Scutellaria médica: espécies, fotos e cultivo de uma flor valiosa

Muitas plantas bonitas pertencem ao gênero scutellaria ou scutellaria, que muitos jardineiros gostam de usar em arranjos de flores.

No entanto, entre a calota craniana existem muitas espécies, além da beleza, que possuem impressionantes propriedades curativas, o que as torna ainda mais desejáveis ​​no jardim.

No artigo, contaremos muitos fatos interessantes sobre a escutaria, mostraremos uma foto e analisaremos suas propriedades curativas. Você também aprenderá como cuidar adequadamente dessa flor e como propagá-la.

Como é isso?

O que é essa planta? O gênero Shlemnik pertence à família Labiaceae ou Iasnatkovye. Estas são grandes plantas herbáceas, geralmente semi-arbustos, menos comumente arbustos. Representantes do gênero Scutellaria são encontrados em todo o mundo, com exceção da Antártica, enquanto a maior diversidade de espécies é observada na Ásia Central.

O nome científico do gênero é Scutellaria, da palavra latina scutellum - "escudo pequeno". Havia confusão com o nome russo do gênero: é uma tradução de um nome latino desatualizado do mesmo gênero - Cassida, de cassis - "capacete". O nome foi dado a uma forma peculiar de flores, realmente parecendo um capacete.

No entanto, mais tarde, com um estudo mais cuidadoso da estrutura das flores, os pesquisadores encontraram uma característica incomum nelas - um apêndice na forma de um escudo localizado na base do cálice. Esse pequeno apêndice desempenha um papel importante na distribuição das sementes: durante o amadurecimento, os frutos pressionam e, após o amadurecimento, tornam-se leves, e o “escudo” atua como uma alavanca - “atira” as sementes a uma distância considerável. Após esse mecanismo incomum ser estudado, a espécie foi renomeada, no entanto, em russo, essas plantas continuaram sendo chamadas de inércia por Scutellaria.

Representantes do gênero Skutellaria - arbustos em média 40 cm de altura, com hastes longas, gramadas no topo e lignificadas na base. A forma das folhas é muito diferente - de fitas longas, estreitas e alongadas a pequenas escamas arredondadas. A cor das folhas também é diversa - todos os tipos de tons de verde, da esmeralda brilhante ao cinza acastanhado.

As flores estão localizadas nos seios da folha, o número de flores em um seio depende da espécie - uma ou duas flores, como em Scutellaria vulgaris, ou toda uma magnífica inflorescência, semelhante a uma escova, como na escutelaria da Costa Rica. Cada flor consiste em dois lábios - o superior, côncavo, com um membro característico na forma de um capacete (que dava ao nome original a aparência) e o inferior, plano. Os frutos de Scutellaria são nozes arredondadas.

Interessante! Outra característica de todos os representantes do gênero Skutellaria é a pubescência de pêlos finos em toda a superfície da planta.

Visualizações populares e suas fotos

O gênero Skutellaria é muito extenso, até o momento, foram descritas 468 espécies pertencentes a ele. Vale a pena contar sobre os mais famosos:

Comum (Scutellária galericuláta)

Também conhecido como Erva de São João é a espécie mais comum. Você pode encontrá-lo em quase todos os lugares - na Europa Central e Oriental, no Mediterrâneo, Escandinávia, Sibéria Ocidental e Oriental, Ásia Central, China, Mongólia, Japão e até na América do Norte. Esta planta exteriormente modesta, com pequenas flores lilás, foi a primeira descrita e estudada como representante desse tipo. Ele é para ele uma espécie típica - um "modelo" botânico, guiado por, descrevendo as características do gênero como um todo. Scutellaria vulgaris é amplamente utilizada na medicina popular como remédio para malária e também como agente hemostático.

Baikal (Baicalensis)

As espécies mais famosas, famosas por suas propriedades medicinais. O habitat natural da calota craniana de Baikal é a região do Lago Baikal, na Mongólia e no norte da China, por isso é mais popular na medicina chinesa, onde é considerado um remédio praticamente universal para todas as doenças.

Na medicina chinesa e popular, é usado principalmente como um hemostático e vasodilatador, também é usado para acelerar a cicatrização de feridas.

Mais detalhes sobre a calota craniana de Baikal e seu cultivo são discutidos aqui, e suas propriedades curativas estão escritas aqui.

Scutellaria costaricana)

O único representante do gênero cultivado em ambientes fechados. Esta planta atrai a atenção com sua floração incomum e espetacular - xícaras escarlates brilhantes se reúnem em inflorescências exuberantes em forma de pincel, que podem chegar a uma dúzia em um arbusto. Também Esta flor exótica do sul é notável por sua simplicidade despretensiosa e facilidade de atendimento..

Uso terapêutico

As plantas do gênero Shlemnikov são amplamente utilizadas na medicina popular, apesar de nem todas serem farmacopéicas (ou seja, estão incluídas na lista oficial de plantas medicinais com padrões de qualidade estabelecidos). Scutellaria baicalensis é especialmente popular - uma planta quase universal com muitos campos de aplicação.

Por que usar scutellaria? Devido ao alto teor de flavonóides, taninos. bem como elementos micro e macro (especialmente ferro, zinco, cobalto), Scutellaria baicalensis é usado para:

  • distúrbios do ritmo cardíaco;
  • estágio inicial da hipertensão;
  • fadiga crônica e insônia;
  • neurose;
  • miocardite;
  • resfriados - como antipirético.

Também é usado como um agente hemostático e anti-inflamatório. Scutellaria baicalensis é usado como o principal componente em preparações coleréticas naturais e taxas para normalizar o fígado.

Praticamente não há contra-indicações para medicamentos à base de Scutellaria baicalensis. A única limitação é que não é recomendado para crianças menores de 12 anos de idade.

Recomendamos assistir a um vídeo sobre as propriedades curativas desta planta:

Cultivar uma casa

Como planta doméstica decorativa, apenas um tipo de escutelaria é usado - a escutelaria costarriquenha. Esta planta impressiona com sua aparência - pincéis brilhantes de flores escarlate contra um fundo de largas folhas verdes escuras. Além disso, uma flor exótica da América Central é surpreendentemente fácil de cultivar e cuidar.

Scootellaria prefere luz, água e solo respirável. Para plantar uma casa, um substrato universal para plantas com flores ou uma mistura de areia, grama e solo frondoso é bastante adequado.

Reprodução

Scutellaria da Costa Rica pode ser propagado por estacas ou sementes. A propagação por estacas é mais popular entre os jardineiros, pois a probabilidade de enraizamento e enxerto de uma flor é maior.

Estacas

  1. Como estacas, brotos jovens são usados.
  2. Cortar brotos para esses fins é melhor no verão, de preferência no final.
  3. As estacas para transplante não devem ter menos de 10 cm e ter pelo menos duas folhas.
  4. As estacas são plantadas em um substrato úmido arenoso ou turfoso.
  5. Antes do plantio, é desejável tratá-los com estimulantes especiais da formação radicular, por exemplo, heteroauxina.
  6. Para criar condições de efeito estufa, o recipiente com as estacas é embrulhado em filme plástico ou coberto com uma tampa de vidro ou plástico (uma garrafa de plástico cortada é adequada).
  7. Para uma germinação bem sucedida dos rebentos, é necessário manter uma temperatura constante de pelo menos 25 graus, também é desejável usar um aquecimento mais baixo.
  8. O substrato deve ser umedecido e arejado regularmente diariamente.

Sementes

Este método é usado com muito menos frequência, no entanto, é bem possível propagar a planta dessa maneira.

  1. Primeiro você precisa preparar o solo - turfa-areia ou turfa-perlita.
  2. As sementes são colocadas em um substrato úmido a uma profundidade rasa e cobertas com vidro ou envolvidas em um filme.
  3. Para a germinação, as sementes precisam de uma temperatura de pelo menos 25 graus.
  4. O substrato deve ser umedecido e ventilado regularmente para impedir o desenvolvimento de cáries e fungos.
  5. Após a germinação das sementes, o recipiente deve ser transferido para um local bem iluminado e protegido da luz solar direta.
  6. Após o primeiro par de folhas aparecer nos brotos, é possível plantar em vasos separados.

Cuidado

Ao cuidar da escutelaria, você precisa se lembrar de algumas regras simples:

  • Como todas as plantas tropicais, a scutellaria adora a luz solar intensa, mas não direta, mas difusa. É melhor colocar vasos com plantas nas janelas leste ou oeste.Com a falta de iluminação, a planta não morre, mas para de florescer.
  • Uma condição importante para o crescimento e desenvolvimento de uma flor é um substrato úmido. Skutellaria precisa ser regada abundantemente, mesmo no inverno - embora durante as estações frias a frequência de irrigação seja ligeiramente reduzida. Para regar, a água macia é usada à temperatura ambiente ou um pouco mais quente.
  • A flor também precisa de alta umidade - precisa ser pulverizada regularmente, além de organizar periodicamente um "banho" para a planta. Recomenda-se colocar a panela em um palete com argila expandida úmida.
  • Scutellaria se sente bem em temperatura ambiente - até 25 graus. No inverno, é capaz de suportar quedas de temperatura de até 18 graus. Incomum para um exot tropical, uma característica da scutellaria é apaixonada pelo ar. Ela não tem medo de rascunhos; além disso, a exibição periódica é vital para ela. A única coisa que não deve ser permitida é um forte contraste de temperaturas, por exemplo, correntes de ar muito frias.
  • Skutellaria é caracterizada pelo crescimento ativo e floração, portanto, para manter a força, ele precisa de cobertura regular. De março a agosto, a planta é alimentada a cada uma hora e meia a duas semanas, no período de setembro a fevereiro, uma dose suficientemente reduzida uma vez por mês é suficiente. Deve-se dar preferência a fertilizantes com alto teor de fósforo e cálcio - eles proporcionarão uma floração exuberante e bonita.
  • Ao contrário da maioria das plantas de casa com flores, a escutelaria não precisa de medidas especiais para a formação e o espessamento. Podar esta flor é altamente desencorajado. Para cuidar da planta, basta remover as flores murchas - é melhor fazer isso o mais rápido possível, sem esperar pela secagem, pois as inflorescências mortas encurtam o período de floração.

Doença

  1. Conhecendo a natureza que ama a umidade desta planta, muitos jardineiros a regam com muita força, por causa do qual a água nos vasos estagna e a deterioração das raízes começa. Este é o erro mais comum ao cuidar de escutelaria. Ao decair as raízes, apenas a correção do regime de irrigação pode ajudar.
  2. Outro problema comum é a derrota de doenças fúngicas. Como regra, eles também se desenvolvem a partir do excesso de inundação.
  3. Das pragas, o pulgão é o mais perigoso. Menos comumente, tripes e ácaros podem infectar uma planta.

O gênero de Shlemnikov é extremamente diversificado. Entre as espécies de Scutellaria, existem não apenas plantas medicinais - existem muitas espécies decorativas, no entanto, para o cultivo em casa, as mais exóticas - a Scutellaria da Costa Rica é a mais procurada. Esta planta brilhante e bonita, ao contrário da maioria dos exóticos, é fácil de cultivar em casa, o que a torna ainda mais popular.

Deixe O Seu Comentário