Cama dobrável, guarda-roupa embutido - uma dádiva de Deus para espaços modestos
Uma cama dobrável embutida em um guarda-roupa, uma cama é um transformador de guarda-roupa ou, como é chamado agora, um módulo de dormir embutido é comprado principalmente por quem precisa expandir visualmente o espaço e obter um quadrado real de área útil em salas pequenas e médias. Seja qual for o motivo - a necessidade de combinar várias áreas funcionais em um quarto pequeno, criar uma cama extra ou um módulo de backup para dormir com uso periódico, a cama é um transformador de guarda-roupa que ajudará a resolver todos esses problemas. Inovações altamente funcionais em móveis modernos podem nos ajudar não apenas a economizar espaço, mas também a obter peças bastante duráveis de móveis de alta qualidade e fáceis de operar.
Vantagens e desvantagens de transformar armários
Nas condições de residências de pequeno porte ou espaços de tamanho médio, mas projetados para famílias numerosas, a economia de espaço utilizável se torna uma prioridade. E se você pode instalar um beliche em um quarto infantil projetado para dois, em um quarto que é forçado a desempenhar o papel de uma sala de estar durante o dia, esse design não pode ser dispensado - você precisa ocultar um lugar para dormir. Há cerca de 15 a 20 anos, as camas dobráveis não eram muito procuradas devido à baixa confiabilidade e resistência das estruturas, sérias restrições de peso e pequena variedade. Atualmente, quase todo proprietário de um apartamento ou casa particular pode se dar ao luxo de encontrar sua própria opção ou encomendar uma manufatura individual.
Vantagens das camas integradas no guarda-roupa:
- economia óbvia em espaço útil;
- a possibilidade de organizar um berço em vários metros quadrados em uma sala que executa várias tarefas funcionais;
- facilidade de operação (e transformação) de modelos modernos;
- a cama, embutida no armário, quando dobrada, imita esteticamente a fachada do armário, que se encaixa perfeitamente no interior existente;
- sistemas de giro modernos, que são a base do mecanismo da cama dobrável, são de design simples, confiáveis e duráveis, o que aumenta significativamente a vida útil do gabinete do transformador;
- a instalação do módulo único e duplo é possível.
As desvantagens das camas dobráveis incluem o seguinte:
- se devido a um defeito de fabricação ou violação regular de regras simples de uso pelo mecanismo, ele for quebrado, todo o módulo de suspensão poderá ser considerado inadequado;
- existem restrições de peso (elas foram simplificadas significativamente recentemente devido ao aparecimento de estruturas mais duráveis, mas ainda existem limites);
- a impossibilidade de montar o módulo de dormir embutido nas paredes do drywall - apenas superfícies de tijolo ou concreto com uma textura perfeitamente lisa e uniforme;
- a maioria dos fabricantes insiste na instalação de um leito transformador por especialistas em instalação; caso contrário, a empresa pode anular sua garantia ou reduzir significativamente o período de operação sem problemas.
Características técnicas das camas dobráveis integradas no guarda-roupa
De acordo com suas características técnicas e as cargas impostas, o leito dobrável deve ser firmemente mantido na base. Obviamente, faz sentido esperar alta confiabilidade, resistência ao desgaste e força de uma peça de mobiliário que execute pelo menos duas funções. São esses requisitos que se aplicam a todos os sistemas e elementos funcionais dos módulos do transformador.
Um armário com uma cama dobrável embutida é uma base completa de elementos funcionais:
- a armação de metal (na maioria das vezes da talha) na base do módulo é feita de tubos com um diâmetro de 2 a 5 cm;
- como mecanismo de elevação para alterar a posição do transformador, é utilizado um sistema alemão de elementos silenciosos e fáceis de escorregar;
- como suporte para o colchão, é utilizado um sistema lamelar, composto por 12 a 24 elementos. As lamelas podem ser de madeira ou produtos de liga leve de alumínio;
- a cama no módulo do transformador adormecido está equipada com pernas extensíveis ou uma plataforma integral para garantir a estabilidade;
- como regra, a cama está equipada com correias especiais para fixar a roupa de cama (a cama acabada aparecerá na sala ou no escritório com apenas um movimento do mecanismo de dobrar);
- o estilo de execução das portas do gabinete (no caso da compra de uma solução de móveis pronta) atende aos requisitos modernos e é apresentado em uma ampla variedade de soluções de cores e texturas.
Algumas soluções prontas com uma cama embutida no armário não estão equipadas com colchão e você precisará comprá-lo separadamente. Nesse caso, deve-se ter em mente que a espessura do colchão não deve exceder 25 cm, para não impedir que a cama fique na posição vertical e prenda-a em um armário ou nicho.
Variedades de módulos de dormir embutidos
O modelo clássico de camas dobráveis é um produto do tipo vertical. A cama dobrável longitudinalmente pode ser simples, uma e meia ou dupla. Para salas de uma área pequena, mas com tetos suficientemente altos, essa opção para um local de dormir “escondido” em um armário pode se tornar ideal. Quando montado, o design parece um guarda-roupa comum com uma fachada que se adapta ao interior do seu quarto. O gabinete torna-se um beliche após o uso do mecanismo de elevação e dobragem.
Geralmente, existem produtos para crianças e adolescentes no modelo de fabricantes de camas dobráveis (dependendo das capacidades da sala e das necessidades dos clientes, você pode encontrar uma opção para qualquer ocasião). Nesse caso, a profundidade do gabinete do transformador não excede um valor de 45 cm. Bem, a largura do gabinete dependerá do tamanho da cama de que você precisa.
A cama dobrável é montada na parede com o seu lado extremo, a construção do mecanismo de elevação também está localizada lá. Com a ajuda de um elevador, a cama rapidamente e sem obstruções se move para uma posição vertical - e agora seu quarto já se parece com uma sala de estar ou estudo.
Dentro do gabinete, você pode integrar a luz de fundo para uma leitura confortável antes de dormir.
Existem modelos em que a cama na posição vertical se esconde atrás de uma prateleira com prateleiras, que também têm um mecanismo de balanço.
Em alguns casos, é mais aconselhável integrar uma cama dobrável em um nicho criado a partir de drywall (mas o próprio produto é anexado a um tijolo ou parede de concreto).
Quanto aos modelos do tipo horizontal, seu design difere significativamente das opções com elevação vertical. A cama, embutida no armário horizontalmente, difere não apenas na aparência, mas também no princípio da dobra.
A cama dobrável horizontal está disponível apenas na versão de módulo único. Um gabinete para esse modelo requer tamanhos muito menores, o que significa que uma sala com qualquer altura de teto é adequada.
Em alguns casos, pode ser necessário instalar uma cama transformadora
Sala e quarto - 2 em 1
Um dos casos mais comuns em que é necessário um armário com um módulo de dormir integrado é a presença de um quarto individual, que deve ser uma sala de estar durante o dia e se transformar em um quarto à noite. Em alguns casos, a única sala do apartamento atua como um berçário e / ou escritório. Em condições de austeridade do espaço útil, um leito transformador se torna uma solução necessária e suficiente para otimizar a quadratura disponível.
Uma situação semelhante existe nos estúdios, onde não apenas a sala e o quarto são combinados em um quarto, mas também a cozinha, o corredor e outros segmentos funcionais têm uma quadratura comum (apenas o banheiro é isolado).
À venda, há um número considerável de modelos de camas dobráveis embutidas que parecerão organicamente em qualquer interior. Na maioria das vezes, o próprio gabinete e sua fachada são executados em uma solução neutra (branca, cinza, preta). A superfície da fachada não possui decoração ou inserções, executadas de forma concisa e universal. A parte externa do fundo da cama é a parte frontal do gabinete.
Esse modelo geralmente é complementado com prateleiras abertas ou estantes de livros (em ambos os lados ou em um lado, dependendo da localização da cama do transformador e das capacidades da sala).
Mas existem modelos verticais dobráveis, "escondidos" atrás das portas giratórias (ou portas sanfonadas). Mas modelos semelhantes são menos populares. Como regra, esse desempenho pode ser visto em complexos de móveis feitos sob medida.
Uma cama vertical também pode ser integrada a um guarda-roupa com portas de correr.
Ainda menos comumente usadas são as portas "deslizantes". Se a cama dobrável for apresentada em uma versão dupla e você não puder fabricar portas giratórias, poderá usar um original, mas ao mesmo tempo de maneira prática.
Gabinete
A cama no escritório, provavelmente, não é a opção mais popular para o uso de móveis de transformadores na estrutura dos espaços, mas é bastante comum em residências muito espaçosas. Às vezes, é mais conveniente passar a noite no escritório em caso de trabalho prolongado do que chegar ao quarto com o risco de acordar a casa. A cama está embutida no armário, o que se encaixa perfeitamente na imagem geral da sala. Pode ser uma parte de uma estante de livros ou uma imitação de uma superfície para uma imagem ou um painel.
Nos armários, os modelos horizontais de camas transformadoras são mais frequentemente usados. São compactos, projetados para uma vaga, requerem menos espaço utilizável e podem se encaixar perfeitamente nas soluções de móveis para o escritório em casa.
Mas, em alguns casos, a instalação de uma cama dobrável vertical pode ser justificada. Aqui está um exemplo do uso de um berço vertical integrado em um guarda-roupa embutido com fachadas lisas.
Berçário ou espaço para um adolescente
No quarto das crianças, a disponibilidade de espaço livre para jogos e criatividade, esportes e atividades apenas ativas é uma prioridade para a criação de um interior. Portanto, em condições de uma pequena praça das instalações, é aconselhável usar um local para dormir, um nicho embutido no armário de uma milha. Na maioria das vezes, no berçário ou no quarto de um adolescente, modelos de camas de transformação horizontais são usados ...
Mas o arranjo vertical da cama conversível dobrável pode fazer parte do plano para o uso racional do espaço útil de uma pequena sala.
Em alguns casos, em um quarto de crianças, é necessário estabelecer uma cama para um dos pais, mas ao mesmo tempo não gastar o espaço útil do quarto. Para uso episódico, é adequado um modelo com dobragem vertical (com altura de teto suficiente) e uma cama de transformação horizontal.
Mas há também a possibilidade oposta - a instalação de uma cama dobrável para a criança no quarto dos pais.
Sala auxiliar
Em casas particulares ou apartamentos grandes, também é possível construir uma cama dobrável no armário, localizado em uma despensa - uma sala, um corredor, um espaço próximo às escadas e até na lavanderia. Esta opção para organizar um beliche é adequada para uso ocasional por hóspedes atrasados. Afinal, na maioria das vezes, os proprietários da casa própria não têm a oportunidade de alocar uma sala separada para receber convidados, porque é óbvio que na maioria das vezes a sala não será operada.
E finalmente
Trazemos à sua atenção exemplos de incorporação de duas ou mais camas dobráveis em salas de várias modificações. Essa maneira de dormir pode ser útil tanto em residências com um grande número de famílias como um local permanente para dormir, quanto como uma solução temporária para casas de campo suburbanas. Aqui está uma abordagem padrão com a execução de dois mecanismos de dobragem verticais em uma parede ...
Um arranjo semelhante, mas já embutidos módulos de dormir do tipo horizontal ...
Em alguns casos, faz sentido usar maneiras diferentes de incorporar camas em um guarda-roupa conversível (horizontal e vertical). Mas, para esses métodos de criação de locais para dormir, a sala deve ter uma área suficientemente grande.
E uma opção não convencional é um beliche dobrável, cada nível projetado para uma pessoa.