Como cobrir rosas de escalada para o inverno e quando começar a se preparar para o frio?
Uma rosa de escalada é uma rosa com hastes penduradas ou brotos rastejantes. Serve como um elemento de decoração único em qualquer horta. E para que, durante todo o verão, ela agrade aos olhos do jardineiro com sua floração exuberante, é necessário fornecer-lhe todas as condições para um inverno confortável.
Essa é uma das medidas responsáveis pelo cuidado da planta. Nosso artigo mostrará como fazer abrigos para uma flor para o inverno e mostrará uma foto dessas estruturas.
Preciso preparar a planta para o inverno?
A preparação de rosas para o inverno é um componente indispensável para o cuidado total das plantas. Não confie ingenuamente na característica de "boa resistência ao gelo", que muitas vezes pode ser ouvida pelos vendedores da loja.A resistência ao gelo deve ser entendida como a capacidade de uma flor tolerar baixas temperaturas ... com sua relativa constância. No entanto, nos últimos anos, o clima vem trazendo surpresas cada vez mais: temperaturas muito baixas durante o dia podem mudar para 0 ° C. São essas diferenças que podem provocar a morte de uma planta, se você não se preocupar primeiro. Portanto, você precisa decidir com antecedência como proteger as plantas do frio que vem e preparar o material necessário.
Por que esse procedimento é tão importante?
Novas variedades de rosas desenvolvidas como resultado da seleção não têm período de descanso orgânico: com o início da geada, a vegetação para e, com o aumento dos indicadores de temperatura, retoma. A conseqüência da retomada da vegetação é o início do fluxo de seiva na rosa. O suco congela já a uma temperatura de -2C. A planta começará imediatamente a rachar, pois o suco transformado em gelo destruirá a estrutura das hastes da planta.
No primeiro degelo, as áreas rachadas (buracos de gelo) começarão a apodrecer, criando uma ameaça para toda a planta: ela se torna "aberta" a todas as doenças e pragas infecciosas. Esse fenômeno pode ser evitado desde que o suco que flua da "ferida" da rosa seque rapidamente e a superfície se cure. A conclusão é a seguinte: as rosas devem hibernar secas, e isso só é possível se você as colocar em um abrigo no qual as flutuações de temperatura serão minimizadas.
Quando é produzido?
Estranho começar a preparar uma rosa para o inverno, curiosamente, no verão. Em julho, o tipo de cobertura deve ser alterado, e a última cobertura geralmente é feita em meados de setembro. O restante trabalho preparatório deve ser concluído antes de meados de novembro.
Também deve ser lembrado que cubra a planta somente em tempo seco e somente quando o termômetro estiver acima de 0.
Na primavera e na primeira metade do verão, recomenda-se alimentar a planta com fertilizantes contendo azato e mais perto do outono - fertilizantes com potássio e fósforo. Potássio e fósforo são elementos que ajudam a amadurecer a madeira, depositam brotos e brotos futuros e fortalecem o sistema radicular.O que inclui?
O trabalho preparatório para preparar uma rosa escalada para o inverno é um elemento integrante dos cuidados com as plantas. Eles incluem aparar o mato, remover folhas da planta, limpar detritos dentro e ao redor do mato, amontoar, processar com drogas.
Instruções passo a passo para preparar o solo e as plantas para a estação fria
- Pare de fertilizantes que contêm nitrogênio em julho.
- Em agosto, fertilizantes de fósforo e potássio devem ser introduzidos (um em agosto e outro em setembro).
- Desde setembro, é necessário parar de cavar e soltar o solo entre as roseiras, a formação da planta. A rega do rosário também deve ser limitada.
- No final de outubro - início de novembro, você deve remover todas as folhas junto com pecíolos. Mesmo uma pequena parte da folha que permanece no caule começará a apodrecer e provocar a podridão dos brotos adormecidos da parte aérea, e às vezes a parte aérea como um todo.
- Pelas mesmas razões, é necessário selecionar folhas caídas, grama e lixo do mato.
- Um passo importante é a poda de uma rosa de escalada em 1/3 da sua altura. Também são removidas hastes antigas com casca escura, quebradas e sem tempo para amadurecer brotos no inverno.
- As fatias devem ser tratadas com verde brilhante ou polvilhadas com carvão.
- Na poda, deve-se formar a direção desejada para o crescimento das plantas, levando em consideração as condições de crescimento da rosa (suporte, arco, etc.).
- Após um dia, 1 a 2 baldes de areia seca devem ser derramados no meio do mato (dependendo do tamanho do mato).
- Após 2 dias, os cílios restantes são tratados com uma solução de sulfato de ferro (3%).
Instruções passo a passo para criar um abrigo para espécies rasteiras de flores
- Antes do início da geada, a rosa escalada é removida do suporte e dobra-se no chão. É importante que os topos dos brotos não toquem o chão.
- Em vários lugares, o arbusto pode ser puxado com barbante. Isso deve ser feito com muito cuidado para que os espigões não machucem os brotos vizinhos.
- É necessário derrubar painéis de madeira maciça (largura 80 cm, o comprimento depende do tamanho da planta).
- Em cima dos cílios colocados no chão, é necessário construir um telhado de duas águas com escudos caídos. Para evitar que os escudos se afastem, é necessário fixá-los com cavilhas de madeira. Em nenhum caso deve haver lacunas! A distância entre os cílios e os escudos instalados deve ser de pelo menos 15 a 20 cm.
- De cima, o abrigo de madeira deve ser coberto com uma película plástica do tamanho necessário (deve ser suficiente para as extremidades), conserte-o com cuidado.
- As extremidades do "teto" permanecem abertas até as primeiras geadas secas e estáveis (-5С, -7С), para que os cílios sofram um endurecimento natural.
- As paredes laterais (pré-colhidas de compensado ou fibra) devem ser fechadas próximo ao final de novembro, após o congelamento do solo coberto.
Se as hastes da rosa forem muito duras, dobrá-las no chão será extremamente difícil. Nesse caso, você pode tentar fazer isso em várias etapas (2 - 3), usando grampos feitos de arame grosso de diferentes alturas. Isso deve ser feito com muito cuidado, dobrando os brotos na direção oposta às dobras dos brotos em sua base. A duração deste procedimento de balanço é de 10 a 12 dias. Se este método não funcionar, então você pode enrolar firmemente os talos com lapnik e cobrir as raízes separadamente.
Este método de abrigar rosas é relevante se forem plantadas em fileiras retas. Quando as flores são plantadas em canteiros junto com outras plantas, cada arbusto de uma rosa trepadeira precisa ser coberto separadamente. O método de abrigo neste caso é completamente diferente:
- Dobre suavemente os cílios no chão com suportes, junte-os com barbante.
- Construa uma estrutura de barras de ferro ou um fio rígido da forma desejada sobre a bucha. Deve ser forte o suficiente para suportar o clima e uma espessa camada de neve.
- Por cima, a estrutura é coberta com material impermeável (fibra de vidro, spanbond). Lutrasil e polietileno não são adequados: lutrasil é permeável à umidade, e o polietileno cria um efeito estufa, e a rosa pode secar antes da primavera.
Para evitar que o flagelo das rosas se torne vítima de roedores, antes do abrigo, é possível espalhar serragem ou serragem encharcada de gato entre os brotos. Caso contrário, na primavera você poderá ver os galhos mais finos, que serão inviáveis.
Foto
Aqui você pode ver como são os abrigos certos para rastejar tipos de rosas.
Cuidado de inverno
Se houver neve nos escudos (cerca de 10 cm), então dentro do abrigo, mesmo nas geadas mais severas, a temperatura não cairá abaixo de -8 ° C. Tudo sob as paredes do abrigo é coberto com gelo, que derrete lentamente durante o degelo, e a temperatura neste caso não sobe acima de 0 ° C. E isso significa que micróbios patogênicos que infectam a planta não têm chance.
Durante o período de degelo, as extremidades dos escudos podem ser abertas para ventilação e para evitar a fuga de brotos de rosas. Se o inverno estiver quente, você poderá deixar aberturas entreabertas feitas anteriormente nas extremidades do abrigo.É importante monitorar a integridade do filme que cobre a rosa, já que está entrando na neve e na chuva que podem desencadear o início de processos de decomposição.
Na primavera, o abrigo não pode ser removido abruptamente: no estábulo -3С, as extremidades do "teto" se abrem e as deixam nessa posição até que o solo esteja completamente descongelado. Os escudos que protegem as flores são removidos com o início de temperaturas positivas e, em seguida, a fibra de vidro ou o paládio é removido.
Claro preparar uma rosa escalada para o inverno é um processo complexo e de várias etapasexigindo uma certa quantidade de tempo para o produtor. Mas sem esse momento é impossível manter completamente a planta no inverno.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo sobre como as rosas de escalada são cobertas para o inverno: