Como fazer um limão dar frutos, sem enxertar uma árvore cultivada a partir de sementes ou estacas?
Lemon - uma planta despretensiosa e amante do calor, que veio até nós dos países do sul. Uma boa opção para crescer em casa, pois não requer cuidados sérios e floresce facilmente à temperatura ambiente. O limão pode ser facilmente cultivado a partir de uma semente que é simplesmente plantada no solo. Também vem com estacas.
No entanto, para que a planta dê frutos, você precisa cuidar adequadamente dela. Trata-se de sair, com mais detalhes, será descrito no artigo. Nele, os futuros ou atuais proprietários de um limoeiro poderão encontrar respostas para todas as suas perguntas e ter um limão saudável em casa, o que certamente dará frutos. É importante não esquecer que todas as plantas precisam de cuidados e atenção. Sem eles, eles geralmente morrem em breve.
Do que um limoeiro precisa?
Luz, temperatura e umidade são as principais condições para o cultivo de uma árvore cítrica. É possível criar condições favoráveis para o limão em casa.
Uma mudança acentuada nas condições de detenção, por exemplo, rearranjo ou remoção para a rua, é inaceitável - a planta pode parar de florescer.Saúde e imunidade
Vírus e bactérias são uma das causas da doença das árvores. Alguns deles carregam insetos, outros se espalham pelo ar e podem ser plantados em uma panela devido à falta de oxigênio. O enfraquecimento do sistema imunológico é a doença mais comum do limão caseiro, e geralmente a própria pessoa é responsável.
Os principais motivos:
- Solo pobre.
- Condições adversas como febre ou umidade.
- Rega incorreta e (ou) fertilizante.
Manutenção e cuidados adequados
- Lemon prefere uma longa luz do dia - para isso, é necessário posicionar corretamente a árvore no apartamento (por exemplo, janelas leste ou oeste). No inverno, a planta deve ser colocada mais próxima da janela e iluminada com um phytolamp de 5 a 6 horas por dia. No verão, a árvore não deve ser exposta a correntes de ar e luz solar direta.
- A planta não tolera calor. A temperatura ideal em condições ambientes é de 18 a 20 ° no verão e de 12 a 15 ° no inverno. O limão não tolera uma mudança acentuada de temperatura; portanto, durante o período de dormência no inverno, a árvore pode ser regada com água levemente morna.
- Na sala onde o citrino está localizado, o ar deve estar bem umedecido; para isso, a sala precisa ser sistematicamente ventilada e um recipiente com água deve ser colocado próximo à planta.Uma ou duas vezes por semana, o limão deve ser pulverizado.
O momento da floração e frutificação
Muitas pessoas se perguntam quando o limão deve começar a florescer e dar frutos. Acontece que ela pode florescer no primeiro ano de vida; no entanto, recomenda-se cortar as flores em botão, pois a floração esgota bastante a planta jovem e pode destruí-la. Recomenda-se dar frutos quando já houver pelo menos 20 folhas na árvore.
Ele mesmo o período desde o início da floração até a frutificação leva de 6 a 8 meses(dependendo da nota), mantendo as condições necessárias. Limão caseiro floresce duas vezes por ano - no inverno e no outono. Após o plantio, a árvore poderá agradar os frutos somente após três a quatro anos.
Com os devidos cuidados, os limões em casa podem florescer e dar frutos por cerca de 40 anos. O principal fator na vida da planta é a sua preocupação, pois a vida de uma árvore sempre pode ser prolongada com a ajuda de estacas de ar, estacas e enxertos em outras plantas.
Por que a casa não produz uma colheita?
Pode haver várias razões para a ausência de frutas caseiras de limão, por exemplo:
- Se o cítrico é cultivado a partir de sementes, a planta deve ser enxertada e aguardar alguns anos antes do início da floração.
- Pragas e bactérias.
- Ar seco ou alta umidade.
- Solo pobre, falta de fertilizantes e minerais.
Cuidados inadequados
No entanto, a principal razão pela qual o limão interno não dá frutos é devido a condições impróprias da planta:
- Aumento ou redução da temperatura ambiente. A temperatura ideal para cultivar um limoeiro é de 18 a 20 graus Celsius.
- Rega errada. É necessário regar o limão regularmente, com água pré-estabelecida, para que todo o cloro possa desaparecer. No verão e primavera 2 vezes ao dia, no inverno - 2 vezes por semana. A temperatura para regar deve ser a sala selecionada.
- Falta de fertilizante. O limão caseiro é fertilizado durante o período de floração ativa de março a setembro, uma ou duas vezes a cada duas semanas, caso contrário, a árvore perde a cor. Durante a dormência no inverno e na presença de doenças, a planta não deve ser alimentada.
- Localização e iluminação incorretas. Recomenda-se que o limão seja colocado mais próximo da luz solar. Uma excelente opção seria quartos com janelas voltadas para oeste ou leste, e uma varanda quente também é adequada.
Mas vale a pena considerar que os cítricos têm medo de correntes de ar, especialmente durante a floração. Em uma estação quente, a árvore deve estar sombreada. Luz solar inaceitável na planta, isso levará a queimaduras das folhas.
- Solo incorreto.
- É melhor preparar o solo você mesmo (terra, húmus foliares e areia em proporções iguais).
- Não coloque camadas de diferentes partes do solo.
- A terra deve estar solta, sem grumos.
- A drenagem pode ser adicionada ao solo para fornecer oxigênio às raízes.
- O nível de acidez do solo não é superior a 7 (pH = 7), determinado usando um ionômero.
- O solo deve ser fertilizado regularmente.
- Uma vez a cada dois anos, uma árvore cítrica é replantada com uma substituição completa do solo.
- Polinização ruim. A frutificação do limão ocorrerá sem nenhuma intervenção de sua parte. Se você deseja obter uma colheita abundante, use um cotonete para sacudir o pólen dos estames do pilão.
Deve ter cuidado, pois existe um alto risco de danificar as flores. O procedimento deve ser repetido nos próximos dias. Uma árvore pode dar frutos com polinização e sem, mas neste último caso, as sementes não são formadas no limão.
- Muita floração. Um grande número de flores consome muita energia de uma planta. É necessário remover periodicamente os ovários extras para que o citrino possa dar frutos.
Recomenda-se deixar 10 folhas por 1 flor.
Quando uma cultura cultivada de ossos produzirá frutas sem vacinação?
Um limoeiro cultivado a partir de sementes sem enxerto só será frutífero 12-14 anos após o plantio. Para acelerar a frutificação, a planta deve ser enxertada.
Como ser vacinado?
Existem duas maneiras de enxertar uma árvore cítrica:
- Trapaça é o método mais seguro. Um broto de limão jovem e forte é colocado sob a casca de uma muda jovem. Este método tem uma alta porcentagem de sobrevivência.
- Cópula - mais traumático para o método da planta. As estacas do limão frutífero e a árvore-mãe são cortadas em ângulo agudo com uma ferramenta especial desinfetada e fixadas uma à outra. É importante que não exista madeira exposta após a enxertia.
Poderia a idade da colheita ser a razão da falta de colheita?
O limão velho pode não produzir frutos pelo mesmo motivo que o limão jovem - condições impróprias de detenção.
O limoeiro vive e dá frutos ativamente até 40-50 anos, o principal é cuidar adequadamente dele.
Uma planta jovem, pelo contrário, não dará frutos nos primeiros anos. Um limão enxertado cultivado a partir de um caule nas condições corretas dará os primeiros frutos após 3-4 anos, e um que brotou da semente pode não dar frutos mesmo depois de 10 anos.
Posso fazer um limoeiro florescer ou não e como?
O desenvolvimento adequado do limoeiro é facilitado pelos cuidados adequados. Existem várias maneiras de fazer uma planta florescer:
- Você pode criar condições extremas. Por exemplo, faça um atalho ou danifique levemente a casca de um limoeiro batendo nele com um graveto ou outro objeto. Também é possível pendurar uma pequena carga em galhos verticais, para que os galhos tomem uma posição horizontal. Nesse caso, a tensão da casca contribuirá para a floração em uma situação estressante.
- Formação de coroas. Em casa, recomenda-se formar uma árvore em uma forma plana. Para fazer isso, é necessário incisá-lo e separá-lo cuidadosamente do parapeito da janela. Após as dimensões da abertura da janela e da coroa se tornarem iguais, elas se prendem ou até cortam. Com esse tipo de coroa, o limão ficará ótimo e poderá dar uma boa colheita. O principal é ter tempo para formar uma coroa antes de frutificar.
- Puxando galhos. Os galhos precisam ser puxados juntos com arame macio no início do fluxo de seiva - para concentrar os nutrientes neles, que serão úteis durante a próxima floração. Em novembro, a planta é liberada da liga.
O que fazer quando os botões aparecem?
Com o advento das primeiras flores, a árvore cítrica deve ser mantida na temperatura ideal (16-18 graus). Além disso, você precisa ajustar o número de ovários e evitar a sobrecarga, principalmente durante a primeira floração. Desde o início da floração e até o outono, a planta é alimentada levemente com fertilizantes orgânicos e minerais. Regar um limoeiro durante a floração é necessário duas vezes por dia.
Razões para a queda dos ovários
Existem várias razões pelas quais a planta floresce descontroladamente, mas não produz frutos.:
- Temperatura e iluminação inadequadas.
- A idade da árvore - talvez o limão ainda seja jovem demais para dar frutos.
- Solo muito pobre, falta de alimentos e fertilizantes complementares.
- Inconsistência no número de flores e folhas (uma flor por duas dúzias de folhas; o restante é cortado em botões).
- Solo seco ou, pelo contrário, transbordamento.
- Polinização inadequada (transfira suavemente o pólen com um cotonete de broto para broto).
Desta maneira É difícil fazer flores e frutas de limão em casamas interessante. Se você seguir todas as recomendações acima e abordar seriamente o cultivo de uma planta, certamente agradecerá sua floração exuberante e muitos frutos.