Prós e contras de tubos de polipropileno e plástico
Tubos em polipropileno
Eles são um dos mais populares entre todos os tipos de tubos de plástico; são usados tanto na instalação de aquecimento quanto no fornecimento de água. A instalação é realizada soldando através de acoplamentos. Para aquecimento e água quente, use tubos de polipropileno, que contêm uma trança interna de metal.
Os benefícios- baixo custo, fácil transporte e instalação;
- a vida útil é de 45 anos;
- por apresentar baixa condutividade térmica, não requer isolamento adicional (isolamento);
- falta de condutividade elétrica;
- apresentar baixa rugosidade nas paredes dos tubos;
- falta de corrosão;
- manutenção, a unidade danificada pode ser facilmente removida e soldada novamente;
- segurança ambiental do material - o polipropileno pertence à classe de materiais ecológicos;
- indicador baixo de temperatura de trabalho, que é de 80 ° C;
- os tubos não podem ser dobrados - curvas especiais são usadas para curvas e voltas; portanto, elas não podem ter uma forma semicircular;
- basicamente, todas as desvantagens dos tubos de polipropileno estão associadas a uma violação da tecnologia de produção e ao uso de matérias-primas de baixa qualidade; portanto, não esqueça que materiais de alta qualidade sempre custam dinheiro.
Alta velocidade de instalação, facilidade de transporte, baixo ruído, sem poluição da superfície interna dos tubos e custo relativamente baixo - todas essas qualidades apoiam os tubos de polipropileno em uma posição de liderança nos mercados de materiais de construção e componentes.
Tubos de plástico
Para a opção mais econômica, inclua tubos de plástico. Esses tubos podem ser conectados usando acessórios, caso em que todo o sistema será destacável e não poderá ser costurado nas paredes. Nos casos em que é necessário ocultar a fiação, as juntas da prensa são adequadas. Sua fácil instalação e custo relativamente baixo são indispensáveis para a montagem de sistemas temporários de abastecimento de água.
Os benefícios- baixo custo;
- fácil instalação, quando montado em acessórios, não requer dispositivos especiais;
- não corroa;
- o raio de flexibilidade permitido é de 4 diâmetros de tubo; para flexões mais fortes, são utilizadas molas especiais que evitam a deformação;
- resistente a altas temperaturas, usado para instalação de água quente e aquecimento.
- a principal desvantagem é o diferente coeficiente de expansão dos componentes do tubo - em alumínio é um, em plástico - o outro, expansão com mudanças de temperatura, apesar de compensado por uma camada adesiva, é difícil chamar essa estrutura de tubo em camadas perfeita.
- vida útil curta de 12 a 17 anos;
- exigir um aperto periódico das juntas dos encaixes (aproximadamente a cada 3 anos), os tubos podem começar a prejudicar devido a mudanças de temperatura.
Uma das principais vantagens dos tubos de metal-plástico é sua resistência à corrosão e poluição interna. Uma superfície interna lisa evita o acúmulo de formações sólidas, o que geralmente leva a uma diminuição no rendimento. Tais tubos são fáceis de dobrar, convenientes e fáceis de instalar - nenhum equipamento especial é necessário para a instalação.