Transporte em Amsterdã: metrô, ônibus, bondes, bicicletas
O transporte público em Amsterdã é rápido, confortável e seguro. Ônibus e bondes estão sempre cheios de espaço livre, porque os habitantes locais preferem andar de bicicleta. As balsas e o metrô são bastante populares, porque podem levar passageiros não apenas a um dos distritos da capital da Holanda, mas também aos subúrbios. Uma vantagem importante é a quase completa ausência de engarrafamentos - todos andam de bicicleta!
Bilhetes e cartões de viagem em Amsterdã
Na capital da Holanda, eles vendem 2 tipos de bilhetes, o que pode economizar significativamente o orçamento dos viajantes. O primeiro é um passe clássico (e bastante complicado), usado por quase todos os residentes locais. E o segundo, criado para turistas.
Cartões OV-chipkaartRecentemente, Amsterdã parou de usar bilhetes de papel comuns - agora você pode comprar apenas OV-chipkaart com chips especiais. Esse cartão tem uma vantagem significativa em comparação com um bilhete regular - se você comprar um OV-chipkaart reutilizável (De anonieme), poderá pagar pela viagem em todos os modos de transporte (mesmo em trens e trens).
Vale lembrar que você precisa aplicar o cartão duas vezes - na entrada e na saída do veículo. É muito importante não esquecer de reconectar o cartão, pois ao entrar no transporte com OV-chipkaart serão cobrados 20 euros e, dependendo do número de estações passadas, o valor restante será devolvido.
Uma vantagem importante desse bilhete é que o cartão pode ser comprado imediatamente por vários anos e pagando apenas a tarifa. A propósito, um ticket com um chip é anônimo, para que você possa entregá-lo a amigos e conhecidos.
No entanto, existe uma regra não muito agradável: para pagar um cartão com um cartão, ele deve ter pelo menos 20 euros (para viajar de trem) e 4 euros (de bonde e ônibus) em seu balanço. Mas não se preocupe: se o seu cartão tiver menos de 30 euros, no final de sua viagem à Holanda, você poderá retirá-los facilmente em uma das caixas da capital.
- Custo: 7,50 € + de 4 a 20 € para viagem
- Onde comprar: de um motorista de bonde / ônibus, em máquinas de venda automática amarelas da GVB (podem ser encontradas nas ruas e estações de metrô), nas bilheterias da GVB Tickets & Info.
O Amsterdam Travel Ticket é uma pechincha melhor para os viajantes do que o OV-chipkaart. Em primeiro lugar, inclui viagens de trem nos dois sentidos e, em segundo lugar, possibilita o uso da rede GVB de transporte público de Amsterdã sem restrições. Esta lista inclui ônibus, bondes, balsas, trens. Os ingressos são vendidos diariamente: você pode comprar por 1, 2 ou 3 dias.
Como no caso do OV-chipkaart, no início e no final da viagem, você deve anexar um cartão ao validador.
- Custo: um dia - 16 euros, dois dias - 21, por três dias - 26.
- Onde comprar: nas máquinas de venda automática da GVB nas estações de metrô e nas ruas, nos motoristas de transporte e também nas bilheterias da GVB Tickets & Info.
Leia também: O mapa turístico de Amsterdã é uma boa oferta para quem deseja conhecer a cidade.
Metrô de Amsterdã
Os trens do metrô de Amsterdã são verdadeiros museus em miniatura de arte moderna. Cada carro tem seu próprio design, que foi trabalhado por artistas, designers e grafiteiros de Amsterdã.
Se você olhar o mapa do metrô de Amsterdã, poderá ver que ele está muito bem desenvolvido - existem 4 linhas nas quais 52 estações estão localizadas. Você pode chegar facilmente não apenas a qualquer lugar da cidade, mas também nos subúrbios da capital. A propósito, hoje está em construção a 5ª linha de metrô, que ligará a parte norte da cidade ao centro.
Tempo de trabalhoO metrô de Amsterdã fica aberto das 06:00 às 00:00 (no entanto, vários trens podem chegar à estação terminal por volta das 13:00). O intervalo de movimento é de 5 a 6 minutos nos horários de pico e 10 minutos em outros horários.
Como usar o metrô?Para chegar ao metrô de Amsterdã, você precisa anexar um cartão de viagem ao validador instalado na catraca. Além disso, já na estação, foi instalada uma placa especial na qual é possível ver a hora de chegada do trem desejado. A propósito, existem 4 números de trem no metrô de Amsterdã - 50, 51, 53 e 54. Você pode descobrir a rota ou apenas ver o esquema do metrô de Amsterdã em um estande especial localizado na plataforma.
Uma característica do metrô de Amsterdã é que você deve abrir as portas na entrada e na saída do vagão do metrô. Isso pode ser feito usando os botões localizados na lateral da porta.
Em cada estação de metrô, duas máquinas automáticas são instaladas. O primeiro (pequeno e amarelo) - para reabastecer o OV - chipkaart com cartão de crédito, e o segundo, também para cartões de viagem, aceita dinheiro.
O custo de um bilhete no metrô é de 2,6 euros.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Ônibus
Os ônibus em Amsterdã são menos populares que os mesmos bondes, pois nem sempre seguem a programação. No entanto, esse veículo ainda vale a pena considerar, porque os ônibus em Amsterdã são muito convenientes e dirigem rápido o suficiente. O dia funciona das 06:00 às 00:30 e a noite - o resto do dia. Para que o ônibus noturno pare na estação, você deve "votar".
A cidade opera muitos ônibus turísticos de dois andares. Esses pequenos passeios são projetados para o dia inteiro: em 7-8 horas, os turistas serão levados aos lugares mais interessantes da cidade e informados sobre os pontos turísticos. Em todos os ônibus, os fones de ouvido com um tour gravado em 5 a 8 idiomas podem ser adquiridos por uma taxa nominal. A propósito, a empresa de ônibus Hop on Hop off oferece uma solução interessante: você pode entrar e sair de qualquer ônibus turístico durante o dia. Assim, o próprio turista decide quanto tempo gastar em uma atração específica.
Nota! Em Amsterdã, existem muitos museus temáticos peculiares. Quais valem uma visita, veja esta coleção.
Bondes
Um passeio de bonde é talvez a melhor oportunidade para ver Amsterdã em toda a sua glória. Existem 16 linhas de bonde na capital holandesa que cruzam a cidade em todas as direções. Apesar da aparente lentidão, os bondes na Holanda desenvolvem velocidades decentes. O transporte em Amsterdã é muito pontual e você pode acompanhar seu movimento ao longo da rota usando displays especiais nas paradas.
A entrada no bonde é permitida apenas pelas portas traseiras - há um condutor que vende bilhetes.
Um incomum bonde de “museu” percorre a rota Haarlemermer - Amsterdam Forest, cujo interior é de madeira, e o principal destaque é o dispositivo de compostagem de ingressos do século XIX. É verdade que o bonde retrô funciona apenas aos domingos, das 10h às 18h.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Bicicletas
As bicicletas em Amsterdã, como em muitas outras cidades europeias, são o principal meio de transporte. Neles, os moradores locais vão ao trabalho, à escola, às lojas e aos parques. As ruas de Amsterdã são ideais para ciclismo - há muitas ciclovias e estacionamentos. Segundo os dados mais recentes, na capital da Holanda existem mais de 1 milhão de bicicletas, e isso apesar do fato de que 300 mil pessoas a menos vivem na cidade. Como regra, os holandeses escolhem bicicletas velhas para viajar para o trabalho ou para a loja - não é tão ruim se elas forem roubadas. Mas em bicicletas mais caras eles vão para campos esportivos e natureza.
City tour de bicicletaOs turistas que vêm a Amsterdã são aconselhados pelos moradores a comprar ou alugar uma bicicleta e conhecer a cidade por lá. A jornada pode ser iniciada tanto do centro (Museumplein, Jordaan) quanto da periferia da capital. Não esqueça de visitar os parques da cidade: Beatrixpark ou Vondelpark. Se você é um turista experiente, talvez a Floresta de Amsterdã, que fica a meia hora de Amsterdã, lhe pareça interessante. Aliás, na capital holandesa, é o primeiro museu do mundo, que você pode visitar sem levantar da bicicleta - o Rijksmuseum.
RijksmuseumNo entanto, antes de dirigir uma bicicleta, você precisa se lembrar de algumas regras:
- não se apresse e siga a vazão (em alguns lugares, é bastante difícil freiar rapidamente)
- se necessário, vire, levante a mão direita ou esquerda (dependendo de onde você vira)
- quando você precisar apressar pedestres, não se esqueça de usar a chamada
- no escuro, certifique-se de acender a lanterna da bicicleta (multa - 55 euros)
- não dirija se você bebeu
Para os curiosos: Onde em Amsterdã você pode fumar maconha - dicas úteis.
Transporte públicoQuanto ao transporte de um amigo de duas rodas, tudo não é tão simples aqui: se você pode passar por barco, bonde ou metrô sem problemas, as coisas são diferentes nos trens. As bicicletas podem ser transportadas somente quando o transporte estiver vazio (das 10h00 às 17h00 e após as 19h00) e por um custo adicional (6,20 euros + passagem).
Custo de compra e aluguelAmsterdã possui uma grande variedade de bicicletas dos melhores fabricantes do mundo: Gazelle, Batavus, Cortina e Vanmoof. O custo desse transporte começa em 400 euros. Se essa opção não se encaixar, vale a pena considerar os modelos suportados - o preço varia de 100 a 150 euros. Existem muitas lojas na Holanda que vendem bicicletas antigas. Ao comprar um veículo de duas rodas, você definitivamente receberá um cheque para que ele não seja roubado.
Lembre-se de que, em nenhum caso, você deve comprar uma bicicleta na rua (provavelmente é roubada) de pessoas duvidosas. Além disso, não compre bicicletas repintadas - é muito provável que elas também tenham sido roubadas.
Alugar um veículo de duas rodas é a opção mais atraente para os turistas. Existem 942 agências de aluguel de bicicletas em Amsterdã:
- Bicicleta amarela
- Bicicleta laranja
- Passeios de bicicleta com Mike
- Cidade da bicicleta
- Black Bikes et al.
Para alugar uma bicicleta em Amsterdã, você deve entrar com um passaporte e deixar um depósito de 400 euros. O custo aproximado do aluguel em si é de 10 a 20 euros por dia. O seguro contra roubo custará outros 3-5 euros. Se você tem amigos na Holanda, deve procurar por eles - os moradores da cidade com o nome OV-chipkaart podem alugar uma bicicleta por 4 € por dia.
Os preços na página são para junho de 2018.
Como você viu, o transporte em Amsterdã é realmente bom: corre no horário, há muitas rotas interessantes, quase sempre está vazio e tem uma aparência atraente.