Revisão completa de camas de casal com mecanismo de elevação, nuances de design
O custo do espaço vazio em instalações residenciais modernas geralmente excede o custo de ativos materiais nessas instalações. Isso deixa uma certa marca na seleção de móveis e na organização do interior. Uma cama de casal corretamente selecionada com um mecanismo de elevação pode resolver vários problemas ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, é um local para dormir, com uma vista agradável e projetada para duas pessoas. Em segundo lugar, muitas coisas podem ser armazenadas nele devido à quantidade considerável de espaço interno.
Vantagens e desvantagens
Entre as qualidades positivas de camas com um mecanismo de elevação, pode-se notar o seguinte:
- A ausência de gavetas que limitam a distância às paredes e têm uma capacidade e vida útil significativamente menores;
- A estrutura ortopédica está incluída no design da cama e não precisa ser comprada separadamente;
- Acesso conveniente ao conteúdo do espaço interno. O colchão sobe suavemente com um mecanismo especial, sem exigir esforço significativo;
- Economias significativas em espaço livre no quarto e no apartamento como um todo;
- O material de fabricação de tais soluções de móveis permite escolher a melhor opção pelo preço, aparência e funcionalidade do produto;
- Cuidado relativamente fácil. O design não possui áreas inacessíveis para limpeza.
Há também aspectos negativos:
- O arranjo horizontal do corpo da cama, que também é um guarda-roupa, contribui para o rápido acúmulo de poeira e detritos. No entanto, isso é facilmente eliminado pela limpeza oportuna;
- Um mecanismo de elevação de alta qualidade não é barato e suas contrapartes orçamentárias têm um recurso operacional significativamente menor. Esse ponto deve ser levado em consideração na escolha e, se costuma elevar a estrutura com um colchão, enfatizar a qualidade do mecanismo;
- A área afetada pela maior parte do dorminhoco pode ceder com o tempo. A probabilidade de um problema semelhante depende da massa do usuário, das características do colchão e da base ortopédica;
- Camas de casal com mecanismo de elevação na grande maioria dos casos - são produtos dimensionais com alta massa. A combinação desses dois fatores impõe uma série de restrições ao movimento da cama, que não podem ser realizadas sozinhas sem danificar o piso;
- O design de algumas camas torna extremamente inconveniente ou mesmo impossível limpar o espaço ao lado da cama.
Tipos de mecanismos e opções de abertura
O mecanismo para levantar o colchão depende muito do tipo de cama. Se esta cama estiver estacionária, provavelmente terá um mecanismo de elevação Victoria para o qual são utilizados amortecedores a gás ou dispositivos de mola helicoidal. Para camas embutidas, é utilizado um mecanismo de dobradiça, cujo design pode diferir dependendo da direção da dobra.
As opções de abertura são diferenciadas pelo método de implementação e pela direção da dobra. Na maioria das vezes, as camas são equipadas com um mecanismo de elevação manual, mas existem soluções com acionamento elétrico e controle remoto. As camas são dobráveis em duas direções - horizontal e vertical, mais frequentemente você pode observar a última opção. Vamos considerar em mais detalhes cada um dos tipos de mecanismos de elevação.
Amortecedores a gás
As camas equipadas com esses dispositivos são mais confortáveis de usar. Toda a carga ao levantar a unidade ortopédica com um colchão está no mecanismo de elevação, que permite abrir a cama sem muito esforço.
A massa da estrutura que os amortecedores a gás podem levantar depende da pressão nos pistões e pode atingir 100 kg. Isso facilita o manuseio, mesmo com modelos massivos de colchões e estruturas ortopédicas. A desvantagem dos amortecedores é seu alto custo, que, por outro lado, é compensado pela confiabilidade, conveniência e uma longa vida útil.
Mecanismo de mola
Os modelos em molas em espiral têm um preço mais acessível e, portanto, ainda são procurados pelo consumidor. Embora, de acordo com algumas observações, a demanda por eles esteja caindo constantemente. Há várias razões para isso, a principal delas é o pequeno recurso operacional do mecanismo.
Para a fabricação de molas, é necessário aço de alta qualidade, que o fabricante não deseja gastar em produtos baratos. Como resultado, a vida útil da mola é em média de 3 a 5 anos, após os quais se estende e para de funcionar. A vida útil não depende do número de elevadores, porque a mola está no estado mais prolongado quando a cama é dobrada. É impossível substituir apenas um elemento com falha do mecanismo; você precisa alterar completamente a montagem.
Outra desvantagem dos blocos de molas é o seu poder de elevação significativamente menor em comparação com os amortecedores a gás, que também diminuem constantemente. A criança não abrirá uma cama assim, algumas representantes femininas também.
Articulado
A opção mais fácil e acessível. Para acessar o conteúdo do espaço interno, o colchão deverá ser removido. Além disso, você terá que pegar objetos com uma mão, a outra precisará segurar a estrutura para que não caia sobre sua cabeça. Obviamente, você pode pedir a alguém para segurá-los ou apoiá-los com alguma coisa, e em algumas construções é fornecida a fixação. No entanto, esses mecanismos ainda são populares, o que é facilitado pela simplicidade, confiabilidade, vida útil quase ilimitada e, é claro, custo.
Opções de cama (formato de carcaça)
Os principais componentes da cama são a estrutura, a base e o colchão. O colchão pode ser encomendado separadamente ou use o que resta da cama anterior. A base é sobre a qual o colchão repousa e com a qual ele se eleva por meio de um mecanismo apropriado. Bem, o quadro é na verdade uma caixa grande para coisas úteis, nas quais a base e o colchão estão localizados. Então, o que você precisa saber sobre esses elementos ao escolher uma cama de casal com um mecanismo de elevação.
Moldura
A primeira coisa que você precisa prestar atenção é o tamanho da cama. Esse fator é especialmente importante se a cama for colocada sob um colchão existente ou houver restrições espaciais. Existem tamanhos padrão para camas e colchões. As opções duplas podem ter 1600, 1400 e 1200 milímetros de largura. O comprimento na maioria dos casos é de 2 metros; espécimes de 1900 mm são muito menos comuns. Se for necessário um comprimento superior a dois metros, essa cama deverá ser solicitada individualmente, como um colchão. Isso também se aplica a soluções não padronizadas, por exemplo, objetos redondos, ovais, em forma de coração ou outros.
Os três tipos mais comuns de quadros:
- A primeira espécie é caracterizada pela presença de duas costas e dois painéis laterais (czar). Em uma versão de orçamento, todo o quadro é feito de aglomerado laminado (aglomerado). As conexões são realizadas usando cantos de móveis ou acopladores excêntricos (minifixo);
- Uma opção mais cara é ter um quadro de rascunho (semelhante ao descrito acima). A ele, por sua vez, são colocadas costas e almofadas decorativas nas pernas. Externamente, essas camas parecem muito mais espetaculares, o que depende em grande parte do material dos elementos decorativos. O suporte, como no primeiro caso, cai nas costas;
- A estrutura mais confiável é uma opção reforçada por um membro transversal adicional de aglomerado, localizado no meio da estrutura e que serve como suporte. Além disso, no design desses quadros, existem pernas que também suportam parte da carga.
Um detalhe que qualquer um dos tipos acima de estrados tem é a parte inferior, ou seja, a parte inferior. Às vezes, esse elemento está sujeito a cargas consideráveis, porque alguns proprietários colocam muitas coisas diferentes dentro da cama. No entanto, é fabricado na maioria dos casos em painéis de fibra de vidro, que não são de alta resistência, mas são utilizados devido ao peso relativamente baixo. Uma opção mais cara, mas igualmente leve e mais durável é o compensado.
Fundação
Como mencionado acima, nesse elemento está um colchão e, é claro, o próprio proprietário. Em camas baratas, a base pode ser feita de aglomerado. Apesar da resistência relativamente alta deste material, ele se flexiona com o tempo. Isso ocorre porque em uma cama de casal com um mecanismo de elevação, a base está sempre na mesma posição, pois é aparafusada a esse mecanismo. Ou seja, se pudesse ser virado, a deflexão não assumia formas tão perceptíveis.
Boas camas usam um tipo diferente de cama. Como regra, consiste em uma armação de metal cheia de lamelas. A estrutura é feita de um tubo quadrado ou canto e inclui várias seções. Seu número depende dos berços, mas há desvios para cima e para baixo.
O espaço entre as seções é preenchido com lamelas, que fornecem acesso de ar à parte inferior do colchão, evitando a umidade. Lamels são arranjados com uma certa frequência, geralmente existem pelo menos 30 peças. Além disso, eles são levemente curvados e instalados, de modo que a curva seja direcionada para o colchão. Isso proporciona o melhor efeito ortopédico, evitando a flacidez das partes mais carregadas da base. As lamelas em si são feitas na maioria dos casos de madeira de lei: faia, cinza. Mas também existem produtos de plástico.
Cama otomana
Solução de mobiliário bastante confortável e ao mesmo tempo compacta. Seu principal objetivo é economizar espaço útil em salas pequenas. Externamente, o otomano é uma estrutura de laminado ou madeira equipada com um mecanismo de elevação. A principal característica distintiva de uma cama comum é a presença de um encosto lateral, no qual você pode se apoiar. A construção angular também é bastante comum.
Aparência e decoração
A aparência da cama é determinada pelo material de fabricação dos elementos externos, a forma e a configuração.
Materiais utilizados na fabricação e decoração:
- As opções mais baratas são feitas de aglomerado, imitando madeira ou, o que é muito menos comum, - pedra;
- Se você olhar em ordem crescente, a próxima opção mais apresentável também será uma moldura feita de aglomerado, mas com sobreposições decorativas. Essas almofadas costumam ser estofadas com dermatina em branco ou em uma cor diferente, para que a cama tenha uma aparência completamente diferente. Qualquer material pode ser usado como revestimento de estofamento: com ou sem padrão, liso ou colorido. Os estofos de couro feitos de materiais naturais são um pouco menos comuns, pois custam significativamente mais e, em termos de praticidade e aparência, são apenas ligeiramente superiores à dermatina;
- Camas de madeira. Como o nome sugere, uma variedade de espécies valiosas de madeira, como carvalho, freixo ou faia, é usada aqui. Existem produtos feitos inteiramente de madeira, bem como aqueles em que apenas forro de madeira, e a estrutura em si é do mesmo cartão.
Além dos materiais acima, existem outros mais raros, cuja utilização é puramente individual. Estamos falando de estruturas metálicas forjadas, produtos feitos de vidro, plástico, pedra natural ou artificial.
Forma e equipamento
A forma padrão e mais comum de elevar camas de casal é retangular. Mas isso não impede a diversificação da aparência, por exemplo, pelo design de relevo das costas e dos elementos laterais. Além das formas retangulares clássicas, existem opções redondas com uma cabeceira macia.
As camas podem ser equipadas com armários embutidos ou mesas de cabeceira como equipamento adicional. Esses acessórios servem como suportes para a lâmpada ou como prateleiras para guardar várias pequenas coisas.
Requisitos a considerar
Pontos importantes que você precisa prestar atenção antes de escolher uma cama de casal com um mecanismo de elevação:
- Os nós da cama não devem emitir sons agudos durante a operação, como guinchos ou chocalhos;
- A base da cama deve ser plana, sem flacidez ou deflexão. Exceto conforme expressamente fornecido pelo fabricante;
- O local para guardar objetos é bem fechado e não possui aberturas excessivas pelas quais caem poeira e outros detritos;
- Os materiais usados para fazer o colchão e outros componentes da cama não causam reações alérgicas;
- O produto é conveniente de usar, fácil de abrir, equipado com uma alça ou alça para levantar a base com um colchão.
Se a cama já foi comprada, para que ela atenda adequadamente todo o período prescrito, você precisa seguir algumas regras:
- Não guarde alimentos, líquidos com cheiro forte, substâncias cáusticas e tóxicas na caixa;
- Não há necessidade de permitir jogos infantis dentro da caixa, por exemplo, "esconde-esconde".
Alguns animais de estimação têm o hábito de mastigar ou arranhar o revestimento da estrutura externa. Para manter a cama por mais tempo com aparência atraente, proteja o acesso ao produto por essas pragas.