Móveis para um berçário - 100 idéias para escolher
A organização do quarto das crianças é tão agradável quanto o processo responsável. É raro em apartamentos ou residências existir a possibilidade de projetar quartos separados para o resto da criança e estudar, criatividade e jogos. Às vezes, na mesma sala, duas ou mais crianças relaxam, estudam e brincam. Para levar em conta a diferença de idade, gênero das crianças, seus hobbies e interesses, sem esquecer a ergonomia e a segurança - os pais enfrentam tarefas difíceis. Mas uma criança satisfeita que se sente como um peixe na água em seu quarto cresce e se desenvolve para o deleite dos pais - a melhor recompensa por seus esforços, tempo e dinheiro gastos.
Durante o reparo do quarto das crianças, os pais, em regra, já têm uma idéia de que tipo de mobília fornecerá o quarto para um pequeno inquilino. Mas é importante não ignorar uma única nuance da escolha de móveis práticos, confortáveis e bonitos para as crianças. Então, o que você precisa considerar ao escolher móveis em um viveiro:
- a idade da criança é talvez um dos principais critérios dos quais dependem não apenas o tamanho dos móveis comprados, mas também a composição dos móveis. É importante que um pré-escolar organize um local para dormir e brincar, o local de trabalho será usado principalmente para criatividade, os sistemas de armazenamento serão principalmente equipados para brinquedos. Com a idade, a área de jogos diminui, é necessário organizar um local de estudo completo e, portanto, o sistema de armazenamento de livros, livros e artigos de papelaria;
- os móveis devem corresponder à idade e crescimento da criança, não apenas em termos de hobbies e atividades favoritas, mas também anatomicamente. Nem todos os pais podem comprar móveis novos a cada 2-3 anos. Uma solução eficaz é o mobiliário que cresce com o seu bebê. As cadeiras e mesas para as aulas podem ser ajustadas em altura e em inclinação das costas, a cama pode aumentar de comprimento em pelo menos três posições (antes que um adulto cresça), as prateleiras abertas podem ser instaladas em um rack com várias opções para fixar os locais em altura (assim, a criança sempre poderá obter brinquedos e livros de seus locais de armazenamento);
- o sexo da criança - isso não significa que os móveis sejam comprados para o menino de azul e azul e, para a menina da paleta rosa, você não deve ficar preso a esses estereótipos (a menos que a própria criança prefira essas cores). As meninas, via de regra, preferem jogos mais relaxados, os meninos são mais ativos, mas, é claro, todas as crianças são únicas e apenas os pais sabem que tipo de mobília seus filhos precisam;
- se várias crianças estiverem descansando, estudando, brincando e criando na sala, é importante considerar não apenas o número, mas também o sexo, a idade e as preferências de cada criança. A tarefa não é fácil, mas factível;
- é necessário garantir que os móveis comprados sejam feitos de materiais ecológicos (todas as lojas precisam de certificados de qualidade);
- os móveis devem ser apreciados pelo futuro proprietário; não deixe de consultar seu filho;
- o mobiliário deve ser funcional, não muito pesado, mas não muito leve; o nível de segurança dos itens de mobiliário para a criança dependerá em parte disso;
- Obviamente, os móveis para o berçário não devem ter cantos afiados, acessórios perigosos, como regra, os modelos de móveis para quartos de crianças não contêm inserções de vidro ou espelho. Quanto menor o número de armários giratórios no quarto da criança, maior o nível de segurança; é melhor substituir esses projetos por sistemas de armazenamento modulares, prateleiras abertas ou gavetas com limitadores;
- ao mesmo tempo, os móveis devem ser suficientemente fortes e duráveis, podendo ser usados apenas por vários anos, mas durante esse período a criança testará a força de cada móvel;
- Como regra geral, os fabricantes de móveis para crianças garantem que todas as superfícies tolerem facilmente a limpeza com água, mas é melhor verificar pessoalmente a simplicidade dos cuidados com os modelos de móveis selecionados.
Escolhendo uma cama em um berçário
A grande maioria dos quartos das crianças também são quartos para pequenos moradores. E a escolha de uma cama prática, durável, confortável e bonita se torna a primeira escolha de móveis.
Se o quarto tiver um filho
Atualmente, a variedade de berços apresentados nas lojas é tão ampla que, ao mesmo tempo, agrada e intriga os pais. Metal ou madeira, "em crescimento" ou estacionário pelos próximos 2-3 anos, com ou sem cobertura, clara ou escura, ou talvez um sótão com uma área de trabalho no nível mais baixo e um lugar para dormir no topo? Na busca de modelos originais e no design incomum da cama na forma de navio, carro ou carruagem princesa, não se esqueça das regras básicas da ergonomia. Quanto mais velha a pessoa, mais alta deve ser sua cama, aproximadamente até os joelhos, deve atingir o nível do colchão.
Se a criança ainda for pequena o suficiente, deve-se garantir que a cama esteja equipada com pára-choques. Alguns modelos assumem a possibilidade de desmontar os lados quando a criança cresce. A estética da aparência do beliche não sofrerá.
As crianças adoram pequenos pedaços de espaço onde poderiam se esconder em uma casinha. Do ponto de vista psicológico, a privacidade pode fornecer-lhes uma cama de dossel. Se a cama estiver encostada na parede, basta fornecer uma cobertura do chamado teto de uma casa improvisada. O dossel deve ser fácil de remover da estrutura da estrutura, para que você possa lavar o tecido com roupas de cama.
Se a construção de uma estrutura de cobertura parecer uma tarefa muito simples para você, você poderá melhorar a cama para uma casa cheia para uma. Se o espaço da sala permitir, e os pais não se importarem de mudar a mobília do quarto em 3-4 anos, a criança certamente ficará feliz em ter seu próprio espaço pequeno e aconchegante na forma de uma casa.
A estrutura da cama com estofamento macio não é apenas uma solução de design segura e conveniente, mas também a capacidade de diversificar a cor e a textura da sala. Mas também há menos para esses modelos de cama - é mais difícil cuidar de estofos têxteis do que nas superfícies pintadas de uma cama de madeira ou metal.
Uma cama com armação de metal geralmente é comprada, como se costuma dizer, para crescimento ou para uma criança já crescida, cuja altura não muda mais significativamente. Na maioria das vezes, esses modelos podem ser encontrados à venda com cores brancas como a neve, que se encaixam incrivelmente organicamente no estilo romântico de projetar um quarto para uma garota.
Camas com a colocação na parte inferior dos sistemas de armazenamento são muito práticas, porque você usa o espaço, que já é ocupado pela colocação do berço. Mas é importante lembrar que em tais construções a ventilação do colchão é muito fraca, é necessário puxar as gavetas com mais frequência, limpar as superfícies dos sistemas de armazenamento e virar o colchão de cabeça para baixo.
Ao escolher uma cama com sistemas de armazenamento na parte inferior, é melhor dar preferência àqueles cuja fachada de gaveta não ocupa todo o espaço disponível, deixando espaço para ventilação e a possibilidade de não usar alças de gaveta.
Se a área do quarto das crianças for pequena, considere instalar a chamada cama do sotão. O local para dormir está localizado em uma elevação e, no nível mais baixo, há um local de trabalho, sistema de armazenamento ou área de jogos. Essas camas podem ser encontradas na versão típica em lojas de móveis ou encomendadas especificamente para o tamanho da sala e levando em consideração o crescimento da criança.
Se o espaço do quarto das crianças for muito modesto, você pode usar a opção de incorporar o berço na plataforma, na parte inferior da qual serão colocados sistemas de armazenamento espaçosos. As gavetas podem ser colocadas mesmo nos degraus da plataforma. Mas lembre-se de ventilar o interior do piso.
Você pode decorar a cama e os móveis relacionados ou recorrer a especialistas que darão vida ao conceito concebido de criar um berçário, dependendo das paixões e hobbies da criança.
Camas para duas crianças que vivem no mesmo quarto
Se o espaço da sala para duas crianças permitir, então a localização das camas próximas uma da outra (mas a uma certa distância para instalar uma mesa de cabeceira) se torna uma opção lógica para organizar as camas. Para fornecer mais espaço livre para os jogos, você pode organizar as camas perpendiculares uma à outra, mas tudo depende do número de localização da janela e das portas da sala.
Para economizar significativamente o espaço útil do viveiro, onde moram duas crianças, na maioria das vezes use um beliche. Pode ser um design com o mesmo tamanho de locais para dormir (se a diferença de idade entre as crianças for pequena) e com camas de tamanhos diferentes. Essas soluções de design economizam metros quadrados de espaço para crianças, deixando mais espaço para jogos, instalação de sistemas de armazenamento e estações de trabalho.
Outra opção para colocar duas camas com tamanhos diferentes de camas oferece a oportunidade de usar o espaço da sala da maneira mais racional possível. Nesse caso, o maior local para dormir está localizado abaixo, e uma cama de sótão é instalada no nível superior. Dependendo da configuração das escadas que levam ao nível superior, o espaço sob as etapas pode ser usado como sistema de armazenamento.
O estilo country no quarto das crianças é uma raridade. Porém, ao usar madeira não pintada para fazer um beliche, as associações com um estilo rústico inevitavelmente visitam quem vê um quarto para duas crianças. Obviamente, a madeira como material para a fabricação de móveis para o berçário é a opção preferida, da qual podemos ter certeza da segurança e do meio ambiente, principalmente se as crianças não forem contra esse conjunto de móveis.
Se mais de duas crianças morarem na sala
Quando mais de duas crianças dormem em um quarto, não há outras opções além de usar beliches. Nesse caso, é importante encontrar um equilíbrio entre a compacidade das armas de dois níveis e o crescimento das crianças que dormem nelas. De fato, além dos locais para dormir, é necessário organizar locais de trabalho e sistemas de armazenamento para todos os habitantes da sala.
Sistemas de armazenamento - um componente importante do mobiliário
Dependendo da idade da criança para a qual o mobiliário é selecionado, brinquedos, livros, equipamentos esportivos ou itens de coleção serão colocados em sistemas de armazenamento. Em qualquer caso, porém, independentemente dos vícios da criança, serão necessários guarda-roupas ou armários de roupas, sapatos e acessórios. Os sistemas de armazenamento de roupas não são muito diferentes dos dos quartos de adultos. Se as dimensões dos móveis forem menores, o nível de segurança, respeito pelo meio ambiente e materiais hipoalergênicos serão maiores.
Em um quarto com uma cama, os sistemas de armazenamento podem ser organizados atrás da cabeceira da cama, em ambos os lados. Armários pequenos e prateleiras abertas são capazes de acomodar objetos, brinquedos e livros da criança.
Os sistemas de armazenamento de livros e acessórios para criatividade são mais lógicos nas imediações do local de trabalho. Prateleiras abertas e estantes de livros são a maneira mais fácil, econômica e conveniente de armazenar. Se suas prateleiras serão presas à estrutura, o que envolve várias opções de colocação em altura, seu rack "crescerá" com a criança e com as mudanças nas necessidades dele, passatempos.
Para os adolescentes, você pode considerar a organização de todos os sistemas de armazenamento necessários atrás das portas deslizantes do compartimento de um grande armário embutido. Ao mesmo tempo, todos os itens do guarda-roupa, livros e atributos esportivos serão concentrados em um único local, e o espaço útil da sala será economizado devido à estrutura interna.
A peculiaridade do quarto do adolescente é que o espaço livre para jogos ativos não é mais necessário e um máximo de metros quadrados pode ser usado para acomodar sistemas de armazenamento. Por exemplo, aqui está uma variante da localização de sistemas de armazenamento de vários designs e aparências em todo o perímetro de toda a sala, o que oferece ao aluno a oportunidade de colocar tudo o que precisa em seu espaço. Esses conjuntos são personalizados e as opções de design são limitadas apenas pela imaginação e pelo orçamento do seu filho.
Do ponto de vista da economia de espaço, uma mudança muito racional é a localização dos sistemas de armazenamento abaixo do nível da janela. Se não houver radiadores de aquecimento por lá, alguns metros da sala podem se tornar não apenas um sistema espaçoso de prateleiras, mas também um local conveniente para sentar, que pode ser equipado com travesseiros macios.
Organização de um local de trabalho e áreas de criatividade
Mesmo um pré-escolar muito pequeno precisa de uma mesa e cadeira para atividades que exigem perseverança - desenho, exibição de figuras em livros, jogos de tabuleiro, escultura e outras opções criativas. No futuro, de uma mesa baixa e de uma cadeira alta em miniatura, será necessário equipar um local de trabalho completo para aulas e estudos, e isso precisará ser feito muito antes do início da escola.
Mesa ajustável em altura não é incomum em lojas de móveis e recursos relacionados. Cadeiras e cadeiras pequenas que podem alterar a altura e o encosto também estão disponíveis comercialmente. Você terá que gastar apenas uma vez e depois ajustar a posição dos móveis, dependendo da taxa de crescimento da criança.
Existem muitas opções para organizar um local de trabalho. De fato, para que a criança se sinta confortável estudando, não é necessário muito espaço no quarto das crianças. Um console raso, que é anexado apenas à parede, será a versão mais compacta da mesa. As prateleiras abertas acima do local de trabalho são espaçosas o suficiente e ocupam pouco espaço.
Um console semi-oval apoiado em uma perna não é apenas um local seguro para estudos e criatividade, mas também a oportunidade de sentar em uma mesa tão improvisada dos dois lados.
Normalmente, o local de trabalho de uma criança é equipado na janela para fornecer o nível de iluminação necessário durante o dia. Nesse caso, todo o espaço ao redor da abertura da janela pode ser usado para sistemas de armazenamento ou limitado apenas à parte inferior, localizada abaixo do parapeito da janela.
Em uma sala onde duas crianças moram, é importante não apenas fornecer lugares confortáveis para dormir, mas também organizar áreas de trabalho para cada uma das crianças. Dependendo da altura e idade da criança, uma mesa é selecionada - ela não funcionará para ser limitada a uma área de trabalho.
Os designers raramente usam estilo retro para decorar o quarto das crianças. Mas se as opiniões da criança e dos pais sobre a escolha de móveis para organizar um local de trabalho e uma zona de criatividade coincidirem, o interior será original, interessante e ao mesmo tempo prático.
A mobília de jogos não é um luxo, mas um meio de desenvolvimento
Infelizmente, nem sempre é possível equipar um berçário não apenas com o conjunto necessário de móveis, mas também inclui móveis de brincar, o que ajuda a criança a se desenvolver em todas as esferas de sua vida.Muitas vezes, para escorregadores, baloiços, casas, tendas e equipamentos esportivos, simplesmente não há lugar na estrutura de um quarto infantil com uma área modesta. Mas até pufes macios podem ser usados como elemento de jogo - para construir torres e vaus, para zonear o espaço se duas ou mais crianças morarem na sala, sem mencionar a função original dos assentos.
Por exemplo, uma cópia pequena do conjunto de cozinha pode se tornar não apenas um local para jogos, um maravilhoso simulador da futura anfitriã, mas também um sistema de armazenamento de pratos de brinquedo e utensílios de cozinha. Se o espaço da sala permitir, o conjunto de móveis compacto se tornará um destaque do interior e um lugar favorito para uma criança, orgulho dos amigos.
Cadeiras de balanço, balanços pendurados ou até elásticos, redes em miniatura ou equipamentos esportivos não são atributos obrigatórios dos quartos das crianças, mas diversificam incrivelmente a vida de uma criança, trazem novas idéias para jogos e, portanto, afetam o desenvolvimento do seu bebê.