Paisagismo de uma casa particular em um tipo de país ou cidade
O paisagismo de uma seção de uma casa particular de uma cidade ou país é um processo não menos trabalhoso, caro e criativo do que criar um interior para uma habitação. Um espaçoso jardim lindamente projetado ou pequeno quintal, fascinante com sua originalidade - para incorporar suas idéias sobre a beleza do paisagismo da região, todos os meios são bons. Mesmo dentro da estrutura da propriedade de casas particulares urbanas com um pequeno pedaço de terra, você pode organizar não apenas uma aparência atraente, mas também um canto verde prático. Bem, na escala das áreas suburbanas, a implementação de vários tipos de paisagismo será limitada apenas por sua própria imaginação e orçamento para o paisagismo. Em nossa extensa seleção de projetos de design para seções de casas, tentamos coletar exemplos para todos os gostos, orçamentos e preferências estilísticas. Esperamos que você possa se inspirar em idéias interessantes de design e colocar em prática suas próprias idéias para organizar o projeto paisagístico em uma cabana de verão, um jardim pessoal ou um pátio privado.
Um plano detalhado é a chave para o design bem-sucedido
Antes de prosseguir com a compra do equipamento, mudas e materiais de decoração necessários, é importante elaborar um plano claro e detalhado para a localização de todos os elementos do projeto paisagístico - desde grandes edifícios até o menor arbusto. Afinal, até criar uma imagem do site, que parecia ter sido criada pela própria natureza, requer a atenção incansável dos proprietários. Quanto mais detalhado e preciso for o layout dos elementos e a sequência de ocorrências no site, menos tempo, esforço e dinheiro serão gastos para melhorar a área local. Concorde que será uma pena gastar muito esforço na criação de um canteiro de flores no local em que você posteriormente precisará colocar um suprimento de água para um reservatório artificial.
Em um plano detalhado da localização dos elementos do projeto paisagístico, o site deve ser observado:
- edifícios (móveis de jardim, cozinha de verão, cobertura, alpendre, chuveiro ao ar livre, playground);
- massas de água ou estruturas de água (a drenagem e a tubulação de água são realizadas principalmente);
- Colinas alpinas, estruturas em pedra em cascata;
- caminhos de jardim;
- locais para plantar árvores e arbustos;
- o arranjo de canteiros e canteiros de flores (o tempo para organizar um elemento de design do site dependerá amplamente do tipo de canteiro de flores);
- cercas da área local (em alguns casos, o zoneamento de uma grande área é realizado com pequenas cercas, paredes "vivas", cuja localização também deve ser fornecida com antecedência);
- elementos decorativos;
- sistema de iluminação e iluminação da fachada da casa e do lote.
Existem muitas opções para a execução do projeto paisagístico, existem estilos de projeto com seus conceitos e motivos básicos, nos quais você também pode destacar alguma classificação. Mas podemos dizer com segurança que todos os conceitos básicos das tendências estilísticas são apenas um "esqueleto" do design, ao qual você pode adicionar suas próprias idéias e fantasias.
Convencionalmente, todas as opções de design para territórios adjacentes podem ser divididas naquelas que parecem que a própria natureza criou a imagem do site, e uma pessoa só poderia se encaixar efetivamente na imagem. Parece que as próprias plantas perenes cresceram em lugares surpreendentemente organicamente selecionados, arbustos e flores estavam localizados ao redor deles, e pequenos lagos pareciam existir em seus lugares por muitos anos - as pessoas apenas traçavam caminhos entre esses elementos harmoniosos do enredo e usavam um sistema de iluminação para destacar os mais espetaculares.
A segunda opção é um oposto qualitativo - simetria estrita, dimensões e formas precisas, clareza na disposição de todos os elementos, indicando a atenção incansável dos proprietários à aparência do território da casa. Se houver um gramado em tal local, é idealmente aparado, os caminhos dos jardins são surpreendentes com formas claras e, nos canteiros, as flores estão localizadas no momento da floração.
Caminhos de jardim - praticidade e beleza
Os caminhos do jardim não são apenas um elemento necessário do projeto da paisagem para se deslocar pelo local em qualquer época do ano, mas também uma maneira de zonear o território, sua decoração. O arranjo adequado das faixas ajudará você a gastar a quantidade mínima de tempo e esforço se movimentando pelo site, entre seus principais elementos. Independentemente do estilo de design do território que você escolher, do que preencher seu terreno pessoal ou um pequeno pátio - são necessários caminhos para mudar de casa para a garagem, portão ou portão, edifícios (gazebo ou cobertura) e vários elementos da paisagem.
O principal requisito para um caminho de jardim é a menor distância de um elemento da parcela para outro. Às vezes, para encurtar o caminho, é necessário sacrificar a beleza ou a originalidade do elemento disposto no projeto da paisagem. Quanto à largura das faixas, existe uma regra não escrita para os topos principais - de 1 a 1,5 m. Para pequenos caminhos que levam os proprietários do local aos cantos mais escondidos do quintal - com pelo menos meio metro de largura.
Além das dimensões, alguns requisitos também são impostos à aparência das faixas. Esses elementos de design do território não devem ter ressonância com a imagem do site. Os caminhos devem corresponder à principal escolha dos materiais de desenho da paisagem. Com uma abundância de estruturas de pedra (churrasco, cercas, voltadas para a fundação do edifício ou até para a fachada), será lógico usar material natural para equipar o local com caminhos de jardim.
Convencionalmente, todos os tipos de faixas podem ser divididos em dois tipos - sólidos e não sólidos. O nome fala por si. A escolha desta ou daquela espécie dependerá do tamanho do local (o comprimento dos caminhos) e do papel dos caminhos do jardim em seu arranjo (sejam eles um elemento-chave no projeto ou desempenhem um papel exclusivamente prático).
De acordo com o tipo de material, os caminhos do jardim podem ser divididos em:
- pedra (plastka, seixos, pedras de pavimentação e não apenas);
- madeira;
- concreto;
- tijolo;
- caminhos de materiais improvisados e resíduos de construção (de vidro a tampas de plástico usadas).
Aqui está um exemplo de como projetar um caminho de jardim no estilo agora popular de trampolins. Elementos de tais caminhos parecem ser lugares para colocar o pé - você se move ao longo de grandes pedras ou viu cortes de troncos cavados no chão. Uma das maneiras práticas e ao mesmo tempo econômicas de projetar essa pista é a fabricação de telhas de concreto de várias formas. Você pode fazer um caminho bonito, moderno e prático por conta própria.
É possível obter um efeito original e externamente muito atraente, combinando o material dos caminhos do jardim. Por exemplo, lajes de concreto de formato estritamente quadrado combinam harmoniosamente com a pedra de seixos. Não é possível obter menos efeito combinando caminhos sólidos de madeira com pequenos seixos ou um prato.
Canteiros e canteiros de flores - decoração do site
Canteiros e canteiros são um elemento necessário em qualquer projeto paisagístico. Mesmo no pátio de tamanho mais modesto, você pode encontrar um local para organizar um canteiro de flores, especialmente porque existem muitos tipos desses elementos do design da paisagem. Os canteiros diferem em forma e tamanho, localização em relação ao horizonte e escolha de plantas para o plantio. Cada proprietário de um lote pessoal, uma residência de verão ou um pátio privado poderá encontrar sua melhor opção.
Os canteiros de flores são divididos nos seguintes tipos:
- regular - diferentes plantas plantam em tais canteiros, florescendo em um determinado período de tempo, mas são dispostas na forma de um determinado padrão;
- irregular - o tipo mais popular de canteiros de flores, capaz de agradar os proprietários do local e seus convidados com flores durante toda a estação quente;
- elevado - diferem nas características do projeto, a estrutura é uma estrutura feita de tábuas de madeira, pedras ou tijolos, coberta com terra e localizada acima do nível da linha do horizonte;
- verticais (paredes "vivas") - a melhor opção para pequenas áreas, seja decorando cercas, paredes de alguns edifícios
- o plantio de carpetes é realizado com tanta precisão e em uma ordem clara que permite criar uma imitação de um padrão de carpete;
- monoclobes - pelo nome, é claro que as plantas do mesmo tipo estão localizadas em um jardim de flores.
Muitas vezes, em parcelas domésticas e nos pátios de casas particulares, você pode encontrar canteiros de flores levantados. Que não são usados para decorar o território, mas como um elemento agrícola - para o cultivo de pepinos e tomates. O conceito de "servidão penal do país" para muitos de nossos compatriotas caiu no esquecimento, mas a capacidade de escolher legumes e verduras frescas para a mesa supera as tendências modernas na organização do projeto da paisagem.
Lagoas artificiais na área local
Pequenos lagos, fontes, lagos e cachoeiras domésticas sempre foram populares entre os paisagistas e seus clientes. Se você olhar na direção do design japonês de jardins e parques, que se tornou um exemplo em muitas áreas desse tipo de arte decorativa, pedras, plantas e água devem estar presentes no local.
Antes de organizar as instalações de água em um local, é necessário determinar o que você precisa - se será um corpo de água exclusivamente decorativo ou se a água será usada para irrigação, por exemplo.
Esgrima de terra - use a cerca como decoração
Qualquer site precisa de uma cerca. Obviamente, o design da cerca, o material de execução e a paleta de cores serão escolhidos por você de acordo com o design da fachada da sua casa. Mas a vedação da área local pode ser usada não apenas como uma designação dos limites do local, proteção contra visitantes não convidados e olhares indiscretos, mas também para decorar o projeto paisagístico do seu quintal. As plantas de tecelagem plantadas em uma cerca de malha ou em uma cerca com ganchos especiais criarão uma imagem verde dos limites do local.
Combinando a cerca com canteiros de flores verticais, você pode criar uma imagem completamente única dos limites do local e de todo o território como um todo. Inserções originais "vivas" de hortaliças e flores refrescam a aparência até do estilo mais urbano de cercas.
Edifícios, áreas de lazer e churrasqueiras
Tendo até um território adjacente a uma casa de tamanho muito modesto, qualquer proprietário deseja organizar locais para relaxar ao ar livre, uma área para refeições, churrasco e um setor para convidados e festas. Dependendo do tamanho do site, de suas necessidades e recursos financeiros, você pode organizar áreas de recreação com vários contextos funcionais.
Dos países europeus, o motivo para organizar os locais de relaxamento de acordo com o estilo do pátio espanhol penetrou no design da paisagem. Uma pequena área, geralmente cercada de todos os lados por prédios, edifícios ou cercas, é equipada de maneira universal - aqui você pode apenas conversar ao ar livre, fazer um lanche, beber bebidas refrescantes, hospedar um pequeno grupo de convidados e até fazer uma festa modesta. Nas realidades russas, esse lugar para relaxar deve necessariamente ser acompanhado pela presença de um churrasco - recreação ao ar livre sem cozinhar churrasco não é considerada bem-sucedida.
Para organizar um local para uma refeição, terraços ou plataformas sob toldos são ideais, para que você possa desfrutar de deliciosos pratos ao ar livre, sem medo de chover. Na maioria das vezes, móveis de jardim são usados na área de jantar - metal, madeira, vime. Dado que o segmento funcional está localizado sob o teto, é possível usar almofadas macias para aumentar o nível de conforto e até organizar uma área de estar macia em sofás e cadeiras de vime artificial. Aqui, sob o dossel, você pode colocar equipamentos para churrasco. Por um lado, essa instalação é conveniente do ponto de vista do tráfego; por outro, é segura, porque o equipamento para churrasco não faz parte do edifício principal.
Iluminação do local - um elemento do projeto da paisagem
Fornecer à área local um nível suficiente de iluminação no escuro é uma questão não apenas de segurança, mas também de beleza. A disposição cuidadosa e competente dos dispositivos de iluminação permitirá não apenas circular pelo local sem uma lanterna, mas também criar uma atmosfera completamente única de um pátio privado e da fachada da casa. Destacando partes de edifícios, canteiros e passarelas, degraus e esculturas decorativas, você pode ter uma imagem única de uma trama pessoal.
Formalmente, toda a iluminação do quintal e da casa pode ser dividida em funcional (utilitária) e decorativa. Pelos nomes, fica claro que o primeiro é necessário em maior medida para segurança (inclui iluminação da entrada do prédio, garagem, portão ou portão, a entrada do próprio local), e o segundo é responsável por decorar o território com iluminação (iluminação dos elementos mais importantes do projeto paisagístico, que podem ser fontes e pontes do outro lado da lagoa ou o arbusto lilás mais comum).
Para pequenas parcelas, pátios de casas particulares do tipo urbano e apenas pequenos dachas, pode ser suficiente distribuir uniformemente as lâmpadas pelos caminhos do jardim e pendurar uma lanterna no prédio na entrada principal. Para grandes áreas, você pode precisar de vários tipos de dispositivos de iluminação - de luzes pendentes para edifícios a linho LED para árvores e arbustos grandes.
O equipamento de iluminação deve durar sob qualquer condição climática e é desejável trabalhar com uma carga de energia solar. Ao usar qualquer tipo de iluminação, é necessário elaborar um plano para a colocação das lâmpadas, para que os limites do local possam ser vistos mesmo à noite. Mas, ao mesmo tempo, a iluminação não deve ser muito brilhante - um caminho de jardim inundado de luz na escuridão causa uma impressão psicologicamente difícil em uma pessoa que caminha por ela.
Elementos decorativos
Há cerca de dez anos, nossos compatriotas estavam orgulhosos de decorar sua área de chalé de verão ou o território adjacente de um pátio privado com várias esculturas. Mas depois da Europa, onde o uso de gnomos de jardim e esculturas de animais começou a ser considerado péssimo, os proprietários russos de pátios e propriedades pararam de decorar os caminhos de seus jardins dessa maneira. Mas o uso de cores nunca sai de moda. As plantas com flores em grandes vasos e banheiras de jardim, vasos de flores sofisticados ou estruturas de concreto monolíticas sempre serão relevantes.
A vantagem desse tipo de decoração é que você pode usar vasos de flores em qualquer lugar - em uma área espaçosa para decorar um terraço ou sala de jantar sob um dossel e em um pequeno quintal, onde, além de um par de cadeiras confortáveis e uma mesa, nada é colocado. Mas, na realidade do clima russo, você precisa garantir um local onde ocultar flores durante o período de clima frio.