Como cuidar da begônia ampélica?

Begônia é uma planta universal cuja beleza toca a todos. A flor é usada no paisagismo de parques, praças, para decoração de varandas, galerias, terraços. Como decoração para vitrines, vasos suspensos, colunas, bem como para a consciência do interior único da casa.

Com facilidade, você pode encontrar uma variedade que irá agradar a você. De fato, na natureza existem mais de 900 espécies de begônias, para não mencionar variedades híbridas, das quais mais de 2 mil.

O que é e a história da planta

A begônia foi trazida para o nosso continente no final do século XVII. Sua terra natal é considerada a natureza selvagem da Índia, América do Sul e Ásia. Esta linda flor foi descoberta por Charles Plumier, pesquisador em botânica. Desde então, a begônia tem sido amplamente procurada por todos, de amadores a criadores profissionais. Embora a princípio apenas cultivassem variedades de folhas decorativas, e depois de dois séculos chamaram a atenção para espécies sempre floridas. Esse interesse não é em vão, porque a planta tem um caráter despretensioso, floração longa, cores vivas.

Recursos botânicos

A begônia ampel se distingue por brotos longos e finos, abundantemente espalhados por pequenas flores. Dependendo do tamanho das inflorescências, as begônias amplas são:

  • flores grandes, com diâmetro de 10 a 15 cm;
  • flores pequenas, 3-5 cm de tamanho.

O comprimento dos brotos chega a 40 cm e há variedades que variam de 80 a 80. A vida útil de uma inflorescência é de até 10 dias.

Begônia tem flores bissexuais. Homens - grandes, brilhantes, com textura felpuda ou semi-dupla. As inflorescências femininas são pequenas e têm uma forma simples. Sob condições desconfortáveis ​​para a planta, as flores polvilham, como resultado, a aparência decorativa é perdida.

Ajuda! Variedades suspensas de begônia ampel ficam bem ao decorar estruturas verticais de ruas. Isso ocorre devido ao longo florescimento da planta, que começa em meados de maio e dura até o final de novembro. E as variedades híbridas permanecem atraentes mesmo com o início de pequenas geadas.

Nomes das variedades e suas fotos

Tuberosa

É uma flor híbrida obtida através do cruzamento de várias espécies vegetais nativas das regiões montanhosas dos Andes. É caracterizada por amarelo, damasco, rosa claro com linhas vermelhas. Inflorescências de Terry e semi-duplas, com um diâmetro de cerca de 15cm.

Uma maneira característica de propagação dessas flores é a formação de um tubérculo ou sistema radicular semelhante. Após o término do período de floração, a parte aérea da planta morre. Você encontrará mais nuances sobre a begônia tuberosa aqui.

Boliviano

Pertence ao gênero de plantas tuberosas. Cresce até meio metro e os rebentos caem 90 cm. A folhagem é verde brilhante, serrilhada. Cor da inflorescência: laranja, vermelho, branco, rosa pálido. A begônia boliviana é uma planta anual, com ramificação exuberante e bom crescimento. Eles se sentem bem em uma pequena quantidade de solo.

Esta espécie ocupa uma posição de liderança na floricultura industrial. O principal número de begônias da variedade boliviana são híbridos que se reproduzem vegetativamente, mas existem subespécies cultivadas por sementes. Os tipos mais comuns de ampola de begônia boliviana:

  • "Santa Cruz".
  • Bonaparte.
  • "Pôr do sol".
  • Milhões de cruzeiros.

Como e onde plantar?

O momento ideal para o plantio da begônia ampélica é considerado o final de fevereiro - o início de março. Durante esse período, o processo vegetativo na planta começa. Se você apertar com o plantio, a floração não ocorrerá antes do mês de agosto.

O material de plantação materna deve ser jovem, denso, pequeno em tamanho, sem mofo e podridão.

Anteriormente, vale a pena pegar contêineres para desembarque. Os vasos de flores devem ser pequenos, possivelmente feitos de argila, com uma camada de drenagem no fundo. É importante que o solo na panela não seja frio nem molhado. É necessário plantar a planta suavemente, sem pressionar fortemente ou pressionar, pois o material de plantio é frágil. No final do processo de plantio, a planta deve ser umedecida, mas o principal é não derramar. Você pode descobrir mais sobre o plantio e cuidados subseqüentes para a begônia ampel aqui.

Onde colocar a flor?

Begônia Ampel prefere luz solar intensamas não abrasador. Para queimaduras nas folhas são possíveis. Para um local confortável, um peitoril da janela no lado sul é adequado. A planta deve ser colocada em uma posição alta ou suspensa em uma panela. Loggias, terraços ou varandas envidraçadas onde há luz intensa não são ruins para as begônias.

Importante! A falta de iluminação ameaça a flor esticando os brotos e a completa ausência de um período de floração.

Requisitos do solo

Geralmente o solo da planta é ligeiramente salgado. Para cozinhar:

  1. Você deve levar porções iguais de grama, terra decídua e areia.
  2. Todos os componentes para misturar.
  3. Para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas introduzidas no solo, cada um de seus componentes deve ser calcinado por 30 minutos.

É importante que o solo esteja solto, respirável, enriquecido com micronutrientes. Na ausência da capacidade de preparar o solo com suas próprias mãos, você pode comprar um primer mix para ampel begonia em lojas de jardinagem.

Cuidado

Para obter bons resultados no processo de cultivo da begônia ampelosa, devem ser criadas as seguintes condições:

  • O regime ideal de temperatura e umidade na sala deve estar no nível de + 18-22 ° С, umidade de 50-70%. No inverno, é importante reduzir a temperatura para + 15 ° C. No entanto, é nesse período que você precisa tomar cuidado, porque as principais doenças fúngicas se desenvolvem em solo frio e úmido.
  • Entre 11h e 15h da noite, as begônias precisam de luz solar. Na estação fria, quando a luz do dia é curta, a planta precisa de uma fonte de luz adicional.
  • A umidificação é moderada, não deixe a planta inundar com água. Na estação quente, a água deve ser diária. No inverno, umedeça minimamente.
  • Desde o início da primavera até o outono, é importante alimentar a flor. Especialmente durante a floração, fertilizantes com alto teor de potássio e fósforo. Duas vezes por ano, você pode alimentar fertilizantes orgânicos. O código da begônia está em repouso, não vale a pena alimentar.
  • Se necessário, pegue flores secas, solte o solo, pulverize, remova o pó das folhas, inspecione a planta quanto a pragas.

Você encontrará todos os detalhes sobre o plantio e cuidados com a begônia ampel em um material separado.

Doenças e insetos nocivos

Begônias Ampel não são plantas dolorosasNo entanto, tudo acontece. Na maioria das vezes, problemas com flores ocorrem como resultado de cuidados inadequados.

  • O excesso de umidade é especialmente prejudicial à planta. Após hidratação abundante, a estagnação do fluido é possível. Isso leva ao apodrecimento do sistema radicular, à interrupção de seu funcionamento, e o processo negativo se espalha para a folhagem. As folhas também começam a secar, apodrecer.

    Nesse ambiente, a podridão cinzenta é ótima. É difícil lidar com esse fenômeno, mas é possível. Aplique soluções especiais de fungicidas, bem como 1% de líquido Bordeaux.

  • Mas o aumento da umidade na sala e a completa ausência de ventilação causam o desenvolvimento de oídio, caracterizado por um revestimento branco nas folhas da begônia. Se as medidas não forem tomadas a tempo, a planta, começando pelas folhas, seca. Com este infortúnio deve ser combatido com a ajuda de fungicidas ou solução auto-preparada. Ou seja:

    1. litro de água;
    2. 20 g de óleo de alcatrão;
    3. 20 g de sulfato de cobre.

    Esta mistura deve ser pulverizada em uma flor doente.

  • Outra doença é perigosa para a begônia ampel - detecção bacteriana. Sinais disso:

    1. a planta fica coberta de manchas de água, que logo ficam marrons;
    2. inflorescências e brotos adquirem uma cor preta.

    A planta está aguardando a morte rápida. Para tratar essa doença, o solo é tratado com desinfetantes. E como medida preventiva, basta tratar a flor com uma mistura de oxicloreto de cobre.

  • Não menos que os problemas da begônia ampel podem ser causados ​​por pragas, como pulgões, moscas-brancas e ácaros. A maneira mais eficaz de combatê-los é com inseticidas.

Reprodução

Recomendação! A reprodução com a ajuda de sementes de begônias ampélicas por conta própria, em casa, é uma tarefa minuciosa. Portanto, o método de propagação de sementes é aplicável a fazendas de flores.

A begônia é criada de três maneiras principais.:

  1. sementes;
  2. estacas;
  3. divisão de tubérculos.

Os dois últimos métodos permitem obter uma nova flor, mantendo todas as características maternas: a cor antiga, o tipo de broto. Com o método de reprodução das sementes, é difícil alcançar o resultado desejado.. Isto se deve ao fato de que a maioria das begônias ampélicas são híbridas. Eles são obtidos com base no cruzamento de diferentes tipos de plantas com características individuais. Mas as sementes não possuem tais características.

Leia mais sobre o cultivo e propagação de begônia ampel aqui.

A beleza da Ampel é realmente uma planta incomum, original e atraente. Cada jardineiro certamente escolherá uma aparência especial para si próprio, e o cuidado e a atenção serão mais do que compensados ​​durante a floração.

Deixe O Seu Comentário