Como guardar vinho
O vinho foi inventado milhares de anos atrás. Foi prontamente usado pelos romanos antigos e as pessoas modernas não passam. É verdade que, ao comprar uma bebida nos supermercados, as pessoas não pensam em como armazenar vinho em casa.
Qualquer vinho tem uma data de validade. Em uma garrafa bem arrolhada, ele é armazenado por décadas, mas após a abertura, o prazo de validade é significativamente reduzido.
Dedico este artigo ao armazenamento adequado de uma bebida maravilhosa. Depois de ouvir as dicas, você pode armazenar vinho por mais tempo e proteger a saúde dos entes queridos.
- Armazene o vinho no escuro. Sob a influência dos raios ultravioleta, a bebida receberá um aroma desagradável. Se isso não for possível, embrulhe a garrafa em um pano grosso ou coloque em uma caixa.
- Mantenha garrafas arrolhadas de lado.. O armazenamento prolongado na posição vertical fará com que a cortiça seque. Como resultado, o ar chega à bebida e a estraga. A garrafa deve estar com o rótulo até perceber os depósitos que se formaram no vinho em tempo hábil.
- Manter uma temperatura constante. Não superior a 24 graus. Caso contrário, a bebida começará a oxidar. Se você pretende armazenar vinho por mais de um ano, ajuste a temperatura para 12 graus. As mudanças de temperatura devem ser lentas e raras. Caso contrário, o vinho começará a envelhecer. Os vinhos tintos são mais exigentes com a temperatura do que os brancos.
- Forneça acesso gratuito a garrafas. Mesmo vibrações leves afetarão adversamente a qualidade.
- Umidade do ar recomendada - 70%. Essa umidade protege os plugues contra a secagem e minimiza a evaporação. Certifique-se de que a umidade não exceda 70%. Caso contrário, o molde começará a crescer e os rótulos se soltarão. Um higrômetro ajudará a monitorar a umidade da sala.
- Não armazene próximo a produtos com odor forte.. O vinho respira e absorve aromas estranhos. Para evitar tal situação, providencie uma boa ventilação na sala.
- Observe os períodos de armazenamento. Nem todo vinho, ao contrário do conhaque, melhora com o tempo. Estamos falando de vinhos baratos oferecidos por lojas e supermercados comuns. Os vinhos tintos são armazenados por não mais de 10 anos e brancos - 2 anos.
- O sabor depende diretamente da temperatura. Em cada caso, a temperatura é diferente. A temperatura do vinho rosé ao servir é de 11 graus e o champanhe é de cerca de 7 graus.
Você teve a primeira idéia de como armazenar vinho. Este artigo não termina aí. Como nem toda pessoa tem uma sala adequada para armazenar vinho em casa, considerarei as melhores maneiras em casa. Continue lendo a história e ganhe novos conhecimentos no campo do armazenamento de álcool.
Como guardar vinho em casa
Antigamente, as pessoas mantinham garrafas de vinho em porões especiais. Essa sala é mais adequada para esses fins. Mas nem todo mundo tem uma adega, especialmente se uma pessoa mora em um apartamento na cidade com uma pequena cozinha. Ao mesmo tempo, muitos especialistas em bebidas colecionam garrafas e estão interessados em criar as condições certas.
- Temperatura estável. 12 graus é a melhor opção. Temperaturas mais altas aceleram os processos dentro da bebida. A baixa temperatura diminui a velocidade, o que afeta adversamente a qualidade do produto.
- Somente mudanças de temperatura suaves. Se você pretende armazenar vinho por um longo tempo, compre um armário para vinho com funções para controlar a umidade e a temperatura. Esses móveis são uma ótima alternativa para a adega.
- Umidade ideal - 70%. Defina 70% de umidade se você quiser armazenar vinho por mais de 36 meses. Após esse período de tempo, os efeitos do ar seco são manifestados. Uma umidade mais alta leva não apenas a danificar as etiquetas, mas também a danificar a cortiça.
- Iluminação fraca. A exposição prolongada à luz ativa ativa reações químicas que levam à deterioração do vinho. É por isso que é recomendável armazenar a bebida na escuridão completa.
- Sem vibrações. O vinho é uma bebida sensível à vibração. Escolha um local de armazenamento silencioso e calmo. Muitos especialistas não concordam com essa opinião, justificando a existência de adegas localizadas sob a ferrovia. Segundo eles, isso não afeta a qualidade.
- Sala limpa sem odor. Odores estrangeiros afetam negativamente o aroma do vinho. Na sala onde as garrafas estão armazenadas, o ar deve estar limpo. Não deve haver preservação, vegetais ou outros produtos perto das garrafas.
Instrução video
Eu compartilhei informações sobre como armazenar vinho em casa. Criar boas condições para armazenar uma bebida não é fácil em casa. Mas, se você quiser manter o sabor, faça um pouco de esforço. Acredite, no final, você terá um verdadeiro prazer, que você não pode comprar por dinheiro. Só beba a bebida com cuidado, porque não é fácil remover o vinho.
Como e quanto armazenar vinho aberto
Segundo os cientistas, dois copos de bom vinho à noite não prejudicam o fígado. Muitos fãs de bebidas alcoólicas ouvem incondicionalmente a declaração.
As pessoas que usam o álcool geralmente têm garrafas inacabadas. Além disso, muitos cozinheiros ávidos usam vinho no processo de cozimento. Eles não consomem uma garrafa cheia de cada vez. O que fazer
Se você abrir uma garrafa, um momento de virada acontece na vida do vinho, pois a bebida começa a interagir com o oxigênio.
O prazo de validade de uma garrafa de vinho aberta depende da idade. Melhor para o armazenamento é o vinho tinto jovem, cujo período de envelhecimento não excede 5 anos. Basta derramá-lo em uma garrafa opaca e bem ajustada. Isso não apenas suaviza os taninos, mas também revela um buquê de sabores.
Vinhos velhos são muito frágeis. Em alguns casos, não são necessárias mais do que algumas horas para estragar e perder o sabor original. No caso de vinhos antigos da coleção, o período pode ser calculado em minutos.
Que conclusões podem ser tiradas? Não é recomendável armazenar o vinho envelhecido depois de abrir a rolha. Quanto aos vinhos jovens, eles mantêm seu sabor original e são ótimos para cozinhar cordeiro no forno.
- Uma geladeira é adequada para armazenar vinho. Em baixas temperaturas, a oxidação e outras reações químicas diminuem. Tais condições não permitem que as bactérias do vinagre estragem o sabor da bebida. Portanto, uma garrafa inacabada deve ir diretamente para a geladeira da mesa.
- O vinho pode ser derramado em recipientes menores. Isso reduzirá os efeitos nocivos do oxigênio. Alguns especialistas em vinho afirmam que o procedimento é completamente inútil. Mas, como a prática sugere, eles estão enganados.
- Sedimentos especiais para bombear o ar das garrafas são vendidos.. O equipamento consiste em uma rolha de borracha e uma pequena bomba. Esse conjunto cria um vácuo parcial no contêiner. É verdade que o processo afeta muito o sabor do vinho, o que não pode ser dito sobre a bebida transfundida. O que leva a uma deterioração do paladar? Durante o procedimento, o dióxido de carbono sobe para a superfície. Outros compostos voláteis presentes no vinho vêm com ele. Em geral, o método permite que você armazene o vinho por um longo tempo, mas no final ele perderá seu sabor único.
- Especialistas em vinho desesperados usam nitrogênio para armazenamento. Usando uma seringa, usada na clínica para injeções, eles injetam nitrogênio no frasco. A substância se deposita na superfície, impedindo a reação do ar. Eu não aprovo a técnica, e o tanque de nitrogênio precisa ser armazenado em algum lugar.
Estes métodos não são adequados para armazenar vinhos espumantes. Nem a transfusão, nem o nitrogênio, nem a geladeira podem manter as bolhas. Por esse motivo, bebidas alcoólicas que borbulham devem ser bebidas imediatamente. Você pode comprar uma tampa de segurança que mantenha as bolhas, mas o sabor da bebida mudará mesmo após um curto armazenamento.
Dicas de vídeoResumindo a conversa sobre como e quanto armazenar vinho aberto em casa, observo que quase todos os vinhos são adequados para armazenamento por apenas alguns dias. Se após a comemoração do ano novo ou do aniversário permanecer uma garrafa aberta, recomendo usar a bebida pelos próximos dias.
Doenças e vícios do vinho
As pessoas que produzem vinho em casa costumam cometer erros graves e que causam doenças e vícios de vinho. Além disso, o armazenamento inadequado leva à perda de cor e sabor. Vejamos as desvantagens e doenças de uma bebida de vinho.
A lista de deficiências de vinho é representada por um sabor desarmonioso, alta acidez e sabor residual de levedura. Os processos bioquímicos costumam levar ao aparecimento de defeitos. As doenças são representadas pela obesidade, floração, oxidação do vinagre e outras. Esses processos são o resultado da atividade de microrganismos que entram no mosto com leveduras.
Identificar um vício ou uma doença do vinho é fácil. A cor madrepérola da bebida é evidência da doença e tons pretos ou esbranquiçados são sinais de malformações. Se o vinho ficar turvo, os taninos são oxidados. Se fluxos sedosos são observados - bactérias estão presentes.
Como abrir uma garrafa sem um saca-rolhas
Vamos imaginar que o aniversário de casamento chegou, os convidados se reuniram e não há nada para abrir uma garrafa de vinho em casa. Materiais de ajuda e conhecimento ajudarão. Acredite, não há situações desesperadoras.
- Se não houver saca-rolhas, você pode abrir a garrafa com um parafuso, chave de fenda e alicate. Enrosque o parafuso na cortiça e retire com um alicate, com um pouco de esforço.
- Virá para o resgate e canivete. Insira-o profundamente na cortiça e, dobrando-o em um ângulo de 90 graus, retire a cortiça.
- Se não houver faca ou ferramentas por perto, abra a garrafa pressionando a cortiça para dentro. Torça a garrafa várias vezes em torno de seu eixo e empurre a tampa para dentro.
- Os ventiladores mais engenhosos abrem a garrafa, empurrando a rolha. Para fazer isso, bata no fundo da garrafa com um livro grosso ou outro item improvisado.
Então, o artigo chegou ao fim em que você aprendeu a armazenar vinho. Compartilhei informações interessantes sobre as doenças da bebida e sobre como abrir a garrafa sem um saca-rolhas.