Reprodução e transplante de haworthia e seus cuidados adicionais
Quando confrontados com haworthia pela primeira vez, muitos jardineiros devem ter se perguntado: como propagar essa planta e quando é melhor fazê-la? Haworthia pertence à família Xanthorrhoea, um parente do conhecido aloe e Gasteria. Foi nomeado após o botânico dos séculos XVIII e IX, E. Haworth. Haworthia é uma planta suculenta, em folhas carnudas que armazena umidade e nutrientes.
As folhas de Haworthia são coletadas em rosetas basais densas. Sua cor varia dependendo da variedade do verde escuro ao verde, com uma variedade de padrões e pinceladas de branco, rosa, claro e verde-amarelo. O arranjo das folhas nas rosetas pode ser alternado (em espiral, como na maioria dos haworthia) ou em duas linhas, como em um haworthia truncado.
Reprodução
Haworthia pode ser propagado de várias maneiras: por rosetas, folhas ou sementes filhas. A propagação de saída é a mais fácil e rápida.
- Propagação de Havortia por órbitas filhas.
- Separe cuidadosamente a saída jovem da planta mãe.
- Seque a nova planta por 1,5 a 2 semanas.
- Coloque o bebê em uma panela separada com o solo preparado.
- Umedeça levemente o solo e mantenha-o nessa condição até que as raízes apareçam.
- A propagação de folhas exigirá um tempo significativamente maior..
- Primeiro, você precisa escolher uma folha intacta e saudável e separá-la da tomada em um movimento circular.
- Depois disso, deixe a folha secar bem por várias semanas em local fresco.
IMPORTANTE: durante a secagem, as feridas cicatrizarão na folha, o início das raízes e as futuras crianças aparecerão. Até esse momento, é melhor não beliscar a folha para evitar mais deteriorações.
- Plante a folha em um recipiente preparado com terra e regue-a com cuidado, umedecendo levemente o substrato.
- Com o tempo, as crianças se desenvolverão a partir da folha. Soquetes reforçados podem ser separados da folha mãe, e a folha pode ser usada para reprodução, se necessário.
- A propagação de haworthias por sementes é um processo mais complexo e trabalhoso..
- As sementes Haworthia são semeadas superficialmente em uma tigela usando uma mistura leve de areia, perlita e terra peneirada em partes iguais.
- Após a semeadura, as sementes precisam ser levemente pressionadas, mas não seladas no chão e levemente umedecidas com uma pistola.
- Cubra as culturas com vidro ou um saco transparente, lembrando de ventilar com o excesso de umidade.
- Os primeiros brotos aparecem em 10 a 20 dias, dependendo do tipo de haworthia. Nesse momento, a luz direta do sol deve ser evitada para que pequenas mudas não sejam cozidas em uma estufa sob o sol escaldante. Coloque a tigela em um local com luz difusa e a uma temperatura de cerca de 25 ° C.
- O cuidado adicional das mudas consiste em rega cuidadosa, sem estagnação de umidade. Certifique-se de que a água não entre dentro de cavidades minúsculas e de água sob a raiz. Assim que os jovens havoria se tornam mais fortes, o abrigo pode ser removido e as cavidades podem ser plantadas.
Transplante
Os havortii cultivam suculentas lentamente, e por isso precisam ser transplantadas com pouca frequência: uma vez a cada 1-3 anos. Este procedimento é realizado quando a panela está cheia de rosetas haworthia. Se você preferir cultivar haworthia na forma de uma saída grande, precisará replantar todos os anos, separando as plantas jovens, para que elas não deformam a saída principal. Haworthia é transplantado na primavera, antes do início de um novo crescimento.
Assista ao vídeo do transplante de haworthia:
Solo
Haworthia pode ser cultivada em solos de composição diferente. Tudo depende de seus objetivos, tempo e esforço.
Alguns colecionadores recomendam o cultivo de haworthia e outras suculentas em substratos sem terra baseados em perlita, tufo, vermiculita ou zeólita. O componente selecionado é misturado em partes iguais com uma fração fina de cascalho e a mistura é lavada do pó. É quase impossível encher haworthia em tal solo, mas ele se desenvolverá lentamente em um substrato infértil.
Os colecionadores observam que, em uma mistura sem terra, a haworthia desenvolve um sistema radicular poderoso e as plantas parecem densas e agachadas. Molhar o digno deve ser bastante frequente: 1-3 vezes por semana dependendo das condições climáticas. No inverno, a rega é ligeiramente reduzida.
Outra opção é o conteúdo de haworthia em misturas à base de turfa. O substrato de turfa universal é misturado com areia grossa e perlita em proporções iguais. Se você não tiver certeza da composição do solo adquirido, aqueça-o: despeje-o com água fervente ou calcina no forno. A mistura obtida dessa maneira absorverá mais água devido à turfa; portanto, a rega com haworthia será necessária, em média, uma vez a cada duas semanas.
Haworthia se desenvolve muito mais rapidamente em substratos de turfa., mas eles podem ser um pouco esticados. Se você tiver haworthia nessa mistura, no inverno precisará umedecer a planta com cuidado, evitando transbordamentos.
A mistura da terra pode ser completamente composta por você. A regra básica neste caso é que a mistura deve ser leve e solta. Podemos recomendar a seguinte composição: terra de folha e grama, carvão vegetal, areia, obtida na proporção de 2: 2: 1: 2.
Lembre-se de que essas misturas de solo serão mais pesadas e consumirão mais água do que as misturas de turfa. A haworthia de rega em substratos de terra é realizada após a secagem da camada superior do substrato. No outono-inverno, a rega é minimizada.
Seleção do pote
Como panelas rasas, escolha pratos largos e rasos para que a haworthia possa crescer livremente neles por alguns anos. Se você deseja cultivar haworthia em uma tomada, selecione um vaso cuja altura seja aproximadamente igual ao seu diâmetro. Nesse caso, use vasos não muito grandes; um vaso de 8,5 a 10 cm de diâmetro será suficiente.
Jardins e composições também podem ser feitos a partir de haworthia.. Para esses propósitos, vasos espaçosos e bonitos, bonsaynits retangulares e redondos são adequados - todos os potes de cache que enfatizam os méritos dessas suculentas.
ATENÇÃO: Lembre-se de que em um grupo de plantio a água será dividida entre várias plantas; portanto, você terá que regar os jardins com mais frequência.Como transplantar?
- Para um transplante, prepare uma nova panela e solo fresco. Você pode precisar de uma faca para separar as crianças, embora na maioria dos casos elas sejam livremente removíveis à mão.
- Segurando o solo com a planta, vire a panela e, com movimentos leves no fundo da panela, remova a planta.
- Se necessário, separe as crianças, limpe as bases das folhas doentes e secas e remova os restos do solo antigo.
- Inspecione o sistema radicular e remova raízes podres.
- Para misturas de turfa e terra, faça a drenagem de argila expandida ou cacos de argila quebrados com uma altura de 1/5 a 1/3 da altura da panela. Para substratos sem terra, a drenagem não é necessária.
- Faça um deslize do substrato, espalhe as raízes da haworthia e encha-o uniformemente com o solo até o nível das folhas inferiores.
- Espalhe e compacte o substrato e adicione mais se a mistura estiver bem assentada. A haworthia adequadamente plantada não deve cambalear em uma panela. Se isso ainda aconteceu, é necessário aprofundar o pouso.
Cuidados após a criação e realocação
O mais importante neste momento é a secagem da planta por um período de 1-1,5 semanas. Este tempo é necessário para que todas as feridas formadas durante a divisão ou transplante sejam curadas. No primeiro mês, sombra digna da luz solar direta. Durante esse período, a planta cria raízes e começa a consumir água. Depois disso, você pode colocar suculentas ao sol.
Prossiga com o primeiro curativo em substratos sem terra antes de 1,5 meses após o transplante. Para misturas de turfa - após 2-3 meses, e havortia nos solos do solo devem ser alimentados por 5-6 meses após o transplante.
DICA: A concentração de nitrogênio nos fertilizantes deve ser igual à concentração de fósforo e potássio ou pode ser menor. Caso contrário, o fertilizante não trará benefícios e prejudicará a aparência da planta.Você pode descobrir mais sobre os cuidados da Haworthia em casa aqui.
Conclusão
O cultivo da haworthia é um processo longo que requer paciência.. Ao mesmo tempo, os haworthia suculentos exigem pouco cuidado e custam uma pequena quantidade de água. Estas plantas são adequadas para pessoas ocupadas. Pequenas rosetas dignas de plantio, cuidadosamente plantadas em vasos, irão deliciar você por muitos anos com suas folhas bizarras e densas.