decorar não apenas móveis, mas caixões, cadernos, álbuns de fotos e pratos. Até velas e sabonete artesanal são decorados.

É valioso na decoupage que qualquer idéia possa ser realizada por uma pessoa que não sabe desenhar. Afinal, a decoupage é feita simplesmente. A opção mais fácil é colar um guardanapo em uma superfície previamente preparada e fixá-lo com verniz. Além disso, há muitas lições sobre esse tópico, inclusive para iniciantes.

E se você usar métodos diferentes de coloração, adicionar peças a granel ou envelhecer artificialmente usando o efeito de craqueamento, poderá obter efeitos diferentes. Por exemplo, para criar a impressão de que a pequena coisa é antiga. Um decoupage interessante de móveis nos estilos chique gasto ou provence, que agora está na moda.

Decoupage é um enorme espaço para a imaginação. Envolvidos nesse tipo de arte aplicada, todos podem se sentir como uma pessoa criativa e criar um interior único em sua casa.

Espécies

Para listar todas as variedades de decoupage, talvez não haja dedos suficientes nas duas mãos. Tais estilos de design são populares:

  • chique gasto - com ornamentos florais e um efeito desgastado em cores claras;
  • Provence - cria o efeito da antiguidade francesa;
  • no estilo vintage - aqui a técnica principal é o envelhecimento artificial;
  • em estilos étnicos - são criados ornamentos característicos de um país em particular;
  • cidade simples - aqui os produtos são decorados com meios improvisados: jornais, desenhos infantis e assim por diante;
  • no estilo country - isso cria um conforto rústico na casa;
  • em estilo vitoriano - no espírito dos clássicos ingleses sem idade.

Isso é sobre estilos. O técnico também é muito. Existem muitas aulas de decoupage de móveis, inclusive com vídeo. Então, se desejar, você pode dominar todos os estilos e técnicas de decoupage. A seguir, conheceremos cada técnica de decoupage com mais detalhes.

Clássico

Este é o fundador de toda a tendência, bem como a técnica mais simples de decoupage em móveis e outros itens. A figura ou ornamento é recortada em um guardanapo, papel de arroz ou imagem impressa. Cartões de decoupage também são usados. A superfície para móveis de decoupage é pré-preparada. É limpo, desengordurado, preparado ou pintado.

A imagem é sobreposta à superfície seca e manchada com um PVA umedecido com cola ou pincel acrílico. Nesse caso, você precisa alinhar corretamente o papel. Com a decoupage clássica, a imagem não é sobreposta à cola, mas é impregnada com ela de cima. É por isso que tipos de papel que absorvem bem a cola são usados ​​para decoração.

Idealmente, estabelece um desenho em móveis de um aglomerado ou maciço. Também é realizada a decoupagem de móveis de boneca feitos de madeira compensada ou plástico.

Após a colagem, a imagem deve ser seca e, em seguida, aplique o verniz em duas camadas. Entre as camadas, é melhor recorrer a um procedimento de polimento para suavizar o produto acabado. A técnica clássica é adequada para iniciantes devido à sua simplicidade.

Reverse

Adequado para decorar objetos transparentes. Ao contrário do método clássico, o ornamento é anexado à parte de trás do item. Uma boa maneira de fazer uma decoupage de móveis de cozinha com as próprias mãos, se houver inserções de vidro nas portas do armário. Assim, você pode decorar a mesa de vidro.

Aqui tudo acontece na ordem inversa. Veja como fica em estágios:

  • a imagem é colada;
  • um plano de fundo é aplicado a ela - porque a imagem será refletida na parte de trás do objeto;
  • sobre o fundo realizar envernizamento.

Se qualquer decoração adicional for usada, ela será colada no início do processo, na frente da foto ou simultaneamente com ela. Os detalhes da imagem podem ser desenhados com um pincel fino para clareza da imagem.

A decoupage reversa do tipo faça você mesmo não é mais complicada que o clássico. Além disso, com sua ajuda, é possível não apenas atualizar os móveis de vidro, mas também mascarar seus pequenos defeitos.

Artístico

Aqui você cria imagens completas que imitam uma pintura. Dessa forma, você pode fazer decoupage em móveis e outros itens de interior, além de pinturas independentes para decorar a casa.

A arte de decoupage é a mais difícil de todas. Antes de embarcar, é melhor colocar a mão nas técnicas clássicas e outras mais simples.

A imagem é colada aqui da mesma maneira que nas técnicas anteriores. Cartões de decoupage, guardanapos são usados. A diferença é que os detalhes da imagem são desenhados e renderizados para que se mesclem com o fundo e se tornem um todo.

Geralmente usado quando o elemento de corte é muito pequeno para a superfície a ser decorada. Portanto, é necessário terminar os detalhes ausentes, para que eles pareçam com um elemento recortado em papel como um todo. Para alcançar esse efeito, você precisa ter habilidades artísticas e um bom conhecimento de tintas e pincéis.

Decopatch

Nesse caso, pequenos pedaços de papel especial são usados ​​para decoração. Esse papel é fino, geralmente possui ornamentos e padrões coloridos. O método é bom para atualizar móveis antigos, porque pedaços de papel variado podem cobrir todos os defeitos.

O descopatch é comparado a uma colcha, apenas de papel. Esta técnica é adequada não apenas para fazer decoupage de móveis antigos com suas próprias mãos, mas também para criar figuras fofas em estilo étnico. Por exemplo, figuras de animais. Uma opção interessante é quando jornais e revistas são rasgados em pedaços.

Um tipo de decopatch é laminação ou laminado. Nesse caso, pedaços de papel ou tecido, folhas secas e outros elementos decorativos são impregnados com verniz acrílico e colados ao objeto. Após a secagem, você pode obter uma superfície laminada lisa e brilhante. A força e a resistência à água do revestimento permitem que esta técnica seja realizada em móveis polidos.

Projetando sombras

Essa técnica é usada para criar um efeito tridimensional da imagem. Nesse estilo, a decoupage é muito interessante do ponto de vista artístico. As sombras são induzidas por acrílicos. Para fazer isso, um leve sombreamento é feito em torno do motivo colado com uma esponja seca ou uma escova semi-seca. Essa névoa é criada por uma tinta de tom mais escuro que a cor da imagem. A tinta em uma esponja deve ser digitada bastante.

A imagem deve secar bem antes de projetar as sombras. Para reduzir o risco de erros, é melhor cobrir o motivo com um verniz de proteção fosco. Nesse caso, se a superfície envernizada estiver manchada com tinta, será fácil lavá-la.

A tinta de sombra não precisa ser cinza ou preta. As opções são interessantes quando é da mesma tonalidade da cor da imagem, apenas mais escura. Por exemplo, uma sombra azul escura para um vaso azul claro. Com esta técnica, você pode vencer até as idéias mais simples de maneira interessante.

Craquelure

A decoupagem de móveis de casca de ovo pode transformar objetos comuns em objetos antigos. Os reservatórios criam um efeito de craqueamento. Essa técnica é chamada de craquelure. A casca de ovo de galinha é colada em pedaços pequenos em uma superfície pintada. É melhor escolher um fundo escuro para que o espaço entre essas peças seja mais perceptível.

Aqui estão as instruções passo a passo:

  • pinte a superfície com tinta acrílica e seque-a;
  • com cola para prender pedaços de casca. As lacunas podem ser quase imperceptíveis, mas podem ser amplas, a critério;
  • guardanapos ou cartões de decoupage em cima;
  • se necessário, desenhe, projete sombras e assim por diante;
  • seque o motivo para envernizar.

O craquelure de ovo é a melhor maneira de restaurar móveis antigos. A concha cobre a superfície com uma camada densa, ocultando de maneira confiável todos os defeitos. Há também vernizes especiais para craquelure, que quando secos formam uma rede de rachaduras na imagem.

Decoupage volumétrico

A decoupage volumétrica é a maneira mais interessante de decorar. Há toneladas de idéias. É uma decoupagem de móveis com renda, quando os motivos são colados. Usar decoupage de móveis com um pano permite que você dê às superfícies uma textura áspera incomum. Além disso, outros elementos volumétricos podem ser usados.

Se forem utilizados guardanapos ou cartões de decoupage, para aumentar o volume, o motivo é cortado em várias cópias. Essas peças são coladas umas às outras, de modo que a imagem resultante sobressaia acima da superfície decorada.

O tecido de decoupage pode transformar móveis grandes e pequenos detalhes do interior. O tecido é colocado com dobras, que são fixadas com cola "firmemente". Assim como um craquelure, esta é uma excelente restauração de móveis antigos, sem nenhum custo específico e uma maneira de transformar o interior da casa. Deste modo, é possível mesmo a decoupage de uma superfície irregular e polida.

Erros comuns

Ao assumir a transformação dos elementos da sua casa, o principal não é cometer erros, especialmente para iniciantes. Decorar não é mais fácil do que reparar e, às vezes, ainda mais difícil. Mesmo que a decoupage seja uma das maneiras mais fáceis. Os erros mais comuns são:

  • preparação superficial de baixa qualidade - se o mobiliário for feito de madeira ou aglomerado, é importante lixá-lo com cuidado. Se a rugosidade persistir, a imagem não ficará plana. É importante desengordurar itens de plástico ou vidro, caso contrário o papel será descascado;
  • falta de primer - deve haver uma camada de primer entre a superfície e a imagem. Se você a negligenciar, com o tempo, poderão surgir fungos ou fungos, especialmente se o local do assunto for uma cozinha ou banheiro, onde está úmido e quente;
  • aderindo motivos sem pensar. Antes de colar as fotos, elas devem ser dispostas na superfície e escolher o local ideal. Se você continuar imediatamente, pode conseguir exatamente o que parecia;
  • colagem irregular de motivos - durante a decoupage, é importante nivelar cuidadosamente o papel com uma escova, expulsando o ar. Se formar rugas, você precisará removê-las imediatamente;
  • envernizamento de baixa qualidade - é melhor coletar menos verniz no pincel do que mais. Caso contrário, fluxos de entrada e listras poderão se formar, que não poderão ser removidos.

De um modo geral, é importante fazer a decoupage lenta, lenta e cuidadosamente. Como, no entanto, e qualquer outro trabalho de decoração. Esse tipo de criatividade é uma ótima maneira de transformar móveis chatos, restaurá-los com métodos simples e trazer um novo fluxo para o interior, especialmente quando você sabe como decoupage móveis.

Vídeo

Foto

Deixe O Seu Comentário