Quarto 9 sq. m - crie uma pequena obra-prima do interior
Em muitos apartamentos do século passado, uma sala de tamanho modesto é reservada para um quarto - 9 a 10 m². Organizar uma sala tão pequena é uma tarefa difícil, mas viável. Os designers argumentam que, com o layout certo, uma boa escolha de cores e o uso de detalhes e decoração, o espaço para dormir pode ser projetado não apenas de maneira bonita e confortável, mas também de uma maneira original. Obviamente, ao planejar a reparação de um quarto de tamanho pequeno, você terá que fazer mais esforços para a formação correta da disposição dos móveis, tomando decisões de cores. Esperamos que os projetos de design que projetamos para decorar quartos pequenos o ajudem a fazer um plano eficaz para organizar seu espaço para dormir.
Fatores que afetam o design de um quarto pequeno
Antes de prosseguir com o planejamento direto do reparo, é necessário determinar os fatores que terão um impacto direto na decisão de equipar o quarto de pequenos tamanhos:
- a forma da sala (no "Khrushchev", essas salas geralmente representam espaços muito alongados, que não podem deixar de afetar a formação do interior);
- o número e tamanho das aberturas de janelas e portas;
- a localização da sala em relação aos pontos cardeais (o lado sul ou norte determinará diretamente a escolha da temperatura de cor do interior);
- número de beliches;
- a necessidade de equipar sistemas de armazenamento ou um local de trabalho dentro do espaço para dormir;
- idade e condição física dos proprietários (a escolha da cama e o método de instalação dependerão disso);
- preferências estilísticas dos proprietários.
Ao decorar salas pequenas, é importante priorizar - elimine tudo o que é supérfluo, substitua móveis maciços por outros mais compactos (isso é possível sem perder o conforto) e tente manter a ordem em termos de ausência de bagunça no espaço constantemente. Planeje sua cama para que possa ser abordada de todos os lados (mínimo de 40 cm por corredor). É melhor sacrificar o tamanho das mesas de cabeceira e substituí-las por mesas compactas do que empurrar a cama para o canto sem motivo óbvio.
Se falamos sobre a escolha de uma direção estilística no design de interiores, é melhor inspirar-se na estilística moderna. "Minimalismo acolhedor" é o ideal para espaços pequenos. Máximo conforto com o uso mínimo de decoração, nada mais e tudo é suficiente. Você também pode se inspirar no conceito de usar o estilo japonês - a simplicidade e a funcionalidade combinam-se perfeitamente com a geometria do interior, a escolha de um esquema de cores agradável e um minimalismo confortável.
Estilos chiques e vintage surrados também podem ser usados para projetar uma pequena sala para dormir e relaxar. Superfícies surradas, móveis restaurados (ou imitação espetacular da antiguidade), têxteis originais e decoração modesta. Porém, ao escolher esses estilos para um quarto pequeno, é importante poder dosar elementos decorativos para não "afogar" o interior em babados e babados, colecionáveis e antiguidades.
Você também pode prestar atenção ao estilo ecológico ao criar o interior de uma pequena sala. Mesmo em uma sala pequena, mas com um teto alto, você pode usar vigas de madeira para trazer calor natural e conforto à sala para dormir e relaxar. O uso de painéis de parede de madeira para projetar uma parede de destaque também afetará favoravelmente a compilação da imagem do quarto.
Truques de design para aumentar o espaço
Por muitos anos, nossos compatriotas tiveram que cavar cada centímetro quadrado de espaço útil em salas pequenas para equipar sua casa com conforto. Juntamente com as recomendações de especialistas e muitos anos de experiência dos russos, podemos distinguir as seguintes maneiras de criar uma expansão visual de um pequeno espaço:
- se houver a possibilidade de expandir as aberturas das janelas, isso deve ser feito - quanto mais luz natural na sala, mais ela parece;
- uma paleta clara na decoração do teto e das paredes, além de um desempenho mais escuro do revestimento do piso, leva a um aumento visual na praça da sala;
- superfícies brilhantes, de vidro e espelho ampliarão visualmente o espaço;
- o uso de fontes de luz local ou iluminação embutida é necessário para criar uma atmosfera acolhedora da sala e "apagar" as bordas de uma sala pequena;
- o único elemento principal do interior deve ser uma cama; os móveis adicionais têm um design leve e móvel;
- são necessários detalhes em cores - pelo menos uma peça de mobiliário, têxtil ou luminária contrastante ou brilhante.
Para aumentar visualmente a altura do teto de uma sala pequena, use cortinas simples, suspensas do topo, em uma cornija que se prenda diretamente ao teto. As dobras verticais agem como tiras que "esticam" visualmente a sala a uma altura.
Seletor de cores
O primeiro pensamento que surge quando se pensa no esquema de cores de um quarto pequeno é o uso de cores claras. E esta é uma decisão absolutamente justificada - todos os tons de branco na decoração da sala contribuirão para a expansão visual do espaço e se tornarão um excelente cenário para móveis de qualquer tom. Com um acabamento leve, você não precisará se preocupar com a combinação de cores e criar combinações contrastantes - você pode comprar com segurança sua cama favorita e adições a ela. Um acabamento leve e simples permite que você use tecidos impressos para decorar uma cama e janelas.
Mas, para criar um quarto completamente branco, no qual todas as superfícies e elementos internos são feitos em cores brilhantes, os designers não recomendam. Embora este interior pareça limpo e esterilizado, ele é fresco, geralmente desconfortável. Alguns pontos "quentes" (o melhor de toda a madeira natural) e alguns acentos brilhantes, seja uma colcha ou um padrão em almofadas decorativas - o interior adquiriu imediatamente um caráter completamente diferente, ficará mais confortável, mas não perderá a base de seu design.
Usar acabamentos em madeira é a maneira mais fácil de aquecer o interior de um quarto pequeno. Mas é óbvio que essas superfícies devem ser dosadas para não transformar o quarto em uma sauna a vapor. A opção ideal é criar uma parede de acento, na maioria das vezes uma técnica de design semelhante é usada para decorar a parede atrás da cabeceira da cama.
Use uma técnica de design como criar uma superfície de destaque para não apenas trazer um toque de cor para a imagem clara da sala, mas também para dar a ela alguma estrutura e dinamismo. A maneira mais fácil é aplicar um acabamento monofônico com a cor que você escolher, dependendo da localização da sala em relação aos pontos cardeais e preferências pessoais.
Se a sala com uma área pequena estiver localizada no lado norte, é necessário trazer calor para o interior usando soluções coloridas. Tons bege suaves como fundo principal e um sotaque brilhante (vermelho, laranja, dourado) criarão uma atmosfera desconfortável e aconchegante, mas também o design original da sala.
Gray está agora no auge. A versatilidade dessa cor neutra reside no fato de que suas tonalidades podem ser usadas em salas de qualquer tamanho. Contrastando combinações de tons escuros e claros ou usando uma paleta de prata - com a ajuda da cor cinza e suas tonalidades, você pode trazer notas de nobreza contida, sofisticação refinada para o interior de uma pequena sala.
Móveis e seu layout em um quarto modesto
O quarto tem 9 metros quadrados. m é difícil de colocar, além de uma cama grande, outros móveis. Mas é necessário usar todo o espaço útil fornecido da sala. Se a sala tiver tetos altos, você poderá ter sistemas de armazenamento rasos na forma de módulos mezaninos diretamente abaixo do teto. Nos quartos em forma de quadrado, você pode encontrar um lugar para uma cômoda pequena, mas profunda. Esse sistema de armazenamento ocupará espaço principalmente, mas se tornará um local eficaz para a colocação parcial do guarda-roupa. Nas prateleiras abertas acima da cabeceira da cama, você pode guardar livros e ninharias necessárias. Se for possível integrar um guarda-roupa deslizante, é melhor escolher uma superfície lisa e lustrosa ou portas espelhadas para o design da fachada - para que você possa aumentar visualmente a área da sala.
Em um quarto pequeno, na maioria das vezes, não há espaço suficiente para acomodar até um armário pequeno. A solução pode ser colocar cabides com objetos diretamente acima do teto ou nas prateleiras do piso. Esse interior parecerá moderno e original.
Se você precisar organizar dois lugares para dormir separados em uma pequena sala, não poderá ficar sem estruturas de beliche. As estruturas de dois níveis economizarão significativamente o espaço útil de uma pequena sala e deixarão espaço para a instalação de uma pequena área de trabalho ou cômoda como sistema de armazenamento.
Se o seu quarto fizer parte de uma sala comum, que também funciona como sala de estar, estudo e, às vezes, sala de jantar, a maneira mais conveniente e prática de arrumar uma cama é usar uma cama dobrável embutida no armário. À tarde, você tem um ambiente de sala de estar, no qual não há indícios da presença de uma área de dormir, e à noite você simplesmente abre o armário e transforma a sala em um quarto.
Em um quarto pequeno, dependendo da forma da sala, pode não haver espaço para nenhum sistema de armazenamento. Nesse caso, é melhor comprar uma cama grande e confortável com gavetas na base ou um mecanismo de elevação que permita usar a parte inferior do móvel como sistema de armazenamento. Dessa forma, você terá pelo menos uma área de armazenamento de roupas de cama.
Não há espaço útil suficiente para guarda-roupas com portas de batente em um quarto pequeno. Os designs incorporados ocupam menos espaço. O uso de portas de correr ou persianas de acordeão permite que você não deixe uma reserva de espaço para abrir sistemas de armazenamento.
Em uma pequena sala projetada para uma pessoa após a instalação de uma cama de solteiro, ainda há espaço para a colocação de sistemas de armazenamento ou a organização de um mini- armário. Em alguns casos, é possível combinar a localização de um pequeno console como mesa e mesa de computador (uma mesa também pode funcionar como penteadeira) e sistemas de armazenamento em torno dela.
Quase não há espaço para decoração em uma pequena sala. Como decoração de interiores, é melhor usar decoração de parede - uma imagem, um painel ou uma foto em uma moldura. Mas mesmo esses elementos que não ocupam o espaço útil de uma sala devem ser aplicados de maneira limitada para não criar o efeito de fragmentação do espaço. Para áreas pequenas, o risco de criar variação na imagem é muito alto.
Se o quarto pequeno estiver no sótão ou no andar superior
Acontece frequentemente que atribuído para o quarto 9-10 metros quadrados. m é uma pequena sala dificilmente isolada e a camada superior em uma sala de dois andares ou um sótão pequeno em uma casa particular. Nesse caso, a tarefa de decoração de interiores é complicada pelo chanfro do teto, a forma assimétrica da sala, a presença de saliências e nichos e a baixa altura do espaço. Mas, neste caso, não se desespere - mas é uma oportunidade de dormir profundamente em uma cama confortável, em vez de usar um sofá dobrável, que serve, entre outras coisas, como uma área de estar macia para a sala de estar. No quarto do sótão, organizamos a cama para que a altura máxima do teto caia na área em que você estará na posição vertical; para o pé da cama, você pode deixar o segmento com a altura mais baixa. As saliências e nichos de uma sala imperfeita em termos de simetria podem ser usados para o benefício do interior - para a organização dos sistemas de armazenamento. Seja modesto em módulos de tamanho, mas em espaços pequenos qualquer oportunidade deve ser usada ao máximo.
Muitas vezes, não é possível instalar um guarda-roupa completo no quarto localizado no andar superior do apartamento ou no sótão de uma casa particular devido à baixa altura dos tetos. Mas nada impede você de usar armários espaçosos. Segundo os especialistas, esses móveis costumam ser usados 100%, diferentemente dos armários embutidos, que ocupam todo o espaço do chão ao teto.