Características do ácaro e sinais da presença do parasita. Métodos de controle e prevenção

Este pequeno parasita pode causar muitos danos à sua colheita, se você não notar sua aparência a tempo. O ácaro da aranha pode destruir não apenas todas as plantas em sua casa, mas também no jardim.

É importante notar os primeiros sinais de sua presença a tempo de preservar suas plantações verdes.

Considere uma descrição detalhada do parasita e por que o carrapato é considerado uma praga. Conversamos sobre métodos de controle e medidas preventivas.

Descrição do artrópode e sua aparência - foto

O ácaro é um representante da classe aracnídeo, uma praga de plantas. Seu tamanho é 0,2-1 mm. Esse artrópode pronunciou o dimorfismo sexual - as fêmeas são muito menores que os machos, seu corpo é alongado. Pragas adultas têm adição sem segmentação, toda, a divisão em segmentos pode ser condicional, elas são usadas em um estudo mais detalhado do carrapato.

O artrópode realiza contato com a ajuda de cerdas, localizadas em todo o perímetro do corpo. Também é coberto com uma cutícula especial, forma escudos especiais. O ácaro-aranha pode ser amarelo pálido ou esverdeado com manchas escuras - são órgãos internos visíveis nas costas.

As patas de carrapatos de aranha terminam com um dispositivo de garra, com o qual são mantidas nas folhas. Os órgãos genitais femininos estão localizados no abdômen, no homem - na parte de trás do corpo. O aparato oral de artrópodes é do tipo sugador de piercing. Ele perfura as folhas das plantas e suga o suco de lá.



Expectativa de vida e fases do desenvolvimento

Em clima quente, a vida útil do ácaro é curta - de duas a quatro semanas. No inverno, as fêmeas estão em hibernação por cerca de dois a três meses.

O momento mais favorável para a reprodução é o clima seco, quando a temperatura atinge 25 graus. A fertilização ocorre internamente e sem espermatóforos - cápsulas especiais preenchidas com sementes. Esta espécie também pode ter um desenvolvimento virgem, então os machos com o mesmo conjunto de cromossomos vêm à luz.

Em seu desenvolvimento, o ácaro passa pelas seguintes fases:

  1. O ovo Este artrópode tem um diâmetro translúcido de 1 mm. As fêmeas os anexam a um caule ou folha. No inverno, os ovos são capazes de sobreviver ao frio, porque são depositados em fendas no córtex ou em folhas caídas.
  2. Larva hemisférica. Ela já é muito parecida com um adulto, mas tem 6 pernas em vez de 8.
  3. Protonymph. Tem 4 pares de pernas e uma cor semelhante à espécie.
  4. Deutronymphus. Somente as fêmeas têm esse estágio.
  5. Carrapato adulto - neotenia.
Os parasitas atingem a maturidade completa 10 a 20 dias após o aparecimento no ovo.

Habitat

Em plantas em estufa

As pragas entram na estufa com roupas e ferramentas do jardineiro ou nos pêlos de um animal, o que poderia entrar na sala. É quase impossível evitar o aparecimento de ácaros na estufa.

É difícil reconhecer os primeiros estágios da infecção da planta. Mas, se você olhar as folhas, poderá ver pontos brancos nelas - este é o primeiro sinal de infecção por parasitas. Geralmente eles estão localizados na parte de trás das plantas, perto da veia principal. Depois de mais algum tempo, você pode ver que todas as plantas foram cobertas com uma fina teia de aranha e, em seguida, a infecção se espalhará para o restante da vegetação na estufa.

Em flores de interior

Flores de interior - este é um dos lugares mais favoritos para os ácaros. Ele chega ao apartamento da rua com roupas, ou animais de estimação o trazem.

Parasitas gostam de se instalar na parte inferior da folha, por isso são tão difíceis de perceber. Na maioria das vezes, o proprietário das plantações já vê a infecção quando se espalha pelo perímetro de todas as folhas e caule.

Na natureza

Na vida selvagem, o artrópode pode habitar praticamente todas as zonas climáticas. A maioria é como florestas úmidas, arbustos e clareiras, densamente cobertas de grama alta.

Eles podem afetar todas as plantas de solo aberto e fechado. Eles são resistentes às mudanças de temperatura e podem se reproduzir em quase todas as condições - apenas sua atividade e o número de ovos produzidos são reduzidos.

Na groselha

Um habitat comum para os ácaros são os arbustos de groselha. O parasita é atraído pelos frutos do mato, mas sua ocupação da planta pode ser diferente no tempo. Isso pode ocorrer após o final do ovário. Nesse caso, o ácaro da aranha pode causar danos significativos à colheita se você não intervir a tempo.

Se você notar a presença de um parasita mesmo quando as bagas amadurecem ou amadurecem, a colheita não corre perigo; no entanto, um carrapato pode estragar as folhas verdes do arbusto.

Na calathe

Ele se assenta na parte de trás da folha, não será fácil percebê-lo. A primeira coisa que você verá são manchas brancas ou amarelas, formadas como resultado de perfurar uma folha com um carrapato.

Para impedir a reprodução precoce, inspecione a calathea em tempo hábil. E se você já descobriu uma praga em uma calathe? Se o carrapato se espalhou, é necessário eliminá-lo rapidamente. Para fazer isso, você precisa:

  1. Remova todas as folhas afetadas.
  2. Mude o solo.
  3. Enxágüe bem a planta em água corrente.
  4. Depois, inspecione e limpe as folhas da flor todos os dias.

Use inseticidas para pulverizar.

Verme comum

Vermelho

Onde esse tipo de parasita vive? Pode viver em quase todas as plantas domésticas. Prefere um parasita:

  • lírios;
  • bálsamos;
  • limões;
  • cenoraria;
  • rosas;
  • pretinha;
  • orquídeas.
Nesta espécie, as fêmeas são maiores que os machos, são de cor púrpura e seu comprimento chega a 0,5 mm. Os machos são menores - 0,3 mm. A espécie prefere viver no calor, e um ambiente úmido se torna fatal para elas.

Os ácaros da aranha vermelha põem ovos da mesma cor e os fixam na teia ou nas folhas da planta. A larva de seis pernas passa por todas as etapas do desenvolvimento do carrapato antes de se tornar um adulto.

Comum

É o tipo mais comum de ácaro da aranha, distingue-se por sua natureza de muitas comidas. O habitat desta espécie é bastante extenso, podendo ser encontrado em todos os continentes, com exceção da Antártica. Sua dieta é ampla - é uma variedade de forragens, plantas gramíneas e lenhosas. Ele prefere destruir as colheitas não apenas no jardim, mas também destrói as flores de interior. O pico de sua atividade é de julho a agosto. As fêmeas são maiores que os machos, seu tamanho é de 0,4-0,6 mm e os machos de 0,3-0,4 mm.

Os ácaros adultos podem ser cinza-esverdeados ou amarelos. Eles gostam de se instalar no lado inferior da folha, ocultos aos olhos, e cobrem-na com sua teia. Eles vivem em colônias, 8 a 18 gerações podem crescer em um ano, dependendo das condições.

As fêmeas que, carregando ovos com os filhotes, se preparam para o inverno adquirem uma cor vermelho alaranjado. Eles se escondem no solo ou na casca de árvores. Se o clima existe durante todo o ano, os parasitas produzem filhotes mesmo durante o inverno.

O ácaro mais comum prejudica:

  • pepinos;
  • algodão;
  • soja;
  • passas de Corinto;
  • macieira;
  • morangos silvestres.

Gall

Este carrapato tem um corpo ligeiramente alongado e atinge um comprimento de 0,3 mm. Pode ser branco ou vermelho. Sua característica distintiva é que não possui órgãos de visão e respiração. Além disso, esta espécie pode transportar várias doenças virais.

O ácaro da galha forma nas folhas vários crescimentos em que vive e se multiplica. Os transportadores são o vento, bem como vários materiais de plantio.

Danos e por que é considerado perigoso?

Os ácaros, especialmente o comum, podem ser legitimamente considerados a principal causa de falhas nas colheitas e frutas estragadas das plantas. Alimentam-se da seiva das células vegetais. Para sugá-lo, eles têm que perfurar as folhas, o que significa atingir a estrutura normal da planta, violar sua integridade.

Como o ácaro da aranha é difícil de detectar devido ao seu tamanho pequeno, gradualmente com exposição constante ao parasita, a planta começa a murchar e secar e depois morre. Além disso, os ácaros também podem ser portadores de várias outras infecções, por exemplo, podridão cinzenta.

Sinais de infecção

  • No estágio inicial, é difícil notar a presença de um ácaro na planta, porque ele gosta de se depositar na parte de trás da folha. A primeira coisa que você pode ver nas folhas danificadas é a mancha de excremento do parasita. O lado superior da folha começará a ficar coberto de manchas amarelas, que crescem gradualmente. Desta cor, o verde torna-se como se fosse mármore. Este é o primeiro estágio da infecção.
  • O segundo e último estágio é a web, que aparece no pouso mais tarde. Se o acúmulo de carrapatos na planta afetada for muito grande, o local ficará branco. Eles crescem rapidamente, formando zonas inteiras de cor semelhante. Depois disso, as folhas começam a cair, a floração para; se houver brotos na planta, elas morrem sem florescer.

Razões para a aparência

  1. A ativação do ácaro ocorre no inverno, quando o ar do apartamento fica seco e quente. As plantas atualmente não regam nem são pulverizadas, e esse ambiente se torna ideal para o aparecimento de uma praga.
  2. Você também pode trazer uma flor já infectada para casa de uma loja ou mercado, e os parasitas podem se espalhar para outras plantações.
  3. Também os transportadores de ácaros são animais, pássaros, parasitas.
  4. Aparecem com pouco cuidado e com as ferramentas infectadas que você cultiva em um jardim ou estufa.

Como lutar?

Existem várias maneiras e métodos para combater esta praga:

  • Produtos químicos - Acaricidas e insectoacaricidas (Akarin, Apolo, Flormayt, Omayt, Sunmayt, etc.).
  • Remédios populares - raiz de ciclâmen, alho, dente de leão, camomila, rábano, tabaco, azeda de cavalo.
  • Método biológico - o uso de inimigos do ácaro - o carrapato phytoseyulyus e o carrapato amblyseus. Sua comida favorita serão as pragas que atingem sua planta.

Escrevemos sobre as melhores ferramentas para combater os ácaros aqui.

Medidas preventivas

  1. Pulverize as plantas e limpe com uma esponja úmida.
  2. No período seco, monitore de perto.
  3. Inspecione todas as plantas e mudas trazidas para a casa.
  4. Para gravar o solo.

O ácaro é uma praga perigosa. A infecção pode ser evitada se você monitorar regularmente suas plantas e responder a tempo de todas as mudanças nelas. O parasita é muito difícil de remover, por isso é melhor não permitir a infecção.

Deixe O Seu Comentário