Sintomas e tratamento de estomatite em adultos e crianças em casa

A inflamação da mucosa oral é uma doença dentária comum extremamente difícil de diagnosticar com precisão. Sua manifestação é confundida com danos aos lábios ou à língua. No caso de estomatite, os elementos se espalham para o palato, lábios e língua. No artigo, mostrarei como tratar a estomatite em adultos em casa, sobre as causas e métodos de tratamento dessa doença.

Causas e sintomas de estomatite em adultos

Todo médico sabe que a eficácia do tratamento da estomatite depende diretamente da avaliação correta das causas da doença. Com base nos resultados da avaliação, os medicamentos para tratamento são selecionados.

  • Alergia. A causa da estomatite é uma reação alérgica causada por creme dental, alimentos, medicamentos ou produtos de limpeza doméstica.
  • Danos à membrana mucosa. O uso de alimentos traumáticos e dentaduras de baixa qualidade não é uma lista completa de fatores que levam ao aparecimento de feridas na cavidade oral. Uma infecção que causa estomatite entra no corpo através deles.
  • Secura excessiva da mucosa. Causa o uso de creme dental inadequado, desidratação, uso de diuréticos.
  • Deficiência de vitamina. A falta de metais, incluindo ferro, selênio e zinco.
  • Maus hábitos. Pessoas que abusam de cigarros e álcool são mais propensas a enfrentar esse problema. A nicotina e o álcool levam ao envenenamento tóxico da mucosa.
  • Distúrbios do sistema imunológico. Quando a imunidade está em ordem, a membrana mucosa da cavidade oral lida facilmente com sua função protetora. Uma vez que diminui, a mucosa fica muito mais difícil de resistir a infecções.
  • Desnutrição. O consumo anormal de alimentos com carboidratos afeta muito a acidez da saliva, o que cria uma plataforma ideal para o aparecimento de patologias.

Sob a influência dos fatores descritos acima, a membrana mucosa da boca é infectada e a estomatite aparece.

Sintomas de estomatite

  1. Manchas vermelhas e úlceras aparecem sob a língua e no interior das bochechas e lábios. Muitas vezes, a doença é acompanhada por uma sensação de queimação desagradável na área dessas formações.
  2. Mais tarde, a área afetada pela estomatite se torna dolorosa e incha. Se a doença é causada por uma infecção bacteriana, úlceras ovais com uma auréola vermelha se formam no ponto focal.
  3. O paciente começa a sangrar gengivas, a intensidade da salivação aumenta, há um odor desagradável na boca. Com estomatite, a temperatura pode aumentar e os gânglios linfáticos localizados na área do pescoço aumentam ligeiramente.

Quando uma pessoa desenvolve essa doença, até comer alimentos causa desconforto e é acompanhado por síndromes dolorosas.

Como tratar a estomatite em adultos

A terapia adequada e oportuna é a chave para a recuperação. A duração do tratamento atinge várias semanas. Se você usar uma abordagem integrada, poderá lidar com a doença em alguns dias.

Primeiro de tudo, você precisa estabelecer a causa da estomatite. Uma visita ao médico é uma obrigação.

  • O tratamento é representado pela terapia local, que inclui lavagem, lavagem, irrigação da boca, uso de pomadas.
  • Sem falhar, o médico prescreve antibióticos, antivirais e medicamentos destinados a fortalecer a imunidade ao paciente.

Métodos alternativos de tratamento

  1. Com estomatite, a área afetada pode ser tratada com uma solução baseada em peróxido de hidrogênio. Despeje uma colher de chá de peróxido com meio copo de água. Lavar com esta solução ajudará a aliviar a dor.
  2. Para eliminar a inflamação, você pode usar Kalanchoe. Durante o dia, lave a boca com suco de Kalanchoe. Você pode mastigar as folhas lavadas.
  3. Lave a boca com repolho ou suco de cenoura diluído em água. Misture o suco com água em quantidades iguais e use três vezes ao dia.

Se você ainda não consultou um médico e não confia na medicina tradicional, pode aliviar a condição recusando bebidas frias, quentes e azedas e alimentos sólidos. Por uma semana, eu recomendo comer alimentos que passam por um ralador. Não faz mal substituir a pasta de dente. É possível que tenha sido ela quem causou a doença.

Como tratar estomatite em crianças

Infelizmente, a estomatite também aparece em crianças. Se isso acontecer, tente mostrar a criança ao pediatra mais rapidamente. Somente ele prescreverá o tratamento apropriado.

Não use receitas tradicionais de tratamento sem consultar um médico.
  1. Após o desaparecimento das úlceras, trate a boca da criança com óleo de espinheiro ou suco de Kalanchoe para acelerar a cicatrização. A cada quatro horas, pulverize a mucosa oral com uma solução de permanganato ou peróxido de potássio.
  2. Se a criança tiver estomatite fúngica, é recomendável criar um ambiente alcalino na boca, limpando a boca com uma solução à base de bicarbonato de sódio. Para preparar a solução em um copo de água fervida gelada, dissolva uma colher de refrigerante.
  3. No caso de estomatite traumática, a cavidade oral deve ser desinfetada com um anti-séptico natural - uma solução de camomila ou sálvia.
  4. Irrigue a cavidade oral regularmente com água usando um bulbo de borracha. O médico pode prescrever uma pomada ou gel com efeito analgésico.
  5. Ao tratar a estomatite, não é recomendável usar verde brilhante. Este medicamento mata germes, mas pode queimar a membrana mucosa, o que intensificará a dor e contribuirá para o desenvolvimento da doença. A solução de iodo também está incluída na lista de agentes indesejáveis.

Alguns especialistas insistem em tratar não a estomatite, mas as razões pelas quais ela é provocada. Ao mesmo tempo, recomendam abandonar o autotratamento, porque o corpo da criança é extremamente frágil.

A auto-intervenção pode levar a uma mudança nos sintomas, o que complicará o diagnóstico da doença. Após a auto-cauterização, as úlceras costumam degenerar em formações mais sérias.

Tipos de estomatite em crianças e adultos

Quando a estomatite ocorre, uma pessoa sente dor e sua saúde piora. As crianças frequentemente recusam comida. É necessário lidar com esse flagelo o mais rápido possível.

  • Candidíase. É causada por um fungo e pode afetar até crianças. Acompanhado pelo aparecimento de placas leves, que lembram pedaços de queijo cottage. A placa é encontrada nos lábios, gengivas, língua e bochechas. Na maioria das vezes, as crianças experimentam dor, queimação e secura. Além disso, o apetite diminui e o mal-estar é observado.
  • Herpético. O agente causador é o vírus do herpes. Como esse tipo de doença é extremamente contagiosa, a criança deve ser imediatamente isolada. A estomatite herpética "anda de mãos dadas" com febre e intoxicação do corpo: dor de cabeça, sonolência, letargia, linfonodos inchados. Bolhas com líquido aparecem nos lábios, bochechas, gengivas e língua. Quando estouram, úlceras vermelhas aparecem em seu lugar, cobertas com um revestimento verde.
  • Bacteriano. O motivo é a falta de higiene. Pode ser uma doença concomitante em uma criança com dor de garganta ou otite média. Os lábios são cobertos com uma crosta amarela, e vesículas e úlceras aparecem na membrana mucosa. As crianças reclamam de dor ao comer ou ao abrir a boca.
  • Alérgico. Esta forma grave de estomatite é causada por substâncias irritantes transmitidas por alimentos - mel, conservantes e aromas. Lábios e língua inchados e engolir alimentos se torna difícil. Uma sensação de queimação aparece na boca e algumas áreas da cavidade oral começam a coçar.
  • Aphthous. Origem bacteriana. É caracterizada por mal-estar geral e saltos na temperatura corporal. A membrana mucosa da boca é coberta com pontos vermelhos, que gradualmente se transformam em úlceras com uma placa cinza. Comida e bebida causam sensação de queimação.
  • Traumático. O aparecimento deste tipo de estomatite é causado por feridas na boca. No lugar de abrasões, queimaduras e mordidas, as úlceras parecem ferir e causar desconforto.
  • Angular. O efeito da deficiência de vitamina. Formações com crosta amarela aparecem nos cantos da boca. Nas pessoas, eles costumam ser chamados de "compotas".

No artigo, falamos sobre estomatite. Agora você conhece os tipos desta doença, sintomas e métodos de tratamento em casa em crianças e adultos.

Deixe O Seu Comentário