Beleza incrível em casa: gloxinia rosa

Sinningia é linda, mais conhecida pelos cultivadores de flores como gloxinia, e há várias décadas vem recebendo atenção crescente dos amantes de plantas de interior. Para muitos jardineiros, o amor por essa cultura começou na infância, com grandes sinos de veludo no parapeito da janela da avó. Naqueles dias, era quase impossível encontrar gloxinia que não fosse uma cor púrpura profunda ou framboesa. Hoje, os criadores receberam centenas de formas e cores incrivelmente bonitas e diversas de plantas, prontas para crescer e florescer luxuriantemente em condições de ambiente.

Gloxinia é uma cultura decorativa que pode ser cultivada em casa. Entre uma grande variedade de variedades, os jardineiros distinguem a gloxinia rosa. Sua peculiaridade é a flor incrivelmente bela, alcançada devido ao esplendor e à cor brilhante dos botões.

História de ocorrência

Esta planta pertence à família Gesneriaceae. Foi originalmente descoberto nas florestas do Brasil em 1785. O local de nascimento da gloxinia é considerado a América do Sul e Central. O criador cientista da Universidade de Boston V. Sinning desenvolveu muitos híbridos de plantas, entre os quais há uma versão rosa da gloxinia. O segundo nome da flor é syningia, que lhe foi atribuído em homenagem ao criador instruído.

Foto e descrição das espécies

Abaixo, você pode encontrar fotos e descrições de espécies de plantas.

Um conto de fadas

Este tipo de planta é distinguida por grandes flores terry rosa. O meio da pétala é vermelho, a garganta é clara, cheia de manchas escuras.

Extravaganza

Esta planta possui grandes flores duplas, nas bordas das quais há uma borda única brilhante e nas bordas das pétalas há manchas. Pedúnculos gloxinia rosa-coral, curtos. Como botões de flores aumentam muito de tamanho.

Sonho

Esta é uma variedade semi-miniatura. Apresenta flores rosa elegantes e brilhantes, com pescoços leves e um tubo alongado. O sonho rosa é caracterizado por uma floração abundante e prolongada.

Funcionalidades

Gloxinia rosa é uma planta tuberosa lindamente com flores. Ele tem caules grossos. Seu comprimento é de até 10 cm. 4-6 pares de folhas são formados nos arbustos. Eles têm o local oposto. O formulário é amplamente oval, ligeiramente em forma de coração na base. O comprimento das folhas é de 15 a 20 cm e as folhas da gloxinia rosa são mergulhadas aveludadas.

Ao longo das veias há uma cor prateada, e o lado interno é pintado em vermelho. As flores da planta são em forma de sino, aveludadas. Eles têm um longo caule de flor. Gloxinia crescente é uma questão simples. Não é exigente no solo, simplesmente se multiplica e floresce por um longo tempo.

Importante! Pragas e doenças raramente afetam a planta, apenas se as regras básicas da tecnologia agrícola não forem observadas.

Regras de desembarque

As atividades de desembarque devem ser realizadas levando em consideração as seguintes recomendações:

  1. Como a gloxinia tem medo da umidade excessiva do solo e da estagnação da água, é necessário colocar uma camada de drenagem no fundo do tanque. Sua espessura é de 1 a 3 cm, onde tudo depende do tamanho da panela e das propriedades do substrato.
  2. Se foram encontradas raízes no tubérculo, faça um recesso para elas. Durante o plantio, afunde-o em 2/3, deixando um ápice com brotos riscados acima do solo.
  3. Despeje a mistura do solo ao redor do tubérculo. Nesse caso, tente não cair na parte superior e na concavidade, onde os brotos estão concentrados. É inaceitável cobrir esta seção do tubérculo com o solo. Somente após o crescimento das hastes, polvilhe o topo restante sobre o solo com um broto fresco, nivelando finalmente a superfície.

Vídeo informativo adicional sobre o tópico "Como plantar gloxinia?":

Iluminação e localização

Gloxinia rosa é uma cultura fotófila. Para o seu pleno desenvolvimento requer luz difusa brilhante. Se você o mantiver sob o sol direto do verão, manchas amarelas-marrons se formarão nas folhas. Estas são queimaduras solares.

Requisitos do solo

O solo para a gloxinia rosa pode ser usado pronto comprando o substrato Violet na loja. Você pode preparar a mistura do solo combinando os seguintes componentes na proporção 2: 1: 1:

  • terra de folha;
  • turfeiras;
  • areia do rio.

Gloxinia é muito exigente no solo e também requer necessariamente drenagem. Argila expandida ou poliestireno são usados ​​para esses fins; você também pode lavar bem a casca dos ovos e usá-los para esses fins.

Cuidado

Temperatura

A flor home gloxinia rosa prefere um regime de temperatura moderada durante o período ativo e durante a dormência. A temperatura ideal é de 15 a 17 graus. Guarde os tubérculos em repouso a uma temperatura de 10 a 12 graus.

Rega

Ajuda! Durante o crescimento ativo e a floração, a hidratação é abundante. Mas o excesso de umidade é destrutivo para a planta. Ao regar, use água morna e sedimentada. É importante que não caia nas folhas e nas flores.

No final de agosto, quando a floração termina, reduz a umidade e, no final de setembro, é suficiente regar uma vez a cada 1,5 semanas. A planta precisa de alta umidade atmosférica - 80-90%, mas não tolera a pulverização direta. Umedeça o ar a uma distância de 50 a 70 cm da flor.

Top vestir

Adubar em abril e terminar no início de agosto. Aplique cobertura superior toda semana. Use fertilizantes especiais para as culturas floridas. Eles devem incluir esses componentes:

  • potássio
  • fósforo;
  • nitrogênio (em pequena quantidade).

É possível tornar orgânico combinando com a rega. Por exemplo, a infusão de verbasco diluído em água na proporção de 1:10 será uma excelente cobertura. Se a planta for saturada demais com nitrogênio, isso levará à formação de folhas verdes intensas e poderosas e pequenas flores feias.

Período de descanso

Após a floração, a planta pára. Sua duração é de 2 meses (de novembro a janeiro). Para uma entrada confortável de flores nesse estado, é necessário reduzir a rega a partir de outubro e siga as seguintes recomendações:

  1. Assim que a parte aérea da cultura secar, remova-a, retire cuidadosamente os tubérculos, corte raízes mortas ou deterioradas.
  2. Lave bem os tubérculos em água fria, seque e guarde em um recipiente de plástico. Coloque-o em um local escuro e fresco.
  3. Após 3 meses, novos rebentos se formam nos tubérculos. É importante não perder esse momento, pois quando eles aparecem novamente para plantar tubérculos em vasos com substrato.

Humidade do ar

Atenção! Durante a floração, a gloxinia rosa prefere alta umidade.

Isso pode ser alcançado se você instalar a panela em um recipiente com musgo ou argila expandida. Eles precisam ser umedecidos regularmente.

Doenças e Pragas Comuns

Devido ao não cumprimento das regras de tratamento da planta, as seguintes doenças e pragas podem afetá-la:

  1. Manchas marrons nas folhas - Este é o resultado da rega com água fria.
  2. Amarelo nas folhas - É ar seco ou muito úmido, uma overdose de fertilizante.
  3. Placa cinza em folhas e flores - Este é um sintoma de oídio ou podridão cinzenta. Você pode resolver o problema se ajustar a rega, remover as partes danificadas da planta e tratar com fungicida.
  4. Na ausência de floração é necessário fornecer à planta iluminação suficiente, adicionar compostos nutritivos ao solo, garantir que haja pouco nitrogênio.
  5. Folhas alongadas de cor pálida - isso é falta de luz.

Das pragas, a gloxinia rosa é afetada pelos seguintes parasitas:

  • ácaro;
  • mosca branca;
  • escudo de escala;
  • cochonilha.

Recursos de propagação

A reprodução da gloxinia rosa ocorre estacas frondosas, tubérculos e sementes.

Estacas de folhas

O processo de reprodução é o seguinte:

  1. De uma planta com flores, corte uma folha jovem com uma fatia de estacas. Seu comprimento será de 1 cm.
  2. Enraize as mudas em uma mistura de areia pura e turfa (4: 0,5).
  3. Cubra a alça com uma jarra, atinja uma temperatura de 22 a 24 graus.
  4. Após 18-20 dias, pequenos nódulos se formam nas pontas do pecíolo.
  5. Plante estacas enraizadas em pequenos recipientes (5-7 cm).

A seguir, um vídeo útil sobre o tópico "Estacas folhosas de reprodução de gloxinia":

Divisão de tubérculos

O procedimento é o seguinte:

  1. Use apenas tubérculos cobertos de vegetação.
  2. Usando uma faca afiada, corte o tubérculo em pedaços. Faça isso para que em cada parte haja 1-2 brotos.
  3. Polvilhe os locais das fatias com carvão ativado triturado. Material de plantio de sementes em recipientes separados em um substrato úmido.
  4. Os primeiros 2-3 dias após o plantio não umedecem o solo.

Sementes

Este processo de criação é realizado de acordo com o seguinte plano:

  1. Em novembro-fevereiro, semeie o material de plantio em recipientes de largura baixa. Encha-os com um substrato constituído por tais componentes: solo de folha, solo de turfa, areia - 1: 1: 1.
  2. A semeadura não é grossa, não as afunde muito no chão, mas polvilhe levemente.
  3. Coloque o tanque de semeadura em um local claro. O regime de temperatura será de 24 a 26 graus.
  4. Pulverize o solo regularmente e uniformemente com água morna. Os primeiros tiros são esperados por 12 a 14 dias.
  5. Assim que 2 folhas forem formadas, plante as plantas de acordo com uma distância de 2 cm uma da outra.
  6. Quando 3 folhas aparecerem, aumente a distância entre os brotos para 5-7 cm.
  7. Assim que as plantas jovens se tocarem com folhas, plante-as em vasos com 10 a 12 cm de tamanho.

Gloxinia rosa é uma planta de casa incrivelmente bonita. O processo de crescimento é simples e não requer muito esforço. Isso permite que a gloxinia seja criada mesmo para iniciantes que não têm a experiência adequada em jardinagem.

Deixe O Seu Comentário